A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Digestório Profª Alessandra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Digestório Profª Alessandra."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Digestório Profª Alessandra

2 Por que comemos tantas vezes durante o dia?
O que acontece com as pessoas que não se alimentam regularmente? E com as que se alimentam exageradamente? Por que existe uma preocupação com o problema da fome no Brasil e no mundo? Nós somos o que comemos?

3 Para que serve o alimento?
Saciar a fome Combustível para viver, proporcionando o bem-estar e a disposição para realizar todas as atividades.  Demonstrar afeto, carinho e aceitação Uma alimentação é saudável quando consegue reunir todas essas qualidades!!

4 O que são nutrientes?

5 O que são nutrientes? São substâncias que fornecem energia e servem para a manutenção, reconstrução dos tecidos e regulação das funções orgânicas.

6 Nutrientes nutrientes Carboidratos proteínas Sais minerais Lipídios
Água Vitaminas

7 Nutrientes e suas funções
Carboidratos São substâncias principalmente energéticas. São os açúcares, amido, glicogênio e a celulose. Proteínas São substâncias fundamentais para a vida.

8 Nutrientes e suas funções
Lipídios são substâncias gordurosas, insolúveis em água Vitaminas: são substâncias reguladoras das reações que ocorrem nas células.

9 Nutrientes e suas funções
Sais minerais: são indispensáveis para a manutenção da vida. Ex: Cálcio constituição dos ossos.

10 Nutrientes e suas funções
Fibras não são digeridas, mas são fundamentais para a formação das fezes. Água fundamental para as reações que ocorrem no corpo.

11 Nutrientes e suas funções
Carboidratos:

12 Proteínas:

13

14 Lipídios: são substâncias gordurosas, insolúveis em água.

15

16 Vitaminas:

17 Vitaminas Vitaminas Alimentos onde são encontradas
Sua falta pode provocar A Fígado, manteiga, gema de ovo, espinafre, batata-doce problemas de visão, secura da pele B1 Cereais, feijão, soja, presunto, fígado beribéri B2 Feijão, amêndoa, fígado, cogumelo inflamações na língua, anemias, seborréia B6 carnes, frutas, verduras e cereais seborréia, anemia, distúrbios de crescimento B12 fígado, carnes anemia C laranja, limão, abacaxi, kiwi, acerola, morango, brócolis, melão, manga escorbuto D óleo de peixe, fígado, gema de ovos raquitismo e osteoporose E verduras, azeite e vegetais dificuldades visuais e alterações neurológicas K fígado e verduras de folhas verdes, abacate deficiência na coagulação do sangue, hemorragias.

18 Sais minerais Exemplos: Cálcio: constituição dos ossos. Ferro: encontrado nos glóbulos vermelhos do sangue. Sódio e potássio: regulam a absorção e eliminação de água.

19 Fibras:

20 Água: Funções:  Transporte, digestão, absorção dos nutrientes e eliminação dos resíduos.    Temperatura do corpo   Fluidos do organismo (lubrificante das juntas e amortecedor para os órgãos contra choques).

21 Tipos de Alimentos Alimentos reguladores
Regulam funções e reações químicas no organismo. Ex: sais minerais e vitaminas Alimentos energéticos fornece energia para as atividades do organismo. Ex: lipídios e carboidratos Alimentos plásticos fornecem materiais para a construção de novas células. Ex: água e proteínas

22 Tipos de Alimentos Alimentos plásticos Ex: água e proteínas

23 Alimentos energéticos:
Ex: lipídios e carboidratos

24 Alimentos reguladores
Ex: sais minerais e vitaminas

25 Tipos de alimentos

26 Nutrientes com função energética
Gás oxigênio e glicose entram nas células Realizam a respiração celular Produz gás carbônico e água fornece Energia que as células utiliza em suas atividades

27 O que é caloria? Uma caloria é uma medida usada para expressar o calor ou valor energético do alimento e da atividade física. É definida como o valor necessário para elevar a temperatura de 1 kg (1L) de água em graus centígrados de 14,5 15,5 graus. Assim sendo uma caloria é designada mais corretamente como quilocaloria (Kcal).

28 Conteúdo calórico dos alimentos
Energia que um alimento pode fornecer = quilocaloria (kcal)

29 Pirâmide da boa alimentação
Óleos e gorduras 1-2 PORÇÕES Açúcares e Doces 1-2 PORÇÕES Leite e Produtos Lácteos 3 PORÇÕES Carnes e Ovos 1-2 PORÇÕES Leguminosas 1 PORÇÃO Hortaliças 4-5 PORÇÕES Frutas 3-5 PORÇÕES Cereais, Pães, Tubérculos e Raízes 5-9 PORÇÕES

30 Calorias e Peso

31 Dicas para uma boa alimentação
Alimentação variada em pelo menos 3 refeições coma sempre frutas e verduras use carnes, sal e açúcar com moderação tome diariamente bastante água Prepare sua alimentação com bastante higiene mantenha o peso, controlando a ingestão de alimentos e fazendo exercícios físicos Faça das refeições um encontro agradável!

32 A Função Digestiva Digestão é o conjunto de processos mecânicos e químicos por meio dos quais substâncias complexas são transformadas em simples. Processos mecânicos: mastigação, deglutição, movimentos peristálticos. Processos químicos: insalivação, quimificação, quilificação.

33 A função digestiva Digestão é o conjunto de processos mecânicos e químicos por meio dos quais substâncias complexas são transformadas em simples. Processos mecânicos: mastigação, deglutição, movimentos peristálticos. Processos químicos: insalivação, quimificação, quilificação.

34 Importante! As reações químicas têm, cada uma, sua própria velocidade, mas podem ser apressadas ou retardadas por certas substâncias, as enzimas. Cada enzima atua sobre uma substância.

35 A mastigação

36 A deglutição

37 A digestão

38 Processo digestivo http://www.youtube.com/watch?v=Ii1BqYbtqpU

39 http://www. aticaeducacional. com. br/htdocs/atividades/sist_dig/atv2

40 Digestão

41

42 Digestão A enzima... É produzida no... Ao interagir com...
...resulta em... amilase Pâncreas e na boca amido maltose protease Estômago, pâncreas e intestino delgado proteínas aminoácidos lipase Intestino delgado e pâncreas lipídios Ácido graxo e glicerol lactase lactose Glicose e galactose maltase glicose sacarase sacarose Glicose e frutose

43 A absorção de nutrientes

44

45 Digestão e absorção

46 Transformações no intestino grosso

47


Carregar ppt "Sistema Digestório Profª Alessandra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google