A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como se avalia a condição física?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como se avalia a condição física?"— Transcrição da apresentação:

1 Como se avalia a condição física?

2 Como se avalia a condição física?
O que é a condição física? O corpo humano apresenta determinadas características de funcionamento a que chamamos capacidades físicas: resistência, força, velocidade, flexibilidade e destreza. Ao grau de desenvolvimento das capacidades físicas chamamos condição física.

3 Como se avalia a condição física?
O que é a condição física (cont.)? A condição física melhora-se através da preparação física, que consiste num conjunto de exercícios, escolhidos e orientados pelo professor e que têm como objetivo desenvolver as capacidades físicas.

4 Como se avalia a condição física?
Resistência: É a capacidade física que permite efetuar um esforço durante um tempo considerável, suportando a fadiga dele resultante e recuperando com alguma rapidez.

5 Como se avalia a condição física?
Como avaliar a resistência? Teste do «vai e vem» – consiste na realização do maior número possível de percursos de 20 metros, respeitando o ritmo, que se torna mais intenso à medida que aumenta o número de percursos. Percorrer a maior distância possível durante oito minutos, num espaço plano, com um percurso marcado em círculo ou em retângulo. Um colega conta o número de voltas e, conhecendo o perímetro de cada volta, calcula a distância percorrida pelo outro.

6 Como se avalia a condição física?
Força: Força é a capacidade física que permite deslocar um objeto, o corpo de um parceiro ou o próprio corpo, através da contração dos músculos.

7 Como se avalia a condição física?
Como avaliar a força? Avaliar a força abdominal Realizar o maior número possível de flexões do tronco e dos membros inferiores, em 30 segundos, partindo da posição de deitado, sobre um colchão, com as pernas estendidas e os braços cruzados sobre o peito.

8 Como se avalia a condição física?
Como avaliar a força? Avaliar a força dos membros superiores Realizar o maior número possível de flexões de braços, em 30 segundos, mantendo o corpo empranchado, a partir de uma posição oblíqua em relação à barra e com os braços perpendiculares ao tronco.

9 Como se avalia a condição física?
Como avaliar a força? Avaliar a força dos membros inferiores Saltar a pés juntos a maior distância possível, a partir da posição de pé. O executante pode fletir as pernas e usar os braços para dar balanço, não movimentando os apoios. Medir a distância saltada desde o ponto de queda mais recuado até à linha de partida.

10 Como se avalia a condição física?
Velocidade: Velocidade é a capacidade física que permite realizar movimentos no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal.

11 Como se avalia a condição física?
Como avaliar a velocidade? Percorrer o mais rapidamente possível a distância de 40 metros marcada num terreno plano, com linhas de partida e de chegada. Um colega pode dar a partida e cronometrar a corrida.

12 Como se avalia a condição física?
Flexibilidade: Flexibilidade é a capacidade física que permite efetuar movimentos com grande amplitude.

13 Como se avalia a condição física?
Como avaliar a flexibilidade? Fletir o tronco sem dobrar os joelhos, tentando chegar com a ponta dos dedos o mais abaixo possível, numa escala fixa num banco sueco. Um colega poderá efetuar a leitura na escala.

14 Como se avalia a condição física?
Destreza: Destreza é a capacidade física que permite realizar uma sequência de movimentos de forma coordenada.

15 Como se avalia a condição física?
Como avaliar a destreza? Efetuar o maior número possível de passagens da corda em 30 segundos, saltando a pés juntos. Um colega cronometrará a duração da prova e o próprio contará o número de passagens da corda.

16 Como se avalia a condição física?
Para que serve medir a frequência cardíaca? O aumento da frequência cardíaca é uma das respostas do organismo ao esforço, variando de acordo com a sua intensidade. Quando se interrompe a atividade, o coração passa gradualmente a bater menos vezes, até que, ao fim de algum tempo, volta à sua frequência cardíaca inicial, isto é, verifica-se uma recuperação do esforço.

17 Como se avalia a condição física?
Frequência cardíaca (cont.) Quanto maior for a intensidade do esforço, mais elevada é a frequência cardíaca.

18 Como se avalia a condição física?
Frequência cardíaca (cont.) Uma pessoa habituada a praticar exercício físico realiza um determinado esforço com frequências cardíaca e respiratória mais baixas do que uma pessoa não treinada. Coração não treinado (esquerda) e coração treinado (direita).

19 Como se avalia a condição física?
Frequência cardíaca (cont.) Também a recuperação cardíaca é mais rápida em pessoas treinadas do que nas que não praticam exercício físico. Assim, quanto menor é o tempo de recuperação de um indivíduo, maior é a sua resistência. A medição da frequência cardíaca é valiosa, pois dá-nos uma indicação sobre o tipo de esforço realizado e o nível de resistência de cada um. À medida que o tempo passa, os valores da frequência cardíaca descem, aproximando-se dos valores registados em repouso.

20 Como se avalia a condição física?
Como medir a frequência cardíaca: A frequência cardíaca pode ser medida em três pontos distintos do teu corpo: no pulso, no pescoço ou no lado esquerdo do peito. Pulso – colocar a ponta dos dedos indicador e médio sobre o pulso. Pescoço – colocar a ponta dos dedos indicador e médio sobre o pescoço. Peito – colocar a palma da mão sobre o coração, no lado esquerdo do peito. Seguidamente contam-se as pulsações durante 10 ou 15 segundos, multiplicando o valor obtido por seis e quatro, respetivamente.


Carregar ppt "Como se avalia a condição física?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google