A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO MARISTA DE PATOS DE MINAS CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO MARISTA DE PATOS DE MINAS CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011"— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO MARISTA DE PATOS DE MINAS CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011
Alessandra Dias da Costa

2 O PLANETA TERRA SEMPRE TEVE AS CARACTERÍSTICAS ATUAIS?

3 HISTÓRIA DO PLANETA TERRA

4 PLANETA TERRA Atmosfera É a camada de gases que envolve o planeta.
Hidrosfera É o conjunto de água do planeta. Litosfera Camada de rocha sólida e solo.

5 Será que a atmosfera da Terra exerce alguma influência na temperatura média do Planeta?

6 O efeito estufa é um processo positivo ou negativo para o Planeta Terra?

7 EFEITO ESTUFA

8 Quais são as consequências do aquecimento global para o planeta?

9 Efeito estufa Aquecimento global Processo natural, sem o qual a temperatura na superfície da Terra seria “descontrolada”. É uma mudança climática que provoca a elevação da temperatura média do planeta Terra.

10 Derretimento das geleiras.
Consequências do aquecimento global para o planeta. Aumento da temperatura da superfície do planeta até em cerca de 2,4º C até 2050. Elevação do nível dos mares. Mudança dos padrões climáticos desencadeando maior número de tempestades, furacões, enchentes e secas mais amplas e prolongadas. Derretimento das geleiras.

11 AQUECIMENTO GLOBAL

12 AS ATIVIDADES DO HOMEM QUE MUDARAM O PLANETA
Uso abusivo da água

13

14 b) Crescente emissão de gases poluentes
CO2: efeito estufa SO2 e NO2: chuva ácida N2O: camada de ozônio CH4: efeito estufa

15 c) Desmatamento da Floresta Amazônica
Extrativismo Garimpo Usinas hidrelétricas Caça predatória Agropecuária

16 d) Expansão do Agronegócio
Desmatamento e queimadas Consumo de água Poluição Redução da biodiversidade Crise dos alimentos

17 Sustentabilidade O termo "sustentável" provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). Segundo o Relatório de Brutland (1987) ), o uso sustentável dos recursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas".

18 Sustentabilidade

19 Conferências Sobre Meio Ambiente
Somente após a II Guerra Mundial (a partir da década de 60) os problemas de ordem ambiental passaram a ser encarados como extremamente graves. Os avanços tecnológicos como a construção de satélites e o desenvolvimento da informática contribuíram para as pesquisas voltadas aos problemas ambientais.

20 Conferência de Estocolmo
Ocorreu na Suécia, em 1972 e contou com a participação de 113 países; Os países defenderam posições distintas sobre a relação entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental; A primeira defendia o crescimento a qualquer preço e que seria a solução para pôr fim à miséria em muitos países no mundo.

21 O Brasil pertencia a esse grupo e chegou a propor que as indústrias altamente poluentes seriam bem-vindas no país. A segunda posição alertava, que mantidas as tendências de crescimento da população mundial, da industrialização, da produção de alimentos, do consumo e da poluição, o planeta atingiria o seu limite em apenas um século; * A única solução seria a paralisação imediata do crescimento econômico (política do crescimento zero)

22 Essa política foi rejeitada pela maioria dos países, principalmente dos desenvolvidos.
Praticamente nada ficou acertado com relação às medidas a serem tomadas para evitar uma catástrofe ambiental. Mesmo sem resoluções, a Conferência de Estocolmo constitui um marco na tomada de consciência de que a preservação ambiental depende da cooperação de todos os países.

23 Rio 92 e Agenda 21 Conferência das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992; Contou com representantes de 176 países e 1400 ONGs. Da Rio-92 resultaram metas e compromissos como a Agenda 21, a Convenção da Biodiversidade, a Convenção do Clima e a Declaração de Princípios sobre Florestas.

24

25 Rio +10 Conferência realizada em 2002, em Johannesburgo, na África do Sul. Ficou conhecida como Rio+10, pois aconteceu 10 anos após a Rio-92. Estabeleceu novas metas para a Agenda 21. Estabeleceu a meta de redução, até 2015, em pelo menos 50% do número de pessoas sem acesso ao saneamento básico.

26 Protocolo de Kyoto Concluído em 11 de dezembro de 1997 em kyoto, no Japão, esse documento impõe a redução das emissões de seis gases causadores de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento do planeta: CO2 ( dióxido de carbono ou gás carbônico), CH4 (metano), protóxido de nitrogênio (N2O) e três gases flúor (HFC, PFC e SFS)

27 Diante da efetivação do Protocolo de Kyoto, metas de redução de gases foram implantadas, algo em torno de 5,2% entre os anos de 2008 e O Protocolo de Kyoto foi implantado de forma efetiva em 1997, na cidade japonesa de Kyoto, nome que deu origem ao protocolo. Na reunião, oitenta e quatro países se dispuseram a aderir ao protocolo e o assinaram, dessa forma se comprometeram a implantar medidas com intuito de diminuir a emissão de gases. As metas de redução de gases não são homogêneas a todos os países, colocando níveis diferenciados de redução para os 38 países que mais emitem gases, o protocolo prevê ainda a diminuição da emissão de gases dos países que compõe a União Européia em 8%, já os Estados Unidos em 7% e Japão em 6%. Países em franco desenvolvimento como Brasil, México, Argentina, Índia e principalmente a China, não receberam metas de redução, pelo menos momentaneamente.

28 O Protocolo de Kyoto não apenas discute e implanta medidas de redução de gases, mas também incentiva e estabelece medidas com intuito de substituir produtos oriundos do petróleo por outros que provocam menos impacto. Diante das metas estabelecidas o maior emissor de gases do mundo, Estados Unidos, se desligou em 2001 do protocolo, alegando que a redução iria comprometer o desenvolvimento econômico do país.

29 O ano que marcou o início efetivo do Protocolo de Kyoto foi 2005, vigorando a partir do mês de fevereiro. Os EUA, um dos maiores poluidores do mundo, se negou a ratificar o protocolo, alegando que não foram impostas metas de redução aos países em desenvolvimento. Ao invés da diminuição em 7%, os EUA preveem um aumento de 35% em 2012.

30 World Resources Institute divulgou a lista dos maiores em volumes de emissão de gases causadores do efeito estufa. Confira o ranking: 1º. China: 7.219,2 milhões de toneladas - 19,12% participação mundial 2º. EUA: 6.963,8 - 18,44% 3º. União Européia: ,7 - 13,37% 4º. Rússia: 1.960,0 - 5,19%5º 5º. Índia: 1.852,9 - 4,91%6º 6º. Japão: 1.342,7 - 3,56% 7º. Brasil: 1.014,1 - 2,69% 8º. Alemanha: 977,4 - 2,59% 9º. Canadá: 731,6 - 1,94% 10º. Reino Unido: 639,8 - 1,69%

31

32 Ao nosso filho morena Ao Nosso Filho Morena Oswaldo Montenegro
Se hoje tua mão não tem manga ou goiaba Se a nossa pelada se foi com o dia Te peço desculpas, me abraça meu filho Perdoa essa melancolia Se hoje você não estranha a crueza Dos lagos sem peixe da rua vazia Te olho sem jeito, me abraça meu filho Não sei se eu tentei tanto quanto eu podia Se hoje teus olhos vislumbram com medo Você já não vê e eu juro que havia Te afago o cabelo, me abraça meu filho Perdoa essa minha agonia Se deixo você no absurdo planeta Sem pique-bandeira e pelada vadia Fujo do teu olho, me abraça meu filho

33 AQUECIMENTO GLOBAL

34 Referências colocados-em-debate-pela-cf acesso em 14/03/2011 acesso em 14/03/2011 acesso em 14/03/2011 Documentário: An Inconvenient Truth(Uma verdade inconveniente de Al Gore-2006 ENCI- Ensino de Ciências por investigação/UFMG-vol II


Carregar ppt "COLÉGIO MARISTA DE PATOS DE MINAS CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google