A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ESPIRAL HERMENÊUTICO: SINTAXE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ESPIRAL HERMENÊUTICO: SINTAXE"— Transcrição da apresentação:

1 O ESPIRAL HERMENÊUTICO: SINTAXE
The Hermeneutical Spiral Grant R. Osborne

2 O QUE É SINTAXE? O relacionamento entre palavras e frases Alguns elementos de sintaxe: - estudo léxico (semântica) - a estrutura gramatical - a estrutura retórica (o relacionamento entre frases) - figuras de linguagem

3 Rm. 1.17b o` de. di,kaioj evk pi,stewj zh,setai
“Mas o justo viverá da fé.” (VR, ARC, BJ) “Mas o justo viverá pela fé.” (NVI, Almeida 21) o` de. di,kaioj evk pi,stewj zh,setai o mas justo de(da) fé viverá reto por correto “Mas o justo da (pela) fé viverá”: 1) aquele que é justificado pela fé viverá. 2) o justo viverá da (pela) fé.

4 FIGURAS DE LINGUAGEM Comparação
Símile: “porque os céus desaparecerão como a fumaça, e a terra envelhecerá como um vestido” (Is. 51.6) Metáfora: “Porém tu, SENHOR, és o meu escudo” (Sl. 3.3) Três partes gerais: (nem sempre todas estão presente) O item ilustrado A imagem O ponto de comparação

5 Salmo 133.1-3 Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!
É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre.

6 OUTRAS FIGURAS Hyperbole: um exagero
Mt. 5.29: “Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti” Hendíadis: duas palavras juntas que expressam a mesma coisa Gn : “enxofre e fogo” Ironia: dizer uma coisa querendo dizer o oposto 2Sm. 6.20: “Quão honrado foi o rei de Israel” Antítese: duas palavras colocadas em contraste Rm. 8 - “carne” e “Espírito” Jo. 1: “luz” e “trevas”


Carregar ppt "O ESPIRAL HERMENÊUTICO: SINTAXE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google