A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise e Projeto de Sistemas I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise e Projeto de Sistemas I"— Transcrição da apresentação:

1 Análise e Projeto de Sistemas I
Prof. MSc. Larissa Luz Gomes Aula 1

2 O que é um Sistema? Sistema Digestivo Sistema Ambiental

3 Conceito de Sistema É um conjunto de objetos, unidos por alguma forma de interação ou interdependência. (Chiavenato) É uma combinação de partes coordenadas para a realização de um conjunto de objetivos. (Júnia Anacleto)

4 Sistema Todo Sistema possue:
Os Sistemas aparecem de forma estruturada, em hierarquias. Assim, um Sistema pode sempre ser decomposto em SUBSISTEMAS Entrada Processamento Saída

5 Exemplo Sistema Corpo Humano Sistema Nervoso Sistema Digestivo
Sistema Circulatório Sistema Endócrino

6 Sistema Quando se pensa em Sistema, deve-se ter 5 considerações básicas: 1. Ambiente do Sistema: são elementos de fora do sistema que afetam e são afetados por mudanças nos atributos do Sistema. Ex: Sistema de Editora: Agentes, distribuidora, leitores OBS:Todo e qualquer Sistema está inserido em um meio ambiente que o contém.

7 Sistema 2. Objetivos do Sistema: todos os subsistemas tem um objetivo, assim como o Sistema todo. Ex: Sistema Universidade: Reitor: formar bons profissionais Coordenador de Pós-Graduação: desenvolver pesquisa Coordenador de Estágio: treinamento técnico visando o mercado de trabalho 3. Recursos de Sistema: meios que o sistema necessita para desempenhar suas funções. Ex: Sistema de Empresa: Dinheiro, equipamentos, instalações, pessoal e serviços

8 Sistema 4. Componentes do Sistema: elementos responsáveis pelo funcionamento do Sistema. Ex: Sistema Empresa: Funções de pesquisa, produção, marketing, finanças, pessoal. 5. Administração do Sistema: elementos responsáveis pela elaboração, implementação e acompanhamento do Sistema, de modo que os objetivos sejam alcançados.

9 Afinal o que é um Sistema?
Conjunto de elementos, entre os quais haja alguma relação. Disposição das partes ou elementos de um todo, coordenados entre si, e que formam uma estrutura organizada. (Ferreira) Consideremos todo Sistema como sendo um conjunto de entidades relacionadas, que interagem entre si, buscando atingir um objetivo comum e outros correlatos.

10 O que são entidades? São aqueles elementos próprios do sistema em questão, eles podem ser internos ao sistema ou estar em trânsito pelo mesmo. Eles sempre entram com certas características e quando saem, possuem novas características. Subsistemas também são consideradas entidades do sistema onde encontram-se.

11 Sistemas Abertos x Fechados
Sistema Aberto: possuem alguma interação com o seu meio ambiente, todos os sistemas conhecidos até o momento são abertos. Sistemas fechados: é aquele que existe sem qualquer tipo de interação com o meio ambiente, ele é totalmente, até o momento não foram observados. Ex: Sistema Educacional (aberto)

12 Estrutura de Sistemas Deterministas: normalmente sistemas autômatos, no seu estado perfeito de funcionamento você sabe exatamente o que acontecerá, para onde este sistema irá. Probabilísticas: normalmente sistemas sociais, ou alguns sistemas biológicos. No estado perfeito de funcionamento você tem uma probabilidade do que acontecerá. Outro exemplo é o jogar de uma moeda.

13 Partes do Sistema Inerentes: são partes internas ao Sistema.
Transientes: são introduzidas no Sistema e depois retiradas dele, depois de algum processo de transformação ter ocorrido. Tanto antes como depois de serem retiradas, essas partes são externas ao Sistema.

14 Exemplo Estudantes com certas características
Estudantes com novas características

15 Interdependência As entidades em trânsito pelo sistema (transientes) são a energia necessária para a sobrevivência deste sistema. Sendo as entidades responsáveis por apenas uma pequena parte do processo no sistema, implica que o desempenho de uma entidade, depende da outra, isto é a interdependência. Por exemplo a entidade aluno é a energia do Sistema educacional, visto que se não exsite o aluno o sistema tb não existirá. Como vimos as entidades (alunos) são responsáveis por apenas uma pequena parte do processo e o desempenho de uma entidade depende da outra.

16 Eventos de um Sistema Para assegurar a operação apropriada do Sistema, independente de sua classificação, deve existir um processo de relação de sistema de acordo com a avaliação de seu desempenho.

17 Eventos de um Sistema Importação: também conhecida como Input, Alimentação. É o aspecto que permite a sobrevivência de um sistema aberto. Exportação: em qualquer sistema aberto, as entidades que lá entrarem, em algum momento sairão, com novas características diferentes daquelas que traziam, este fato é conhecido como exportação de elementos.

18 Eventos de um Sistema FeedBack: é a parte sensorial do sistema, caracterizado por uma resposta ou retorno decorrente de uma avaliação. OBS: O Feedback tem propósito regulador no sistema, sem ele o sistema não pode se adaptar às mudanças das entidades internas ou externas e está sujeito à decadência lenta (entropia)

19 Entropia Refere-se a distribuição desigual da energia, entrope (transformação). É a tendência que os sistemas tem para o desgaste, a desintegração. Quando houver falta de entidades em trânsito, diz-se que o sistema entrou num estado de entropia, e isto poderá levá-lo a sua falência, morte ou desativação, isto porque como não possui energia circulando,ele não tem como funcionar.

20 Homeostasia Homeos (semelhante) + Statis (situação)
É o equilíbrio dinâmico entre as partes do sistema. Os sistemas têm uma tendência a se adaptar a fim de alcançar um equilíbrio interno face as mudanças externas do meio ambiente.

21 Morfogênese Quando alguns sistemas apresentam a característica de poder mudar a si próprios. Estas características estão presentes nos sistemas sociais e alguns sistemas biológicos. Nos sistemas de informação, pode-se empregar a título de exemplo, os programas de vírus mutantes. Quando alguns sistemas apresentam a característica de poder mudar a si próprios. Estas características estão presentes nos sistemas sociais (podedno passar de sistema comunistas para e alguns sistemas biológicos (quando um aniomal muda de cor para se livrarar de um predador). Nos sistemas de informação, pode-se empregar a título de exemplo, os programas de vírus mutantes.

22 Redundância Vários sistemas apresentam entidades redundantes na sua estrutura, tal característica traz certa segurança na busca de atingir seus objetivos. Nos sistemas de informação o Backup, por exemplo, é uma redundância (muito necessária aliás).

23 Recapitulação da Aula O que é um Sistema O que é Entidade
Sistema Aberto e Fechado Estrutura do Sistema (determinístico, probabilístico) Partes (transientes e inerentes) Eventos (importação, exportação e feedback) Entropia, Homeostasia, Morfogênese e Redundância.

24 Dúvidas e Perguntas

25 Próxima Aula Natureza dos Sistemas O que é um Sistema de Informação
Análise de Sistemas


Carregar ppt "Análise e Projeto de Sistemas I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google