A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS INVASÕES BÁRBARAS E A FORMAÇÃO DA EUROPA MODERNA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS INVASÕES BÁRBARAS E A FORMAÇÃO DA EUROPA MODERNA"— Transcrição da apresentação:

1 AS INVASÕES BÁRBARAS E A FORMAÇÃO DA EUROPA MODERNA

2 QUEM ERAM OS BÁRBAROS? OS GREGOS E DEPOIS OS ROMANOS CHAMAVAM DE “BÁRBAROS” OS POVOS QUE VIVIAM ALÉM DOS DOMÍNIOS DE SUA CIVILIZAÇÃO E SE MOSTRAVAM AVESSOS À SUA CULTURA. EM RELAÇÃO A ROMA, BÁRBARO ERA O POVO NÃO-SUBMETIDO AO IMPÉRIO, QUE FALAVA LÍNGUA DIVERSA D LATIM E DO GREGO, ADOTAVA OUTRAS REGRAS JURÍDICAS E UM MODO DE VIDA DIFERENTE DO ROMANO.

3 PRINCIPAIS “DEFEITOS” DOS BÁRBAROS VISTOS PELA ÓTICA DO POVO ROMANO.
COSTUME DE UNTAR O CABELO COM MANTEIGA RANÇOSA NÃO TOMAR BANHO CHEIRAR A ALHO E CEBOLA ROUPAS RÚSTICAS FEITAS DE PELES DE ANIMAIS

4 BÁRBAROS VISIGODOS OSTROGODOS BORGUNDIOS FRANCOS VANDALOS LOMBARDOS...
1 -GERMÂNICOS BÁRBAROS TURCOS AVAROS HUNOS 2 -ASIÁTICOS CITAS SARMATAS ALANOS 3 -IRANIANOS

5

6 OS GERMANOS ANGLOS SAXÕES VISIGODOS OSTROGOS SUEVOS VÂNDALOS FRANCOS
BURGÚNDIOS LOMBARDOS ALAMNOS

7 A ENTRADA DOS GERMANOS NO IMPÉRIO ROMANO
FASE DAS MIGRAÇÕES: SÉCULOS III E IV Os germanos entraram nos domínios do Império romano de forma pacífica, por meio de acordos com o próprio governo de Roma FASE DAS INVASÕES: A PARTIR DO SÉC. V Corresponde ao período em que os germanos entraram no Império Romano de forma violenta e brutal

8 CARACTERÍSTICAS DOS POVOS GERMÂNICOS
Modo primitivo → organização romana Assembléias de guerreiros Instabilidade política Curta duração dos reinos Propriedade coletiva → propriedade privada Economia agrária, fome constante e alto índice de mortalidade Camponeses livres → dominação de uma nobreza Comitatus Famílias patriarcais Wergeld = preço do sangue Religião politeísta = forças da natureza, valquírias, paraíso x heill Escrita = caracteres rúnicos

9 CAUSAS DAS “INVASÕES BÁRBARAS”
PESTES EM SUAS TERRAS NO ORIENTE GRANDES ONDAS DE FOME, FORÇANDO A BUSCA POR ALIMENTO GUERRAS ENTRE OS POVOS ASIÁTICOS, FORÇANDO A FUGA.

10 OS FRANCOS

11 UNIFICAÇAO = CLóVIS. REIS INDOLENTES =Administração por conta dos prefeitos dos palácios PEPINO O BREVE = destronou o rei Childerico III iniciando assim a DINASTIA CAROLíNGIA Derrotou os lombardos (ameaçavam a igreja católica) C A R O L í N G I CARLOS MARTEL = conteve o avanço dos muçulmanos na Batalha de Poitiers em 732 d.C 843 Tratado de Verdum = divisão do reino entre os netos de Carlos Magno: Luiz o Germânico, Carlos o Calvo e Lotario. CARLOS MAGNO = religioso, prestou serviços a igreja católica : lutas a favor da Igreja Rei guerreiro : expansionismo, reconhecido como o ressurgimento do Império Romano Coroado em 800 d.C como Imperador Romano Divisão do império em marcas (margraves e Missi dominici) Serviço militar obrigatório Academia palatina 987 : nobres elegem como Rei HUGO CAPETO. DINASTIA CAPETINGIA

12 OS HUNOS

13 HUNOS: UM MODO DE VIDA O historiador Amiano marcelino, que era oficial do exército romano, descreveu algumas características dos hunos: Os Hunos tem um modo de vida muito rude. Não cozinham, nem temperam os alimentos. Comem raízes de plantas e carne semi-crua de qualquer animal.

14 HUNOS Vestem-se com tecidos de linho ou com peles de animais cozidas umas às outras. Depois de vestir suas roupas, não as tiram do corpo, até que o tempo as desfaçam em pedaços.

15 HUNOS Não possuem casas, nem cabanas, nem constroem túmulos para seus mortos. Vivem sempre montados em seus cavalos. É assim que compram e vendem, comem e bebem . Agarrados ao pescoço do cavalo, dormem em sono profundo.

16 HUNOS Os hunos não se dedicam à agricultura. Passam a vida andando pelas montanhas e florestas. Não tem nenhuma forma de organização estável. Parece que estão sempre fugindo em seus cavalos e carroças.

17                                                                                                                                                 


Carregar ppt "AS INVASÕES BÁRBARAS E A FORMAÇÃO DA EUROPA MODERNA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google