A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PREPARAR A CATEQUESE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PREPARAR A CATEQUESE."— Transcrição da apresentação:

1 PREPARAR A CATEQUESE

2 COMO PREPARAR A CATEQUESE?

3 OS 3 MOMENTOS DA PREPARAÇÃO
ANTES - PROGRAMAÇÃO 2º momento: DURANTE – REALIZAÇÃO 3º momento: DEPOIS - AVALIAÇÃO

4 PONTO DE PARTIDA... TER EM CONTA O QUE É A CATEQUESE: Momento da acção evangelizadora da Igreja: Visa “formar” (ou fazer nascer) o cristão

5 O GRANDE OBJECTIVO: Finalidade da catequese: Visa promover a comunhão com Jesus Cristo (DGC nº 30) «A finalidade última da catequese é pôr as pessoas não apenas em contacto, mas em comunhão, em intimidade, com Jesus Cristo». Toda a acção evangelizadora tem como objectivo favorecer a comunhão com Jesus Cristo. A partir da conversão «inicial» de uma pessoa ao Senhor, suscitada pelo Espírito Santo, mediante o primeiro anúncio, a catequese propõe-se dar um fundamento e fazer amadurecer esta primeira adesão. (DGC nº 80)

6 OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS:
OBJECTIVO ESPECÍFICO: 1 Desenvolver a fé da Igreja Transmiti-vos o que eu mesmo havia recebido (1 Cor 15, 1) Confiança e conhecimento (cf DGC 85,92)

7 OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS:
OBJECTIVO ESPECÍFICO: A educação litúrgica A comunhão com Jesus Cristo leva a celebrar a Sua presença Liturgia e sentido comunitário (cf DGC 85)

8 OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS:
OBJECTIVO ESPECÍFICO: A educação moral Jesus retoma o decálogo com o espírito das bem-aventuranças Testemunho e Palavra vivida (cf DGC 85)

9 OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS:
OBJECTIVO ESPECÍFICO: Ensinar a Rezar (Oração) O Pai-nosso é o modelo... A catequese deve ser envolvida num clima de oração... Louvor, Súplica, Contemplação... (cf DGC 85)

10 OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS:
OBJECTIVO ESPECÍFICO: Educação para a Vida comunitária Cultivar o amor fraterno, a humildade, o perdão, a unidade Unidade e ecumenismo (cf DGC 86)

11 OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS:
OBJECTIVO ESPECÍFICO: Iniciação para a Missão Prepara os discípulo de Jesus para uma presença cristã no mundo e suscita vocações missionárias Anúncio e diálogo inter-religioso (cf DGC 86)

12 QUAL O CAMINHO ? PARTIR DA EXPERIÊNCIA VITAL:
A fé enraiza-se na experiência (DGC 87); Tem em conta a psicologia do destinatário (cf DGC 133); Como Jesus, partir da realidade para o mistério (cf DGC 252); Experiências humanas profundas (cf DGC 279).

13 QUAL O CAMINHO ? O MOMENTO (CENTRAL) da PALAVRA:
A fonte donde brota a mensagem da catequese é a Palavra de Deus: A catequese há-de beber sempre o seu conteúdo na fonte viva da Palavra de Deus, transmitida na Tradição e na Sagrada Escritura... (Cf DGC 94). Introduzida (dar o contexto); Proclamada (de preferência pela Bíblia); Interiorizada (em ordem à conversão); Interpretada com a fé da Igreja (Catecismo Ig.Católica)!

14 QUAL O CAMINHO ? EXPRESSÃO DE FÉ:
Celebração: ORAÇÃO como resposta à Palavra (Cf DGC 145); GUARDAR NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO (Síntese) (Cf DGC 154); COMPROMISSO (VIVER A PALAVRA) - Slogan! (Cf DGC 362).

15 PREPARAÇÃO PRÓXIMA: LEITURA PRÉVIA:
- Tema, obejectivos, ideia principal IDENTIFICAR OS MOMENTOS: - Experiência, Palavra,Expressão VER ESTRATÉGIAS E MATERIAIS: - Músicas, canetas, dinâmicas LEITURA FINAL SISTEMATIZADA: - Atenção à interiorização da Palavra

16 AVALIAÇÃO Avaliar: o desenvolvimento da catequese, os avanços do grupo
e cada uma das pessoas, as minhas atitudes de EDUCADOR O ambiente geral que se viveu!

17 O CATEQUISTA TEM QUE PREPARAR:
CRITÉRIOS PRÁTICOS? PREPARAR... O CATEQUISTA TEM QUE PREPARAR: O tema que vai trabalhar, com todo o seu desenvolvimento e as partes que o compõem; Os elementos (materiais) que vai utilizar durante o desenvolvimento para conseguir os objectivos; O lugar onde vai fazer a catequese (acolhimento ambiental); Preparar-se a si mesmo (espiritual e pedagogicamente)... Estudo, oração e partilha!

18 NÃO ESQUECER! PREPARAR REALIZAR AVALIAR

19 PREPARAR A CATEQUESE


Carregar ppt "PREPARAR A CATEQUESE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google