A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dó, ré, mi, fácil assim..

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dó, ré, mi, fácil assim.."— Transcrição da apresentação:

1 Dó, ré, mi, fácil assim.

2 Justificativa A música se fez presente na vida dos seres humanos desde muito tempo. Hoje é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha algum tipo de contato com ela.

3

4 Porém, muitas pessoas, mesmo tendo contato o diário com a música, não sabem muito a seu respeito;

5 Por isso, essa oficina trará a oportunidade de vivenciarmos a música, conhecê-la um pouco mais, entendê-la, oferecendo subsídios práticos e teóricos que posteriormente poderão ser levados a uma sala de aula;

6 Conteúdos Para falarmos de música, é preciso considerar os sons, pois a música nada mais é do que a organização de sons. As propriedades do som (altura, duração, intensidade, densidade e timbre) serão nosso primeiro conteúdo.

7 Diretrizes “Para se entender melhor a música, é necessário desenvolver o hábito de ouvir os sons com mais atenção, de modo que se possa identificar os seus elementos formadores, as variações e as maneiras como esses sons são distribuídos e organizados em uma composição musical. Essa atenção vai propiciar o reconhecimento de como a música se organiza.” (PARANÁ,2008 p.75)

8 Logo em seguida estaremos verificando como as propriedades do som podem ser trabalhadas em sala de aula e como essas articulam com os demais conteúdos estruturantes.

9 Utilizaremos práticas tais como audições (escuta consciente), canto (composição vocal) e o manuseio da flauta (composição instrumental).

10 O repertório será de músicas populares brasileiras contidas no:

11 Ao final estaremos verificando dicas de encaminhamento metodológicos que englobem todos os conteúdos estruturantes em música para a formação integral do estudante .

12 Referências BRITO, Teca Alencar de, Música na educação infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003. FONTERRADA, Marisa Tench de Oliveira, Música e meio ambiente: a ecologia sonora. São Paulo:Irmãos Vitale, 2003. LOUREIRO, Alicia Maria Almeida. O ensino da música na escola fundamental. Campinas, São Paulo: Papirus,2003. PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação do. Caderno de Musicalização: Canto e Flauta Doce. Walmir Marcelino Teixeira. Curitiba: SEED-PR, 2008. PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do. Diretrizes Curriculares de Arte para a Educação Básica. Departamento de Educação Básica. Curitiba, 2008. PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do. Departamento de Ensino Médio. LDP: Livro Didático Público de Arte. Curitiba: SEED-PR, 2006.

13 Propriedades do som

14 Altura

15 ALTURA: É o que diferencia sons graves (baixos=grossos) de agudos (altos=finos). É a altura que gera as notas musicais (DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI...) numa sequência infinita.

16 Linha A: observe que a linha A faz menos ondas (vibra menos vezes) e assim torna-se mais grave ou mais baixa.

17

18 Em uma partitura quanto mais agudo for o som mais em cima escrevemos e quanto mais grave for o som mais em baixo as notas serão escritas

19 Pentagrama cinco linha e quatro espaços onde escrevemos as notas musicais

20 PRÁTICA: tocar notas musicais de diferentes alturas na flauta doce.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE PRÁTICA: tocar notas musicais de diferentes alturas na flauta doce.

21 NOTAS MUSICAIS NA FLAUTA DOCE

22

23

24

25

26

27

28

29

30 QUE TAL UMA MÚSICA?

31 MINHA CANÇÃO composição:L. Enriquez/adaptação:Chico Buarque p. 26
Dorme a cidade Resta um coração Misterioso Faz uma ilusão Soletra um verso Lavra a melodia Singelamente Dolorosamente Doce a música Silenciosa Larga o meu peito Solta-se no espaço Faz-se a certeza Minha canção Réstia de luz onde Dorme o meu irmão

32 Vamos tocar utilizando os vídeos dispostos no dia a dia?

33 Apreciação

34 Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=8uo3aB6ZfTQ
Minha canção Animação feita para ilustrar a música "Minha Canção" do álbum infantil "Os Saltimbancos", uma tradução e adaptação de Chico Buarque da obra de Luiz Enriquez e Sérgio Bardotti, lançado originalmente em 1977. Fonte:

35 Ver sobre Chico Buarque de Holanda p. 121

36 TEÓRICA: pesquisar sobre a Bossa nova.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE TEÓRICA: pesquisar sobre a Bossa nova.

37 Vocês perceberam na partitura diferentes símbolos tais como estes?

38 Eles representam a:

39 DURAÇÃO

40 DURAÇÃO: Refere-se ao tempo em que o som fica acontecendo
DURAÇÃO: Refere-se ao tempo em que o som fica acontecendo. Alguns são mais longos e outros mais curtos.

41 Em uma partitura de compasso simples:

42 PRÁTICO: Que tal um solfejo rítmico?
Sugestão de atividade PRÁTICO: Que tal um solfejo rítmico?

43 A duração dos tempos que geram o ritmo
Ritmo da melodia: atirei o pau no gato, pirulito que bate, bate... Padrão rítmico: percussão corporal

44 Apreciação

45 Vídeo BARBATUQUES

46  Barbatuques Referência em percussão corporal, o grupo Barbatuques produz música orgânica utilizando o próprio corpo como instrumento música. Melodias e diferentes ritmos musicais são criados a partir de efeitos de voz e da exploração de sons produzidos pelo corpo humano: palmas, estalos, batidas, mãos e pés em sintonia. O resultado é surpreendente. fontehttp://br.barbatuques.com.br/index.php/sobre/

47 SUGESTÃO DE ATIVIDADE PRÁTICA: pedir aos alunos que explorem os mais variados sons corporais e elaborem um padrão rítmico.

48 Você sabia que a variação de altura das notas somada a diferentes durações geram uma melodia? E que três ou mais notas diferentes tocadas ao mesmo tempo geram a harmonia?

49 INTENSIDADE

50 INTENSIDADE: A intensidade está relacionada com a força com que ele é executado. O som de uma bomba explodindo é mais intenso que o som de uma folha de papel sendo amassada.

51 A variação de intensidade em uma música é chamada de dinâmica

52 Apreciação

53 5ª sinfonia de Beethoven

54 SUGESTÃO DE ATIVIDADE TEÓRICA: pesquisar sobre Ludwig van Beethoven, em qual período e por que ele é considerado um gênio quando se trata de composição musical. .

55 DENSIDADE

56 DENSIDADE: Refere-se à quantidade de sons que acontecem ao mesmo tempo
DENSIDADE: Refere-se à quantidade de sons que acontecem ao mesmo tempo. Quando um só instrumento está sendo tocado(pouca densidade) e depois quando vários instrumentos estão sendo tocados ao mesmo tempo.

57 TIMBRE

58 TIMBRE: É a particularidade de cada som
TIMBRE: É a particularidade de cada som. É o que nos faz identificar os sons. É a “voz” de cada material. Se você está de costas e ouve o som de um vidro quebrando; como é que você reconhece que o som é de um vidro ? Pelo timbre. Mas é bom lembrar que só identificamos aqueles sons que conhecemos.

59 SUGESTÃO DE ATIVIDADE PRÁTICA: após ouvir os diferentes tipos de timbres realizar um bingo dos sons

60 Fonte sonora Chamamos de fonte sonora todo e qualquer material produtor ou propagador de sons.

61 A voz pode ser uma fonte sonora

62 Apreciação

63 Música vocal “A capella”

64 THE VOCA PEOPLE Grupo performático israelense The Voca People, que transforma voz em música e sons de beat-box. 

65 Os instrumentos podem ser classificados pelas fontes sonoras:

66 Instrumentos de corda: o som é gerado pela vibração das cordas
- Instrumentos de cordas friccionadas: Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo Instrumentos de cordas dedilhadas: Alaúde, Bandolim, Guitarra espanhola/ Violão, Harpa Instrumentos de cordas percutidas: Cravo,Piano

67 Instrumentos de sopro o som é gerado pela vibração de uma massa de ar no (ou pelo) instrumento.
Flauta transversal, Flauta doce, Oboé, Clarinete, Fagote, Trompete, Saxofone, Trompa, Trombone, Tuba, Órgão.

68 Instrumentos de percussão o som é produzido pela vibração de uma membrana esticada ou pela vibração do próprio instrumento. – Instrumentos de som determinado: Tímpano, Carrilhão, Xilofone. – Instrumentos de som indeterminado: Triângulo, Prato, Caixa, Bombo, Pandeiro, Tantã, Castanhola

69 Fontes sonoras não convencionais

70 Apreciação

71 STOMP Stomp é um famoso grupo de dança oriundo do Reino Unido, que usa o corpo e objetos comuns para criar performances teatrais físicas percussivas. A palavra stomp pode se referir a um subgênero distinto de teatro físico, onde o corpo incorpora-se a outros objetos como meio de produzir percussão e movimento que ecoa as danças tribais.

72 HERMETO PASCOAL Hermeto Pascoal e Grupo - Música da Lagoa Sinfonia Alto da Ribeira (Itiberê Zwarg, Márcio Bahia, Carlinhos Malta, Jovino Santos Neto, Pernambuco) FONTE :

73 ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

74 Apreciação vídeo Iesde

75 Encaminhamento metodológico
APRECIAÇÃO TRECHO DO FILME: Minha amada imortal; GÊNERO: dizer que é uma música erudita composta por Beethoven. HISTÓRIA: essa música foi criada entre a transição do classicismo para o romantismo. COMPOSIÇÃO: dizer que ela é executada por uma orquestra (música instrumental). ELEMENTOS FORMAIS:Assistir vídeo que fala sobre os instrumentos da orquestra (timbres). TÉCNICAS DE COMPOSIÇÃO: partitura.

76 Trecho da nona sinfonia de Beethoven

77 Apreciação vídeo Iesde

78 Revisão Propriedades do som: altura, intensidade, densidade, duração e timbre; Elementos de composição:Harmonia, ritmo e melodia; Elementos de composição: música vocal (“a capella”), música instrumental, e mista; Elementos de composição: gêneros erudito, folclórico, popular, étnicos e da indústria cultural. História da música popular e da música ocidental: Chico Buarque e Beethoven; Como os elementos formais, de composição e de contextualização devem ser articulados; Dicas de encaminhamentos metodológicos;

79 Foi um prazer estar com vocês
Qualquer dúvida Simone Cristina de Matos Oficina: DÓ RÉ MI FÁCIL ASSIM Telefone: Muito obrigada! Foi um prazer estar com vocês


Carregar ppt "Dó, ré, mi, fácil assim.."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google