A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jesus Cristo, o Ressuscitado, no Novo Testamento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jesus Cristo, o Ressuscitado, no Novo Testamento"— Transcrição da apresentação:

1 Jesus Cristo, o Ressuscitado, no Novo Testamento

2 - Nos evangelhos - Em São Paulo

3 Nos evangelhos

4 Não se trata de relatos históricos, mas de testemunhos de fé sobre um acontecimento histórico

5 O Objetivo não é: - Comprovar a ressurreição - Explicar como aconteceu
O Exemplo de S. Marcos é significativo…Só em lucas e em João encontramos alguns elementos sobre o “como” da ressurreição…

6 Mas sim: Relatar uma experiência de fé, vivida por pessoas concretas, para iluminar a vida pessoal e eclesial dos cristãos

7 Foram escritos para ajudar o leitor a fazer o mesmo caminho
É o que vamos ver

8 Pretendem dar indicações para a vida da Igreja nascente
É o que vamos ver

9 O sepulcro vazio: é o primeiro elemento das narrações
Aparece nos 4 evangelhos; sempre a presença feminina; correspondem a uma parte importante do processo de fé: são expressão da procura humana, da insatisfação, do não conformar-se; “Logo de manhã”!!! Vão!!! Está vazio! O que significa? Pode ser que o tenham roubado… pode ser que tenha ressuscitado…

10 É sinal da vitória sobre a morte
…apesar das reticências e dúvidas

11 Destaque às refências sobre a Galileia, sobretudo em Mateus e Marcos

12 5Mas o anjo tomou a palavra e disse às mulheres: «Não tenhais medo
5Mas o anjo tomou a palavra e disse às mulheres: «Não tenhais medo. Sei que buscais Jesus, o crucificado; 6não está aqui, pois ressuscitou, como tinha dito. Vinde, vede o lugar onde jazia 7e ide depressa dizer aos seus discípulos: ‘Ele ressuscitou dos mortos e vai à vossa frente para a Galileia. Lá o vereis.’ Eis o que tinha para vos dizer.» Mt 28, 5-7 Ver todo o conteúdo… ainda não o da Galielia

13 6Ele (‘um jovem’) disse-lhes: «Não vos assusteis
6Ele (‘um jovem’) disse-lhes: «Não vos assusteis! Buscais a Jesus de Nazaré, o crucificado? Ressuscitou; não está aqui. Vede o lugar onde o tinham depositado. 7Ide, pois, e dizei aos seus discípulos e a Pedro: ‘Ele precede-vos a caminho da Galileia; lá o vereis, como vos tinha dito’.» Mc 16, 6-7 Pedro… Nem aparece o facto de ter ressucitado como conteúdo do anúncio; Galileia

14 Encontros Mt Lc e Jo narram depois encontros; Marcos faz uma síntese dos vários encontros narrados nos outros 3 evangelhos; pois bastava a ordem para ir para a Galileia

15 - Com pessoas individuais (ex
- Com pessoas individuais (ex.: Maria Madalena) - Com os onze apóstolos - Com grupos mais reduzidos (ex.: os discípulos de Emaús)

16 Dimensão catecumenal, eclesial e missionária
Como dissemos, o objetivo destes relatos é iluminar e fortalecer a vida dos cristãos e das comunidades. Estas três dimensões sobressaem; não todos os relatos têm todas (falar sobre Emaús que é o mais “catecumenal”…))

17 16Os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha indicado. 17Quando o viram, adoraram-no; alguns, no entanto, ainda duvidavam. 18Aproximando-se deles, Jesus disse-lhes: «Foi-me dado todo o poder no Céu e na Terra. 19Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, 20ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.» Mt 28, 16-20

18 Jo 21, Algum tempo depois, Jesus apareceu outra vez aos discípulos, junto ao lago de Tiberíades, e manifestou-se deste modo: 2estavam juntos Simão Pedro, Tomé, a quem chamavam o Gémeo, Natanael, de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos. 3Disse-lhes Simão Pedro: «Vou pescar.» Eles responderam-lhe: «Nós também vamos contigo.» Saíram e subiram para o barco, mas naquela noite não apanharam nada.

19 4Ao romper do dia, Jesus apresentou-se na margem, mas os discípulos não sabiam que era Ele. 5Jesus disse-lhes, então: «Rapazes, tendes alguma coisa para comer?» Eles responderam-lhe: «Não.» 6Disse-lhes Ele: «Lançai a rede para o lado direito do barco e haveis de encontrar.» Lançaram-na e, devido à grande quantidade de peixes, já não tinham forças para a arrastar.

20 7Então, o discípulo que Jesus amava disse a Pedro: «É o Senhor
7Então, o discípulo que Jesus amava disse a Pedro: «É o Senhor!» Simão Pedro, ao ouvir que era o Senhor, apertou a capa, porque estava sem mais roupa, e lançou-se à água. 8Os outros discípulos vieram no barco, puxando a rede com os peixes; com efeito, não estavam longe da terra, mas apenas a uns noventa metros. 9Ao saltarem para terra, viram umas brasas preparadas com peixe em cima e pão. 10Jesus disse-lhes: «Trazei dos peixes que apanhastes agora.»

21 11Simão Pedro subiu à barca e puxou a rede para terra, cheia de peixes grandes: cento e cinquenta e três. E, apesar de serem tantos, a rede não se rompeu. 12Disse-lhes Jesus: «Vinde almoçar.» E nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar-lhe: «Quem és Tu?», porque bem sabiam que era o Senhor. 13Jesus aproximou-se, tomou o pão e deu-lho, fazendo o mesmo com o peixe. 14Esta já foi a terceira vez que Jesus apareceu aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dos mortos.

22 15Depois de terem comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: «Simão, filho de João, tu amas-me mais do que estes?» Pedro respondeu: «Sim, Senhor, Tu sabes que eu sou deveras teu amigo.» Jesus disse-lhe: «Apascenta os meus cordeiros.» 16Voltou a perguntar-lhe uma segunda vez: «Simão, filho de João, tu amas-me?» Ele respondeu: «Sim, Senhor, Tu sabes que eu sou deveras teu amigo.» Jesus disse-lhe: «Apascenta as minhas ovelhas.»

23 17E perguntou-lhe, pela terceira vez: «Simão, filho de João, tu és deveras meu amigo?» Pedro ficou triste por Jesus lhe ter perguntado, à terceira vez: ‘Tu és deveras meu amigo?’ Mas respondeu-lhe: «Senhor, Tu sabes tudo; Tu bem sabes que eu sou deveras teu amigo!» E Jesus disse-lhe: «Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras mais novo, tu mesmo atavas o cinto e ias para onde querias; mas, quando fores velho, estenderás as mãos e outro te há-de atar o cinto e levar para onde não queres.»

24 19E disse isto para indicar o género de morte com que ele havia de dar glória a Deus. Depois destas palavras, acrescentou: «Segue-me!»

25 Quem é afinal o Ressuscitado?

26 Não é um espírito: 36Enquanto isto diziam, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!» 37Dominados pelo espanto e cheios de temor, julgavam ver um espírito. 38Disse-lhes, então: «Porque estais perturbados e porque surgem tais dúvidas nos vossos corações? 39Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo. Tocai-me e olhai que um espírito não tem carne nem ossos, como verificais que Eu tenho.» 40Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. Lucas 24

27 41E como, na sua alegria, não queriam acreditar de assombrados que estavam, Ele perguntou-lhes: «Tendes aí alguma coisa que se coma?» 42Deram-lhe um bocado de peixe assado; 43e, tomando-o, comeu diante deles Lc 24, 36-43

28 Corpo de carne Que tipo de corpo, não sabemos. Temos que ter em conta que Lucas insiste na dimensão material da vivência da fé; foge ao que podemos chamar de “espiritualismo”; para insistir que a revelação em JC são aconteciemntso reais e históricos e que a vida so cristão também se concretiza em realidades reais e históricas

29 15Enquanto conversavam e discutiam, aproximou-se deles o próprio Jesus e pôs-se com eles a caminho; 16os seus olhos, porém, estavam impedidos de o reconhecer. (Lc 24,15) 4Ao romper do dia, Jesus apresentou-se na margem, mas os discípulos não sabiam que era Ele. (Jo 20,4)

30 14Dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus, de pé, mas não se dava conta que era Ele. 15E Jesus disse-lhe: «Mulher, porque choras? Quem procuras?» Ela, pensando que era o encarregado do horto, disse-lhe: «Senhor, se foste tu que o tiraste, diz-me onde o puseste, que eu vou buscá-lo.» 16Disse-lhe Jesus: «Maria!» Ela, aproximando-se, exclamou em hebraico: «Rabbuni!» - que quer dizer: «Mestre!»

31 Reconhece-se pela fé É Ele quem se revela!!!!

32 20Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o peito
20Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o peito. 27Depois, disse a Tomé: «Olha as minhas mãos: chega cá o teu dedo! Estende a tua mão e põe-na no meu peito. E não sejas incrédulo, mas fiel.» (Jo 20, 20.27) 39Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo (Lc 24, 39)

33 5Mas o anjo tomou a palavra e disse às mulheres: Não tenhais medo
5Mas o anjo tomou a palavra e disse às mulheres: Não tenhais medo. Sei que buscais Jesus, o crucificado; 6não está aqui, pois ressuscitou, como tinha dito. Vinde, vede o lugar onde jazia. (Mt 28, 5-6) 6Ele disse-lhes: «Não vos assusteis! Buscais a Jesus de Nazaré, o crucificado? Ressuscitou; não está aqui. Vede o lugar onde o tinham depositado. (Mc 16,6)

34 É o Crucificado!

35 Em São Paulo

36 Vida e missão de Paulo baseiam-se no encontro com o Ressuscitado

37 4Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: «Saulo, Saulo, porque me persegues?» 5Ele perguntou: «Quem és Tu, Senhor?» Respondeu: «Eu sou Jesus, a quem tu persegues…» (At 9, 4-5)

38 4Pelo Baptismo fomos, pois, sepultados com Ele na morte, para que, tal como Cristo foi ressuscitado de entre os mortos pela glória do Pai, também nós caminhemos numa vida nova. 5De facto, se estamos integrados nele por uma morte idêntica à sua, também o estaremos pela sua ressurreição. (Rom 6, 4-5)

39 8Mas, se morremos com Cristo, acreditamos que também com Ele viveremos
8Mas, se morremos com Cristo, acreditamos que também com Ele viveremos. 9Sabemos que Cristo, ressuscitado de entre os mortos, já não morrerá; a morte não tem mais domínio sobre Ele. 10Pois, na morte que teve, morreu para o pecado de uma vez para sempre; e, na vida que tem, vive para Deus. 11Assim vós também: considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus (Rom 6, 4-5)

40 1 Coríntios 15 É o grande texto sobre a ressurreição em Paulo

41 3Transmiti-vos, em primeiro lugar, o que eu próprio recebi: Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras; 4foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras; 5apareceu a Cefas e depois aos Doze. 6Em seguida, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma só vez, a maior parte dos quais ainda vive, enquanto alguns já morreram. 7Depois apareceu a Tiago e, a seguir, a todos os Apóstolos. 8Em último lugar, apareceu-me também a mim, como a um aborto.

42 12Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como é que alguns de entre vós dizem que não há ressurreição dos mortos? 13Se não há ressurreição dos mortos, também Cristo não ressuscitou. 14Mas se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã é também a vossa fé. 15E resulta até que acabamos por ser falsas testemunhas de Deus, porque daríamos testemunho contra Deus, afirmando que Ele ressuscitou a Cristo, quando não o teria ressuscitado, se é que, na verdade, os mortos não ressuscitam.

43 16Pois, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou
16Pois, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. 17E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé e permaneceis ainda nos vossos pecados. 18Por conseguinte, aqueles que morreram em Cristo, perderam-se. 19E se nós temos esperança em Cristo apenas para esta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. 20Mas não! Cristo ressuscitou dos mortos, como primícias dos que morreram.

44


Carregar ppt "Jesus Cristo, o Ressuscitado, no Novo Testamento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google