A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seguimento de Jesus Ligue o som.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seguimento de Jesus Ligue o som."— Transcrição da apresentação:

1 Seguimento de Jesus Ligue o som

2 Nesse mês dedicado à Bíblia, somos convidados a valorizar ainda mais a Palavra de Deus em nossa vida de cristãos. O tema central das leituras bíblicas de hoje é: - O Caminho escolhido por Cristo e - O Caminho apontado por Cristo a seus seguidores...

3 Isaías, A 1a leitura apresenta a imagem do "Servo de Javé"
- Os judeus tinham uma idéia triunfalista do Messias… esperavam um grande rei, que iria devolver ao povo glórias perdidas... um personagem importante, que iria resolver todos os problemas… Nunca imaginaram um messias sofredor, humilde e solidário com o sofrimento dos homens… Isaías, ao contrário, apresenta um profeta anônimo, chamado por Deus a testemunhar a Palavra da salvação e que, para cumprir essa missão, enfrenta a perseguição, a tortura, a morte. Mas Ele confia no Senhor. Por isso, mesmo quando acusado, tem certeza da vitória. - Os primeiros cristãos viram neste "Servo Sofredor" a figura de Jesus.

4 O texto tem três partes:
Na 2ª leitura, São Tiago questiona os que pensam que ter fé é apenas rezar em casa e ir à igreja. "A fé sem obras é morta." Fé e Vida devem andar juntas... (Tg 2,14-18) No Evangelho , a mentalidade triunfalista dos judeus aparece claramente nos apóstolos... O texto tem três partes: A Confissão de Pedro, o 1º Anúncio da Paixão e o Convite de Jesus para seu Seguimento e as Condições…

5 Jesus está a caminho de Jerusalém:
Uma pergunta: Quem é Jesus? - Para o povo: É apenas um HOMEM, convocado por Deus e enviado ao mundo com uma missão, como os PROFETAS do Antigo Testamento. - Para o Grupo: É o MESSIAS libertador que Israel esperava... Pedro acerta na resposta... mas erra logo em seguida na prática...

6 3) O Caminho dos discípulos:
2) O Caminho de Jesus: - Jesus explica aos discípulos que a sua Missão messiânica passa pela CRUZ. - Pedro não está de acordo e tenta afastar Jesus dessa idéia: do Plano do Pai. - Jesus responde: "Afasta-te, Satanás..." 3) O Caminho dos discípulos: é semelhante... Deve RENUNCIAR a si mesmo, tomar a CRUZ e SEGUIR Jesus no caminho do Amor, da entrega e do dom da Vida.

7 - A lógica dos homens - A lógica de Deus
* O texto nos ilustra a lógica dos homens (Pedro) e a lógica de Deus (Jesus). - A lógica dos homens aposta no poder, no domínio, no êxito, dinheiro, fama... - A lógica de Deus aposta na entrega da vida a Deus e aos irmãos, assumindo os valores do Reino e vivendo no amor, na partilha, no serviço, na solidariedade, na humildade, na simplicidade.

8 QUEM É JESUS? + O que "os homens" dizem?
- Muitos vêem em Jesus um HOMEM BOM, atento aos sofrimentos dos outros; - outros vêem em Jesus um MESTRE admirável que tinha uma proposta de vida interessante; - alguns vêem em Jesus um grande LIDER, que acendeu a esperança nos corações das multidões carentes; - outros, ainda, vêem em Jesus um REVOLUCIONÁRIO, preocupado em construir uma sociedade mais justa e mais livre. = Todos apresentam Jesus como "um homem" extraordinário, que marcou a história como tantos outros. Mas um HOMEM apenas.

9 + Quem é Cristo para nós? - Ele é o Messias libertador, que o Pai enviou ao nosso encontro com uma proposta de salvação e de vida plena? - Temos um conhecimento pessoal de Cristo, ou apenas o que aprendemos na Catequese, nos livros ou nas palestras?

10 Quem são os verdadeiros discípulos de Jesus?
- São os que seguem apenas umas obrigações legais e umas práticas religiosas? - A Igreja está redescobrindo o essencial do cristão: o seguimento de Jesus. A próxima conferência episcopal latino-americana escolheu o Lema: "Discípulos e Missionários de Cristo, Caminho, Verdade e Vida". Ser cristão é seguir Jesus no caminho do amor e do dom da vida. Seguidor é aquele que renuncia a si mesmo e toma a cruz de Jesus.

11 Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS
- RENUNCIAR A SI MESMO significa não pensar só em si mesmo. Não se deixar dominar pelo egoísmo, pelo orgulho e pela auto-suficiência. - TOMAR A CRUZ - não significa apenas suportar as aflições da vida com paciência. A CRUZ é o sinal do amor e da doação mais completa. Nós carregamos a cruz toda vez que sacrificamos a nós mesmos para praticar o bem e fazer alguém feliz. - Sinto-me um "Seguidor" de Cristo? Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

12 desfrutar, a hora que quiser, destas Mensagens;
Agora, site exclusivo para que você possa desfrutar, a hora que quiser, destas Mensagens; acesse este endereço:


Carregar ppt "Seguimento de Jesus Ligue o som."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google