A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A água.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A água."— Transcrição da apresentação:

1 A água

2 A água é um bem precioso. Mas este líquido está tão perto de nós e está sempre tão presente nas nossas vidas, que às vezes nem damos por isso…

3 A não ser que … A sede aperte… Os dentes precisem de ser lavados…
Seja necessário preparar a refeição… Ou esteja na hora do nosso banho…

4 A água e os seres vivos Depois do oxigénio, a água é, para a vida, o produto químico mais importante para os seres vivos. O ser humano pode permanecer vivo durante semanas sem alimentação, mas apenas cerca de seis dias sem água. A vida de todos os seres vivos depende da água .

5 Planeta Terra ou Água O planeta Terra é formado por ¾ de água (doce e salgada) e apenas ¼ de terra. Percebemos melhor se olharmos para o globo terrestre:

6 Planeta Terra ou Água Imagina que a Terra é uma pizza cortada em quatro partes. Uma seria a parte da terra E as outras três seriam as partes formadas por água.

7 Água Doce Apesar de ser bom brincar na água salgada do mar na praia, não podemos bebê-la, pois a água apropriada para o consumo humano é a água doce. 2L 97,3% da água do planeta é água salgada, que podemos encontrar nos mares e oceanos. A água doce é apenas 2,7% do total de águas da Terra. Para ter uma ideia mais aproximada a água salgada seria uma garrafa de 2 litros e a água doce apenas um conta gotas.

8 A Água A água doce do Planeta Terra não se encontra toda disponível.
A maior parte encontra-se, no estado sólido, nos polos e icebergs. E uma pequena parte é que se encontra disponível para o Homem poder usar . Gasoso Sólido Líquido Nesta imagem encontramos água em vários estados. Quais são?

9 Os estados da água Na Natureza podemos encontrar água nos estados:
gasoso ( nuvens e vapor). sólido (neve e gelo) líquido ( água que usamos)

10 O ciclo da água

11 O que é o ciclo da água? A água circula continuamente na Natureza.
Ao conjunto de mudanças de lugar e estado físico que a água sofre ao longo do tempo, chamamos ciclo da água.

12 Evaporação A água dos mares, rios e lagos evapora, com a ação do calor e passa a vapor de água, que sobe na atmosfera, na transpiração dos seres vivos também se liberta vapor de água. 1 1 Evaporação é a passagem da água do estado líquido ao estado gasoso (vapor de água).

13 Condensação Acontece quando o vapor de água se concentra e passa em zonas mais frias, formando as nuvens. 2 A condensação é a passagem da água do estado gasoso (vapor de água) ao estado líquido.

14 Solidificação A passagem da água pelas camadas altas, médias ou baixas da atmosfera, faz surgir a neve, o granizo ou a geada. Também acontece quando a água congela com as temperaturas muito baixas. 3 A solidificação é a passagem da água do estado líquido ao estado sólido.

15 Precipitação Acontece quando as nuvens passam por regiões mais frias, ficam pesadas e chove. 4 Precipitação é a água que cai na superfície terrestre no estado sólido ou líquido.

16 E tudo volta ao princípio…

17 A água é um bem precioso! Sempre que tiveres de usar a água:
Pensa na maneira de gastares menos. Nunca te esqueças que: A água é um bem precioso!

18 Websites consultados:

19 Trabalho realizado por:
Maria José Claudino Centro de Formação de Oeiras


Carregar ppt "A água."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google