A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A cidade-Estado de Atenas Grupo 5 – Capítulo 13

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A cidade-Estado de Atenas Grupo 5 – Capítulo 13"— Transcrição da apresentação:

1 A cidade-Estado de Atenas Grupo 5 – Capítulo 13
Assista no modo de apresentação (aperte F5), você visualizará melhor as imagens. A cidade-Estado de Atenas Grupo 5 – Capítulo 13

2 Atenas, a polis da política e da filosofia
Junto com Esparta, Atenas foi uma das Polis mais importantes da Grécia Antiga A Polis recebeu esse nome em homenagem à deusa ATENA, a deusa da sabedoria Mas, ao contrário dos espartanos, os atenienses ficaram conhecidos por sua cultura política e filosófica

3 Localização Geográfica
Atenas localiza-se em uma região montanhosa e próxima ao litoral. Essas características geográficas transformou a polis em uma cidade comerciante e de grandes navegadores. Dessa forma, os atenienses dominaram várias colônias no Mar Egeu, de onde retiravam produtos para vender dentro da polis.

4 Organização Social de Atenas
Essa atividade comercial, enriquecia os DEMIURGOS, uma camada social que dedicava-se ao comércio. Porém, o grande poder político e econômico estava nas mãos dos EUPÁTRIDAS, a classe mais poderosa. Já os GEORGOI, assim como os eupátridas e demiurgos, também eram atenienses, mas esses eram pequenos proprietários empobrecidos. Eupátridas Georgoi Demiurgos Metecos Escravos Atenienses Outra classe social importe em Atenas eram os METECOS, estrangeiros que se dedicavam a todo tipo de atividade (comércio e artesanato). Assim com em toda a antiguidade, Atenas também possuíam os ESCRAVOS, prisioneiros de guerra ou pessoas que se endividavam.

5 Educação Ateniense A educação em Atenas era muito diferenciada entre homens e mulheres. Homens: iam para a escola a partir dos 7 anos de idade, onde tinham aulas de oratória (falar bem), filosofia e até mesmo técnicas , militares. As aulas de oratória eram fundamentais para formar bons filósofos e grandes políticos, pessoas que dominassem a arte de falar bem. Mulheres: não iam à escola e ficavam em casa aprendendo a cuidar do lar, do marido e dos filhos.

6 Momento de Reflexão Em um ambiente tranquilo e agradável escute a música a seguir: Depois de ouvi-la, faça uma reflexão sobre os versos da música e o papel da mulher em Atenas, e a função social das mulheres no nosso mundo (contemporâneo).

7 Democracia Ateniense Nos tempos mais antigos de Atenas (VIII a.C.) apenas os Eupátridas possuíam direitos políticos (Oligarquia). Com o enriquecimento dos comerciantes, demiurgos, o povo passou a exigir mudanças no sistema político de Atenas, fazendo pressão popular contra o poder Eupátrida. Essa pressão popular funcionou, e os Eupátridas criaram a figura do LEGISLADORES, pessoas que criariam leis para controlar a insatisfação popular. Dentre as principais mudanças políticas ocorridas em Atenas, destaca-se a criação do sistema político denominado DEMOCRACIA, por Clístenes, considerado o pai da democracia. A democracia ateniense era restrita, ou seja, somente quem recebia o título de cidadão podia participar da política, cerca de 10% dos atenienses.

8 Tema A democracia ateniense era exercida de forma direta, ou seja, os cidadão atenienses eram os responsáveis pela criação da leis. Bastava reunir-se na Ágora (praça pública) para discutir política. Em Atenas, eram considerados cidadãos: homens, maiores de idade, livres e atenienses legítimos

9


Carregar ppt "A cidade-Estado de Atenas Grupo 5 – Capítulo 13"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google