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EMPREENDEDORISMO Aula 1 – António Albano Baptista Moreira.

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Apresentação em tema: "EMPREENDEDORISMO Aula 1 – António Albano Baptista Moreira."— Transcrição da apresentação:

1 EMPREENDEDORISMO Aula 1 – António Albano Baptista Moreira

2 Aula 7 – 19/09/2012 OBJETIVOS Oportunidades Estudo das oportunidades

3 Ao final o que levaremos ?
EMPREENDEDORISMO TENDÊNCIAS OPORTUNIDADES ANÁLISE DAS OPORTUNIDADES MODELO DO PLANO DE NEGÓCIOS

4 O que responder Oportunidades Plano de negócios

5 QUAIS AS TENDÊNCIAS ?

6 Consumidor no comando Finalmente!

7 INTRA EMPREENDEDORISMO
Vamos ao conteúdo EMPREENDEDORISMO OPORTUNIDADES INTRA EMPREENDEDORISMO

8 Como identificar e avaliar uma oportunidade de negócio
Referência: “FUTURO: Prepare-se! Cenários e Tendências para um Mundo de Oprotunidades” Marco Aurélio Ferreira Vianna e Sérgio Duarte Velasco. Ed. Gente - 3ª Edição

9 IDENTIFICANDO UMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Identificação necessidades/deficiências Observação de tendências Derivação da ocupação atual Exploração de hobbies Lançamento de moda Imitação do sucesso alheio Identificação de necessidades: Por definição, todo negócio deve atender às necessidades dos consumidores, mediante a oferta de algum produto ou serviço pelo qual estão dispostos a pagar. A fórmula mais direta de identificar oportunidades de negócio é procurar necessidades que não estão sendo satisfeitas e desenvolver produtos/serviços para satisfazê-las. A fórmula mais fácil de identificar necessidades é prestar atenção às queixas das pessoas e tentar solucioná-las. Observação de Deficiências: Quase todos os negócios podem ser aperfeiçoados. Isto motiva os empreendedores a montar negócios semelhantes aos já existentes, embora mais aperfeiçoados. Oferecer mais pelo mesmo preço ou o mesmo por menos. O empreendedor procura identificar oportunidades através da observação de deficiências escolhendo o tipo de negócio e começa a estudá-lo com o objetivo de descobrir o que pode ser melhorado. Observação de Tendências: Todo empreendedor bem sucedido acompanha atentamente as tendências e os ciclos de negócios que influenciam sua empresa, para aproveitar ao máximo o seu potencial e evitar surpresas (Loja de roupas). Para identificar oportunidades através da observação de tendências, o empreendedor precisa compreender as tendências que influenciam o nosso dia-a-dia e tentar prever quais e quando vão ocorrer mudanças e como vão nos afetar (estacionamento, alarmes contra roubos, celulares). Derivação de Ocupação: Você sabia que a maioria das oportunidades de negócios que se apresentam ao empreendedor estão relacionadas com a ocupação atual? Como muitas ocupações de trabalho permitem esta derivação, o número de oportunidades é incalculável, já que cada negócio e cada função podem representar um oportunidade para um potencial empreendedor. Exploração Hobbies: Se gostamos de fazer algo é provável que outros também gostem. A oportunidade está em desenvolver um serviço ou produto que satisfaça este gosto. São raros os hobbies que não representam oportunidade e esta é sem dúvida a forma mais agradável de desenvolver um negócio próprio. Lançamento de moda: São encontradas quando se procuram idéias originais. Nem sempre estas idéias precisam ser originais, o sucesso de um país pode ser transposto para outro e até repetido de tempos em tempos. Porém requer perseverança para continuar. No nosso dia-a-dia deparamo-nos com inúmeros modismos: danceterias, cubo mágico, tamaguchi, etc. A originalidade da idéia dificulta qualquer pesquisa, e o empreendedor acaba sendo forçado a lançar seus produtos/serviços para descobrir a reação dos consumidores. Imitação do alheio: Se lançar moda é um negócio de alto risco em virtude da originalidade e da ausência de qualquer referência, imitar o sucesso alheio é a maneira menos arriscadas de iniciar um empreendimento próprio. O empreendedor deve observar e analisar muito bem o negócio para identificar as razões do seu sucesso e introduzir melhorias no empreendimento original a fim de se diferenciar dos concorrentes.

10 AO FAZER A ESCOLHA, LEVE EM CONTA:
Conhecimento do que vai fazer e experiência no ramo Capital estimado para investimento inicial Habilidades necessárias e implícitas ao negócio Fatores morais, ético e religiosos Apoio da família Conhecimento do que vai Fazer: Que conhecimentos são necessários tendo em vista as características do negócio? Capital Inicial: Iniciar e manter o negócio é possível com as economias que você possui? Tem bom relacionamento com as instituições financeiras de maneira a facilitar futuros empreendimentos? Experiência no Ramo: Que domínio apresenta sobre as peculiaridades desse ramo? Habilidades necessárias: As maiores demandas em relação às suas habilidades estarão em torno de questões financeiras ou comerciais? Esse negócio demandará um conhecimento técnico muito grande? Que habilidades este negócio exige de quem está à frente dele? Fatores Morais: Os produtos e serviços relacionados ao seu negócio poderão ser entendidos como ofensivos aos credos morais, éticos e religiosos seus? (Vídeo Locadora - Espaço para Adultos ou um Sex Shop) Apoio da Família: Você receberá apoio de seus familiares ou os colocarão contra esse projeto? Qual é a opinião de seu cônjuge?

11 ECOS DO FUTURO VIII Assembléia Geral da World Futuru Society
Big Emerging Markets: China, Índia, Brasil Internet: educação, finanças, marketing ... Revolução genética: do homo sapiens ao homo cyberneticus Evolução conhecimento: 2020 dobrará a cada 80 dias Cliente - verdadeiro rei, convidado honorável Estrutura de trabalho: % CT Compras e comércio: atender necessidades específicas (alimentação, educação, etc) Tempo: leitura de jornais, compras ... Evolução do conhecimento: nº produtos e inovações criados entre 1950 e 2000 foi maior do que todos os lançados até o começo da década de 50.Agora é a era da portabilidade e da mobilidade, dentro e fora de casa (livrar os usuários de aparelhos eletroeletrônicos dos fios e cabos nos lares e escritórios). Ex. Internet x telefone, celulares, games sem fio, lousa virtual, cirurgia e exames clínicos. Veja A vida sem fio. Revolução genética: homo cyberneticus com implantação de placas de chips os cérebros e nos corpos dos seres humanos.

12 TELEMEDICINA Telemedicina - médica simula um exame de paciente, equipada com câmera e microfone sem fio. Em outra sala, uma junta médica acompanha o atendimento.

13 TECNOLOGIA Bluetooth Carrinho de supermercado que soma os preços dos produtos e os transmite por ondas às caixas registradoras Bluetooth - fone de ouvido que se conecta sem fio ao aparelho celular (Motorola)

14 CHIP SUBCUTÂNEO - do tamanho de um grão de arroz
Chip subcutâneo VeryChip: tem 12 mm de comprimento, é implantado sob a pele do braço. Não contém informações, exceto um número em código de barras. Em caso de emergência, os médicos passam um scanner pelo chip. O número é transmitido a um banco de dados onde está o prontuário médico do paciente (tipo sangüíneo, histórico de doenças, alergia à substâncias, índice glicêmico, etc.. Uso em animais domésticos. México: para acesso à sala de segurança máxima que guarda documentos fundamentais na luta contra os cartéis do narcotráfico. E também uso pela população (ainda restrito) para controle médico. Espanha: casa noturna Baja Beach Club, em Barcelona, adotou chip para evitar filas no caixa. Os freqüentadores mais assíduos são estimulados a implantar o chip que funciona como um cartão de crédito. Na hora de sair o código de barras os identifica e a despesa de cada um é registrada. Depois, manda a fatura para a casa do freguês. “É uma forma de oferecer um atendimento de melhor qualidade a meus clientes” diz o proprietário da casa. O mesmo sistema foi adotado em outra casa noturna em Roterdã na Holanda. Também poderá ser usado em locais onde exige um monitoramento ostensivo, como presídio, usinas nucleares, órgãos do governo, etc.

15 DESENHOS SOBRE SETORES
Varejo: realidade virtual, atendimento customizado, customização total Alimentação: refeições semi-prontas, alimentos naturais, biotecnologia Energia: fontes energéticas, conservação, movimento ambientalista Educação: equipe, criatividade, idiomas Saúde e Medicina: genética, home care, telemedicina Turismo: ecoturismo, consultor turismo, indústria sistema turismo aEnergia: Biodiesel, carro movido à hidogênio Saúde e Medicina: transplante ovário Educação: Profissões duplas (carreira profissional) Biotecnologia - transgênicos, remédios para cura do câncer, aço biológico Biosteel - proteína da teia de aranha para substituir aço, usado para coletas à prova de bala, utensílios médicos. EarthShell Packaging - feito de soja, batata e arroz, substituto do plástico utilizado em embalagens para alimentos Ingeo: feito de fibra de milho, tecidos para roupas, toalhas, travesseiros e colchões Nature Works PLA: feito à base de mulho, substituto do plástico, utilizado em embalagens para alimentos Varejo: Na Austrália, dois institutos usam cinema tridimensional para formar jogadores de esportes coletivos, como hóquei, críquete e futebol. Com óculos de realidade virtual, goleiros, por exemplo, são colocados em cenas reais, diante de chutadores de pênalti. Ciclistas pedalam contra adversários digitais, sobre máquinas que simulam a reação da bicicleta em percursos acidentados. Ainda não há resultados no futebol, mas a ciclista Sara Carrigan, treinada no sistema, ganhou uma medalha de ouro em Atenas. Na natação, são visíveis nas roupas dos nadadores, desenvolvidas por engenheiros aeroespaciais, com técnicas da indústria cinematográfica, para reproduzir a pele do tubarão, o mais rápido dos animais aquáticos. Neste ano surgiram toucas que não deixam uma ruga na cabeça do nadador e óculos sem tiras, fixados como ventosas. Customização total: no futuro cada cópia de uma revista será feita para aquela pessoa que irá comprá-la. Refeições semi-prontas: mudanças do horário de trabalho (noite) e do local de trabalho (casa), da disponibilidade de tempo, doo nível de renda, das condições de saúde, estresse, atmosfera relaxante, aumento do número de pessoas solteiras e do nível de educação da população são algumas razões para o crescimento deste mercado.

16 ENERGIA - VELOZ E LIMPO SELO DE ECOLOGICAMENTE CORRETO
Modelo movido a um tipo de hidrogênio semelhante ao usado na propulsão dos foguetes espaciais e que não polui o ar. Sua carroceria é de vibra de carbono e a estrutura de alumínio, o que reduz o peso do veículo. Atingiu 100km/h em menos de 6 segundos, emitindo apenas vapor d´água pelo escapamento. carro híbrido, capaz de rodar com gasolina ou hidrogênio

17 BIODIESEL ÓLEO DE DENDÊ ÓLEO DE CANOLA menos poluente
Óleo de Dendê já sendo produzido no nordestes e utilizado em frotas de veículos, tratores. Óleo de canola utilizado na França, em embarcações de pesca. menos poluente custo muito menor

18 REALIDADE VIRTUAL Swift Suit, da Nike FastSkin, da Speedo
Realidade Virtual: atletas utilizando óculos virtuais que criam o ambiente de competição para treinamento e aperfeiçoamento (goleiro, corredeira para canoagem, etc.) Tecnologia: roupas feitas à base de matérias primas que se assemelham à pele de tubarão (animal mais veloz do mar) utilizadas pelos atletas de natação nas Olimpíadas de Atenas. Swift Suit, da Nike FastSkin, da Speedo

19 Mistura de calcário com vegetais como batata, arroz, trigo e mandioca.
BIOPLÁSTICO Mistura de calcário com vegetais como batata, arroz, trigo e mandioca. matéria prima o milho

20 O SER HUMANO DO FUTURO Jovens adultos mais tempo em casa
Lares com duas rendas Superpopulação x problemas sociais x oportunidades negócios Diversidade é a tônica do futuro- idiomas, nacionalidades Idosos - concentração mais alta do mundo Ascensão da mulher Geração Bits/Bytes individualista solitário menor lealdade e comprometimento mantém alternativas abertas tecnoliterata comunicação bits e bytes visão irreal e material Oportunidades de negócio: alimentação, vestuário, habitação, arte, diversões e lazer. Geração Bits/Bytes: individualista: jamais uma geração passou tanto tempo sozinha em casa assistindo TV, jogando video-games. Menor lealdade: ao ver seu fiel pai reengenheirado e aposentado precocemente pela visão da crise de liderança, pouca importância dará ao respeito e lealdade infinita que certamente seus pais tinham pelas organizações Alternativas aberto:na mente do jovem haverá sempre espaço para um caminho melhor, jamais vai encarar um emprego como um foco vitalício único Tecnoliterata: uma geração verdadeiramente instruída no e pelo computador Comunicação: criado na informação da tecnologia, seu cérebro é forjado no som dos bytes, na mudança rápida e no acesso a qualquer informação Visão irreal: vendo na tv um mundo irreal e sentindo de certa forma excluída busca a recompensa instantânea e da forma mais rápida possível.

21 O ENSAIO DO SUCESSO Descreva as características do produto
Determine o público-alvo Estime o mercado Conheça seus concorrentes Defina canal de distribuição Recursos financeiros, físicos e humanos Avalie o risco do negócio Verifique as questões de legislação Reuna informações através das melhores fontes que são os Concorrentes, Fornecedores e os Clientes Organize as informações de forma lógica e estruturada através de um plano de negócios. Descreva as características do produto ou serviço e quais serão os diferenciais. Só existem duas formas de vantagem competitiva Preço ou Diferenciação. (Qualidade e bom atendimento é básico) Determine seu público-alvo pois nem todas pessoas serão seus clientes. Nós não somos clientes de todas as empresas. Estime o mercado, a capacidade de vendas do seu produto ou serviço, assim como o custo de produção e como controlará a qualidade. Conheça seus concorrentes efetivos e potenciais pois inteligente é quem aprende com os seus erros e mais inteligente ainda é o que aprende com os erros dos outros. Ser um observador das empresas. (Ex.:Restaurante) Defina qual será seu canal de distribuição do produto, se por meio de agentes externos ou equipe própria de vendas. Aponte claramente o montante de investimento de que precisa para montar a empresa, considerando necessidades de equipamentos, instalações, mão-de-obra, etc. Avalie bem o ri0sco do negócio. Isso dá credibilidade ao plano. Sempre existirá um risco! Faça um levantamento sobre as regulamentações e leis que possam afetar a empresa, assim como as leis de proteção ao produto e aos processos de produção (patentes, marcas registradas, etc.)

22 PRECAUÇÕES Invista na dobradinha talento-disciplina
Não dispense a experiência de profissionais bem sucedidos Jamais pense que já esgotou as possibilidades Faça pesquisa sobre o potencial do negócio Planeje o empreendimento Conscientize-se que é preciso ser o melhor.

23 Idéia e oportunidade Idéias não são necessariamente oportunidades
A oportunidade deve se ajustar ao empreendedor Características da oportunidade: atraente, durável, tem uma hora certa, é ancorada em um produto ou serviço que cria ou adiciona valor para o seu comprador É um alvo móvel. Se alguém a vê, ainda há tempo de aproveitá-la. Um empreendedor habilidoso dá forma a uma oportunidade onde outros nada vêem, ou vêem muito cedo ou tarde. Não é questão de usar técnicas, checklists e outro métodos

24 Fontes de idéias Pesquisa universitária Olhar nas ruas
Idéias que deram certo em outros lugares Experiência enquanto consumidores Experiência no emprego Mudanças demográficas e sociais Caos econômico, crises, atrasos Como usar as capacidades e habilidades pessoais Franquias

25 INTRA EMPREENDEDORISMO
Vamos ao conteúdo INTRA EMPREENDEDORISMO

26 Quadro das Mudanças

27 Globalização Tecnologia Informação Capital Humano Conhecimento
- Habilidades - Competências - Talento - Motivação - Compromisso Conhecimento Tendências Atuais do Mundo Moderno Foco nos Serviços Ênfase no Cliente Qualidade Produtividade Competitividade

28 Como criar valor para os acionistas?
Como tornar excelentes os processos do negócio? PROCESSOS INTERNOS FINANÇAS VISÃO E ESTRATÉGIA APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO CLIENTE Como criar valor para os clientes? Como crescer e melhorar?

29 Empregabilidade O Mundo pertence aqueles que pensam em novos caminhos. Vwe Grahl, arquiteto

30 E o Capital Humano como fica em meio as mudanças?
Automação >> desemprego Telemática >> deslocalização do trabalho Fim do emprego vitalício Pagamentos por competência Guerra dos talentos Rápida obsolescência do conhecimento técnico

31 Conhecimentos Habilidades Atitudes dos novos Profissionais
Parceria e Compromisso Estratégico e Visionário Longo Prazo e Missão Pro ativo e Antecipatório Foco Externo e no Cliente Foco no Negócio Foco nos Resultados e nos Fins Consultivo

32 Visão sistêmica e holística
Perfil Profissional Cultura global Tecnologia + Negócios Criatividade Visão sistêmica e holística Empreendedorismo Polivalência Motivação Iniciativa Flexibilidade Adaptabilidade Trabalho em equipe Ética

33 A revolução do empreendedorismo
“O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20” (Timmons, 1990)

34 Empreendedorismo + Inovação = Prosperidade

35 O “velho” modelo econômico (a era da manufatura)
Dirigido pelos modelos clássicos Recursos escassos eram materiais raros Força de trabalho (poder dos músculos) Retornos pequenos Barreiras de entrada Ativos físicos Sobrevivência dos maiores

36 O “novo” modelo econômico (a era da inovação mpreendedora)
Dirigido por novos modelos de negócios Recursos escassos são imaginação e conhecimento Retornos maiores Baixas barreiras de entrada Ativos intelectuais Poder do conhecimento Sobrevivência dos mais rápidos

37 Fatores associados com maiores níveis de atividade empreendedora (GEM)
Percepção da oportunidade Fatores sociais e culturais Educação (segundo grau e universitário) Participação das mulheres Experiência Suporte financeiro para start-ups

38 Empreendedorismo = Pessoas + Processos

39 Quem é o empreendedor? Alta Inventor Empreendedor Criatividade e
Inovação A grande maioria Gerente, Administrador Alta Baixa Habilidades gerenciais e know-how em business

40 Mitos sobre o empreendedor
Mito 1: Empreendedores são natos, nascem para o sucesso Realidade: Enquanto a maioria dos empreendedores nasce com um certo nível de inteligência, empreendedores de sucesso acumulam habilidades relevantes, experiências e contatos com o passar dos anos. A capacidade de ter visão e perseguir oportunidades aprimora-se com o tempo. Mito 2: Empreendedores são “jogadores” que assumem riscos altíssimos tomam riscos calculados evitam riscos desnecessários compartilham o risco com outros dividem o risco em “partes menores”

41 Mitos sobre o empreendedor
Mito 3: Os empreendedores são “lobos solitários” e não conseguem trabalhar em equipe Realidade: São ótimos líderes Criam times Desenvolvem excelente relacionamento no trabalho com colegas, parceiros, clientes, fornecedores e muitos outros

42 O processo empreendedor
Gerenciar o negócio estilo de gestão fatores críticos de sucesso identificar problemas atuais e potenciais implementar um sistema de controle entrar em novos mercados avaliação de resultados colheita Identificar e avaliar a oportunidade criação e abrangência da oportunidade valores percebidos e reais da oportunidade riscos e retornos da oportunidade versus habilidades e metas pessoais/corporativas situação dos competidores Determinar e captar os recursos necessários recursos da área recursos extras recursos específicos para projetos de inovação recursos externos Desenvolver o Plano de Negócios 1. Sumário Executivo 2. O Conceito do Negócio 3. Equipe de Gestão 4. Mercado e Competidores 5. Marketing e Vendas 6. Estrutura e Operação 7. Análise Estratégica 8. Plano Financeiro Anexos

43 Processo empreendedor
Comunicação Oportunidade Recursos Forças externas Ambiguidade “Fits and Gaps” business plan Liderança Criatividade Mercado de capitais Incerteza Equipe © Jeffry Timmons and Steven Spinelli, Babson College

44 Como alguns executivos vêem empreendedorismo
Acabar identificando uma oportunidade ?! Oportunidade Orçamento Mesmos componentes, atitude diferente!!! Evitar riscos Iniciar com um orçamento Subordinados Estabelecer uma base operacional © Jeffry Timmons and Steven Spinelli, Babson College

45 Caminho crítico do planejamento
Reconhecimento/avaliação da oportunidade Estratégia Detalhamento das ações Orçamento X Reconhecimento/avaliação da oportunidade Estratégia Detalhamento das ações Orçamento

46 Modelo interativo do EC
Características organizacionais Suporte gerencial Tipo de trabalho Recompensas/incentivos Disponibilidade de tempo Limites organizacionais Disponibilidade de recursos Evento inicial Decisão para agir de forma empreendedora Planejamento Viabilidade do negócio Implementação da idéia Características individuais Propensão de assumir riscos Desejo de autonomia Necessidade de realização Orientação a metas Auto-controle Habilidade de superar barreiras

47 Uma estrutura para o empreendedorismo
Organizar a geração e armazenamento das oportunidades (banco de dados, reuniões periódicas etc) Rever processos ou estrutura formal e/ou informal: suporte gerencial a ações empreendedoras Definir meios de recompensar e/ou incentivar a geração de idéias Disponibilidade de recursos e tempo (dia-a-dia e projetos Empreendedores) Fazer com que tais políticas sejam parte da cultura da organização Incentivar o aprendizado Assumir riscos calculados / tolerar falhas

48 10 mandamentos do empreendedor corporativo
1. Faça o trabalho que for necessário para que seu projeto dê certo, independente de sua função/cargo na empresa 2. Compartilhe os créditos do sucesso 3. Lembre-se, é mais fácil pedir perdão que permissão 4. Venha trabalhar cada dia querendo ser demitido!!! 5. Peça conselho antes de pedir recursos 6. Siga sua intuição a respeito das pessoas; construa um time composto pelos melhores 7. Prepare-se antes de divulgar sua idéia; publicidade prematura não é imune ao sistema corporativo 8. Nunca aposte uma corrida na qual não esteja participando! 9. Seja verdadeiro com suas metas, mas realista sobre as formas de atingi-las 10. Honre seus superiores, sua empresa, seus patrocinadores! * Fonte: Pinchot,

49 GRANDES MUDANÇAS PARA O SÉCULO XXI
GLOBALIZAÇÃO: “PENSAR GLOBALMENTE E AGIR LOCALMENTE”. QUALIDADE NÃO SERÁ MAIS UM DIFERENCIAL COMPETITIVO. MARGENS DE COMERCIALIZAÇÃO CADA VEZ MAIS ESTREITAS. CLIENTES MENOS FIÉIS. USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. A INFLUÊNCIA DA INTERNET – REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES

50 A INTERNET E SUA INFLUÊNCIA
CONSEQÜÊNCIAS: NOVAS FORMAS DE COMERCIALIZAÇÃO MOSTRAR E ADQUIRIR PRODUTOS EM QUALQUER LUGAR NO MUNDO FECHAR NEGÓCIOS COM CLIENTES EM TODO PLANETA AULAS A LONGA DISTÂNCIA, COM DIÁLOGOS EM TEMPO REAL PESQUISAS E ACESSO AS BIBLIOGRAFIAS MAIS RECENTES RECRUTAR E SELECIONAR PESSOAS PARA AS EMPRESAS, ENTRE OUTRAS COISAS MIDIAS SOCIAIS ETC

51 TENDÊNCIA DA GLOBALIZAÇÃO
MOVIMENTO EM DIREÇÃO AO LIVRE COMÉRCIO MUNDIAL IMPULSO DAS TELECOMUNICAÇÕES BIOTECNOLOGIA REDUÇÃO DO TAMANHO DOS PRODUTOS PRODUTOS ECOLOGICAMENTE CORRETOS GERENTES GLOBALIZADOS (EMPREENDEDORES) COSTUMIZAÇÃO ERSONALIZAÇÃO

52 QUAIS AS TENDÊNCIAS ?

53 GERENTES GLOBALIZADOS
ANTES HOJE AUTORITÁRIO ABERTO À PARTICIPAÇÃO CENTRALIZADOR DELEGADOR VISÃO DEPARTAMENTAL VISÃO SISTÊMICA INDIVIDUALISTA PARTICIPATIVO ESPECIALISTA MULTI ESPECIALISTA CHEFE EMPREENDEDOR

54 COMO VENCER A COMPETITIVIDADE DOS NOVOS TEMPOS
1) Positividade 2) Flexibilidade 3) Organização 4) Criatividade e inovação 5) Foco

55 POR QUE CONTINUARÁ CRESCENDO O NÚMERO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS?
Tendências das grandes corporações a transformarem seus complexos em muitas empresas pequenas. A consolidação do franchising. O espírito empreendedor e a necessidade de realização pessoal, principalmente no meio executivo. A aposentadoria precoce. A informatização e a robotização das empresas, que dispensam pessoas de níveis técnicos/gerenciais. O crescimento descomunal de serviços especializados, principalmente ligados à informação. O enxugamento da máquina governamental, que desemprega executivos e técnicos. A terceirização e desverticalização das médias e grandes empresas. Os aspectos tributários e burocráticos, que criam alguns benefícios.

56 ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO EMPRESÁRIO DA MPE
Normalmente sem formação acadêmica. Aprendeu o ofício na prática, como empregado (com os vícios da prática). Vem da produção ou vendas. Aversão a controles e informações. Altamente intuitivo. Decide empiricamente. Limita-se a acompanhar a concorrência. Estilo de administração autocrática/paternalista. Fazedor de tudo. Coragem e capacidade de assumir riscos. Individualista. Visão e preocupação imediata. Descrente de mudanças e aprendizado. Desinformado – não lê. Não investe em auto desenvolvimento. Ressalte-se uma nova classe

57 CONTRIBUIÇÕES DAS MPEs
Emprego e renda-família Escola de mão-de-obra Incubadora de novos negócios Complemento na cadeia produtiva Flexibilidade para pequenos nichos

58 COMO AS MPEs PODERÃO SER COMPETITIVAS
I - Atuar em pequenos nichos II - Participar de um complexo produtivo maior III - Em ambas as situações: Modernizar relações com o consumidor Investir em qualidade e produtividade Aproveitar a qualidade de empreendedor do funcionário Auto-desenvolver seus dirigentes Bancar novos investimentos nessa modernização

59 MÉDIA E GRANDE MICRO E PEQUENA Menor carga tributária
Maior carga tributária Produção nào-seriada Produção seriada(em linha) Informalidade Formalização das operações Decisões centralizadas Decisões descentralizadas Mão-de-obra menos qualificada Mão-de-obra qualificada Adequação dos Produtos ao cliente O cliente se adapta Ao produto(cria hábitos) Versatilidade produção/ Venda/ramo Rigidez produção/ Venda/ramo Custos Unitários maiores Economia de escala Contato direto Com o cliente Cadeias e terceiros Até o cliente

60 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
EMPREENDEDOR (High-Tech): Pessoa capaz de Perceber, Planejar e Explorar Oportunidades de Inovações Tecnológicas. OPORTUNIDADE DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: Uma oportunidade de inovação tecnológica é percebida pelos empreendedores por seus aspectos qualitativos de: Atratividade (novidade, diferencial e utilidade); Temporariedade (janela da oportunidade); Intensidade (motivação para gerar um novo empreendimento de base tecnológica).

61 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
GRAU DE INOVAÇÃO Objeto da Inovação  Produto, Serviço, Processo ou Design. Dimensão Tecnológica  Estado da Arte (Atualidade). Dimensão Mercadológica  Cobertura de Mercado (Local / Global).

62 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
IDÉIA INOVADORA Provérbio Inspirador  “Nada é mais forte do que uma idéia cujo tempo é chegado”... Vítor Hugo Como chegar a essa idéia?  As idéias inovadoras e geradoras de empreendimentos de base tecnológica são decorrentes de trabalhos de P&D em áreas especializadas utilizando tecnologia avançada.

63 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
Como julgar se a idéia é promissora, capaz de gerar um novo produto /serviço inovador, base de um empreendimento de sucesso?  Realizando um estudo capaz de demonstrar a sua viabilidade técnica e econômica (EVTE) e um planejamento capaz de convencer da sua atratividade comercial e financeira (Plano de Negócios)

64 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
Em que consiste o EVTE?  Apresentar elementos de comprovação de que a idéia pode gerar um produto ou serviço: * Factível (protótipo ou demo funcional); * Necessário (para clientes alcançáveis); * Inovador (com alto grau de inovação); * Rentável (retorno do capital empregado).

65 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
Em que consiste o Plano de Negócios?  Convencer (promotores e investidores) da atratividade do negócio, apresentando: * Equipe gestora (competência/experiência); * Tecnologia (atual/produtos de alto valor); * Mercado (alcançável com liderança); * Lucratividade (rápido ROI e alta TIR).

66 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
Em quanto tempo ocorre a maturação de empreendimentos de base tecnológica?  São necessários de 3 a 5 anos para: * Estruturar a empresa (RH técnico e gerencial); * Desenvolver os produtos e serviços; * Conhecer e desenvolver o mercado-alvo; * Atrair e captar recursos financeiros.

67 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
Qual é a forma mais eficaz para apoiar e acelerar esse amadurecimento?  Engajar em programa de Incubadora de Empresas de Base Tecnológica para acesso a: * Treinamentos; * Consultorias individuais; * Encontros informais; * Eventos especializados.

68 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
Como surgiu e evoluiu o Plano de Negócios para demonstração da atratividade de negócios? * Inicio para atrair capital de risco (anos 60) ; * Estendido para outros stakeholders (anos 70); * Generalizado seu uso para capitalização (80).

69 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
Qual é a utilidade atual do Plano de Negócios? * Repensar o negócio; * Atrair parceiros; * Exibir as competências existentes; * Decidir com segurança; * Captar recursos financeiros.

70 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
Requisitos para atingir os objetivos do P/N ? * Apresentar o negócio de forma estruturada; * Identificar as oportunidades de inovação tecnológica baseadas na pesquisa de mercado e na análise SWOT; * Focar em nichos de mercado-alvo; * Dimensionar para rentabilidade desejada; * Revisar para consistência, clareza e objetividade.

71 OBJETIVOS DO PLANO DE NEGÓCIOS
Analisar a viabilidade da futura empresa Orientar de forma segura o empreendedor Diminuir os riscos Aumentar as chances de sucesso Planejar agora o que fazer no futuro

72 ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS
ASPECTOS ECONÔMICOS Mercado Consumidor fornecedor Concorrentes ASPECTOS TÉCNICOS Tecnologia Processo Produtivo Equipamento (Lay-out) Investimentos Fixos Mão-de-obra CAPITAL Próprio Terceiros TAMANHO E LOCALIZAÇÃO Produto Localização ASPECTOS FINANCEIROS Faturamento Custos Lucro Capital de giro Retorno do investimento

73 Busca de Oportunidades
Exercício em equipes de 4 alunos. Pesquisar em notícias de jornal, revistas 4 idéias de negócios e mostrar EVTE ao final da aula. Escolher uma das tendências a seguir e montar 3 exemplos de negócios dentro da tendência. Envelhecimento da população, Forma física, Meio ambiente, responsabilidade social, educação permanente, casais trabalhando fora, globalização, solteiros, famílias divorciados, eventos, moda antiga, romantismo, costumização, aumento de produtividade, internet, redes sociais, e-commerce, copa, pull.

74 Perguntas Real necessidade? Cliente busca? Valor agregado? Competitivo? Lucrativo/rentável? Vale o esforço? Tecnologia? Segmentação? Nicho? Longo prazo? Potencial? 5 forças de Porter – Concorrência, fornecedores, clientes, novas empresas, substitutos? Momento propício? Ciclo de consumo? Minhas vantagens competitivas? Me interessa, gosto disto? Estilo de vida conhecimentos, habilidades, competências requeridas. Ética, lei, pessoas.

75 Fechar os conceitos O que é uma oportunidade de negócios?
Analisar a oportunidade de engócio.

76 Obrigado

77 OBA !!!...

78 BOA NOITE OBRIGADO !!!!


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