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GESTÃO DE ESTOQUES Aula 1 – António Albano Baptista Moreira.

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1 GESTÃO DE ESTOQUES Aula 1 – António Albano Baptista Moreira

2 Aula 1 – 27/02/2012 OBJETIVOS Apresentação pessoal A disciplina Organização Expectativas Calendário Filme Quais os desafios ?

3 Apresentação Formado em Administração e Pós graduado em Gestão Estratégica; Executivo Sênior em Multinacionais de classe mundial, na área de TI; Instrutor do Sebrae para os cursos Aprender a Empreender e Soldado Cidadão; Coordenador dos Cursos Gestão Estratégica de PMEs, Finanças e Tributária - CET OPET; Professor de Empreendedorismo e Gestão – CET OPET, FAEL; Palestrante de Motivação, Criatividade e Gestão; Consultor para pequenas e médias empresas em Gestão, BI e TI; 3

4 Dados do professor António Albano Baptista Moreira
antonioabmoreira aabmoreira 4

5 Contrato Turma: TLO102C Objetivos comuns, quais? Organização
Integração Participação Crescimento Resultados a atingir?

6 Metodologia Aulas expositivas com apoio de slides e quadro, filmes, estudo de casos, trabalhos individuais, filmes e debates.

7 Material de apoio Cópias de apostilas, indicação de capítulos de livros, sites, etc. Uso do site, htp://opetempreendedorismo.pbworks.com Login e senha Como usar

8 Ao final o que levaremos ?
APRESENTAÇÕES VISÃO DA DISCIPLINA FUNCIONAMENTO LOGÍSITCA ESTOQUES INFORMAÇÕES DA TURMA

9 De que se trata ... Conhecer o papel do estoque nas empresas, saber fazer uma análise dos estoques – inventário – acuracidade – nível de serviço – giro e cobertura do estoque Análise ABC do estoque – custo de manutenção do estoque – modelos de estoque – estoques de segurança.

10 Competências Competências da Unidade Curricular Nº Descrição Nível 1
Saber identificar os diferentes modelos de estoque. F 2 Saber interpretar os relatórios de movimentação do estoque. 3 Entender a importância da gestão do estoque na estratégia e na produtividade da organização. 4 Determinar o custo total de manutenção do estoque. N 5 Elaborar a curva ABC do estoque.

11 Competências 6 Determinar o giro e cobertura de estoque. N 7
Determinar os estoques de seguranças dos itens de estoque. 8 Conhecer as características das embalagens de contenção, proteção e transporte. I 9 Entender a função do inventário e da acurácia. 10 Conceber metodologia de Picking de materiais, Unitização de cargas.

12 Apoio bibliográfico Bibliografia Básica Referência
MARTINS, Petrônio G. & CAMPOS, Paulo Renato. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 2. ed. São Paulo: Saraiva , 2003. BOWERSON, Donald J. Logística Empresarial 1 edição São Paulo. Atlas,2009 FRANCISCHINI, Paulino. Administração de materiais e do patrimônio. São Paulo, Thonsom Pioneira, 2002.

13 Apoio bibliográfico Bibliografia Complementar Referência
CORRÊA, Henrique Luiz; GIANESI, Irineu G. N. Just in time, MRP II e OPT: um enfoque estratégico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1993. FARIA Ana Cristina; COSTA, Maria de Fátima Gamero. Gestão do Custo Logístico. 1 edição 2 reimpr. São Paulo. Atlas, 2003

14 Apoio bibliográfico - Livros de trabalho
TÍTULO AUTOR/EDITORA

15 BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS
Nossos encontros DATA BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS OBSERVAÇÕES 27/02 Apresentação individual e da disciplina, formas de avaliação, contrato pedagógico, organização geral. Desafios atuais da Logística, importância da PPCP. TODAS DE FORMA GERAL COMPETÊNCIA 1 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 05/03 Conceitos de estoque; Importância do estoque na estratégia das organizações; Os diferentes tipos de estoques; Quando e porque devemos ou não manter os estoques. 12/03 Conceitos do custo de manutenção do estoque; Aplicação da fórmula matemática na determinação do custo; Analisar os resultados obtidos; Plano de ação aplicado com base nos resultados COMPETÊNCIA 2 19/03 Conceitos de inventário físico e contábil; Função do inventário – o uso da tecnologia; Como determinar o numero de colaboradores para elaborar o inventário; Acurácia do controle do estoque. COMPETÊNCIA 3 26/03 Conceitos sobre nível de serviço de atendimento; Determinação do nível de serviço; Aplicação dos resultados obtidos na tomada de decisão. COMPETÊNCIA 4 31/03 REVISÃO / SÁBADO LETIVO

16 02/04 Conceitos sobre nível de serviço de atendimento; Determinação do nível de serviço; Aplicação dos resultados obtidos na tomada de decisão. COMPETÊNCIA 4 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 09/04 Conceitos de giro e cobertura do estoque; Quais os parâmetros envolvidos na sua determinação; Como determinar o giro e a cobertura do estoque; Como analisar os resultados obtidos COMPETÊNCIA 5 16/04 23/04 AVALIAÇÃO ESCRITA INDIVIDUAL COMPETÊNCIAS 1 A 5 AVALIAÇÃO GERAL 07/05 Conceitos de automatização dos estoques; Codificação dos produtos; Vantagens da automatização; Ferramentas utilizadas na automatização e os seus benefícios; COMPETÊNCIA 6 14/05

17 19/05 REVISÃO/SÁBADO LETIVO COMPETÊNCIAS 5 E 6 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 21/05 Conceitos da curva ABC do estoque; Parâmetros utilizados para determinar a curva ABC no estoque; Elaborar a curva ABC do estoque; Criticidade aplicada a curva ABC Como interpretar a curva ABC e como aplicar os resultados obtidos. COMPETÊNCIA 7 28/05 Conceitos da metodologia aplicada ao controle estoque; Utilizar os métodos UEPS, PEPS e Média ponderada; Entender a aplicação do método. COMPETÊNCIA 8 04/06 Conceitos dos diferentes modelos de estoque Modelo de reposição continua; O modelo de reposição periódica; Sistemas híbridos de estoque. COMPETÊNCIA 9 11/06 Conceitos de estoque de segurança; Estoque de segurança para demanda constante e tempo de atendimento variável; Estoque de segurança para demanda variável e tempo de atendimento constante;l Estoque de segurança para demanda variável e tempo de atendimento variável; Análise e aplicação. COMPETÊNCIA 10 160/6 APRESENTAÇÕES ORAIS DOS TRABALHOS COMPETÊNCIAS 1 A 10 AVALIAÇÃO EM EQUIPE 23/06 SÁBADO LETIVO COMPETÊNCIAS 1A 10 RECONSTRUÇÃO 25/06 AVALIAÇÃO ESCRITA INDIVIDUAL COMPETÊNCIAS 6 A 10 AVALIAÇÃO GERAL

18 Competência 1: Conceitos de estoque; Importância do estoque na estratégia das organizações; Os diferentes tipos de estoques; Quando e porque devemos ou não manter os estoques. Competência 2: Conceitos do custo de manutenção do estoque; Aplicação da fórmula matemática na determinação do custo; Analisar os resultados obtidos; Plano de ação aplicado com base nos resultados. Competência 3: Conceitos de inventário físico e contábil; Função do inventário – o uso da tecnologia; Como determinar o numero de colaboradores para elaborar o inventário; Acurácia do controle do estoque. Competência 4 Conceitos sobre nível de serviço de atendimento; Determinação do nível de serviço; Aplicação dos resultados obtidos na tomada de decisão. Competência 5: Conceitos de giro e cobertura do estoque; Quais os parâmetros envolvidos na sua determinação; Como determinar o giro e a cobertura do estoque; Como analisar os resultados obtidos

19 Competência 6 Conceitos de automatização dos estoques; Codificação dos produtos; Vantagens da automatização; Ferramentas utilizadas na automatização e os seus benefícios; Competência 7 Conceitos da curva ABC do estoque; Parâmetros utilizados para determinar a curva ABC no estoque; Elaborar a curva ABC do estoque; Criticidade aplicada a curva ABC Como interpretar a curva ABC e como aplicar os resultados obtidos. Competência 8 Conceitos da metodologia aplicada ao controle estoque; Utilizar os métodos UEPS, PEPS e Média ponderada; Entender a aplicação do método. Competência 9 Conceitos dos diferentes modelos de estoque Modelo de reposição continua; O modelo de reposição periódica; Sistemas híbridos de estoque. Competência 10 Conceitos de estoque de segurança; Estoque de segurança para demanda constante e tempo de atendimento variável; Estoque de segurança para demanda variável e tempo de atendimento constante;l Estoque de segurança para demanda variável e tempo de atendimento variável; Análise e aplicação.

20 Nºs COMPETÊNCIAS AVALIADAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
DATA Nºs COMPETÊNCIAS AVALIADAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 23/04 COMPETÊNCIAS 1 A 5 INDIVIDUAL ESCRTIA ENTREGA TRABALHO INDIVIDUAL CHTAE 6 HRS 18/06 COMPETÊNCIAS 1 A 10 + CHTAE TRABALHOS EM EQUIPE APRESENTAÇÃO ORAL 23/06 RECONSTRUÇÃO 25/06 COMPETÊNCIAS 6 A 10

21 Material adicional Livros digitalizados

22 Na internet ... Links de páginas, blogs, etc

23 Retomando ... Serão retomados assuntos vistos na aula anterior

24 O que responder Qual a importância das informações
O que vai ser a disciplina? Como vai funcionar? Gestão Estoques, Plano Ensino, Ementa? O que é Gestão? Qual a importância das informações no processo empresarial? Quais os desafios atuais da Logística? A gestão de estoques dentro das empresas e sua importância?

25 Sessão pipoca ... Você sabia?

26 Importância da gestão dos Estoques

27 Custo Brasil dos Estoques
Japão – Média de 7 dias de Estoques EUA – Média de 15 dias de Estoques Brasil – Média 30/45 dias de Estoques Exemplo: Consumo médio de 10 unidades/dia Custo de R$100,00/unidade (só de material) Estoque Máximo: Japão – 7 x 10 = 70 x R$ 100,00 = R$ 7.000,00 EUA – 15 x 10 = 150 x R$ 100,00 = R$ ,00 (114% +) Brasil – 45 x 10 = 450 x R$ 100,00 = R$ ,00 (200% +)(543% +) Sem custos de armazenagem, movimentação, etc.

28 Impacto financeiro dos estoques

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39 GENERALIDADES SOBRE ADMINISTRAÇÃO
Vamos ao conteúdo GENERALIDADES SOBRE ADMINISTRAÇÃO

40 Nova economia X Velha economia ? Nova empresa X Velha empresa ?
OS NOVOS DESAFIOS Nova economia X Velha economia ? Nova empresa X Velha empresa ? Nova gestão X Velha gestão ? Novo consumidor X Velho consumidor ? Novo administrador X Velho administrador ?

41 Revista Época Negócios, março 2007, pág. 170

42 Humm

43 O profissional ? Criatividade Adaptabilidade Resiliência
Conhecimento e voltado para prática Foco em metas Resolução de problemas Tomada de decisão Espírito de equipe Busca de oportunidades

44 Dados da importância das PMEs
6,5 milhões de PMEs no País; 50 mil Médias; 60% de todos os empregos com carteira; 19,6 milhões de trabalhadores

45 Cenário atual Globalização dos negócios e em crise
Complexidade e volume das variáveis em jogo Grande volume de dados Disponibilidades de inúmeras informações Decisões rápidas Inconstância dos mercados Complexidade das organizações O cliente é mutante e infiel Crescimento dos concorrentes Análise complexa – questões impossíveis de se prever. RESULTADO

46 Dados de 2004 30 a 61% morrem no primeiro ano;
40 a 68% no segundo ano; 55 a 73% no terceiro ano.

47 Problemas das PME´s A taxa de mortalidade das empresas até três anos após sua criação : 30 a 61% morrem no primeiro ano; 40 a 68% no segundo ano; 55 a 73% no terceiro ano.

48 O Ambiente nas PME’s ü Falta de Capital de Giro; ü Falta de crédito;
Sobrevivência e Mortalidade das Empresas Paulistas de 1 a 5 anos : ü      Falta de Capital de Giro; ü      Falta de crédito; ü      Problemas Financeiros; ü      Maus pagadores; ü      Falta de Clientes; ü      Concorrência muito forte; ü      Instalações inadequadas; ü      Ponto inadequado; ü      Carga tributária elevada; ü      Fala de mão-de-obra qualificada; ü      Falta de conhecimentos gerenciais; ü      Recessão econômica no país.

49 Causas da mortalidade 1º Falta de Capital de Giro - 42 %
2º Falta de Clientes % 3º Problemas financeiros % 4º Maus Pagadores % 5º Falta de Crédito % Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil Sebrae - Relatório de Pesquisa Brasília Agosto 2004

50 O Ambiente nas PME’s Principais dificuldades na condução da empresa :

51 APENAS AQUELES QUE LERAM E APLICARAM AS INFORMAÇÕES DA CARTILHA
Houve redução de custos em sua empresa após a aplicação dos novos conhecimentos e informações? Base: respondentes

52 Em quanto por cento os custos da empresa foram reduzidos (média) ?
APENAS AQUELES QUE LERAM E APLICARAM AS INFORMAÇÕES DA CARTILHA E REDUZIRAM CUSTOS Em quanto por cento os custos da empresa foram reduzidos (média) ? 13% Base: 39 respondentes

53 Administração / Gestão
Como ? Administração / Gestão

54 Gestão Alocar recursos para atingir resultados
Organizar com um propósito Fazer as coisas acontecerem Conhecimento em resultado Tudo isso para atingir um objetivo

55 O que é essa tal De Gestão ?
Antes de mais ... O que é essa tal De Gestão ?

56 Gestão Processo ou resultado? Alocar recursos para atingir resultados
Organizar com um propósito Fazer as coisas acontecerem Conhecimento em resultado Resultado, Resultado,Resultado ...

57 Então ... A melhor forma de organizar as pessoas e recursos para maximizar a produtividade, a inovação, a geração de valor.

58 Ciclo da Gestão Prever Planejar Organizar / liderar Controlar Avaliar

59 Controlar ... Organizar ... Planejar ... Prever ... Avaliar ... Controlar ... Organizar ... Planejar ... Prever ...

60 Uma viagem Objetivos Futuro Presente Tomada de decisões Necessidades

61 Uma mistura de mãe Diná com MacGyver
O que temos que ser ? O Gestor é um criador ... Uma mistura de mãe Diná com MacGyver

62 Ou ... P – Plan D – Do C – Check A - Act

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64 Gestão de Excelência Classe Mundial

65 PADRÕES PRODUTIVIDADE QUALIDADE CRITÉRIOS EFICIÊNCIA EFICÁCIA EFETIVIDADE GERAR VALOR

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67 TUDO ISSO COM .... Ética Moral Transparência
Satisfação dos colaboradores Responsabilidade social Sustentabilidade

68 Critérios de Excelência na Gestão
Fundamentos 1. Pensamento sistêmico 2. Cultura de inovação 3. Geração de valor (resultado e cliente) 4. Orientação por processos e informações 5. Conhecimento sobre o cliente e mercado 6. Aprendizado organizacional 7. Liderança e constância de propósitos 8. Visão do futuro 9. Valorização das pessoas 10. Desenvolvimento de parcerias 11. Responsabilidade ética e social

69 Empresa como um Processo

70

71 Posicionamentos empresariais
Fase incial : Visão D/D - de dentro para dentro da empresa. EFICIÊNCIA – Fazer as coisas bem feitas. Posicionamento limitado: Visão D/F ou - de dentro para fora da empresa ou inverso. F/D Concorrente, Fornecedor, Cliente. EFICÁCIA – Fazer bem feito só o que precisa ser feito. Competetividade, visão estratégica : Visão F/F - de fora da empresa para fora da empresa. EFETIVIDADE – Manutenção da Eficácia no tempo. NECESSIDADE – Mudança de perfil conforme a evolução.

72 Posicionamento competitivo
Cliente Percepção Empresa Oferece Preço Concorrência Vantagem / Ação Estratégia Necessidade Atendida Produto Baixo Alta Processo Custos Controle e Melhoria Conforto Solução Médio Média Organização Treinamento Atendi- mento Realização de Sonhos Prazer Acima Baixa Mercado Eficácia Diferencia-ção Ser Único Conceito Alto Muito baixa Pesquisa & Desenvolv. Inovação

73 ESTRATÉGIAS SIGNIFICADO Penetração de Mercado Exploração de produtos tradicionais em mercados tradicionais Desenvolvimento de Mercado Produtos tradicionais em novos mercados Desenvolvimento de Produto Produtos novos em mercados tradicionais Diversificação Novos produtos em novos mercados Diferenciação Identidade forte do produto Liderança do custo Baixo custo e baixo preço do produto Foco Atuação em nichos de mercado Defesa Permanência no mesmo mercado Prospecção Busca de novas oportunidades Análise Atuação em dois tipos de mercados Reação Incapacidade de fazer ajustes Estabilidade Crescimento Redução de despesas Eliminação de desperdícios Alianças Estratégicas Parcerias com empresas, mesmo concorrentes, para explorar oportunidades

74 Missão Visão Valores Estratégia Metas Pessoas Processos

75 De outra forma ... Toda a empresa ou indíviduo de sucesso se alicerça em algumas coisas importantes: Missão Visão Roteiro Produto Processos Estratégia Pessoas ALMA TÉCNICA HABILIDADES PESSOAIS

76 Vamos nos organizar Missão Visão Valores Produto Processo Estrutura
Pessoas Estratégia

77 Processo de Gestão Tomada de decisão que leve ao resultado desejado.
Mais valor para a empresa através de mais valor para o cliente.

78 Gerar Vantagens Competitivas.
Tomada de Decisão: Para agregar Valor e Gerar Vantagens Competitivas.

79 Gerir é ... Tomar decisões !! Programadas e Não programadas

80 Tomada de decisão Decisão Alternativas Avaliação Diagnóstico Problema

81 Fases da tomada de decisão
Fases do processo Detalhes Técnicas 5. Avaliação Confronto com os objetivos e metas Análise das vantagens e desvantagens Árvore de decisões BI Indicadores 4. Decisão Fazer chegar a todos os níveis Pesquisas de satisfação 3. Alternativas Definição dos cenários e consequências de cada um. Brainstorming Brainwriting Business Intelligence 2. Diagnóstico Busca de entendimento Informações, Sistemas, Pareto, Ishikawa, etc. 1. Problema / Meta Resolução ou busca de objetivo Planejamento Resultados, Pesquisas

82 A Gestão + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado É achar soluções mais criativas e diferentes que os concorrentes nas circunstâncias restritivas dos mercados atuais. Mais valor por real.

83 Estrutura e Fluxo da decisão
+ Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado Estratégico Decisão Análise Gerencial Informação Organização dos Dados Operacional Coleta e Controle dos Dados

84 A Gestão Lucratividade Rentabilidade Endividamento Capital de Giro Mercado Patrimônio Líquido É achar soluções mais criativas e diferentes que os concorrentes nas circunstâncias restritivas dos mercados atuais. Mais valor por real.

85 Fluxo da decisão Lucratividade Rentabilidade Endividamento
Capital de Giro Mercado Patrimônio Líquido INDICADORES DESEMPENHO CUSTO, EFICÁCIA, DESPERDÍCIO, ETC. METAS

86 Estrutura e Fluxo da decisão
+ Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado INDICADORES LUCRATIVIDADE : CUSTO, EFICÁCIA, DESPERDÍCIO, ETC. METAS

87 Estrutura e Fluxo da decisão
+ Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado Estratégico Decisão OBJETIVOS Análise Gerencial Informação INFORMAÇÕES Organização dos Dados Operacional Coleta e Controle dos Dados

88 Permanecer Viva !!

89 S A N T O G R L V I D A E T R N

90 Em busca do “Santo Graal”
MODELO ORGANIZACIONAL Estrutura funcional Foco nos produtos MERCADO PROCESSOS Sistemas não Integrados TECNOLOGIA INTELIGÊNCIA HUMANA

91 Então temos que ... Gerir com técnica; Buscar informações;
Usar as informações ao tomar decisões.

92 Sem dados não há gestão ... Gestão – Prever, Planejar, Organizar, Controlar e Avaliar Sem controle não há Gestão Não existe controle sem medir

93 Quais Dados ? Dados que reflitam a atividade;
Dados que permitam prever o futuro; Dados que permitam planejar; Dados que permitam controlar a atividade.

94 Por onde começar JÁ FOI ASSIM PREÇO = CUSTO + LUCRO

95 VALOR = BENEFÍCIO – CUSTO
Hoje Para a empresa LUCRO = PREÇO - CUSTO Para o cliente VALOR = BENEFÍCIO – CUSTO

96 Como fazer isso ? AUMENTAR O BENEFÍCIO AUMENTO DAS VENDAS
AUMENTO DO PREÇO DIMINUIR CUSTO

97 Aumentar o Benefício Prestígio, Exclusividade;
Imagem, estilo, status para o produto; Personalização e Especialização; Entrega, Instalação; Funcionalidade e confiabilidade; Garantia, serviços adicionais; Percepção de prazer do cliente.

98 Aumento das Vendas Produto diferenciado (embalagem, uso, etc);
Novos mercados, novos usos; Necessidade não atendida; Serviço agregado, algo mais; Novo produto – inovação tecnológica.

99 Aumento do Preço Criar mais valor para o cliente; Produto diferenciado
(embalagem, uso, etc); Inovação tecnológica; Atendimento diferenciado; Fazer diferente do concorrente; Nova percepção do cliente.

100 Diminuindo Custo Fazer com menos Fazer melhor Fazer mais

101 Quais as perguntas a responder ?
Código? Quantidade? Qualidade? Tempo? Não vai faltar? Não vai sobrar?

102 SUCE$$J!! Deus dá a todos uma estrela, Uns fazem da estrela um Sol,
Outros nem conseguem vê-la! Helena Kolody

103 Fechar os conceitos O que vamos levar?

104 Para a próxima aula ... Pesquisar sobre Mapa mental e 5W3H.
Decidir (prof.): Material de apoio Bibliografia selecionada Disponibilizar

105 OBA !!!...

106 Obrigado

107 BOA NOITE OBRIGADO !!!!


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