A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A sua presença tudo enche.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A sua presença tudo enche."— Transcrição da apresentação:

1 A sua presença tudo enche.
Mateus 21,33-43 XXVII Tempo Comum –A- O que se respira junto a Jesus é inusitado, algo verdadeiramente único. A sua presença tudo enche. O decisivo é a sua pessoa, a sua vida inteira, curando, acolhendo, perdoando, libertando do mal, amando apaixonadamente as pessoas acima de toda a lei, e sugerindo a todos que o Deus que está já irrompendo nas suas vidas é: amor insondável e só amor. Escutam com atenção as parábolas que vai contando pelas aldeias, animando a todos a descobrir um mundo novo. José Antonio Pagola. Jesus. Uma abordagem histórica.

2 Naquele tempo, disse Jesus aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: “Ouvi outra parábola: Havia um proprietário que plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar e levantou uma torre; depois, arrendou-a a uns vinhateiros e partiu para longe. Ausentar-se, não significa que o Senhor despreze a sua vinha, nos ignore, mas que nos dá um tempo para que cresçamos, tomemos consciência e assumamos a nossa tarefa no seu projecto; respeitando sempre a nossa liberdade.

3 Quando chegou a época das colheitas, mandou os seus servos aos vinhateiros para receber os frutos. Os vinhateiros, porém, lançando mão dos servos, espacaram um, mataram outro, e a outro apedrejaram-no. Tornou ele a mandar outros servos, em maior número que os primeiros. E eles trataram-nos do mesmo modo. Edtih Stein Ignacio Ellacuria Óscar Romero Jon Sobrino Jesus denuncia-anuncia o destino e a sorte que espera os profetas. Nem todas as pessoas que são caluniadas, perseguidas, torturadas ou assassinadas são profetas. Mas os verdadeiros profetas são sempre caluniados, perseguidos e “martirizados”.

4 O cuidado da vinha e dos filhos do propietário é tarefa de todos.
Por fim, mandou-lhes o seu próprio filho, dizendo: ‘Respeitarão o meu filho’. Mas os vinhateiros, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro; matemo-lo e ficaremos com a sua herança’. E, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e mataram-no. Esgotados todos os recursos, o Senhor opta pelo amor, esperando uma resposta positiva perante tão imensa prova de carinho. Também hoje existe o risco de que pessoas arrendatárias, expulsando o Filho da sua vinha, se ocupem mais em ser proprietárias que em ser trabalhadores da vinha. O ser convocados a trabalhar na vinha do Senhor não nos dá nenhum direito a pensar que a vinha é nossa. Nem nenhum privilégio. O cuidado da vinha e dos filhos do propietário é tarefa de todos.

5 Jesus pergunta a quem O escuta e espera resposta.
Quando vier o dono da vinha, que fará àqueles vinhateiros?” Jesus pergunta a quem O escuta e espera resposta. Com a sua infinita paciência sempre dá uma nova oportunidade para mudar de atitude.

6 Eles responderam: -Mandará matar sem piedade esses malvados, e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entreguem os frutos a seu tempo. Nós, aparentemente, não somos dos que recusam Jesus. Mas, damos os frutos que Ele espera de nós? Continuará a ser actual o aviso de Jesus, de que será retirado o Reino aos primeiros destinatários, e será dado a quem o administre melhor? Não será esta a explicação da languidez de muitas comunidades cristãs? Não será a consequência do caminho que Deus segue perante quem defrauda as suas expectativas? Tantas pessoas que necessitam, procuram e desejam… encontram entre os crentes esse Deus capaz de as tornar mais responsáveis, mais humanas, mais livres e mais felizes?.

7 Disse-lhes Jesus: - Nunca lestes na Escritura: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular; tudo isto veio do Senhor e é admirável aos nossos olhos’? Por isso vos digo: ser-vos-á tirado o reino de Deus e dado a um povo que produza os seus frutos. Quem cair sobre esta pedra ficará despedaçado e aquele sobre quem ela cair será esmagado. A mensagem da parábola está cehia de esperança. Deus nunca fracassa no seu empenho. O seu Filho, o rejeitado, é a pedra chave da humanidade. Um novo povo substitui quem que não produz frutos. A vinha de Deus continua. Os que não continuam são os que querem apropriar-se da vinha. Sempre há, sempre haverá trabalhadores que reconheçam o seu Senhor e correspondam à sua infinita ternura com o mesmo amor, o amor em obras.

8 Recebeste um destino de outra palavra mais forte.
É tua missão ser profeta, palavra do Deus vivo. Tu irás levando a luz, numa entrega perene, que a tua voz é voz de Deus e a voz de Deus não dorme. Vai pelo mundo, grita a toda a gente: que o amor de Deus não acaba nem a voz de Deus se perde. Segue o teu rumo, profeta, sobre a areia quente. Continua a semear no mundo, que o fruto se tornará presente. Não temas se a nossa voz se detém perante a sua, porque fugimos da dor e a voz de Deus nos dói. Continua a cantar profeta, cantos de vida e de morte. Continua a anunciar que o Reino de Deus já vem. Não calarão essa voz, e a ninguém podes temer, que a tua voz é voz de Deus e a voz de Deus não morre.


Carregar ppt "A sua presença tudo enche."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google