A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa"— Transcrição da apresentação:

1 Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita

2 Estrutura Geral Apresentação Ficha de Frequência do Estagiário
Planejamento do Estágio Reflexão sobre a Prática Docente Fichas de Frequência dos Estudantes Plano da Disciplina Planos de Aula Observações Gerais Autoavaliação Referências Bibliográficas Anexos

3 Apresentação Apresente o relatório, informando seus objetivos;
Historie as atividades do estágio, com todas as informações sobre o período; Fale sobre a perspectiva adotada para o ensino de língua, literatura e gramática; Situe o estágio em relação ao curso; Comente sobre suas expectativas iniciais e sobre o desenrolar das atividades Apresente a estrutura do relatório.

4 Ficha de Frequência do Estagiário
DATA TOTAL HORAS DIA ATIVIDADE REALIZADA ASSINATURA TUTOR OU REGENTE DO ESTAGIÁRIO

5 Um olhar sobre o universo de atuação profissional: identificação e contextualização
Relate a sua convivência com a instituição de ensino, destaque os contatos com a direção, coordenação e professores, bem como participação nas reuniões pedagógicas; Levante as principais contribuições para o seu processo de formação, argumentado e refletindo todo esse processo;

6 Levante pontos fracos e fortes da instituição que você estagiou, apresentando sugestões e ideias.

7 Planejamento do Estágio
Possibilitou a reflexão e a (re) significação do seu trabalho? Justifique e exemplifique. Resgatou o seu espaço de criatividade? De que maneira? Favoreceu a pesquisa sobre a sua própria prática? Como?

8 Planejamento do Estágio
Ajudou a organizar adequadamente o currículo (os conteúdos da disciplina), racionalizando as experiências de aprendizagem, tendo em vista uma ação pedagógica mais eficaz e eficiente? De que maneira? Foi um elemento de auto formação docente? Explique.

9 Planejamento do Estágio
programa-mais.html

10 Reflexão sobre a prática docente
O momento de regência envolve o estudo, a análise, a reflexão e a proposição de soluções de ensinar e aprender. Envolve também experimentar situações de ensinar e, aprender a executar a prática docente na sala de aula e fora dela. Conclusões a respeito dos estudos realizados, sobre as concepções de ensino e aprendizagem, bem como análise da prática realizada (observada) em sala de aula.

11 Reflexão sobre a prática docente
Nesta fase do Relatório, o estagiário deve relatar as diferentes situações em que ocorreu o processo de ensino e aprendizagem como um momento de pesquisa que se traduz na possibilidade de compreender e problematizar as situações vivenciadas.

12 Ficha de Frequência dos Estudantes
Modelo Livre

13 Plano da Disciplina 1) Identificação da Escola 2) Distribuição do Tempo 2.1 Total de aulas previstas 2.2 Previsão do número de feriados 2.3 Previsão do número de avaliações 2.4 Aulas destinadas a revisão de conteúdos 3) Objetivos (gerais e específicos) 4) Conteúdo Programático 5) Metodologia 6) Recursos (humanos, materiais e físicos) 7) Avaliação (instrumentos e critérios)

14 Planos de Aula Dados de Identificação da Escola
Características do Grupo Foco Objetivos Atividades Referências Bibliográfica Observações

15 Plano de Aula: dados de Identificação da Escola
Nome da Escola Endereço Professor Regente Professor Estagiário

16 Plano de Aula: Características do Grupo
Série Turno Quantidade de estudantes Tipo de Escola / Colégio

17 Plano de Aula: foco Caracterização Ideias centrais ou assuntos da aula
Lições do dia Conteúdos

18 Plano de Aula: Objetivos
O que meus alunos irão fazer para comprovar o binômio ensino-aprendizagem

19 Plano de Aula: Atividades
Inicial - o que usarei para despertar e manter o interesse de meus alunos para com esta aula? Desenvolvimento Avaliação: que instrumentos e critérios utilizarei para confirmar que os objetivos foram alcançados?

20 Plano de Aula: Referências Bibliográfica
Todo o material consultado por para preparar todas as atividades da aula, como por exemplo, livros, jornais, revistas, CD’s, programas de rádio e TV, filmes etc.

21 Plano de Aula: Observações
Normalmente completamos esse espaço depois que aplicamos o plano de aula, e aqui comentamos o nosso planejamento: os pontos positivos e negativos

22 Observações gerais sobre o desenvolvimento dos alunos e da turma
Informe, de maneira geral, sobre as aprendizagens ocorridas nos eixos de LEITURA DE TEXTOS ESCRITOS, PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS E PRÁTICA DE ANÁLISE LINGÜÍSTICA. Analise as relações interativas na classe: aluno e professor; aluno e aluno; aluno e turma.

23 Autoavaliação Relato crítico-reflexivo do período de regência, bem como uma apreciação sobre o seu desempenho como estagiário:

24 Autoavaliação Escreva de forma crítico-reflexiva (argumentativa) sobre a sua experiência. Comente sobre as dificuldades que teve e sobre as ajudas recebidas no período. Estabeleça relações com os autores e os contextos vivenciados ao longo do curso.

25 Autoavaliação Analise criticamente as atividades do período.
Analise criticamente todo o seu trabalho de atuação docente. Fale sobre suas expectativas e o decurso das atividades docentes.

26 Autoavaliação Suas intervenções ajudaram para promover aprendizagens significativas? O que você faria diferente? O que falta em sua formação para continuar atuando como professor?

27 Auto-avaliação Em que você precisará investir mais daqui para frente?
Enriqueça seu texto trazendo outros autores e outras “vozes” para constituir um discurso significativo e prazeroso.

28 Referências bibliográficas
Indique todo o material consultado por você durante todas as atividades: livros, jornais, revistas, CD’s, programas de rádio e TV, filmes etc.

29 Anexos Anexar o modelo de cada atividade desenvolvida com os estudantes durante a regência.


Carregar ppt "Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google