A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Federação de Comités de Solidariedade com África Negra

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Federação de Comités de Solidariedade com África Negra"— Transcrição da apresentação:

1 Federação de Comités de Solidariedade com África Negra
Bukavu (R. D. Congo) Federação de Comités de Solidariedade com África Negra

2 África, Congo, Guerra, COLTAN… e o
TEU TELEMÓVEL

3 Onde fica A República Democrática do Congo? e
O que tem a ver com o meu telemóvel?

4 República Democrática do Congo
População: Mais de 70 milhões de habitantes. Esperança de vida: 47 anos. Superfície: 2,34 milhões de Km² (5,5 vezes España) Capital: Kinshasa Presidente: Joseph Kabila Grandes Reservas Ecológicas e de minerais. 80% das reservas mundiais de coltan.

5 O que é o Coltan? O ouro cinzento.
O coltan é a abreviatura de dois minerais: columbita e tantalita, É muito raro na natureza. É um recurso estratégico, imprescindível para o desenvolvimento das novas tecnologías. Col + tan = coltán

6 Para que serve? Para o fabrico de:
Telemóveis, GPS, satélites artificiais, armas teleguiadas, televisores de plasma, videoconsolas, computadores portáteis, PDAs, MP3, MP4, foguetes/naves espaciais, mísseis, jogos eletrónicos, máquinas fotográficas …

7 Onde se encontra? Brasil 5% Tailândia 5% África 80% Austrália10%
(Rep. Dem. do Congo) Austrália10%

8 Quem beneficia do coltan?

9 VISITEMOS UMA MINA…

10 Como se extrai o coltan? Os métodos de trabalho são parecidos com os antigos exploradores de ouro do Oeste Americano.

11

12 O trabalhador de coltan
Um bom trabalhador pode produzir um quilo de coltan por dia. A média salarial de um trablhador congolês é de 10 dólares por mês (+/- 13 euros), ao passo que um trabalhador de coltan pode conseguir de 10 a 50 dólares por semana (+/- 13 a 65 euros). O boom da tecnologia recente fez com que o preço do coltan disparasse, chegando a 500 dólares o quilo (+/- 650 euros). Companhias como Bayer, Nokia ou Sony lutam por ele.

13 Quem trabalha nas minas?
Camponeses e jovens criadores de gado que deixaram os seus campos. Desmilitarizados de guerra. Prisioneiros de guerra. Milhares de meninos crianças, cujos corpos podem facilmente entrar nas minas por baixo da terra. Sempre vigiados por militares.

14 Consequências desta situação
Os bosques e os campos de cultivo transformaram-se em lodaçais. Os meninos e as meninas não vão à escola. Muitas doenças por falta de água potável, de alimentos, jornadas exaustivas... e SIDA que leva à morte. Diferentes grupos armados controlam as minas. Cada quilo de coltan que se extrai custa a vida a dois meninos. Muitos destes meninos e jovens morrem vítimas de horríveis desprendimentos de terra.

15 Mais consequências desta situação
Milhares de deslocados forçados. Milhares de civis fugiram dos seus lugares. Milhões de pessoas refugiadas. Violação de idosas, mulheres e meninas.

16 Consequências ambientais
Para extrair o coltan, invadiram-se os parques nacionais do Congo. Os trabalhadores extraem coltan de sol a sol. Dormen e alimentam-se na selva montanhosa da zona. Deixam de cultivar as suas terras. A população de elefantes diminuiu cerca de 80%. A população de gorilas diminuiu cerca de 90 %.

17 País em guerra permanente. Quem financia o conflito?
Informações das Nações Unidas trouxeram à luz a exploração dos recursos naturais no Congo. Há informações que demonstram que o Ruanda, Uganda e Burundi estão envolvidos no contrabando de Coltan no Congo, usando o lucro gerado pelo seu alto preço para continuar a guerra. Estima-se que o exército ruandês conseguiu pelo menos 250 milhões de dólares (+/ milhões de euros) em 18 meses pela venda de coltan, apesar de não haver coltan no Ruanda. Todos os países envolvidos no conflito negam ter explorado os recursos naturais do Congo.

18 Por que não paramos a guerra?
Empresas com nome próprio de multinacionais como Nokia, Alcatel, Apple, Nikon, Ericson, Bayer, são citadas nas Informações da ONU como saqueadoras. Financiam a guerra e apoiam governos corruptos.

19 Por que não para a guerra?
Porque as grandes empresas fabricantes de computadores, telemóveis, videojogos... não querem que se pare e os governos consentem. Os meios de comunicação não falam dela. Se se paralisa a guerra, não se faz negócio com o coltan. Quem se importa com os mais de 5 milhões de mortes que já causou?

20 Que podemos fazer? INFORMARMO-NOS MELHOR. DENUNCIAR esta realidade.
DIVULGAR o que sabemos. Necessitamos de um telemóvel novo em cada ano? Precisamos de consumir tanto? Só vale o “usar e deitar fora”? Partilhe o telemóvel que não usa. Deixe-o num ponto de reciclagem.

21 Informa-te e divulga pela rede
E Tu? E Eu?... Informa-te e divulga pela rede Youtube, SMS, Facebook (a partir dos 16 anos), Twitter… Conta aos/às teus/tuas familiares, Um futuro sem pobreza e sem exclusão também depende de TI!

22 Para concluir… O Congo, país imensamente rico, vive empobrecido.
O Congo esvai-se em sangue devido à ganância das multinacionais em cumplicidade com os governos. O nosso desenvolvimento e bem-estar é à custa da sua pobreza.

23 NÃO QUERO QUE O MEU TELEMÓVEL SIRVA PARA PAGAR UMA GUERRA

24


Carregar ppt "Federação de Comités de Solidariedade com África Negra"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google