A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Rio Grande

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Rio Grande"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Rio Grande
Instituto de ciências humanas e da informação Curso de Biblioteconomia Disciplina: Metodologia de Pesquisa em Ciência da Informação Docente : Renata Braz Acadêmicas: Daniele Monteiro Elisandra Berté Marilene Marcon

2 A CONTRIBUIÇÃO DOS WIKIS COMO FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO
NO SUPORTE À GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL

3 Claudio Henrique Schons
Formação: Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Ciência da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

4 Artigo publicado na revista Informação & Sociedade em maio/agosto de 2008.

5 Objetivo: Apresentar a contribuição dos wikis frente a gestão do conhecimento nas organizações.

6 O que são wikis? Correspondem a páginas web abertas onde colaboradores podem criar, gerenciar e publicar conteúdos,tornando-se uma plataforma com ênfase para a interatividade e colaboração.

7 A tecnologia WIKI foi criada por Ward Cunningham em 1995, que tinha como intuito desenvolver uma ferramenta em qualquer usuário,mesmo sendo leigo em ferramentas computacionais,pudesse inserir dados através da WEB e alimentar uma base comum de dados vitais de forma colaborativa.

8 Metodologia: exploratório e natureza qualitativa, pautado
É um artigo de revisão, de caráter exploratório e natureza qualitativa, pautado na literatura científica especializada da área de Administração e Ciência da Informação buscando garantir os subsídios teóricos necessários para a fundamentação do referido estudo.

9 A partir do estudo comparativo,o autor, adota o MediaWiki como modelo de aplicação wiki por ser considerado o mais sofisticado para atuar no suporte a gestão da informação.

10 Justificativa: Na medida em que as organizações perceberam a importância do conhecimento como elemento capaz de agregar valor competitivo ao negócio, surgiu a preocupação em geri-lo adequadamente.

11 As rápidas mudanças e crescente competição global trouxeram as organizações um ambiente extremamente turbulento e competitivo. Os WIKIS tem se destacado em permitir que as organizações aumentem os processos ligados ao conhecimento.

12 A colaboração dos wikis nas organizações...
Os wikis, dinamizam fluxos nas esferas intra e interorganizacional amparados pela tecnologia das redes de computadores, promovendo assim uma maior interatividade entre todos os membros da cadeia produtiva,ampliando os horizontes do conhecimento.

13 O MEDIAWIKI: Baseia-se no conceito de software livre com licença GNU e GPL; Linguagem PHP para processar e apresentar dados armazenados em seu banco de dado; Possibilita fácil navegação; Implementação e manutenção com baixo custo; Por ter a mesma estrutura da Wikipédia, é bastante conhecido, sendo, portanto, umas das aplicações wikis mais populares.

14

15 Resultado Com as organizações percebendo os benefícios gerados pelos wikis, atuando em todos processos da Gestão do Conhecimento, o uso do conceito wiki no meio organizacional tem sido cada vez mais difundido.

16 Wikis na pratica .... Na Novell (2007) foi implementada uma plataforma wiki para o compartilhamento e criação de conhecimento entre clientes e parceiros. Internamente a mesma plataforma wiki desenvolvida atua como um espaço de colaboração e repositório de conhecimento organizacional.

17 A Intel desenvolveu em 2005 o Intelpedia para o uso de mais de 100
A Intel desenvolveu em 2005 o Intelpedia para o uso de mais de funcionários. Em 2006, após completar um ano de vida, páginas foram criadas e aproximadamente colaboradores se registraram. Em média, a plataforma recebeu acessos e 150 edições por dia.

18 Na Hering, foi implementada a tecnologia wiki primeiramente apenas para o pessoal de Tecnologia da Informação construindo-se uma grande enciclopédia técnica.

19 Considerações finais:
Na visão de Terra e Gordon (2002), a evolução do conhecimento depende do trabalho coletivo e não individual. Isto porque o conhecimento é visto como uma construção social e está vinculado a participação humana.

20 O conhecimento coletivo, fruto do compartilhamento de conhecimentos individuais, representa algo melhor do que a soma desses conhecimentos em separado.

21 Por tanto quando se criam ambientes de colaboração esses conhecimentos até então mantidos isolados, podem ser compartilhados coletivamente e facilmente categorizados visando sua recuperação no futuro.

22 Por fim o autor ressalta que a importância do estabelecimento de uma cultura organizacional que apóie a produção colaborativa, impregnando o sentido de colaboração entre os participantes, tornando-os engajados a um propósito comum.

23 Referencia: SCHONS ,Claudio Henrique Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.18, n.2, p , maio/ago. 2008


Carregar ppt "Universidade Federal do Rio Grande"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google