A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORDEM DE SERVIÇO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORDEM DE SERVIÇO."— Transcrição da apresentação:

1 ORDEM DE SERVIÇO

2 O QUE É UMA ORDEM DE SERVIÇO, RELACIONADA À SEGURANÇA DO TRABALHO?
É um documento que visa minimizar os riscos de acidentes do trabalho e a melhorar o desempenho operacional e a qualidade da produção , pois descreverá a atividade de cada colaborador, relacionando as questões de segurança e treinamentos necessários para cada função.

3 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL De acordo com a Lei 6.514, 22 de dezembro de 1977, art. 157 Inciso II e com a NR – 1 Íten 1.7 alínea b), está descrito que: Cabe ao empregador, elaborar as Ordens de Serviços sobre segurança e medicina do trabalho, dando ciência aos empregados, com os seguintes objetivos: (C= =1) Divulgar as obrigações e proibições; Dar conhecimento aos empregados de que serão passíveis de punições, em caso de descumprimento da OS; Determinar procedimentos em caso de acidente do trabalho, Medidas adotadas pela empresa para a eliminação/neutralização/minimização da insalubridade e das condições insalubres de trabalho.

4 OPORTUNIDADES Melhorar o desempenho operacional através dos treinamentos programados; Assegurar a realização de treinamentos operacionais; Reduzir os índices de 2º qualidade ocasionados pelo desconhecimento completo da tarefa/função.

5 PONTOS INTERNOS Revisar as descrições de função, assegurando que reflitam a realidade das áreas; Divulgar as normas internas de conduta; Usar o documento como ferramenta de integração dos novos funcionários, Reduzir os índices de acidentes do trabalho Prevenir perdas em processo trabalhistas;

6 ESTRUTURA DO DOCUMENTO
IDENTIFICAÇÃO DO TRABALHADOR – descrever os dados de casdastro do colaborador, como: n° do cadastro, nome, admissão, cargo, função, n° função, turno, departamento. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS – é descrição minuciosa de todas as atividades que o colaborador desenvolve durante toda sua jornada laboral.

7 ESTRUTURA DO DOCUMENTO
RISCOS DE OPERAÇÃO - acontecimento possível, futuro e incerto, seja quanto à sua característica (ato ou condição inseguro), seja quanto ao momento em que se deverá produzir (acidente/doença/morte), independente da vontade humana e de cuja ocorrência decorrem prejuízos de natureza econômica. EPI’s –USO OBRIGATÓRIO – considera Equipamento de Proteção Individual, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde do mesmo, minimizando assim sua exposição ao risco.

8 ESTRUTURA DO DOCUMENTO
MEDIDAS PREVENTIVAS – é um conjunto de ações existente dentro da empresa ou estabelecimento, que visam reduzir o índice de acidentes ou incidentes, como: Medidas proteção coletiva; Medidas de organização do trabalho; Medidas de higiene e conforto. NORMAS INTERNAS – é um conjunto de obrigações e proibições adiministrativas e de segurança do trabalho, em que o colaborador estará sujeito, mediante sua função.

9 ESTRUTURA DO DOCUMENTO
TREINAMENTO(S) NECESSÁRIO(S) – é conjunto de exercícios práticos que ajudam o crescimento global da empresa que está diretamente ligado ao auto-desenvolvimento humano, com ganho de novas habilidades e conhecimentos pessoais, reduzindo assim possíveis acidentes ou incidentes PROCEDIMENTOS EM CASO DE ACIDENTE – é conjuto de ações que deverão ser desencadeadas pelo colaborador em caso de acidente do trabalho, podendo ser o mesmo especifíco de uma função ou padrão, podendo atender a todas as funções da empresa ou estabelecimento.

10 ESTRUTURA DO DOCUMENTO
CARACTERIZAÇÃO DA EXPOSIÇÃO – Deverá ser descrito se há ou não a percepção do adicional de insalubridade ou periculosidade (mediante LTCAT). TERMO DE RESPONSABILIDADE– será a concordância entre o contratato para com a contratante, que estará sujeito a punição fundamentada em legislação específica, caso venha o mesmo desrespeitar a Ordem de Serviço.

11 Coletando os Dados! - Definir a estrutura do documento;
- Verificar as descrições das atividades desenvolvidas; - Realizar entrevista com algumas pessoas da função; - Identificar as medidas preventivas; - Classificar os riscos identificados; - Criar as descrições dos riscos identificados e medidas preventivas; - Identificar os EPI´s recomendados para as funções; - Identificar os treinamentos necessários para função - Criar normas de conduta - Elaborar o procedimento em caso de acidente;

12 QUANDO EMITIR? Admissão; Mudança de Função;
Afastamento com mais de 30 dias; Reabilitação; Cada 2 anos.


Carregar ppt "ORDEM DE SERVIÇO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google