A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OBJETIVOS E ORGANIZAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OBJETIVOS E ORGANIZAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação da Proposição Curricular de Língua Portuguesa para os Três Ciclos do Ensino Fundamental

2 OBJETIVOS E ORGANIZAÇÃO
Capacidades que os educandos deverão dominar ao longo do Ensino Fundamental. Na área de Língua Portuguesa, os 3 ciclos têm como meta o Letramento dos estudantes, ou seja, garantir condições para participar das práticas sociais de leitura e escrita. O ensino deve se voltar para o uso adequado da língua, na diversidade das situações comunicativas: ouvir, falar, ler e escrever.

3 desenvolvimento da linguagem falada apropriação do sistema de escrita
Tendo em mente os objetivos de Alfabetizar e Letrar, a proposta de Língua Portuguesa (LP) se organiza em função de componentes do processo ensino aprendizagem (EIXOS): desenvolvimento da linguagem falada apropriação do sistema de escrita compreensão e valorização da cultura escrita leitura produção de textos escritos reflexão lingüística

4 Na leitura e na escrita a grande proposta para os 3 ciclos de formação é que os estudantes sejam capazes de compreender e produzir textos de gêneros diversos, adequados aos objetivos de comunicação, ao leitor pretendido e às condições, ao ambiente e ao suporte em que esse texto vai circular. Essas capacidades não serão dominadas em apenas um ano letivo e sim no Ensino Fundamental (EF) como um todo. Por isso a necessidade de algumas capacidades estarem presentes nos 3 ciclos do EF. É necessário considerar o trabalho com texto (oral e escrito) como unidade mínima de ensino.

5 EXEMPLOS DE GÊNEROS TEXTUAIS PARA SEREM LIDOS E ESCRITOS
1º ciclo crachás, etiquetas, fábulas, contos, poemas, pequenas notícias, avisos, embalagens de rótulos etc. 2º e 3º ciclos reportagem, horóscopo, crônica, contos, poemas, carta ao leitor, relatos, notícias, cada vez mais complexos.

6 OUTRO EXEMPLO: Capacidades atitudinais (valores, comportamentos) Conviver bem com pessoas de diferentes etnias, grupos sociais, religiões, ser responsável pelos próprios atos, preservar o meio ambiente etc. são recorrentes nos 3 ciclos. Tais capacidades devem ser I/T/R sistematicamente no 1º ciclo, mas devem continuar sendo focalizadas no 2º e 3º ciclos.

7 MATRIZES CURRICULARES
Os quadros para as matrizes curriculares trazem sugestões quanto à gradação no tratamento das capacidades em cada ano do ciclo e remetem aos verbos Introduzir, Retomar, Trabalhar e Consolidar.

8 I-Introduzir: um primeiro tratamento escolar buscando articular o que o estudante já sabe com a nova situação-problema. R-Retomar: significa que o estudante já está aprendendo algo novo e que para isso há uma nova abordagem daquilo que já foi ensinado. Promove uma ampliação das capacidades e uma nova e diferente oportunidade para aqueles estudantes que não a desenvolveram plenamente. Não tem o mesmo sentido de revisar. T-Trabalhar: É a organização do trabalho. Demanda um planejamento cuidadoso das atividades, que deverão ser variadas, de modo a explorar as várias dimensões dos conhecimentos disciplinares que se relacionam a uma determinada capacidade e também as inter-relações com outras capacidades/habilidades. C-Consolidar: Esse é o momento em que se formaliza a aprendizagem de acordo com a capacidade que foi desenvolvida, na forma de resumos, sínteses e registros com a linguagem adequada a cada área.

9 Eixo 1: Compreensão e produção de textos orais
Capacidades básicas: Compreender textos orais de diferentes gêneros, em diferentes situações discursivas; Produzir textos orais de diferentes gêneros, com fluência e adequação comunicativa.

10 Habilidade 6: Ouvir com compreensão gêneros orais do rádio e da televisão apropriados a sua faixa etária e grau de escolaridade. Sugestão de Atividade: Discutir o conteúdo de propagandas, filmes, desenhos animados, buscando referências para a construção de uma visão crítica.

11 Habilidade 9: Reconhecer diferentes gêneros orais – formais e informais
Sugestão de Atividade: Criar situações nas quais os alunos possam perceber a diferença no uso da linguagem informal (rodinhas, combinados, contação de casos, resolução de conflitos, recontos) e formal (materiais escritos e lidos pela professora, criação de histórias sem textos escritos, como livros de imagens etc).

12 Eixo 2: Compreensão e Valorização da Cultura Escrita
Capacidade básica: Conhecer e valorizar práticas sociais letradas.

13 Habilidade 1: Conhecer e valorizar os usos e funções sociais da escrita.
Sugestão de Atividade: Organizar com os alunos uma visita, um passeio pelo entorno da escola, identificando situações de uso da leitura e da escrita, como publicidade (outdoors, propagandas etc.), placas, letreiros e outros.

14 Habilidade 5: Fazer uso da linguagem escrita, na leitura e na produção de textos, em diferentes contextos sociais. Sugestões de Atividade: Aproveitar e/ou criar situações para o uso do gênero textual: correspondência, trocando cartas com colega de outras escolas, escrevendo para alguém ausente por motivos variados, acessar s, blogs. Incentivar a produção dos próprios alunos: criação de grupos teatrais (alunos produzindo suas próprias peças) e de grupos, bandas musicais (alunos produzindo suas próprias músicas), realização de eventos culturais (saraus, contação de histórias e outros).

15 Eixo 3: Apropriação do Sistema de Escrita
Capacidade básica: Compreender a natureza alfabético-ortográfica da escrita da Língua Portuguesa.

16 Habilidade 2: Perceber a distinção entre os símbolos da escrita alfabética (letras) e outros grafismos (+, =, *, $, #, por exemplo) Sugestões de Atividade: Exploração, em livros, revistas e outros impressos, das diferenças gráficas entre o texto escrito e o desenho, entre a escrita alfabética e os ícones e sinais, usados atualmente. Levantar hipóteses com as crianças sobre a presença dos símbolos que representam os números em calendários, listas telefônicas, folhetos com preços de mercadorias, cartazes, etc.

17 1) MARQUE COM UM X A PLACA NA QUAL ENCONTRAMOS PALAVRAS ESCRITAS.

18 Habilidade 11: Compreender o princípio alfabético escrita (isto é, entender que, em princípio, a cada fonema (som) corresponde um grafema e vice-versa) Observação: Essa capacidade deve ser trabalhada ao longo do 1º ciclo, para que os alunos possam seguir sem tropeços em sua trajetória escolar. Sugestões de Atividades: Identificar relação entre fonema-grafema em conjunto de palavras: /f/ fita, foto,futebol, farofa Fazer a contraposição de palavras parecidas, nas quais a diferença se deve a um fonema, representado na escrita por uma letra: maleta e muleta, bala e bola, janela e panela.

19 Ordenar um conjunto de letras dispostas aleatoriamente, com o objetivo de produzir determinadas palavras: sopa de letrinhas.

20 ESCREVA OS NOMES DAS FIGURAS.

21 Eixo 4: Leitura Capacidades básicas:
Ler e compreender textos de diferentes gêneros textuais; Posicionar-se criticamente diante de textos lidos.

22 Habilidade 5: decodificar palavras e textos escritos;
Habilidade 6: ler reconhecendo globalmente as palavras.

23 1. O QUE É, O QUE É, QUE FOI FEITO PARA ANDAR, MAS NÃO ANDA?
Sugestões de Atividades: PARA RESOLVER ESTAS ADIVINHAS, SIGA ESTES PASSOS: 1. LEIA OU ESCUTE AS PERGUNTAS E AS RESPOSTAS. 2. ESCOLHA A QUE LHE PARECE CERTA. 3. DISCUTA COM SEU AMIGO A SUA ESCOLHA. 4. CIRCULE A PALAVRA QUE VOCÊS ESCOLHERAM. 1. O QUE É, O QUE É, QUE FOI FEITO PARA ANDAR, MAS NÃO ANDA? 2. O QUE É, O QUE É, QUE TEM LINHA, MAS NÃO É CARRETEL; FALA, MAS NÃO TEM BOCA; OUVE, MAS NÃO TEM OUVIDO? 3. O QUE É, O QUE É, QUE TEM CABEÇA, MAS NÃO TEM CABELO; TEM TEMPO, MAS NÃO TEM FOLGA? 4. O QUE É, O QUE É, QUE SOBE E DESCE E NÃO SAI DO LUGAR? RATO RUA REI TATU TAPETE TELEFONE RELÓGIO RETALHO RIQUEZA ESCADA ESCOLA ESPELHO

24 LEIA AS PALAVRAS PARA SUA PROFESSORA.

25 A atividade cria bons desafios relacionados às capacidades de leitura (decodificação, leitura global, fluência e compreensão) e é interessante ser proposta para duplas de crianças em processos diferenciados da alfabetização trabalhando juntas. As fichas abaixo devem ser recortadas, palavra por palavra, e colocadas em envelopes, no qual cada um conterá três palavras (no mínimo) de cada categoria. Cada dupla recebe um envelope e uma cartela, conforme modelo abaixo, e deverão colocar as fichas nos campos adequados. À medida que as duplas completam as suas cartelas e fazem a leitura, observando se a classificação está correta, retiram e guardam as fichas no envelope podendo, em seguida, trocá-lo com outra dupla e reiniciar o trabalho com novas palavras.

26

27 ESTAVA ESCREVENDO A PARLENDA “LÁ EM CIMA DO PIANO” E MISTUREI TODOS OS SEUS VERSOS. VOCÊ PODE ORDENÁ-LOS? RECORTE E COLE NO SEU CADERNO.

28 Habilidade 14: Relacionar o texto que está sendo lido a outros textos orais e escritos, reconhecendo e promovendo relações intertextuais pertinentes. Sugestão de Atividade: É importante criar situações onde a cada leitura sejam retomados aspectos lidos em outros contextos (mesmo autor, ilustrador, editora, personagens).

29 Eixo 5: Produção de textos escritos
Capacidade básica: Produzir textos de gêneros variados, adequados à finalidade, ao interlocutor, ao contexto comunicativo e ao suporte de comunicação.

30 Habilidade 2: Escrever frases/textos segmentando adequadamente as palavras.

31 Sugestão de atividades:
Você sabe o que é uma legenda? O dicionário Houaiss explica que legenda “em jornais, livros e impressos em geral, é o texto que acompanha uma gravura como explicação, título ou comentário.” Marque com um X a frase que é mais adequada para ser a legenda desta imagem, disponível na internet: ( ) Um dicionário ambulante ou um cachorro estudante? ( ) O seu computador faz isto? ( ) É um cachorro ou um elefante falante?

32 A criança acompanha o cachorro equilibrista em seu espetáculo.
Copie a legenda da foto nas linhas ao lado, observando as linhas e a margem. A criança acompanha o cachorro equilibrista em seu espetáculo.

33 Escreva uma legenda para esta foto, disponível na internet.

34 Eixo 6: Conhecimentos Lingüísticos
Capacidade básica: Dominar conhecimentos lingüísticos (concernentes ao sistema e as convenções de escrita, as relações entre oralidade e escrita, à variação lingüística, aos gêneros textuais e seu contexto de uso, ao sistema gramatical e ao lexo da língua), utilizando-os em situações de leitura e escrita.

35 (Texto: Já não se fazem bancos como antigamente)
Habilidade 2: Compreender a variação lingüística como um fenômeno constitutivo da língua, que não pode ser objeto de preconceito. Habilidade 3: Compreender que as noções de certo e errado em linguagem devem ser substituídas pelo adequado e inadequado às situações sociais de uso. 1º ano Introduzir e Trabalhar 2º ano Retomar e Trabalhar 3º ano Retomar, Trabalhar


Carregar ppt "OBJETIVOS E ORGANIZAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google