A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mística e Militância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mística e Militância."— Transcrição da apresentação:

1 Mística e Militância

2 A VOZ DO PROFETA Dom Elder nos convida a sair a procura do outro e estar em constante missão. Falando com Marcelo Barros ( monge beneditino), dias antes do seu falecimento lhe disse “Não deixe cair a profecia”, na realidade esta foi a sua mensagem última. Mostra como de lúcido estava até seus últimos momentos.

3 Um dos grandes profetas da América Latina nos períodos duros que nossos países passaram.
Muito inquieto foi diretor do Depto. De Educação do Ceará, para aprofundar seus estudos foi transferido (1936) pra o Rio de janeiro. Foi nomeado bispo auxiliar do Rio de Janeiro no dia 3 de março de Foi ordenado bispo, aos 43 anos de idade, no dia 20 de abril de 1952.

4 Naquele tempo as circunstâncias não favoreciam o profetismo
Naquele tempo as circunstâncias não favoreciam o profetismo. Nesse período a Igreja local procurava uma maior aproximação com o Estado a fim de conseguir mais poderes e mais presença pública para a Igreja. Organizado, hábil articulador ele se achou numa situação de poder articular as dioceses do Brasil. Ele sentia a nescessidade de organizar uma pastoral comum. Em 1952 consegue a fundação da CNBB da qual foi nomeado secretário geral.

5 Podemos dizer que foi quem incentivou tudo o novo que nasceu o Brasil naquele período.
Em 1955 aconteceu sua conversão mais importante logo após o Congresso Eucarístico Internacional de Rio de Janeiro, foi o Cardeal Gerlier de Lyon(França) que o levou a ver a realidade das favelas de Rio e o desafiou:Por que não orientar seus talentos de organizador para solucionar aquela vergonha?

6 A partir daquele momento sua vida mudaria, passou a dedicar-se a promover obras de ajuda aos favelados, ser seu porta voz. Esta ação não agrada ao arcebispo Dom Jaime de Barros e em 1964 pede ao núncio o afastamento de Dom Helder, foi então nomeado arcebispo de São Luís do Maranhão, nem chega a tomar posse , é enviado para Recife pela morte repentina de Dom Carlos Coelho.

7 Dom Helder chega ao Recife logo após o golpe militar.
Para os militares Pernambuco era o centro da subversão comunista ( estavam Miguel Arrais, Francisco Julião, Paulo Freire). A repressão foi violenta. A situação seria muito dura, por tendência natural era negociador, articulador. Mas viu que tinha uma tarefa de profeta as ser realizada, que tinha que denunciar as arbitrariedades e as torturas, matanças, torturas do regime.

8 Assim como aconteceu com Isaías e Jeremias, Dom Helder foi profeta contra a vontade, mas o foi por fidelidade , por obediência a um pedido do Pai. Começa uma história de 20 anos de luta para defender aos oprimidos, assume seu papel de orientador no país. Abriu a cabeça de muitos outros bispos, assistido por vários que haviam participado do Pacto das Catacumbas. Manteve uma amizade estreita com Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo de São Paulo.

9 Um discurso pronunciado em Paris em 1970, denunciando as torturas que havia no Brasil, lhe vale uma punição. Em nenhum veículo de comunicação podia aparecer sequer seu nome. A censura controlava tudo. Nacionalmente o anularam, seu silencio dura de outubro de 1970 a 24 de julho de 1977, data em que o Jornal do Brasil do Rio de Janeiro publica uma entrevista com ele. Dom Helder foi indicado para o Premio Nobel da Paz mais de uma vez.

10 Não recebeu o prêmio Nobel por interferência direta do governo brasileiro.
Foi o rejeitado pelas autoridades mas identificado com as esperanças do povo. No Concílio Vaticano II Dom Helder chamou a atenção pelo entendimento das finalidades do Concílio, e pela capacidade de influir nos bispos de modo discreto mas efetivo. Depois do Concílio Dom Helder se tornou conhecido, pela resistência ao regime.

11 Constantemente chegavam a Roma denuncias de que se teria tornado comunista, que dedicado principalmente a política teria deixado de lado o ministério episcopal. Soberana difamação pois sua dedicação pastoral era total. Em 1984, ao completar 75 anos, apresentou sua renúncia. Em 15 de julho de 1985, passou o comando da Arquidiocese a Dom José Cardoso Sobrinho. Continuou a viver em Recife, nos fundos da Igreja das Fronteiras, onde vivia desde 1968.

12 Ficou escondido e isolado por seu sucessor, que o silenciou
Ficou escondido e isolado por seu sucessor, que o silenciou. Foram 15 anos de silencio. Morreu aos 90 anos em Recife no dia 27 de Agosto de 1999, mas seu exemplo e suas palavras permanecem. FRASES "É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca." "Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe."

13 "Quando dou comida aos pobres, me chamam de santo
"Quando dou comida aos pobres, me chamam de santo. Quando pergunto porque eles são pobres, chamam-me de comunista."

14 OS BISPOS DE MEDELLÍN Nos anos 50 já a profecia ressoava na América latina. Os profetas se reforçaram e encontraram apoio no Vaticano II, que permitiu que sua voz fosse ampliada e autorizada. A mensagem profética de Medellín nasce na catacumba de Santa Domitila em 16 de novembro de 1965, quando quarenta bispos assumiram o compromisso de fazer da libertação dos pobre a prioridade absoluta do seu ministério.

15 Havia bispos, sacerdotes, religiosos (as) e leigos(as) que se sentiram tomados pela força do Espírito que falaram e agiram como profetas principalmente na época dos regimes militares. Muitos morreram, parecia que a Igreja estava voltando aos seus primeiros tempos.

16 No documento de PUEBLA dizia:” Nos últimos 10 anos comprovamos a intensificação da função profética. Assumir tal função tem sido trabalho duro para os pastores. Temos procurado ser a voz dos que não tem voz e testemunhar a mesma predileção do Senhor com os pobres e os que sofrem. Com certeza conseguimos iluminar e ajudar. Com certeza poderíamos ter feito mais...”( Doc. Puebla, Nº 268 )

17 “ É de suma importância que este serviço do irmão siga a linha que o Vaticano II nos traça: Cumprir antes de mais nada as exigências da justiça, para não ficar dando como ajuda de caridade aquilo que já se deve em razão da justiça; suprimir as causas e não somente os efeitos dos males e organizar os auxílios de tal forma que os que os recebem se libertem progressivamente da dependência... e se bastem a sí mesmos “

18 Vaticano II teve a coragem de pronunciar a palavra justiça, palavra proibida pelas elites do mundo e da América latina. O centro da mensagem profética de na América latina foi a palavra JUSTIÇA. A palavra justiça é umas das palavras –chave da profecia. Os pobres esperam justiça, mesmo massacrados e desrespeitados, mesmo se conformando com as esmolas que lhes são concedidas.

19 Aí o profetas os relembra que são seres humanos com direito a justiça, aos outros e principalmente aos privilegiados recorda que onde há injustiça é a justiça que deve existir. Durante muitos séculos não se falou em profetas na Igreja. Mas o Concílio Vaticano II reabilitou os carismas. Para o Concílio, o Espírito Santo dirige a Igreja por dois meios: o magistério e os carismas.

20 Durante a Idade Média era admitido como verdade indiscutível que o Espírito Santo dirige a Igreja por meio da hierarquia de maneira exclusiva. Na Gaudium et Spes indica a necessidade de perscrutar os sinais dos tempos à luz do evangelho (Nº 4). A Igreja não tem respostas prontas para todos os desafios que aparecem. Ela precisa da iluminação de pessoas que tem uma lucidez especial para entender os apelos que estão nos sinais dos tempos (Nº 44).

21 O Espírito Santo escolhe livremente entre todos os cristãos.
Os profetas não tomam o lugar da hierarquia, nem a hierarquia corre o risco de eliminar a profecia. O magistério conserva o depósito da fé, isto é, a Bíblia com sua interpretação. Guarda a revelação, porém a revelação não ensina o sentido de cada momento, não mostra de que maneira o evangelho vai ser vivido numa determinada época.

22 O Espírito mostra o caminho por outros meios
O Espírito mostra o caminho por outros meios. A Hierarquia deve estar atenta aos sinais dos tempos que alguns cristãos tem o dom de entender. O profeta normalmente não enuncia ou explica a doutrina revelada, mas ele descobre como a revelação se aplica em um tempo e lugar determinado. O profeta possui sensibilidade para perceber o que está acontecendo e o sentido dos acontecimentos, onde está o pecado e por onde vem a salvação.

23 A hierarquia deve perceber que a ordenação não lhe confere essa sensibilidade, não é um dom que se possa adquirir, ou que seja permanente, é dada pelo Espírito, o tempo ele determina. O profeta e a profecia não se separam pois ele a testemunha com toda sua vida. A profecia não é puro discurso, é ação pública, pode-se ver. A profecia é a atualização da palavra de Deus, que foi a missão de Jesus na terra.

24 HOJE AS NOVAS SITUAÇÕES
Globalização é a palavra que simboliza tudo o que acontece no presente. Surgem mega-empresas. Se fundem para aumentar o seu poder. Atuam em muitas nações o que permite escapar dos controles dos Estados, alias os Estados é que estão ao serviço das grandes empresas. Os governos figuram, mas quem manda são as empresas. Colocam ao seu serviço os meios de comunicação com uma propaganda permanente, bem elaborada, dando a impressão de que se trata de um poder absoluto. Proclamam a felicidade, e que não existe alternativa senão a deles.

25 Quem pode contra Monsanto, Banco Santander, grupo City
Quem pode contra Monsanto, Banco Santander, grupo City. O fim delas é claro: é o lucro. A Igreja parece paralisada não sabendo o que fazer. Publica documentos, algumas vezes mais incisivos, há advertências, mas quase ninguém as lê.

26 Devemos observar que a nova economia mudou a civilização, surge um modo de viver que demanda o uso de objetos continuamente renováveis. O cidadão tornou-se um consumidor e dedica-se a consumir para que o sistema possa crescer sempre crescer. O que significa o evangelho para os consumidores? Os que escolhem o consumo mínimo não são mais tidos como cidadãos. São como os primeiros cristãos no Império Romano. Não querem adorar o novo deus que é a sociedade de consumo adora: o Dinheiro.

27 Como anunciar o evangelho aos consumidores
Como anunciar o evangelho aos consumidores ? Ora os primeiros consumidores são as crianças, as crianças são educadas para consumir, para que o sistema possa crescer, as crianças devem aprender a apreciar o consumo. O clero e a igreja são também consumidores. Inconscientemente sofrem o efeito das propagandas. Uma palavra dependente nunca será uma palavra profética. O clero pode tornar-se prisioneiro dos donos da riqueza ( nos tempos da Cristandade já aconteceu isto).

28 Outra realidade que torna o problema difícil é a própria complexidade da sociedade atual. Há um sistema complexo de bancos, empresas industriais, comerciais , agrícolas, organismos financeiros. O capital está espalhado no mundo inteiro e as empresas precisam umas das outras para produzir os artefatos complexos de tecnologia. Afinal quem é o Dono? Quem é o patrão? É a totalidade do sistema.

29 A situação reforça o sentimento de impotência do povo e de uma Igreja profética. Claro que não existe nenhuma forma de ação que possa dirigir-se a totalidade de um sistema tão complexo. Mas o sistema não é inabalável. Ele funciona porque há seres humanos que dão as ordens. A globalização não tem poder absoluto, pode ser desafiada. Há situações localizadas, parciais mas altamente simbólicas que podem transmitir uma mensagem diferente às multidões.

30 Os profetas vão descobrir a possibilidade de realizar gestos ou criar fatos simbólicos que abalarão o sistema. Os profetas vão levantar-se no meio dos pobres, único lugar em que puderam salvar a sua liberdade, lugar onde está sendo vivida e sofrida a dominação imposta pelos novos poderosos. Como e onde estar no mundo dos pobres ? é justamente isso que os profetas vão descobrir.

31 Os pobres não faltam no mundo e não há previsões de que o atual sistema possa solucionar a questão, cada época fabrica os seus pobres. Aqui agora. Na atualidade pobres são os que não conseguem entrar na economia globalizada. Eles não têm as qualificações necessárias para poder entrar no sistema e não conseguem estabelecer as relações sociais que lhes abririam todas as portas. São rejeitados e excluídos de todos os continentes.

32 Para sobreviver inventam mil expedientes, que no lês permite ter uma vida normal.
A teoria burguesa que tem sua expressão nos EEUU explica que o pobre é pobre porque não quer trabalhar e prefere viver da assistência pública. Na América Latina os fatos são ainda mais gritantes.

33 Todos os países estão divididos em dois mundos radicalmente diferentes
Todos os países estão divididos em dois mundos radicalmente diferentes. Por um lado nas grandes cidades, prédios etc. Por outro lado há as imensas periferias onde vivem milhares de pessoas em casebres, sem contar com os milhões que vivem em favelas e/ou cortiços, alem dos que moram no campo. São dois mundos sem comunicação, fisicamente os pobres devem penetrar no mundo dos ricos para prestar todos os serviços mais humildes, mais o contato é superficial.

34 Os ricos nunca entram no mundo dos pobres, na TV por regra geral os pobres aparecem como delinqüentes, drogados, perigosos ... Onde está a Igreja nisso? A Igreja está instalada no mundo superior. De onde poderá sair o profetismo?. O profeta só pode receber inspiração no mundo dos pobres. As vezes, os profetas nascem no mundo superior mas passam a fronteira e se instalam no mundo dos pobres.

35 Os próprios pobres podem falar, mas a sua palavra tem pouca divulgação, ninguém os escuta.
Alias os pobres são freqüentemente atraídos pelos dominadores e ficam com um sentimento misturado de inveja e admiração, gostariam de entrar também neste mundo dos ricos e, por isso compram bilhetes de loterias. Precisam ouvir a voz dos profetas para adquirir o sentimento do seu valor humano.

36 O profeta está no mundo dos pobres e desperta a esperança começando já a fundar o reino de Deus. Os excluídos não tem esperança, somente possuem sonhos. Não lutam e não constroem um povo porque não tem esperança. Não confiam em si mesmos, pois não acham que possam ter alguma força perante o poder dominante. O profeta anuncia a chegada da força de Deus que vem revestir os fracos deste mundo.

37 O profeta pode provocar a conversão daqueles que trabalham ao serviço dos poderosos. A conversão da elite é mais difícil. A perseguição faz parte da vida profética, chegando ao extremo de entregar a vida pela vivencia da sua coerência. Perseguição é um sinal de autenticidade profética.

38 A PROFECIA FUTURA Nos primeiros séculos a Igreja cristã era Igreja dos pobres, havia ricos mas a maioria era composta de pobres. Para os pobres era, e continua sendo difícil acreditar no próprio valor e, mais ainda, afirmar a sua missão no meio de uma sociedade em que triunfa a riqueza. É facil ceder à tentação, buscar os recursos da cultura, olhar com inveja aos letrados e desejar entrar nela.

39 . È fácil ser seduzido pela vida dos ricos, e entrar a serviço deles para participar das suas comodidades e do seu lucro.

40 Nos perguntamos, onde estão os novos profetas de nossa Igreja? Vejamos...
Em matéria política e maioria concorda com o sistema atual. São de mentalidade burguesa, sobretudo na A L, onde a distancia entre a classe alta e a baixa é maior. Em muitos centros de estudo fornecem quadros ao sistema atual, sem problemas de consciência.. São alheios ao movimentos sociais, são conservadores na política e na sociedade. Serviram às ditaduras sem nenhum problema.

41 Não tem por objetivo uma mudança na sociedade para mais justiça e promoção dos pobres. O seu objetivo é levar a uma conversão espiritual, interior. Dentro da Igreja, são defensores do sistema estabelecido. Exaltam a superioridade do clero.Não pedem uma mudança radical na Igreja . Pelo contrário insistem na continuidade do passado. Querem a segurança das estruturas antigas.

42 Embora mantenham obras de caridade, e muitos casos obras sociais importantes, que exigem bastante dedicação, merecem admiração, porem falta as ações libertárias, pois para eles os pobres são receptores de caridade e dos dons dos ricos. Sobretudo por isso, não é possível ver neles profetas.

43 Suas intenções podem ser boas, mais seu olhar está mas dirigido ao passado do que ao futuro.
È preciso reconhecer o grande valor pessoal de muitos dos seus membros, mas a orientação dos movimentos não é testemunho profético.

44 A NOVIDADE Os profetas atuais vão dar seu testemunho de maneira diferente. Desde Medellín ate hoje pode-se notar que houve uma imensa concentração do poder econômico. Há mega-empresas, umas se juntam outras são compradas( as rivais).Presentes em muitas nações, dispõem de paraísos fiscais. Poderosas, associadas a bancos e fontes de financiamento.

45 Monopolizam recursos e controlam a vida econômica das nações.
Nos tempos da ditadura o opressor podia se identificado claramente. As forças econômicas acharam essa visibilidade nociva aos seus negócios, é muito mais eficiente permanecer no anonimato. Os donos do mundo querem aparecer cada vez menos. Como dar testemunho diante do poder opressor si ele não se mostra e está espalhado no mundo?

46 No meio desta situação os trabalhadores perderam sua força social.
As organizações estão desamparadas porque não acham um modelo alternativo de sociedade. O estado perdeu boa parte do seu poder e é atacado sem cessar pelos poderes econômicos. O povo fica excluído sem ajuda das instituições construídas com grandes sacrifícios. Daí um sentimento de impotência.

47 A resposta da Igreja ( daqueles que querem responder algo) a essa situação é a DSI, o problema que quase ninguém a conhece nem sequer os católicos. Assim não faltam documentos e declarações, mais eles não penetram no tecido social.

48 Quando os EEUU invadiram pela 2da
Quando os EEUU invadiram pela 2da. Vez o Iraque, o papa reagiu e condenou a invasão, mas poucas horas depois houve um desmentido da Santa Sé dizendo que a declaração do papa não mudava em nada a doutrina da guerra justa. A administração é mais forte que o papa, ele sozinho pouco pode fazer.

49 Um caminho seria conseguir despertar as multidões para desafiar as forças dominantes em busca de mudanças. Quem vai fazer isto??.. as autoridades dizem que este não é problema da Igreja , que é tarefa dos políticos. Dizem que num regime democrático a Igreja deve retirar-se da vida pública e confiar que os católicos consigam as reformas necessárias pelos canais da democracia.

50 Pareceria que não reconhecem que a chamada democracia que está aí é feita para conservar e não para mudar e isso é demonstrado cada dia. Então quem vai incentivar aos oprimidos e excluídos?? Qual será a força do evangelho na sociedade??

51 Pode a Igreja contentar-se com o culto como se há finalidade da encarnação do Filho de Deus fosse a organização de cultos? Se os cristãos não intervêm na sociedade deixam espaço para outras religiões ou outras ideologias. Os evangelhos mostram o método, Jesus não enunciou uma doutrina, mas ele realizou atos significativos , que denunciavam a mentira dos seus adversários e despertavam a esperança no povo.

52 Quais os sinais que podem denunciar a mentira dos poderosos de maneira que o povo possa entender?
Acreditar que é possível lês tirar a credibilidade. Os poderes humanos são frágeis. A sua força vem da atitude dos dominados que acham que eles são inabaláveis. É preciso destruir essa credibilidade baseada na aceitação dos pobres.

53 Exemplo de Gandhi, o Bispo de Barra ( Dom Luiz Flávio Cappio, greves de 2005 e 2007, pela transposição do rio São Francisco. Gestos proféticos, homens simples, atitudes concretas.

54 Vemos que a doutrina não tem destinatário preciso, a profecia tem
Vemos que a doutrina não tem destinatário preciso, a profecia tem. Por isso que ela incomoda, incomoda porque desperta a consciência de muitos cidadãos. Temos que convencer-nos que não existe instituição humana totalmente blindada, todas tem seus lados fracos, a tarefa é descobri-las.

55 Muitos denunciam os males provocados pelos poderosos, não fazem em nome da Igreja ou da fé cristã mas em nome da sua consciência moral. O profeta fala em nome da Igreja, em nome do povo de Deus, age para ser fiel a sua missão.

56 Outra característica da sociedade atual é o poder dos meios de comunicação sobre tudo o da TV. Já foi dito que aquilo que a TV não mostra, não existe. Mostra o que é desejado pelo poder econômico. Desperta desejos comuns a todos, o desejo de participar de uma sociedade de abundancia de bens materiais. A TV arrasta as massas para um mundo da ficção, apaga o mundo real e as envolve num mundo fictício.

57 O mundo da TV é mais atraente que o mundo real
O mundo da TV é mais atraente que o mundo real. A ilusão vale mais do que a realidade. Dentro dessa visão tudo o que é social ou comunitário desaparece, porem aparece a policia, as drogas, a prisão de criminosos, os malfeitores da sociedade. Este império da mídia oferece à religião, também, boas oportunidades para levar às pessoas a um mundo fictício, temos vários exemplos

58 O profeta tem por missão mostrar a realidade, o mundo real, romper a paralisia mental que resulta dessa vivência da ficção. O profeta também precisa da TV, para mostrar os fatos com convicção numa situação definida, de modo que a TV possa não mostrar sua atuação.É importante que se faça visível.

59 Outra característica é o domínio da economia
Outra característica é o domínio da economia. Toda vida individual e social está cada vez mais subordinada a economia. A finalidade da vida é aumentar o dinheiro, não interessa como. Tudo entra no mercado, saúde, educação, diversão....tudo é mercadoria As conseqüências desse sistema são o crescimento da desigualdade e a exclusão de milhões que não conseguem entrar nessa competição pelo lucro e o progressivo abandono dos valores pessoais e culturais.

60 O profeta quer a conversão da Igreja que consiste em passar da aceitação passiva da injustiça estabelecida, do desprezo pelos pobres, para um testemunho evangélico no mundo, pela palavra e pelos atos concretos. Perante a primazia da economia, desigualdade dos povos, veiculação do pensamento único pela mídia concentrada em mãos de umas poucas famílias, impressiona o silencio da Igreja...a que se deve?...

61 Uns dizem a radical concentração dos poderes na Cúria romana
Será que nenhum papa pode mudar essa centralização (desejado no Concílio Vaticano II).?? Será que os bispos não podem tomar nenhuma iniciativa de relevo, fazer experiências pastorais? Isso é passado também para os leigos . A procura do seu fortalecimento, afirmar o seu poder. Será que tem medo de um dialogo com a sociedade contemporânea?.Sentimento de inferioridade?.

62 Nostalgia da cristandade quando o poder temporal estava a serviço do poder espiritual?.
A Cúria pratica o melhor relacionamento com toas as autoridades temporais- como se precisasse da ajuda destas autoridades. Na verdade ela precisa dessa ajuda para manter a ilusão de que o poder espiritual ainda existe e que o poder temporal ainda lhe reconhece a superioridade.

63 Falam que a Igreja está-se fechando, voltar ao passado, suprimir Vat II, volta do latim na liturgia ? A missa em latim será que vai converter alguém? Ou somente dar segurança a uma minoria que se sente perdida na cultura contemporânea. Os fundamentalismos podam a criatividade, não dão respostas aos contemporâneos. Podem combinar com uma pastoral de Shows, mas será que convertem? Estão anunciando o evangelho?

64 Uma Igreja assim confia nos leigos?
È nesse contexto em que o profeta se move. A profecia não virá do lado que nos esperamos pois não sabemos como o Espírito conduz a Igreja. Dependerá da iniciativa do Espírito e dirá ao profeta qual a mensagem, onde, quando e como.

65 A nós nos cabe estar atentos, aguardar e escutar quando o Espírito fala através de pessoas que recebem um dom de luz superior. Não podemos buscar simplesmente em nós a luz necessária, a luz virá por meios dos outros.

66 Os profetas sempre apareceram como pessoas livres, totalmente dedicados a sua missão, totalmente dedicados aos pobres, totalmente independentes dos poderes humanos, foram perseguidos pelos poderosos da sociedade e às vezes pelas autoridades da Igreja. Se martirizados fizeram da sua morte, testemunho de corajosa e humilde entrega. Eram livres.

67 Hoje é mais difícil ser livre
Hoje é mais difícil ser livre. Há um pensamento único, um único modo de vida que se impõe a todos, ainda que os pobres não a posam alcançar. A recusa de não entregar teu ser pelo ter é um forte ingrediente da liberdade. Os profetas estão no meio de nós, precisamos identificá-los.

68 Estamos convencidos de que a construção de uma nova sociedade, sem exploradores nem explorados, está diretamente relacionada com os valores que desde logo vamos praticando, projetando e dando exemplo. Mudar a sociedade não é apenas mudar os proprietários dos meios de produção, mudar o regime político, transformar as classes sociais.

69 . Mas é sobre tudo a transformação do homem e da mulher novos, baseada em novas relações pessoais e sociais, que transformem a natureza e os objetivos de nossa própria existência. Precisamos refletir sobre a necessidade de mudar nossa prática cotidiana para que possamos construir uma ética de transformação social revolucionária.


Carregar ppt "Mística e Militância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google