A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conhecer a Bíblia “ Bíblia é o conjunto de livros que, tendo sido escritos sob a inspiração do Espirito Santo, têm Deus como autor, e como tais foram entregues.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conhecer a Bíblia “ Bíblia é o conjunto de livros que, tendo sido escritos sob a inspiração do Espirito Santo, têm Deus como autor, e como tais foram entregues."— Transcrição da apresentação:

1 Conhecer a Bíblia “ Bíblia é o conjunto de livros que, tendo sido escritos sob a inspiração do Espirito Santo, têm Deus como autor, e como tais foram entregues à Igreja". A Bíblia (do grego βίβλια, plural de βίβλιον, transl. bíblion, "rolo" ou "livro") é o texto religioso central do judaísmo e do cristianismo. Foi Jerónimo, tradutor da Vulgata latina, que chamou pela primeira vez ao conjunto dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento de "Biblioteca Divina". A Bíblia é uma coleção de livros catalogados, considerados como divinamente inspirados pelas três grandes religiões dos filhos de Abraão, (além do cristianismo e do Judaísmo, o islamismo). São, por isso, conhecidas como as "religiões do Livro". É sinónimo de "Escrituras Sagradas" e "Palavra de Deus". 1

2 A Bíblia - um livro sempre atual!
Num mundo cheio de especialistas, não se admira haver tantas "soluções" diferentes para os problemas do homem. Olhando apenas há alguns séculos, em nome da ciência, livros foram escritos prescrevendo tratamentos que iam desde o sangramento do paciente - porque acreditava-se que a doença estava no sangue

3 . As pessoas então morriam em conseqüência do tratamento e não da doença - chegando até mais recentemente ao pensamento positivo e outros tratamentos alternativos. Aliás, a própria ciência deixou de ser empírica (objetiva) e passou a ser fenomenológica (subjetiva).

4 A Bíblia é a Palavra de Deus, a Sua revelação, o nosso Manual do Fabricante, a Verdade Objetiva de Deus para as nossas vidas.

5 Levou mais ou menos 1500 a 1600 anos para ser escrita (entre 1450 antes de Cristo a 100 depois de Cristo). 66 Livros, cerca de 40 escritores humanos, contudo tendo unidade de pensamento de Gênesis a Apocalipse, porque o seu autor é Deus.

6 Como foi dito por alguém, é confortante saber que a Bíblia no Antigo e Novo Testamento apresenta tão somente:

7 Um problema = pecado Uma solução = Salvação Um só meio = Jesus
Um só propósito = Glorificar a Deus

8 A partir de hoje você vai separar tempo diariamente para estar a sós com Deus em Sua Palavra.
Leia, medite, aplique.

9 Cultive esse hábito e incentive seus filhos a fazer o mesmo
Cultive esse hábito e incentive seus filhos a fazer o mesmo. Talvez você tenha que desplugar a TV da tomada e só ligá-la depois de fazer a sua devocional, mas vale a pena.

10 A Bíblia. O livro maior é o dos Salmos, com 150 capítulos
A Bíblia * O livro maior é o dos Salmos, com 150 capítulos. * O livro menor é II João. * O capítulo maior é Salmos 119. * O capítulo menor é salmos 117. * O capítulo 37 de Isaías e o 19 de II Reis são iguais.

11 Foram usados três idiomas em sua confecção: Hebraico, grego e aramaico
* Foram usados três idiomas em sua confecção: Hebraico, grego e aramaico. * Foi escrita em aproximadamente 1600 anos, por uns 40 autores e contém 66 livros.

12 * A Palavra SENHOR é encontrada na Bíblia 1853 vezes e REVERENDO 1 vez no Salmo 111:9. * O verso maior é Ester 8:9. * O verso menor é Êxodo 20:13. * O verso central é Salmos 118:8. * Texto áureo da Bíblia: João 3:16

13 A tradução grega da palavra Bíblia (biblia (pl. )) significa livros
A tradução grega da palavra Bíblia (biblia (pl.)) significa livros. Seu tempo de composição durou aproximadamente 1600 anos, com um total de 40 autores aproximadamente.

14 Possui 66 livros, divididos em Velho (Antigo) Testamento com 39 livros e Novo Testamento com 27 livros,

15 Assim classificados: PENTATEUCO - Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números, Deuteronômio.
HISTÓRICOS - Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester.

16 POÉTICOS - Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos dos Cânticos
POÉTICOS - Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos dos Cânticos. PROFÉTICOS - (Maiores) Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel,

17 (Menores) Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

18 Sub-dividido em 5 partes
NOVO TESTAMENTO Sub-dividido em 5 partes

19 Evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas e João.
História - Atos. Cartas de Paulo - Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito e Filemon.

20 Cartas Gerais - Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas.
Profético - Apocalipse.

21 As divisões da Bíblia facilitam sua memorização
As divisões da Bíblia facilitam sua memorização. Não se deve pensar que somente os proféticos é que têm profecia, ou só os poéticos só têm poesia, ...

22 Ou os doutrinários (Epístolas) só doutrinas; da mesma forma os históricos não são apenas para relatar fatos, assim como não há muitos fatos históricos.

23 Cada livro da Bíblia deve ser estudado convenientemente para que o seu ensino seja apreendido.
Sem dúvida alguma, a Bíblia é uma biblioteca extraordinária!

24 Sendo assim...

25 QUAIS LIVROS SÃO REALMENTE PALAVRA DE DEUS?

26 O CÂNON BÍBLICO Grego  kanon: regra, medida, padrão pelo qual se mede alguma coisa. Aplicado à Bíblia significa: Os livros canônicos seguem um padrão de inspiração. Os livros canônicos servem de regra de fé, de padrão ou norma para julgarmos toda a revelação de Deus.

27 O CÂNON BÍBLICO Qual a necessidade do Cânon?
A necessidade de colecionar e preservar as Escrituras para as próximas gerações após a morte dos apóstolos e profetas. A necessidade de excluir qualquer possibilidade de acréscimos, pois logo foram aparecendo escritos que pretendiam ser divinamente inspirados. (II Tes. 2.2; 3.17)

28 O CÂNON DO ANTIGO TESTAMENTO
CÂNON JUDEU – 22 ou 24 livros

29 O CÂNON DO ANTIGO TESTAMENTO
CÂNON PROTESTANTE – 39 livros

30 O CÂNON DO ANTIGO TESTAMENTO
CÂNON CATÓLICO – 46 livros

31 O CÂNON DO ANTIGO TESTAMENTO
Cânon Judeu (22ou 24 livros) = Cânon Protestante (39 livros) Canôn Católico  7 livros acrescentados posteriormente

32 O CÂNON DO ANTIGO TESTAMENTO AO COMEÇO DA ERA CRISTÃ
1. Jesus: Deu sua autoridade ao Antigo Testamento dizendo “A Escritura não pode falhar” (Jo ) Lc 24.27: “[Jesus]... expunha-lhes o que a seu respeito contava em todas as Escrituras...” Lc 24.44: “A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.

33 O CÂNON DO ANTIGO TESTAMENTO AO COMEÇO DA ERA CRISTÃ
2. Os Escritores do Novo Testamento: Falam das Escrituras como tendo autoridade: 2 Tm Falam das Escrituras como santas: “o qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras” (Rm 1.2) Falam das Escrituras como oráculos de Deus: “... aos judeus foram confiados os oráculos de Deus” (Rm 3.2)

34 O CÂNON DO ANTIGO TESTAMENTO AO COMEÇO DA ERA CRISTÃ
3. O Historiador Flávio Josefo (cerca de 100 d.C.) Escreveu o livro História dos Hebreus Disse: “Pois não temos um sem número de livros, que se contradizem e diferem uns dos outros, mas 22 livros apenas, que contém os registros de todas as épocas passadas, que com justiça são tidos por divinos.”

35 O CÂNON DO ANTIGO TESTAMENTO AO COMEÇO DA ERA CRISTÃ
4. O Concílio de Jâmnia (90 d.C.) Este concílio de rabinos judeus deu seu apoio final e oficial ao cânon do Antigo Testamento. Devemos notar que este concílio dos judeus não adicionou nem tirou nada do cânon do Antigo Testamento que já fora aceito Há muito por todos os fiéis.

36 Por que não aceitamos os Apócrifos como inspirados?
Jamais foram recebidos no Cânon Hebraico. Nem o Senhor Jesus nem os outros judeus (por exemplo, Josefo) os aceitaram como divinamente inspirados. Não constam no texto dos Massoretas, os copistas judeus com maior cuidado em conservar e transmitir as Escrituras exatamente como tinham sido inspiradas. Não houve “Targuns” ligados a eles.

37 Há abundante evidência de que os cristãos primitivos não os consideravam inspirados (Melito, Orígenes). Os reformadores (Lutero, Calvino) distinguiam claramente entre os livros apócrifos e os canônicos. Não são citados como Escritura no Novo Testamento pelos Apóstolos. A grande diferença na qualidade entre os livros apócrifos e os canônicos.

38 O CÂNON DO NOVO TESTAMENTO

39 O CÂNON DO NOVO TESTAMENTO
EVIDÊNCIAS INTERNAS 1. A igreja primitiva recebeu dos judeus a idéia de uma regra de fé e conduta escrita. Esta atitude foi confirmada pelo Senhor Jesus e pelos apóstolos que sempre se referiam ao Antigo Testamento como sendo a Palavra de Deus escrita. 2. Os apóstolos declararam que o seu próprio ensino, oral e escrito, possuía autoridade semelhante a do Antigo Testamento (1 Cor ; 14.37; 1 Ts 2.13) 3. Foi natural que a literatura do Novo Testamento fosse acrescentada ao Antigo Testamento e reconhecida como Escritura. Podemos ver no próprio Novo Testamento o início deste processo (2 Pd , 15-16)

40 O CÂNON DO NOVO TESTAMENTO
EVIDÊNCIAS HISTÓRICAS DA FORMAÇÃO DO CÂNON DO NT 1) No primeiro século d.C. Novo Testamento escrito Evangelhos escritos entre 58 e 90 d.C. Epístolas escritas entre 55 e 90 d.C. Maior parte já escrita antes de 70 d.C. Já no fim do primeiro século escritores cristãos reconhecem os livros do NT como inspirados e dotados de autoridade divina.

41 O CÂNON DO NOVO TESTAMENTO
EVIDÊNCIAS HISTÓRICAS DA FORMAÇÃO DO CÂNON DO NT 2) De 100 a 150 d.C. As Escrituras do Novo Testamento lidas nas igrejas. Praticamente todos os livros do NT são reconhecidos pela igreja em geral como Escritura Sagrada. Justino Mártir (148 d.C.) fala destes livros como “recordações dos apóstolos e os que os seguiam”.

42 O CÂNON DO NOVO TESTAMENTO
EVIDÊNCIAS HISTÓRICAS DA FORMAÇÃO DO CÂNON DO NT 3) De 150 a 200 d.C. Surgem traduções e comentários do Novo Testamento. Traduções para o latim, para o Siríaco e outras línguas. Surgem listas, como o Fragmento Muratoriano (170 d.C.), que mostram que só os livros do NT eram reconhecidos como apostólicos e inspirados por Deus.

43 O CÂNON DO NOVO TESTAMENTO
EVIDÊNCIAS HISTÓRICAS DA FORMAÇÃO DO CÂNON DO NT 4) De 200 a 300 d.C. Os livros do NT são colecionados e agrupados nas bibliotecas dos cristãos. Grandes homens de Deus defendem em seus escritos a inspiração dos livros no NT: Orígenes, Tertuliano, Agostinho, Jerônimo, Atanásio. Tertuliano (220 d.C.) usa pela 1ª vez o termo “Novo Testamento” em referência a essa coleção de livros apostólicos.

44 O CÂNON DO NOVO TESTAMENTO
EVIDÊNCIAS HISTÓRICAS DA FORMAÇÃO DO CÂNON DO NT 5) De 300 a 400 d.C. Antes do fim do 4º século todas as igrejas já tinham reconhecido o cânon do Novo Testamento como temos hoje. O 3º Concílio de Cartago (397 d.C.) confirmou definitivamente esse cânon e mandou que: “além das Escrituras Canônicas, nada se lesse na Igreja sob o título de Escrituras divinas”.

45 Todas essas Verdades históricas nos dão a certeza de que os 66 livros que temos em nossas Bíblias são os únicos livros que podem corretamente ser chamados de PALAVRA DE DEUS. Agradeçamos a Deus por ter preservado sua PALAVRA intacta e verdadeira através de todos esses séculos, para que o Evangelho da Graça pudesse chegar até nós. Aleluia!

46 COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS?

47 CINCO PASSOS PARA A PALAVRA DE DEUS CHEGAR ATÉ NÓS

48 REVELAÇÃO INSPIRAÇÃO TRANSMISSÃO CANONIZAÇÃO TRADUÇÃO

49 O TEXTO DO ANTIGO TESTAMENTO
A Língua: Hebraico (maior parte do AT) Aramaico (Ed ; ; Jr 10.11; Dn ) O Material: os livros eram em forma de rolos, feitos normalmente de peles ou de papiro. Cf. Sl 40.7

50 TRÊS ELEMENTOS IMPORTANTES NA TRANSMISSÃO DO TEXTO DO AT
Os Targuns: depois do Exílio. O Talmude: entre d.C. Os Massoretas: entre os século VII e XII d. C. Os Targuns Aramaicos A palavra aramaica para “interpretação” ou “paráfrase” é targum. A partir do tempo de Neemias, o aramaico veio a ser o idioma comum de muitos judeus que viviam no território da Pérsia, e, portanto, era necessário acompanhar as leituras das Escrituras Hebraicas com traduções para este idioma. O Talmude (em hebraico) é um livro Sagrado dos judeus , um registro das discussões rabínicas que pertencem à lei, ética, costumes e história do judaísmo. É um texto central para o judaísmo rabínico. O Talmude tem dois componentes: a Mishná (c. 200 d.C.), o primeiro compêndio escrito da Lei Oral judaica; e o Guemará (c. 500 d.C.), uma discussão da Mishná e dos escritos tanaíticos que frequentemente abordam outros tópicos.

51 MASSORETAS Massorá - Denominação do corpo de tradições referentes à correta grafia, estilo e leitura da Bíblia hebraica. Criado para impedir as modificações no texto bíblico. Massoretas - Estudiosos judeus que cuidavam das massorás. Eram extremamente cuidadosos: Só determinados tipos de peles podiam ser utilizados; O tamanho das colunas e o numero de letras em cada manuscrito eram controlados por regras rigosoras; Havia um ritual minucioso que o escriba deveria seguir ao copiar determinado manuscrito; Um único erro encontrado determinava a destruição do manuscrito; Manuscritos velhos e já copiados eram normalmente destruídos para evitar confusão.

52 MANUSCRITO HEBRAICO DO SÉCULO X

53 Já pensou como seria difícil ler esse texto assim?

54 Já pensou como seria difícil ler esse texto assim?

55 TEXTO HEBRAICO ORIGINAL (SEM VOGAIS)
berê'shiyth bârâ' 'elohiym 'êth hashâmayim ve'êth hâ'ârets Gn 1.1 TEXTO MASSORÉTICO בראשׂית ברא אלהים את השׂמים ואת הארץ Gn 1.1

56 O TEXTO DO NOVO TESTAMENTO
A Língua: o grego koiné Língua internacional (como o inglês hoje) Um pouco diferente do grego clássico Os manuscritos: são todos cópias, visto que os originais já não existem. A confiabilidade do texto: está baseada na quantidade. Existem hoje mais de manuscritos do Novo Testamento descobertos e preservados.

57 TRANSMISSÃO DO TEXTO BÍBLICO
FASE DE IMPRESSÃO: Quando João Guttemberg inventou a imprensa, o primeiro livro por ele impresso foi a Bíblia. Isso aconteceu em 1455.

58 BOM, CONTINUAMOS PODENDO GRITAR BEM ALTO:

59 LEIA A BÍBLIA! ELA É A PALAVRA DE DEUS!


Carregar ppt "Conhecer a Bíblia “ Bíblia é o conjunto de livros que, tendo sido escritos sob a inspiração do Espirito Santo, têm Deus como autor, e como tais foram entregues."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google