A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecido Adiposo Prof. Kemil rocha sousa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecido Adiposo Prof. Kemil rocha sousa."— Transcrição da apresentação:

1 Tecido Adiposo Prof. Kemil rocha sousa

2 Tecido Adiposo O tecido adiposo é uma variedade especial de tecido conjuntivo no qual se encontra o predomínio de adipócitos, um tipo de célula que acumula gotículas de lipídios em seu citoplasma. Localizado principalmente embaixo da pele, na chamada hipoderme, o tecido adiposo modela a superfície do corpo e ajuda no isolamento térmico do organismo. Além disso, tem a importante função de servir como depósito de energia: os triglicerídios acumulados nos adipócitos são usados para fornecer energia no intervalo entre as refeições. Em um ser humano de peso normal, o tecido adiposo corresponde a 20-25% do peso corporal nas mulheres e 15-20% nos homens.

3 Origem Originam-se dos lipoblastos, que por sua vez têm origem a partir de células mesenquimatosas

4 Classificação O tecido adiposo pode ser classificado de acordo com o número de vacúolos de gordura presentes em cada célula. Cada umas das variedades possui fisiologia, distribuição no corpo, estrutura e patologia diferenciadas. Unilocular Multilocular

5 Unilocular O tecido adiposo do tipo unilocular recebe esse nome pelo fato de suas células apresentarem uma gotícula de gordura predominante, que preenche quase todo o seu citoplasma. Ele é também conhecido como tecido adiposo comum ou amarelo, apesar de que sua cor varia entre o branco e o amarelo-escuro. Essa variação na coloração é explicada pelo acúmulo de carotenoides dissolvidos na gordura, que pode oscilar a depender da dieta. Forma o panículo adiposo, camada de gordura disposta sob a pele; no recém nascido é de espessura uniforme, já em adultos o acúmulo é em determinadas posições, sendo a distribuição regulada por hormônios. Principal lipídio armazenado é o triglicerídeo. Fontes: alimentação, fígado, síntese a partir de glicose. Gordura amarela: metabolismo energético, isolamento térmico e amortecimento.

6 Multilocular Formado por células que contêm várias gotículas de gordura, ou seja, possui vários vacúolos de gordura e várias mitocôndrias. Sua cor castanha é devido à vascularização abundante e às numerosas mitocôndrias, que fazem gerar energia mais rápido que o tecido unilocular. Localiza-se em áreas determinadas, encontrados em grande quantidade em animais hibernantes e em recém nascidos. Tem como principal função gerar calor. Gordura marrom.

7 Distribuição da Gordura Corporal
A gordura ou tecido adiposo é encontrado em vários lugares do corpo, principalmente abaixo da pele e sobre os rins. A distribuição corporal de depende do sexo, geralmente: Mulheres- seios, coxas, cintura e nádegas. Homens- peito, abdômen e nádegas.

8 Distribuição da Gordura Corporal
HOMEM MULHER

9 Distribuição da Gordura Corporal

10 Adipósito Células de gordura não se multiplicam após a puberdade!!
Apenas aumentam de tamanho!

11 Como a gordura entra em seu corpo?

12 Como a gordura entra em seu corpo?

13 Como a gordura é processada no corpo?
Ao comer alimentos com gordura, geralmente triglicérides: As grandes gotas de gordura se misturam aos sais biliares da vesícula biliar (emulsificação); A mistura quebra as grandes gotas em várias gotas menores chamadas miscelas, aumentando a área de superfície da gordura; O pâncreas secreta enzimas chamadas lipases que atacam a superfície das miscelas e quebram a gordura em partes (glicerol + ácidos graxos); Essas partes são absorvidas nas células internas do intestino; Nas células intestinais, as partes são reunidas em pacotes de moléculas de gordura (triglicerídeos) com uma camada de proteína chamada quilomícrons A camada de proteína faz com que dissolva mais facilmente na água

14 Como a gordura é processada no corpo?
Os quilomícrons são liberados dentro do sistema linfático; Não vão direto para a corrente sanguínea devido serem muito grandes para passar pelos vasos capilares; O sistema linfático eventualmente se conecta às veias, neste ponto os quilomícrons passam para a corrente sanguínea; MAS PORQUÊ QUEBRAR AS GORDURAS (GLICEROL + ÁCIDOS GRAXOS) SE SERÃO AS MOLÉCULAS REUNIDAS NOVAMENTE? As moléculas de gordura são muito grandes para atravessar a membrana plasmática Porém ao serem transportadas nas linfas ou no sangue é preferível serem poucas moléculas de gordura grandes que várias pequenas carregando grande quantidade de H2O.

15 Como a gordura é armazenada no corpo ?

16 Como funciona a queima de gorduras?

17


Carregar ppt "Tecido Adiposo Prof. Kemil rocha sousa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google