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EMPREENDEDORISMO Aula 1 – António Albano Baptista Moreira.

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Apresentação em tema: "EMPREENDEDORISMO Aula 1 – António Albano Baptista Moreira."— Transcrição da apresentação:

1 EMPREENDEDORISMO Aula 1 – António Albano Baptista Moreira

2 Aula 1 – 08/08/2012 OBJETIVOS Apresentação pessoal A disciplina Organização Expectativas Calendário Filmes Quais os desafios ?

3 Apresentação Formado em Administração e Pós graduado em Gestão Estratégica; Executivo Sênior em Multinacionais de classe mundial, na área de TI; Instrutor do Sebrae para os cursos Aprender a Empreender e Soldado Cidadão; Coordenador dos Cursos Gestão Estratégica de PMEs, Finanças e Tributária - CET OPET; Professor de Empreendedorismo e Gestão – CET OPET, FAEL; Palestrante de Motivação, Criatividade e Gestão; Consultor para pequenas e médias empresas em Gestão, BI e TI; 3

4 Dados do professor António Albano Baptista Moreira
antonioabmoreira aabmoreira 4

5 Contrato Turmas TGE102A TGE111A Objetivos comuns, quais? Organização
Integração Participação Crescimento Resultados a atingir? Faltas Horários

6 Metodologia Aulas expositivas com apoio de slides e quadro, filmes, estudo de casos, trabalhos individuais, filmes e debates.

7 Material de apoio Cópias de apostilas, indicação de capítulos de livros, sites, etc. Uso do site, htp://opetempreendedorismo.pbworks.com Login e senha Como usar

8 Ao final o que levaremos ?
APRESENTAÇÕES VISÃO DA DISCIPLINA FUNCIONAMENTO EMPREENDEDORISMO INFORMAÇÕES DA TURMA

9 De que se trata ... Nesta disciplina o aluno irá entender a importância do empreededorismo para um país e/ou organização. Para tal, verificará que o perfil e competências de um empreendedor podem ser desenvolvidos. Conhecerá os motivos de sucesso e de fracassos dos novos negócios, bem como, a importância de um Plano de Negócio. Saberá identificar novas oportunidades e tendências de mercado.

10 Competências Nº Descrição Nível 01
Entender o conceito de empreendedorismo, sua tipologia, bem como, importância econômica para um país e inovadora para as empresas. F 02 Conhecer as bases do pensamento empreendedor e suas fundações. N 03 Identificar as características comportamentais e atitudinais do empreendedor e intra-empreendedor. 04 Identificar barreiras e estímulos organizacionais ao comportamento intra-empreendedor. I 05 Entender o ciclo de vida organizacional, bem como, saber diferenciar uma oportunidade de uma idéia. 06 Entender a importância da análise ambiental, bem como, saber como identificar e avaliar a concorrência.

11 Competências Nº Descrição Nível 07
Saber como analisar o mercado, bem como, seu ciclo de vida e variáveis ambientais. N 08 Entender os principais motivos para a falência prematura de novos empreendimentos. I 09 Entender a importância de um Plano de Negócios, sua estrutura e principais motivos para a sua concepção e controle. F 10 Verificar as possibilidades de negócios por meio de franquias, incubadoras, associações e arranjos produtivos locais.

12 Apoio bibliográfico Bibliografia Básica
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 2. ed. , rev. e atual. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2005. MALHEIROS, Rita de Cássia da Costa; FERLA, Luiz Alberto; CUNHA, Cristiano J. C. de Almeida (organizadores). Viagem ao mundo do empreendedorismo. 2 ed. Florianópolis: IEA – Instituto de Estudos Avançados, 2005.

13 Apoio bibliográfico Bibliografia Complementar Referência
AIDAR, Marcelo Marinho. Empreendedorismo. São Paulo: Thomson, 2007. BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de empreendedorismo gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2010.

14 Apoio bibliográfico Bibliografia Complementar Referência
BERNHOEFT, Renato. Como tornar-se um empreendedor (em qualquer idade). São Paulo: Nobel, 1996. CHAGAS, Fernando Celso Dolabela . O segredo de Luísa: uma idéia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. Rio de Janeiro: Cultura, 2008. CHAGAS, Fernando Celso Dolabela. Oficina do empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. São Paulo: Cultura, CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilização de novas empresas: uma guia eficiente para iniciar e tocar seu próprio negócio. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

15 Apoio bibliográfico Bibliografia Complementar Referência DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor: entrepreneurship - prática e princípios. São Paulo: Editora Pioneira, 2002. FERNANDES, Bruno H. Rocha; BERTON, Luiz Hamilton. Administração estratégica: da competência empreendedora à avaliação de desempenho. São Paulo: Saraiva, 2005. MENDES, Jerônimo. Manual do empreendedor: como construir um empreendimento de sucesso. São Paulo: Atlas, 2009. SALIM, Cesar Simões; [et al.]. Construindo planos de negócios: todos os passos necessários para planejar e desenvolver negócios de sucesso. 3. ed., rev. e atual. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2005.

16 Apoio bibliográfico - Livros de trabalho
TÍTULO AUTOR/EDITORA Empreender, fazendo a diferença Michael F. Gerber Editora Fundamento Como elaborar um plano de negocio Sebrae Fernando Dolabella: Oficina do empreendedor O segredo de Luiza

17 BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS
Nossos encontros DATA BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS OBSERVAÇÕES 08/08 Apresentação, formas de avaliação. Empreendedorismo: conceito, tipos e importância; Fundações do comportamento empreendedor e destruição criativa na Economia Austríaca de Joseph Alois Schumpeter; Dimensões ou fatores do construto comportamento empreendedor e intra-empreendedor; Características comportamentais e atitudinais do empreendedor e intra-empreendedor. TODAS DE FORMA GERAL COMPETÊNCIA 1 APRESENTAÇÃO GERALD A DISCILINA DO QUE VAI SER TRATADO, DA METODOLOGIA E DAS AVALIAÇÕES 15/08 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 22/08 COMPETÊNCIA 2 29/08

18 Empreendedorismo: conceito, tipos e importância;
05/09 Empreendedorismo: conceito, tipos e importância; Fundações do comportamento empreendedor e destruição criativa na Economia Austríaca de Joseph Alois Schumpeter; Dimensões ou fatores do construto comportamento empreendedor e intra-empreendedor; Características comportamentais e atitudinais do empreendedor e intra-empreendedor. COMPETÊNCIA 3 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 12/09 19/08 Barreiras e estímulos organizacionais ao comportamento intra-empreendedor; Características políticas e de gestão de organizações efetivamente empreendedoras; Características estruturais das organizações empreendedoras; Características culturais das organizações empreendedoras; Influência das redes sociais inter e intra-organizacionais sobre o comportamento empreendedor e intra-empreendedor. COMPETÊNCIA 4 22/09 REVISÃO - SABADO LETIVO COMPETÊNCIAS DE 1 A 4 26/09 AVALIAÇÃO ESCRITA INDIVIDUAL COMPETÊNCIA 1 A 4

19 03/10 Ciclo de Vida das Organizações; Inovação e Competitividade; Inovação e Criatividade; Identificação e aproveitamento de oportunidades; Diferenciação entre idéias e oportunidades e processos de identificação de oportunidades. COMPETÊNCIA 5 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 10/10 Análise da concorrência; Tamanho e potencial de mercado; Ciclo de vida do setor: expansão Oferta e demanda; Variáveis ambientais: demográfica, geográfica, tecnológica, ambiental, política/legal, sociocultural; Sazonalidade. COMPETÊNCIA 6 17/10 COMPETÊNCIA 7

20 24/10 Planejamento estratégico; Planejamento financeiro; Endividamento; Fonte de recursos; Capital de giro. COMPETÊNCIA 8 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 31/10 Plano de Negócios: conceito, importância e estrutura. COMPETÊNCIA 9 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 07/11

21 14/11 Franquias; Associações Produtivas Locais (APL´s) Incubadoras. COMPETÊNCIA 10 APRESENTAÇ ÕES ORAIS E ESCRITAS DAS EQUIPES 21/11 APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS TODAS COMPETÊNCIAS 24/11 REVISÃO – SÁBADO LETIVO 28/11 AVALIAÇÃO ESCRITA INDIVIDUAL COMPETÊNCIA 5 A 10 05/12 TODAS DE FORMA GERAL TODAS AS COMPETÊNCIAS RECONSTRU ÇÃO

22 Nºs COMPETÊNCIAS AVALIADAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
DATA Nºs COMPETÊNCIAS AVALIADAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO TODAS AULAS DURANTE AS AULAS DE CADA COMPETÊNCIA TRABALHOS INDIVIDUAIS E EM EQUIPE REALIZADOS EM SALA 26/09 COMPETÊNCIAS 1, 2, 3, 4 INDIVIDUAL ESCRTIA 21/11 TODAS AS COMPETÊNCIAS APRESENTAÇÃO ORAL E ESCRITA DE UM PLANO DE NEGÓCIOS 28/11 COMPETÊNCIAS 5, 6, 7, 8, 9 E 10 05/12 TODAS AS COMPETÊNCIAS/RECONSTRUÇÃO 29/08 CHTAE 3 hrs ENTREGA TRABALHO INDIVIDUAL CHTAE 3 Hrs 24/11 CHTAE 4 hrs 28/12 CHTAE 4 hrs

23 Conteúdo Programático
Competência 1 a 3: Empreendedorismo: conceito, tipos e importância; Fundações do comportamento empreendedor e destruição criativa na Economia Austríaca de Joseph Alois Schumpeter; Dimensões ou fatores do construto comportamento empreendedor e intra-empreendedor; Características comportamentais e atitudinais do empreendedor e intra-empreendedor. Competência 4: Barreiras e estímulos organizacionais ao comportamento intra-empreendedor; Características políticas e de gestão de organizações efetivamente empreendedoras; Características estruturais das organizações empreendedoras; Características culturais das organizações empreendedoras; Influência das redes sociais inter e intra-organizacionais sobre o comportamento empreendedor e intra-empreendedor. Competência 5: Ciclo de Vida das Organizações; Inovação e Competitividade; Inovação e Criatividade; Identificação e aproveitamento de oportunidades; Diferenciação entre idéias e oportunidades e processos de identificação de oportunidades.

24 Conteúdo Programático
Competência 6 e 7: Análise da concorrência; Tamanho e potencial de mercado; Ciclo de vida do setor: expansão Oferta e demanda; Variáveis ambientais: demográfica, geográfica, tecnológica, ambiental, política/legal, sociocultural; Sazonalidade. Competência 8: Planejamento estratégico; Planejamento financeiro; Endividamento; Fonte de recursos; Capital de giro. Competência 9: Plano de Negócios: conceito, importância e estrutura. Competência 10: Franquias; Associações Produtivas Locais (APL´s) Incubadoras.

25 Material adicional Livros digitalizados Modelo de Plano de negócios

26 Na internet ... Links de páginas, blogs, etc

27 Retomando ... Serão retomados assuntos vistos na aula anterior

28 O que responder Abrir empresa? Terceiro setor? Atitude?
O que é empreendedorismo? Importância do empreendedorismo? Se nasce empreendedor? Um boa idéia é um bom negócio? Processo de empreender? Abrir empresa? Terceiro setor? Atitude?

29 O que responder O que é Empreendedorismo
O Empreendedor – importância, características Identificar e auto avaliação empreendedora O que move o empreendedor Oportunidades, identificação, caminho até um negócio Plano de vida Inovação, criatividade, tomada de decisão Plano de negócios

30 Sessão pipoca ... Deixa a vida me levar

31 Sessão pipoca ... William Kamkwamba

32 Vamos ao conteúdo EMPREENDEDORISMO

33 Lembrar Mitos e definições; A importância do Empreendedorismo;
Contextualizar o empreendedorismo; Intra empreendedorismo Algumas recomendações; Como fazer?

34 TEMAS A DISCUTIR Introdução / Objetivos.
Qual a situação que vivemos hoje ? O perfil do profissional atual. Realidade das MPE´s. Importância das MPE´s. O que fazer ? Empreendedorismo, o que vem a ser isto?

35 Transição DESCOMPASSO VELOCIDADE MUDANÇAS DO AMBIENTE
VELOCIDADE MUDANÇAS INTERNAS Para iniciar nossa apresentação sobre o Empreendedor, é fundamental entendermos e percebermos o descompasso existente entre a velocidade das mudanças do ambiente, que sem dúvida é muito rápido, em consonância à velocidade das mudanças internas (pessoas). Nós em nossos desenvolvimento e em nossas atividades, respondemos de forma muito lenta a velocidade das mudanças do ambiente. Claramente visível neste período de transição da Sociedade Industrial, também denominada por Alvin Tofler, como sociedade da segunda onda com a sociedade do conhecimento, denominada a sociedade da terceira onda. Onde talento e capacidade criativa passa a ser valorizado.

36 4 REVOLUÇÕES TECNOLOGIA GLOBALIZAÇÃO GESTÃO DAS EMPRESAS
Nesta transição ocorreram grandes revoluções. Entre elas destacamos 4 (quatro) que estão impactando todo o processo de mudança. (Falar as 4 revoluções - sem entrar em detalhe) A seguir vamos poder perceber a influência de cada uma das revoluções. GESTÃO DAS EMPRESAS NATUREZA HUMANA

37 Tecnologia Redução de 44 % Nº DE BANCÁRIOS NO BRASIL Automação
JAN JUN A Revolução TECNOLÓGICA é fácil observar sua influência. Percebemos neste exemplo, colhido recentemente junto ao DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas Sócio-Econômicas a grande interferência da TECNOLOGIA na forma tradicional de emprego. A Previsão é chegarmos em 2002 com 200 mil bancários. Quem de nós (voltando-se a platéia) já não fomos ou tivemos parentes, amigos bancários? Onde estão estas pessoas hoje? Fonte: Dieese - Linha Bancários

38 Crescimento econômico sem crescimento do emprego
Média ponderada do PIB regional e do crescimento do emprego PIB 205 156 Percebemos neste gráfico que o crescimento do emprego está em descompasso com o crescimento econômico. O crescimento do nível de emprego, nesta terceira onda, não está mais ligado ao crescimento econômico. Enquanto o PIB cresce em uma velocidade, o emprego não acompanha o mesmo desempenho. EMPREGOS 147 128 100

39 Esta é uma manchete comum, apresentada diariamente
em jornais e telejornais no Brasil e no mundo. OBS: Não é para ler o conteúdo e sim destacar a manchete

40 Gestão das Empresas BIOLÓGICO MECANICISTA Mudança de Paradigmas
times de trabalho organograma empowerment controle Outra Revolução: A GESTÃO DAS EMPRESAS, ou a Revolução das organizações. Marcada pela grande mudança e quebra de paradigmas. (Mostrar TP e comentar o “antes “ e o “agora” ) líder gerente cérebro de obra mão-de-obra Capital Humano Capital Financeiro

41 A rapidez do Pequeno Neste mundo em que a velocidade é fundamental.
Os pequenos tem a capacidade de vantagem adicional, em razão da agilidade. Exemplos vem ocorrendo nas organizações, através da descentralização, transformando setores em UNIDADES DE NEGÓCIOS etc.

42 Mensagem “O mundo não está dividido entre grandes e pequenos, mas sim entre rápidos e lentos e somente os rápidos sobreviverão” Destacar a importância da rapidez nestes novos tempos, citando\ um dos maiores nomes da Administração Moderna: Peter Drucker Peter Drucker

43 A revolução da natureza humana
ÉPOCAS PODER Nas Cavernas Alimento Agricultura Território Mercantilista Rei Esta é a quarta revolução, apresentada no inicio da palestra. Trata-se da Revolução da NATUREZA HUMANA. (Mostrar TP, fazendo com que a platéia entenda as fases e seus avanços) Destacando que hoje vivemos na era do conhecimento e que as pessoas fazem a diferença. Industrial Capitalista Conhecimento Pessoas

44 Nova economia X Velha economia ? Nova empresa X Velha empresa ?
OS NOVOS DESAFIOS Nova economia X Velha economia ? Nova empresa X Velha empresa ? Nova gestão X Velha gestão ? Novo consumidor X Velho consumidor ? Novo administrador X Velho administrador ?

45 Revista Época Negócios, março 2007, pág. 170

46 Mundo dos negócios atual
Globalização dos negócios com crise Complexidade e volume das variáveis em jogo Grande volume de dados Disponibilidades de inúmeras informações Decisões rápidas Inconstância dos mercados Complexidade das organizações O cliente é mutante e infiel Crescimento dos concorrentes Análise complexa – questões impossíveis de se prever.

47 Humm

48 O profissional ? Criatividade Adaptabilidade Resiliência
Conhecimento e voltado para prática Foco em metas Resolução de problemas Tomada de decisão Espírito de equipe Busca de oportunidades

49 A revolução da natureza humana
Empregabilidade Como você esta se preparando para os “Novos tempos”? (Levar o grupo a refletir por segundos) Nestes novos tempos, estar preparado é fundamental. É importante que haja o entendimento do que é EMPREGABILIDADE que de uma forma mais simples, podemos conceituar como: AGREGAR HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DURÁVEIS Temos que focar nossa energia na nossa empresa: EU S/A

50 Acabou o amadorismo: Conhecimento e informação são essenciais:
Vou fazer um convite a vocês: Convido vocês a embarcarem em um avião, numa longa viagem e na hora do embarque, ouvem da simpática recepcionista ou comissária: Boa tarde cavalheiro (Senhora), seja bem vindo ao vôo 666, temos orgulho em informar que em nossa companhia, temos um elevado índice de sucesso em nossos vôos. Somente 2% dos aviões sofrem acidentes, os demais 98% são bem sucedidos. Você embarcaria nesta?? Esta pequena história é só para reforçar que não há mais espaço para o amadorismo. O mundo exige profissionalismo em tudo que fazemos. Devemos perder a mania de achar que sabemos tudo e nos dispor a aprender e aprender já e de forma rápida. Pense nisto quando fizer seu projeto, montar sua empresa, preparar um trabalho para a faculdade ATUE DESDE JÁ COM CARACTERÍSTICAS DE UM PROFISSIONAL

51 A IMPORTÂNCIA DAS MPE´S
De a as firmas até 100 funcionários criaram 96% dos novos empregos – 1,9 milhão. Enquanto as firmas médias e grandes (mais de 100 funcionários) criaram empregos. O crescimento de empregos nas MPE foi de 19,2% e nas MGE de 0,6%. O crescimento das novas MPE´s foi cerca de 98,7% em Após os 4 primeiros anos apenas 50% das firmas de pequeno porte sobrevivem. Grandes – 83%.

52 Dados da importância das PMEs
6,5 milhões de PMEs no País; 50 mil Médias; 60% de todos os empregos com carteira; 19,6 milhões de trabalhadores

53 A IMPORTÂNICA DAS MPE´S
Em número de Funcionários Total Func. 0-4 5-19 20-99 500 + Milhões 9,3% 17,1% 19,4% 20,4% 33.8% Em número de Empresas Total Emp. 0-4 5-19 20-99 500 + 70% 22,8% 5,8% 1,2% 0,2% Dados de fonte - RAIS

54

55 A situação hoje O perfil profissional exigido Criatividade
Adaptabilidade Resiliência Conhecimento e voltado para prática Foco em metas Resolução de problemas Tomada de decisão Espírito de equipe Busca de oportunidades RESULTADO

56 Na vida pessoal Angústias e depressões;
Agitação, sensação de impotência e falta de controle; Relações humanas desgastadas; Falta de controle da vida pessoal; Desemprego / falta de emprego.

57 A situação hoje Globalização dos negócios
Complexidade e volume das variáveis em jogo, grande volume de dados Vida pessoal agitada. Disponibilidades de inúmeras informações Decisões rápidas Inconstância dos mercados Complexidade das organizações O cliente é mutante e infiel Crescimento dos concorrentes Análise complexa – questões impossíveis de se prever. RESULTADO

58 Dados de 2009 30 a 61% morrem no primeiro ano;
40 a 68% no segundo ano; 55 a 73% no terceiro ano.

59 O Ambiente nas PME’s ü Falta de Capital de Giro; ü Falta de crédito;
Sobrevivência e Mortalidade das Empresas Paulistas de 1 a 5 anos : ü      Falta de Capital de Giro; ü      Falta de crédito; ü      Problemas Financeiros; ü      Maus pagadores; ü      Falta de Clientes; ü      Concorrência muito forte; ü      Instalações inadequadas; ü      Ponto inadequado; ü      Carga tributária elevada; ü      Fala de mão-de-obra qualificada; ü      Falta de conhecimentos gerenciais; ü      Recessão econômica no país.

60 Causas da mortalidade ... 1º Falta de Capital de Giro - 42 %
Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil Sebrae - Relatório de Pesquisa Brasília Agosto 2004 1º Falta de Capital de Giro % 2º Falta de Clientes % 3º Problemas financeiros % 4º Maus Pagadores % 5º Falta de Crédito %

61 Razões da Mortalidade das Empresas
1 Escassez de recursos financeiros 21,9 % 2 Instabilidade econômica 7,7 3 Mercado Limitado 4 Concorrência 7,3 5 Problemas pessoais 6,8 6 Planos econômicos 7 Localização 3,4 8 Inflação 9 Elevados encargos financeiros 3,0 10 Falta de organização e administração FONTE : SEBRAE – PROGRAMA GERAÇÃO EMPRESA

62 Razões da Sobrevivência das Empresas
1 Perseverança / Persistência 20,3 % 2 Boa administração 14,2 3 Dedicação do empresário 13,6 4 Boa estratégia de vendas 5,7 5 Capital próprio 5,5 6 Experiência no ramo 4,7 7 Mercado favorável 4,3 8 Reinvestir na empresa 4,1 9 Qualidade do produto 3,3 10 Única fonte de renda do empresário 3,2 FONTE : SEBRAE – PROGRAMA GERAÇÃO EMPRESA

63 E AGORA JOSÉ ?

64 O QUE FAZER ENTÃO ? Inovação; Rapidez; Atendimento; Associativismo.
Incubação; Cooperativismo; Empreendedorismo; Empregabilidade; Vantagens, diferenciais competitivos.

65 DE DONO A EMPREENDEDOR DONO DE EMPRESA :
Visão D/D - de dentro para dentro da empresa. EFICIÊNCIA – Fazer as coisas bem feitas. EMPRESÁRIO : Visão D/F ou - de dentro para fora da empresa ou inverso. F/D Concorrente, Fornecedor, Cliente. EFICÁCIA – Fazer bem feito só o que precisa ser feito. EMPREENDEDOR : Visão F/F - de fora da empresa para fora da empresa. EFETIVIDADE – Manutenção da Eficácia no tempo. NECESSIDADE – Mudança de perfil conforme a evolução.

66 Fatores de sucesso da Micro Empresa
Ambiente favorável (Mercado incluído) Gestão (Planejamento Inicial e continuidade) Conhecimento do ramo Empreendedorismo

67 As 3 funções do empresário
Gestor / Administrador Técnico Empreendedor

68 A Gestão Objetivos: Estratégia; Diferencial; Planejamento; Controle;
Padrões; Informações / Apoio; Melhoria contínua.

69 A Técnica Inovação; Qualidade; Padrões; Continuidade e melhoria.

70 PORQUÊ O EMPREENDEDORISMO ?
Importância das Micro e Pequenas Empresas na geração de renda e empregos. Desenvolvimento e mudança social e econômica. Só os empreendedores triunfarão. Auto-realização pessoal. Empregabilidade.

71 MITOS / VERDADES Se nasce empreendedor; Empreendedorismo é montar empresa; Empreendedorismo é sorte; Empreendedorismo pode ser desenvolvido; Só os empreendedores triunfarão.

72 Empreendedorismo - definições
Conceito habitual; Conceito geral; Conceito restrito; Como atitude de vida.

73 EMPREENDEDORES, SÃO PESSOAS QUE FAZEM ACONTECER.
O EMPREENDEDOR EMPREENDEDORES, SÃO PESSOAS QUE FAZEM ACONTECER. A arte de “dar o 1º passo”. Grandes objetivos sempre claros, com foco. “Apetite” para “fazer tudo com seriedade”. Energia alocada ao fazer acontecer . A arte refinada da comunicação. A arte do relacionamento. A arte de “amarrar pontas”. A arte da “criatividade pela visão”. A arte do ser “pra frente”.

74 CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND
SER EMPREENDEDOR CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND 1- CONJUNTO DE REALIZAÇÃO Busca de oportunidades e iniciativa. Correr riscos calculados. Persistência. Exigência de qualidade e eficiência. Comprometimento.

75 CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND
SER EMPREENDEDOR CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND 2- CONJUNTO DE PLANEJAMENTO Busca de informações. Estabelecimento de metas. Planejamento e monitoramento sistemáticos.

76 CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND
SER EMPREENDEDOR CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND 3- CONJUNTO DE PODER Independência e autoconfiança. Persuasão e rede de contatos.

77 Fazendo acontecer... Amplie sua visão de mundo
Descubra no que você é bom, ...MESMO! Busque as informações necessárias Saiba onde elas estão Quem poderá ajudá-lo ? Que recursos você precisa ?

78 Empreendedor: Atitudes
Se acomodar Fazer acontecer

79 Quais são suas competências/habilidades
Manuais Intelectuais Emocionais Esportivas Comunicação

80 Fazendo acontecer... EMPREENDEDOR Talento Criatividade Competência +

81 O que é Empregabilidade ?
Competência profissional Adequação profissional Idoneidade Reserva financeira e fontes alternativas Relacionamentos Saúde física e mental Objetivos claros Plano de vida

82 ESTRATÉGIA PESSOAL Valores / Crenças / Princípios Sonhos / Visão
Razão da Existência / Missão

83 Sugestão de Plano Pessoal
Talento Competência Essencial Sonho Visão / Missão Metas Plano Ação Avaliação Valores / Princípios Modelos Empreen- dedorismo / Disciplina

84 Agora que já sabe ... Descubra seus talentos;
Desenvolva-os em pontos fortes; Alinhar os Objetivos e Propósitos; Desenvolvimento pessoal; Plano de Negócios; Atitudes Empreendedoras; Alinhar as Estratégias;

85 É preciso dar sentido a tudo isto.
E principalmente ... É preciso dar sentido a tudo isto. Achar um motivo.

86 Ser Empreendedor (Saudação inicial)
O Sebrae há muitos anos vem debatendo a questão do empreededorismo, seu entendimento e aplicação. “Ser Empreendedor”, esta palestra tem como objetivo, mostrar os diversos caminhos que você, deverá tomar ao decidir montar seu negócio ou atuar como empreendedor em suas ações. Mostrar que o Sebrae tem diversos produtos no Segmento dos FUTUROS EMPRESÁRIOS, para preparar e desenvolver as habilidades e a capacidade dos interessados em montar seus negócios Mostrar o Folder do Sebrae para FUTUROS EMPRESÁRIOS Para aquelas pessoas que já tem definido seu ramo de negócio, o Sebrae oferece o PROGRAMA PRIMEIROS PASSOS, um conjunto de Palestras e Assessorias, para auxilia-los a abri seu negócio. (Mostrar Folder do PROGRAMA PRIMEIROS PASSOS O Serviço de Apoio à Pequena Empresa no Paraná

87 OBSERVAÇÕES “Não há desemprego. O que está desaparecendo
é o emprego propriamente dito.” William Bridges Fonte: IBGE “Somente 50% dos empregos no Brasil são formalizados com 'carteira assinada'. Entre 1980 e 1994, o trabalho por 'conta própria‘ cresceu 37,38%.”

88 Processo aprendizagem
Fechar os conceitos Processo aprendizagem Mapas mentais / resumos / esquemas 5W3H Perguntas: Definição? O que é? Para que serve? Porquê? Qual a causa? Como surgiu? Quais conseqüências? Pontos +, vantagens? Pontos -, desvantagens? Contribuições, aplicações práticas? Como faz? Mensuração? Como posso uso pessoalmente?

89

90 Eu sou o único responsável pelo meu futuro...
Tenha a consciência de que é você que construirá o seu futuro e estará também influenciando o futuro das pessoas que te rodeia.

91 Foque seu Objetivo: (antes de mostrar a última TP)
Bem, estamos encaminhando para o final e queremos deixar alguns pontos de reflexão: A maior das revoluções começa em você, iniciando com o processo de ASSUMIR a responsabilidade pelo seu futuro. Vamos agora fazer um exercício para encerrarmos a Palestra. ( Vivência do Alvo: ) Solicite a todos que em pé fechem os olhos; dê as seguintes instruções: De olhos fechados imaginem que vocês estão com um arco e flecha nas mãos. Estiquem a flecha no arco. Agora, mirem para o Norte e lance a flecha. Agora abram os olhos e percebem> Neste momento, as pessoas estarão em posições diferentes. Perguntar: O que aconteceu?? Surgiram vários nortes? Mensagem (mostrando a TP): Não importa qual é o seu norte, porém defina e tenha claro para você perseguir arduamente: com muita paixão, percebendo sempre em mente o seu alvo e buscar acertá-lo sempre... (despedida final)

92 SUCE$$J!! Deus dá a todos uma estrela, Uns fazem da estrela um Sol,
Outros nem conseguem vê-la! Helena Kolody SÓ OS EMPREENDEDORES TRIUNFARÃO !!!

93 Fechar os conceitos Qual o seu sonho? Vale a pena empreender?
Baixar o livro

94 Para a próxima aula ... Pesquisar sobre Mapa mental e 5W3H.
Decidir (prof.): Material de apoio Bibliografia selecionada Disponibilizar

95 OBA !!!...

96 Obrigado

97 BOA NOITE OBRIGADO !!!!


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