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Liderança e Trabalho em Equipes.

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Apresentação em tema: "Liderança e Trabalho em Equipes."— Transcrição da apresentação:

1 Liderança e Trabalho em Equipes

2 Currículo: Doutoranda em Administração, Mestre em Psicologia Social, Psicóloga. Terapeuta com formação em Psicodrama, Didata em Dinâmica de Grupo. Qualificou-se em Educação para Adultos, na University of Central Florida. Autora da Metodologia Holística de Dinâmica de Grupo. Co-autora do livro `Aspectos Comportamentais da Gestão de Pessoas` editado pela FGV em 2003.

3 Olá Pessoal!

4 EU

5 A Importância da Inteligência Emocional no Processo de Liderar
O coeficiente de inteligência (QI) e os conhecimentos teóricos são importantes, mas a inteligência emocional é condição primordial para a Liderança Eficaz. (Daniel Goleman)

6 A Importância da Inteligência Emocional no Processo de Liderar
Segundo Goleman, a IE pensa o ser humano em sua totalidade, agregando inteligência às emoções e pode desenvolver-se a partir de: autoconhecimento autocontrole motivação empatia sociabilidade

7 DVD - Daniel Goleman

8 Inteligência Emocional
Sequestro da Amídala: Inteligência Emocional

9

10 Os cinco passos para lidar com o sequestro da amídala, segundo Goleman:
Cuide-se! Ache um exemplo. Perceba os seus sinais corporais. Desative o sequestro da amídala. Repita estes passos. Perdoe-se!

11 + = + + EU O Ser Humano e a Criação a partir das Diferenças Nascimento
Estímulos com Intenção Matriz Hereditária + EU = Percepção + Exemplos (Não-Verbais) Emoções Básicas (tristeza, raiva, amor, medo e alegria)

12 DISFARCES BÁSICAS DISFARCES - - - + + +
Emoções DISFARCES BÁSICAS DISFARCES Insensibilidade T risteza Depressão Apatia R aiva Ódio Desamor A mor Obsessão Inconseqüência M edo Fobia Indiferença A legria Euforia

13 PP – Emoções

14 MUTANTES

15 "Somos as únicas criaturas na face da terra capazes de mudar nossa biologia pelo que pensamos e sentimos! Nossas células estão constantemente bisbilhotando nossos pensamentos e sendo  modificados por eles. Um surto de depressão pode arrasar seu sistema imunológico; apaixonar-se, ao contrário, pode fortificá-lo tremendamente. Mensch

16 Mensch A alegria e a realização nos mantém saudáveis e prolongam a vida. A recordação de uma situação estressante, que não passa de um fio de pensamento, libera o mesmo fluxo de hormônios destrutivos que o estresse.

17 Você se transforma na interpretação quando a internaliza.
Mensch Suas células estão constantemente processando as experiências e metabolizando-as de acordo com seus pontos de vista pessoais. Não se pode simplesmente captar dados brutos e carimbá-los com um julgamento. Você se transforma na interpretação quando a internaliza.

18 Todo este perfil bioquímico será drasticamente alterado quando a pessoa encontra uma nova posição. Isto reforça a grande necessidade de usar nossa consciência para criar os corpos que realmente desejamos. Mensch A ansiedade por causa de um exame acaba passando, assim como a depressão por causa de um emprego perdido.

19 O processo de envelhecimento, contudo, tem que ser combatido a cada dia.
                 Mensch Shakespeare não estava sendo metafórico quando Próspero disse: “ Nós somos feitos da mesma matéria dos sonhos.”

20 Quer saber como estará seu corpo amanhã? Olhe seus pensamentos hoje!”
Você quer saber como esta seu corpo hoje? Lembre-se do que pensou ontem. Quer saber como estará seu corpo amanhã? Olhe seus pensamentos hoje!”   Mensch Ou você abre seu coração, ou algum cardiologista o fará por você!” 

21 MUTANTES Autor: DEEPAK CHOPRA
É indiano radicado nos EUA desde a década de 70, médico formado na Índia, com especialização em Endocrinologia nos Estados Unidos. Filósofo de reputação internacional, já escreveu mais de 35 livros, um dos mais respeitados pensadores da atualidade.

22 Fatores que Influem no Processo Perceptivo:
A Percepção Humana Fatores que Influem no Processo Perceptivo: Seletividade Perceptiva; Experiência Prévia e Consequente Disposição para Responder; Condicionamento; Fatores Situacionais e Emocionais.

23 Seres Ocultos

24 Seres ocultos?

25 Além da raposa e do coelho existe outro animal na cena abaixo.

26 Ache o décimo habitante da África na figura.

27 Ache os sete golfinhos.

28 Percepção – ângulo de visão

29 O que é isto?

30 Inimaginável, não?

31 Óbvio e Imaginário

32

33

34 Jogo dos Canudos

35 PAC - Análise Estrutural
A Estrutura da Personalidade Humana Teoria da Análise Transacional PAC - Análise Estrutural Os componentes que estruturam nossa personalidade foram chamados por Eric Berne de Estados do Ego: Estado do Ego Pai Estado do Ego Adulto Estado do Ego Criança P A C PAI Crítica ou Proteção Regras morais, normas de conduta,tradição, preconceitos, regulamentos,etc

36 A Estrutura da Personalidade Humana
ADULTO Troca de Informações úteis Raciocínio lógico e processamento de dados CRIANÇA Desfrute e Criatividade Emoções, sentimentos, intuição, crença mágica.

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40 PAEI de Adizes P rodutor A dministrador E mpreendedor I ntegrador
Tipologia PAEI de Adizes P rodutor A dministrador E mpreendedor I ntegrador

41 Matriz dos Perfis de Comportamento
+ Razão Analítico Pragmático + Lento + Rápido Afável Expressivo + Emoção Júlio, Carlos Aberto – A Magia dos Grandes Negociadores

42 EU e a EQUIPE

43 Desenvolvimento da Equipe: Times de Trabalho Auto-Dirigidos
Teoria das Necessidades Interpessoais William Schutz os componentes procuram conhecer-se mutuamente, as relações são mais intelectuais do que afetivas Inclusão (I) começam a despontar os líderes, há uma competição pelo poder Controle (C) é uma fase muito gratificante para os participantes, que se ligam por laços de amizade Abertura (A)

44 Desenvolvimento da Equipe: Times de Trabalho Auto-Dirigidos
ICA e o Desenvolvimento Pessoal infância fase de inclusão adolescência fase de controle idade adulta fase de abertura

45 Desenvolvimento da Equipe: Times de Trabalho Auto-Dirigidos
Transformação de Grupos em Equipes Segundo Moscovici: “um grupo transforma-se em equipe quando passa a prestar atenção à sua própria forma de operar e procura resolver os problemas que afetam o seu funcionamento. Um grupo que se desenvolve como equipe, necessariamente incorpora à sua dinâmica as habilidades de diagnose e de resolução de problemas.”

46 Desenvolvimento da Equipe: Times de Trabalho Auto-Dirigidos
Estágios de Evolução de Equipes reunião de pessoas processo de formação do grupo transformação do grupo em equipe evolução para uma equipe de alto desempenho Não há um momento preciso em que a equipe esteja pronta em conjunto, as pessoas geram sinergia e aprendem continuamente.

47 Riverdance

48 Requisitos para o bom funcionamento da equipe
consciência dos objetivos conhecimento das condições comunicação aberta aceitação das diferenças individuais capacidade de negociar e de fazer concessões propensão para aprender e compartilhar entusiasmo comportamento ético flexibilidade

49 Liderança: Teoria e Prática
O que é liderança? “É um processo de influenciar as atividades individuais e grupais, no estabelecimento e atigimento de metas.” (Megginson, Mosley e Pietri)

50 DVD - Gladiador

51 Liderança versus Gerência
Paradoxos: avanço tecnológico diversificação competitividade rapidez focar o global virtualizar relações X ser mais humanista maior saber em sua área integrar e cooperar qualidade agir localmente humanizar uso da tecnologia

52 Liderança: Teoria e Prática
Abordagem Centrada características ou traços no líder no líder nos liderados estilos de liderança no líder nos liderados na situação situacional ou contingencial catalisa a energia de outros líderes conectiva

53 Abordagem Situacional ou Contingencial
Liderança: Teoria e Prática Abordagem Situacional ou Contingencial Robert Tannenbaum e Warren Schmidt Lideran ç a centrada no Liderança centrada no grupo gestor Uso de autoridade pelo gestor Área de liberdade dos colaboradores Toma a decisão Vende a decisão Apresenta a idéia e pede questina-mentos Apresenta decisão provisória Apresenta o problema recebe sugestões e decide Define limites pede ao grupo para decidir Permite que a equipe atue dentro dos limites definidos

54 Liderança Integrativa e a Aprendizagem Contínua Peter Senge
Liderança Compartilhada Liderança Integrativa e a Aprendizagem Contínua Peter Senge Transparência das Formas de Pensar

55 Os macacos - experiência

56 Jogo dos Tabuleiros.

57 Competência e desenvolvimento da liderança
Algumas habilidades requeridas do líder abertura atenção coaching humildade humor integração intuição mentoring versatilidade visão do todo

58 Competência e desenvolvimento da liderança
COACHING – treinamento/processo COACH – “treinador” – método não diretivo COACHEE – cliente ______________________________________________ MENTORING - treinamento/processo MENTOR – acompanha, dirige – método diretivo

59 Coaching Transformacional ou Magistral
Criado por Robert Hargrove, baseia-se em princípios filosóficos humanistas relacionados com a vida nas organizações. Tem seu foco em: Transformação Alteração do quadro de referência Melhoria incremental Utiliza três “modelos” Médico/especializado - casos de “cura rápida” Guru/catalisador – reinvenção pessoal Enzima da aprendizagem – aquisição de novas habilidades

60 Competência e desenvolvimento da liderança
líderes/mudanças supervisionar em vez de realizar o trabalho organizar comunidades, em vez de hierarquias não impor planos e métodos, mas entendê-los recrutar e reter trabalhadores, em vez de contratar e demitir priorizar as habilidades cognitivas, e não mais as habilidades manuais avaliar também as realizações invisíveis eliminar a burocracia

61 Confiança, Respeito Mútuo e Comprometimento
estruturas Possibilita a participação Motivação institucional processos na edificação de sistemas organizacionais Segundo Davis e Newstrom Pessoas motivadas com a organização apóiam políticas organizacionais têm baixo índice de rotatividade

62 PORTAS...

63 PESSOAL: OBRIGADA PELA ATENÇÃO!!!


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