A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Ms. Karen Jelinek Profª Suelen Assunção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Ms. Karen Jelinek Profª Suelen Assunção"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Ms. Karen Jelinek Profª Suelen Assunção
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA I 2009/01 30/04/2009 Campo Multiplicativo Profª Ms. Karen Jelinek Profª Suelen Assunção

2 Nos PCN’s qual é a idéia que se tem da multiplicação?
Qual é a proposta do texto estudado para o campo conceitual multiplicativo? p.202

3 Multiplicação Comparativa
“tantas vezes mais”, “tantas vezes menos”

4 Proporcionalidade “multiplicar por” ou “dividir entre”

5 Configuração retangular
Idéia de área

6

7

8

9 Combinatória Combinação - Contagem

10 Felipe tem 3 calções e 4 camisetas.
Quantos trajes diferentes ele pode formar com estas peças? Dica: Para facilitar, podemos organizar uma tabela:

11 E para compreender a multiplicação, afinal, o que é necessário?

12 Aquisições fundamentais:
Uma delas é a possibilidade da criança constatar a presença do ‘operador’ multiplicativo, o que lhe permitirá fazer antecipações do número ‘n’ de conjuntos. Outra aquisição é a capacidade de realizar uma compensação exata entre as duas variáveis: ‘n’ (número de vezes ou de conjuntos) e ‘x’ (o número de elementos de cada conjunto). p.202

13 Variáveis: questão importante
Quanto penso em 3 x 2 como  refiro-me especificamente a elementos ou conjuntos? Pois, aí está a confusão!!! 3  o números de vezes 2  o número de elementos de cada conjunto.

14

15 Isso significa que para compreender a multiplicação, é necessário considerar o número de operações realizadas (operador multiplicativo) que indica o número de vezes que se repete um determinado conjunto, pois trata-se de operações com conjuntos e não só com elementos.p.203

16 A pesquisa: Quais eram os objetivos? p.206

17 Conduta I E quatro caminhões? Conserva resultado final.

18 Conduta II E 5 carrinhos? Intuição.

19 Conduta III E 4 bonecas? Adivito.

20 Conduta IV A criança antecipa o número de ações a realizar e chega a um resultado correto. “Porque 7 x 7 = 49”

21 2ª Parte da pesquisa Com alunos de conduta III e IV, em virtude da reversibilidade do pensamento (divisão).

22 Conduta I Sabem quanto gastam pra comprar vários objetos.
Ausência de reversibilidade de pensamento. p.210

23 Conduta II Por procedimentos empíricos, escolhe os objetos e verifica a possibilidade de comprá-los. p.210

24 Conduta III Tal como conduta II, mas a criança verifica a possibilidade de compra de todos os objetos. p.211

25 Conduta IV Não se utiliza procedimentos empíricos;
Antecipa todas as possíveis combinações. p.211

26 Resultados da Intervenção
Atividade que envolve o conceito de área Jogo dos Pontos Coloridos Jogo do Buraco p.213

27 Referências SARAVALI, Eliane Giachetto. Intervenção psicopedagógica na construção da noção de multiplicação. Cadernos de Educação. N.24, jan/jun 2005.


Carregar ppt "Profª Ms. Karen Jelinek Profª Suelen Assunção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google