A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo:4 Xenófanes de Cólofon

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo:4 Xenófanes de Cólofon"— Transcrição da apresentação:

1 Grupo:4 Xenófanes de Cólofon
Nome:Armando Baptista Neto nº:4 Sala:1º G Marselha Souza Martins nº18 Sala:1º G Nayara Rodrigues nº 31 Sala:1º G EE”Dom Josè de Camargo Barros”INDAIATUBA Disciplina:Filosofia “Trabalho de filosofia do 3º bimestre de 2007”

2 Quem foi Xenófanes de Cólofon?
Filósofo grego nascido em Cólofon, na Jonia.Cedo deixou sua cidade para levar vida errante na qualidade rapsodo. Acredita-se que tenha passado algum tempo na Sicília e também em Eléia. Segundo a tradição, Xenófanes teria sido mestre de Parmênides de Eléia. Escreveu unicamente em versos em oposição aos filósofos jônios como Tales de Mileto;Anaximandro de Mileto e Anaximenes.

3 Quem foi Xenófanes de Cólofon?
Da sua obra restaram um centena de versos. A sua concepção filosófica destaca-se pelo combate ao antropomorfismo, afirmando que se os animais tivessem o dom da pintura, representariam os seus deuses em forma de animais, ou seja, à sua própria imagem. As suas críticas à religião não tinham como objetivo um ataque pleno à dita mas, "dar ao divino uma pura e elevada idéia: o verdadeiro deus é único, com poder absoluto, clarividência perfeita, justiça infalível, majestada imóvel; que em pouco se assemelha aos deuses homéricos sempre a deambular pelo mundo sob o império das paixões", ou seja: só existe um deus único, em nada semelhante aos homens, que é eterno, não-gerado, imóvel e puro.

4 Quem foi Xenófanes de Cólofon?
Xenófanes de Cólofon ( a.C.) O elemento primordial para ele é a terra, através do elemento terra desenvolve sua cosmologia. Combate acirradamente a concepção antropomórfica dos deuses, e defende um Deus único, eterno, imóvel. Fragmentos principais: “... tudo sai da terra e tudo volta à terra...” “... tudo o que nasce e cresce é terra e água..."

5 Quem foi Xenófanes de Cólofon?
A atual escola eleática, que começa com Xenófanes e, também, um pouco antes, explica em seus mitos que o que nós chamamos de todas as coisas é, realmente uma só. Teofrasto diz que Xenófanes de Colófon, mestre de Parmênides, supunha que o princípio é um só, ou que a totalidade do existente é uma só coisa. Existe um só Deus, o maior entre os deuses e os homens, não semelhantes aos mortais, nem no corpo nem nos pensamentos. (…) Ele sempre permanece no mesmo lugar, sem se mover para nada, e não lhe é próprio mudar de um lugar para o outro; pelo contrário, sem qualquer trabalho, move todas as coisas apenas com o pensamento de sua mente.

6 Quem foi Xenófanes de Cólofon?
Xenófanes, o primeiro deles a defender a unidade (pois até se diz que Parmênides foi seu discípulo), não esclareceu muito, nem parece ter tratado da natureza de alguma destas coisas (a unidade formal de Parmênides ou a unidade material de Melisso), senão que, tendo os olhos atentos para o universo, disse que o uno é o próprio Deus.). Homem algum conheceu ou conhecerá algum dia a verdade sobre os deuses ou sobre quantas coisas que digo; pois, mesmo quando, eventualmente, chega a dizer alguma verdade completa, não tem consciência disso. Sobre todas as coisas ou sobre todos os homens o que se diz é, apenas, opinião.

7 Quem foi Xenófanes de Cólofon?
Aos deuses atribuíram Homero e Hesíodo tudo o que entre os homens é vergonhoso e digno de censura: roubar, cometer adultério e enganar uns aos outros. Mas se os bois, os cavalos e os leões tivessem mãos ou se fossem capazes como os homens de pintar obras com as mãos, os cavalos como os cavalos, os bois como os bois pintariam o aspecto dos deuses, e fariam o corpo deles tal qual cada um deles o tem.

8 Quem foi Xenófanes de Cólofon?
Como Pitágoras, embora seu ferrenho opositor, levou para esta parte ocidental do mundo helênico os conhecimentos intelectuais que caracterizavam a Jônia, fundando a escola de Eléia, cujas idéias sobre a unidade do ser imprimem a orientação básica do sistema eleático, de conceitos especificamente metafísicos. Para ele o todo era um e Deus era imutável, supra-sensível, sem começo meio e fim. A diversidade múltipla da natureza, ordenada por ele em água e terra, era reduzida a algo de eminentemente fundamental, atingido pela razão, - o ser.  Combateu a concepção antropomórfica que se fazia de Deus um ser parecido com o homem. Para ele os deuses não existiam porque eles tinham a imagem dos homens, por serem criações dos homens. Em oposição aos filósofos de Mileto só escrevia em verso.

9 Quem foi Xanófanes de Cólofon?
Como Pitágoras, embora seu ferrenho opositor, levou para esta parte ocidental do mundo helênico os conhecimentos intelectuais que caracterizavam a Jônia, fundando a escola de Eléia, cujas idéias sobre a unidade do ser imprimem a orientação básica do sistema eleático, de conceitos especificamente metafísicos. Para ele o todo era um e Deus era imutável, supra-sensível, sem começo meio e fim. A diversidade múltipla da natureza, ordenada por ele em água e terra, era reduzida a algo de eminentemente fundamental, atingido pela razão, - o ser. 

10 Fonte: Textos:W,Regis e Ana Lia A. Almeida Prado”Xenófanes de Cólofon”; Trajano;Vieira”Xenófanes” São Paulo;Ed.Unicamp Imagens:Wikipédia


Carregar ppt "Grupo:4 Xenófanes de Cólofon"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google