A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 5 – 25/03/2014 Problemas de pesquisas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 5 – 25/03/2014 Problemas de pesquisas"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 5 – 25/03/2014 Problemas de pesquisas
Pesquisa em Contabilidade II Profª. Drª. Dione Olesczuk Soutes

2 O que é um Problema? Toda pesquisa se inicia com algum tipo de problema, ou indagação. O dicionário Aurélio apresenta diferentes significados para “problema” e o que mais se adapta ao de problema científico é “questão não resolvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento”.

3 Origem O problema de pesquisa origina-se da inquietação, da dúvida, da hesitação, da perplexidade, da curiosidade sobre uma questão não resolvida.

4 Tema e Problema Tema é o assunto que se deseja desenvolver; “é uma dificuldade, ainda sem solução, que é mister determinar com precisão, para intentar, em seguida, seu exame, avaliação crítica e solução”. (ASTI VERA, 1983, p.97). Determinar com precisão significa enunciar um problema, isto é, determinar o objetivo central da indagação.

5 Tema e Problema Enquanto o tema de uma pesquisa é uma proposição até certo ponto abrangente, a formulação do problema é mais específica: indica exatamente qual a dificuldade que se pretende resolver. O problema consiste em um enunciado explicitado de forma clara, compreensível e operacional cujo melhor modo de solução ou é uma pesquisa ou pode ser resolvido por meio de processos científicos.

6 O problema O primeiro passo de uma pesquisa é a determinação de um problema, isto é, do objetivo central da indagação.

7 Fundamentação A formulação do problema de pesquisa depende da fundamentação teórico-metodológica que orienta o pesquisador.

8 Formulação A formulação do problema de pesquisa é uma operação genuinamente lógica. A lógica da investigação científica também é denominada “lógica dialética”.

9 Condições necessárias
Condições necessárias e suficientes para que se possa considerar bem formulado um problema científico: Tem que ser acessível a um campo de conhecimento científico no qual o problema possa se inserir;

10 Condições necessárias
Tem que ser bem definido, no sentido que tenderá a uma solução única e, ao ter todos os elementos relevantes explícitos, sugerirá as investigações que podem ser feitas para resolvê-lo. Seus pressupostos não podem ser falsos; Tem que ser bem delimitado; Tem que formular antecipadamente condições acerca do tipo de solução e tipo de comprovação que seriam aceitáveis.

11 Problema NÃO Científico
Nem todo problema pode ser considerado científico. Existem problemas considerados: De engenharia: referem-se a como fazer algo de maneira mais eficiente; De valor: indagam se uma coisa é boa, má, desejável, indesejável, certa ou errada, bem como se algo deve ou deveria ser feito.

12 Problema NÃO Científico
Exemplos de problemas de engenharia: Como fazer para melhorar os transportes urbanos? O que pode ser feito para melhorar a distribuição de renda? Como aumentar a produtividade no trabalho?

13 Problema NÃO Científico
Exemplos de problemas de valor: Qual a melhor técnica psicoterápica? É bom adotar jogos e simulações como técnicas didáticas? Os pais devem dar palmadas nos filhos?

14 Problema NÃO Científico - Recomendação -
Promover reformulações nas questões de engenharia e de valor, buscando relacionar as políticas ou soluções, sobre as quais elas tratam, a um elemento teórico e formular asserções testáveis sobre suas características ou consequências.

15 Problema NÃO Científico - Recomendação -
Por exemplo, problemas que questionem sobre “qual o melhor método, qual o melhor modelo, qual o melhor sistema?” poderiam ser reformulados e enunciados como: “quais as consequências ou quais as características da adoção de determinado método, modelo ou sistema?”

16 Relação entre as variáveis
Problema Científico É científico quando envolve variáveis que podem ser tidas como testáveis: Em que medida a escolaridade determina a preferência político partidária? 1ª Variável 2ª Variável Relação entre as variáveis

17 Contra-Exemplos: Questões Defeitos Qual a melhor técnica de ensino?
Contém juízo de valor, falta precisão. O que pensam os idosos? Falta delimitação. Há vida em Marte? Ausência de elementos empíricos. Como resolver os problemas das enchentes em São Paulo? Trata-se de problema de engenharia. Qual o procedimento mais prático para armazenar dados num microcomputador? Trata-se de problema que envolve juízo de valor e questão de engenharia. Quais as causas da delinquência juvenil? Falta delimitação e uma dimensão viável. Qual o vestuário dos universitários da Unioeste? Nada relevante.

18 Como formular um problema?

19 Complexidade da questão
Por se vincular estreitamente ao processo criativo, a formulação do problema não se faz mediante a observação de procedimentos rígidos e sistemáticos. No entanto, algumas condições facilitam esta tarefa: Imersão sistemática no objeto; Estudo da literatura existente; Discussão com pessoas que acumulam experiência prática no campo de estudo.

20 Características de um Problema Científico
deve ser formulado como pergunta. deve ser empírico. deve ser suscetível de solução. deve ser claro e preciso.

21 O problema deve ser formulado como pergunta
Esta é a maneira mais fácil e direta de formular um problema. Além disto facilita sua identificação por parte de quem consulta o projeto ou relatório da pesquisa.

22 O problema deve ser claro e preciso
O problema deve expressar exatamente a intenção do pesquisador. Pode ocorrer que algumas formulações apresentem termos definidos de forma não adequada. Por exemplo, “os cavalos possuem inteligência?” Depende de como se define inteligência. Um artifício bastante útil é se definir operacionalmente o conceito.

23 Definição Operacional
É aquela que indica como o fenômeno é medido. Por exemplo, em algumas pesquisas, define-se como católica a pessoa que se declare como tal. Pode suscitar inúmeras discussões, mas não há como negar que tal definição confere precisão ao conceito.

24 Definição Operacional
É uma ponte entre os conceitos e as observações. Atribui significado a um constructo ou variável especificando as atividades ou “operações” necessárias para medi-lo ou manipulá-lo

25 O problema deve ser empírico
O objeto a ser analisado deve ser estudado como fato, ou como coisas. Por exemplo, a formulação do problema poderá fazer referência a maus professores. Indica juízo de valor, mas se questionar se “o professor segue prática autoritária”, ou “o professor não prepara suas aulas”, transforma as noções iniciais em fatos empíricos.

26 O problema deve ser suscetível de solução
O pesquisador precisa ter domínio da tecnologia adequada para a solução do problema.

27 TAREFA: Elabore um PROBLEMA DE PESQUISA contendo as expressões: Capital Resultado E, após, apresente as definições operacionais do problema de pesquisa. ENVIAR POR ATÉ DIA 30/03, domingo, para


Carregar ppt "Aula 5 – 25/03/2014 Problemas de pesquisas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google