A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Técnico de Informática e Sistemas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Técnico de Informática e Sistemas"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Técnico de Informática e Sistemas
Energias Renováveis

2 Energias Renováveis Combustíveis Energia hidráulica Biomassa
Energia do Biogás Energia solar Energia eólica Energia azul Energia Marmotriz Energia geotérmica

3 Energias renováveis As energias renováveis são consideradas como energias alternativas ao modelo energético tradicional, tanto pela sua disponibilidade (presente e futura) garantida (diferente dos combustíveis fosseis que precisam de milhares de anos para a sua formação) como pelo seu menor impacto ambiental.

4 O que são energias renováveis?
A energia renovável : é aquela que é obtida de fontes naturais capazes de se regenerar, portanto virtualmente inesgotáveis, ao contrário dos recursos não - renováveis. São conhecidas pela imensa quantidade de energia que contêm, e porque são capazes de se regenerar por meios naturais.

5 Combustíveis

6 O que é um combustível ? Um combustível é qualquer substância que reage com o oxigênio libertando energia, habitualmente na forma de calor, chamas e gases. Supõe a liberação da energia nele contida em forma de energia potencial a uma forma utilizável. Entre os combustíveis gasosos estão o gás natural ou os GLP (Gases Liquefeitos de Petróleo), representados pelo Propano e o Butano. As gasolinas e até os gases são utilizados para os motores de combustão interna.

7 Combustível Renovável
Os combustíveis renováveis são combustíveis que usam como matéria-prima elementos renováveis para a natureza, como a cana-de-açúcar, utilizada para a fabricação do álcool e também de vários outros vegetais.

8 Energia Hidráulica

9 Como Funciona? A energia hidroeléctrica é a energia que se produz em barragens construídas em cursos de água (exemplo, a barragem do Alqueva). É encontrada sob a forma de energia cinética, sob diferenças de temperatura ou gradientes de salinidade e que pode ser aproveitada e utilizada.

10 Vantagens A energia é produzida a partir de uma fonte contínua, neste caso, o movimento da água; Não polui o meio ambiente; Baixíssimo custo de produção.

11 Desvantagens Há evidentemente desvantagens do uso de energia hidráulica. A principal desvantagem é com relação ao meio onde ela será inserida. Se for uma represa que provoque uma inundação em uma grande área, irá promover o desaparecimento de espécies da fauna e da flora, sem falar nas cidades que já foram inundadas e desapareceram do mapa.

12 Biomassa

13 Biomassa Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural). A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.

14 Biomassa A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema.

15 Vantagens Baixo custo de obtenção; Não emite dióxido de enxofre;
As cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis; Menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos); Menor risco ambiental; Recurso renovável; Emissões não contribuem para o efeito estufa.

16 Desvantagens Menor poder radiador;
Maior possibilidade de geração de material particular para a atmosfera; Isto significa maior custo de investimento para a caldeira e os equipamentos para remoção de material particular; Dificuldades no e armazenamento.

17 Energia do Biogás O biogás é um gás combustível constituído por cerca de 60% de metano e 40% de dióxido de carbono. Este é produzido através de resíduos orgânicos, ou seja, pela decomposição de resíduos que é feita por bactérias que são capazes de o fazer na ausência de oxigénio. As áreas de agro-pecuária, a indústria agro-alimentar, as ETAR e nos aterros sanitários  são alguns dos locais onde o biogás pode ser facilmente aproveitado para produção de electricidade, através da sua queima.

18 Energia Solar

19 Como é utilizada? A energia solar é aproveitada através de painéis e colectores solares. Os painéis solares são dispositivos que convertem a energia da luz do sol em energia eléctrica. Estes são compostos por células solares. Estas células criam uma diferença de potencial eléctrico por acção da luz, ou seja, absorvem a energia do sol fazendo a corrente eléctrica fluir entre duas camadas com cargas opostas.

20 Como é utilizada? Os colectores solares captam a radiação solar aquecendo uma placa colectora. A acumulação da radiação irá transferir energia sob a forma de calor para a serpentina detubos com um fluido, aquecendo-o. C3%A1vel

21 Vantagens A energia solar não polui durante seu uso;
As centrais necessitam de manutenção mínima; Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo; A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso.

22 Desvantagens Um painel solar consome uma quantidade enorme de energia para ser fabricado. A energia para a fabricação de um painel solar pode ser maior do que a energia gerada por ele; Os preços são muito elevados em relação aos outros meios de energia; As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo a outros combustíveis.

23 Energia Eólica

24 Energia eólica A energia dos ventos é uma abundante fonte de energia renovável, limpa e disponível em todos os lugares grandes turbinas, em formato de cata-vento, são colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Através de um gerador, o movimento destas turbinas gera energia eléctrica. 

25

26 Vantagens É inesgotável; Não emite gases poluentes nem gera resíduos;
Diminui a emissão de gases de efeito de estufa (GEE); Os parque eólicos são compatíveis com outros usos e utilizações do terreno como a agricultura e a criação de gado; Criação de emprego; Geração de investimento em zonas desfavorecidas.

27 Desvantagens Nem sempre o vento sopra quando a electricidade é necessária, tornando difícil a integração da sua produção no programa de exploração; Impacto ambiental(migração de aves); Emissão de ruídos devida ao funcionamento da mecânica; Pode ser ultrapassado com as pilhas de combustível (H2) ou com a técnica da bombagem hidroeléctrica.

28 Energia Azul

29 Energia Azul Energia azul é a energia obtida da diferença entre a concentração de sal entre a água do mar e a do rio com o uso de electrodiálise reversa (EDR) (ou osmose) com membranas específicas para cada tipo de íons. O resíduo deste processo, é água salobra.

30 Energia Azul Quando um rio despeja suas águas no oceano, há uma reacção gigantesca de energia. Coloca-se uma membrana entre dois reservatórios, um com água doce e outro água do mar; Ela é capaz de reter íons de sal, mas não a água, gerando um fluxo de água em direcção à água salgada; Aplica-se uma pressão maior na água salgada, invertendo este processo.

31 Vantagens Potencial para ser aproveitada para geração de electricidade; Uma das novas energias que no futuro, quando se esgotarem as energias não renováveis, nos trará energia. Desvantagens  A tecnologia de EDR foi confirmada em condições laboratoriais. Como em tantas outras tecnologias, o custo da membrana foi um obstáculo.

32 Energia Maremotriz

33 Energia Maremotriz Energia maremotriz é o modo de geração de electricidade através da utilização da energia contida no movimento de massas de água devido às marés. Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidas: energia cinética das correntes devido às marés e energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa.

34 Energia Maremotriz Portugal situa-se numa região do globo com boas condições para o aproveitamento da energia das ondas, no entanto, a tecnologia para o aproveitamento desta energia ainda se encontra numa fase de desenvolvimento e de demonstração da sua viabilidade técnica e económica. Também a energia das ondas e das marés é utilizada em algumas centrais para a produção de energia eléctrica.

35 Vantagens Desvantagens É uma energia renovável;
Não produz qualquer tipo de poluição; Não requer material muito sofisticado. Desvantagens  São necessárias amplitudes de marés superiores a 5 metros para que este tipo de energia seja rentável; Instalações de potência reduzida; O fornecimento de energia não é contínuo; Baixo rendimento.

36 Energia Geotérmica Energia Geotérmica

37 Energia Geotérmica Energia geotérmica ou energia geotermal é a energia obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior. Devido a necessidade de se obter energia eléctrica de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido um modo de aproveitar esse calor para a geração de electricidade.

38 Vantagens Permitem poupar energia uma vez que substituem ar condicionado e aquecedores eléctricos; Libertam relativamente menos gases poluentes para a atmosfera que outras fontes de energia não renováveis.

39 Desvantagens  O facto de não existirem muitos locais onde seja viável a instalação de uma central geotérmica; É necessário um determinado tipo de solo, bem como a disponibilidade de temperatura elevada; Ao perfurar as camadas mais profundas, é possível que sejam libertados gases e minerais perigosos; Pode pôr em causa a segurança das pessoas que vivem e trabalham perto desse local.

40 Trabalho Elaborado Por:
Fim da Apresentação Trabalho Elaborado Por: Angelina Amaro Alexandra Lopes João Alexandre Sandra Correia Sandra Jacinto


Carregar ppt "Curso de Técnico de Informática e Sistemas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google