A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Estado de bem estar social.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Estado de bem estar social."— Transcrição da apresentação:

1 O Estado de bem estar social.

2 O Welfare State, também chamado de Estado de bem-estar social, foi conseqüência de vários acontecimentos históricos tais como: A primeira revolução industrial e as duas grandes guerras.

3 Condições de vidas perfeitas
Condições de vidas perfeitas. (Saúde, trabalho, educação e assistência previdenciária.) Manter o crescimento da demanda = com o aumento da capacidade produtiva da economia. Sem excessos para não ocorrer a inflação. Teoria utópica. Uma alienação com traços indiretos de totalitarismo e ditadura. John Maynard Keynes

4 Coloca o Estado como agente da promoção (protetor e defensor) social e organizador da economia.
O Estado é o agente regulamentador de toda vida e saúde social, política e econômica do país em parceria com sindicatos e empresas privadas. Cabe ao Estado garantir serviços públicos e proteção a população.

5 Após a Segunda Guerra Mundial, a teoria de Keynes foi usada de inspiração para mudar o conceito capitalista, tornando não só o lucro como prioridade, mas também o bem-estar da população.

6 Por que foi implantado na Europa?
Surgiu como resposta para a época de crise que estava sendo vivida na Europa. Nos dias de hoje é um sistema em crise, mas que perdurou por toda a segunda metade do século XX.

7 Três fases da implementação
Experimentação: alargamento do direito de voto e aparecimento de segurança social. Consolidação: o Estado não poderia ficar indiferente àquilo que se passava e por isso intervém através da criação de empregos. Expansão: no pós II Guerra Mundial, o Estado de bem-estar social expande-se. Tinha sido bem sucedido na Suécia e seria aplicado de uma forma generalizada. Patrocinava um acordo social. Quando a política não resulta o Estado intervém e tenta resolver a situação para agradar a todos.

8 O Estado de bem-estar social no Brasil
O Brasil vivia a Ditadura Militar e queria aderir o modelo europeu de bem- estar social, mais especificamente o da Suécia. A tentativa de alienação não deu certo pois a população não sofria nenhum tipo de pressão bélica.

9 Marina Pimenta Giovanna Maria Isabelle Braz Marta Maria


Carregar ppt "O Estado de bem estar social."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google