A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÁGUA E SAÚDE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÁGUA E SAÚDE."— Transcrição da apresentação:

1 ÁGUA E SAÚDE

2 SANEAMENTO BÁSICO É o conjunto de medidas que visa a melhorar e garantir a saúde da população por meio de abastecimento de água, da construção de rede de esgoto e da coleta de lixo.

3 SANEAMENTO BÁSICO A falta de água potável e de esgoto tratado facilita a transmissão de doenças que, calcula-se, provocam cerca de 30 mil mortes diariamente no mundo.

4 Poluentes Garimpo: Mercúrio Resíduos industriais Esgoto doméstico
e hospitalar

5 POLUIÇÃO DA ÁGUA As principais causas de deteriorização dos rios, lagos e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuízo à natureza, através de: lixos, esgotos, dejetos químicos industriais mineração sem controle. Derramamento de petróleo

6 O que fazer? Para evitar doenças transmitidas pela água devemos tomar os seguintes cuidados: proteger açudes e poços utilizados para o abastecimento; tratar a água eliminando micróbios e impurezas nocivas a saúde humana; filtrar e ferver a água; não lavar alimentos que serão consumidos crus com água não tratada como verduras, frutas e hortaliças.

7 Derramamento de Petróleo

8 O que é Eutrofização?

9 BIOACUMULAÇÃO

10 DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA ÁGUA

11 Doenças transmitidas pela água
Esquistossomose Leptospirose Amebíase Cólera Ascaridíase

12 O QUE É ESQUISTOSSOMOSE?
A esquistossomose é uma doença infecciosa parasitária, causada por um trematódeo, Schistosoma mansoni, atacando principalmente fígado e intestino. A transmissão da doença em uma região depende da existência de hospedeiros intermediários (caramujos) e está relacionada a condições precárias de saneamento básico.

13

14

15 TRANSMISSÃO .

16 Teste seus conhecimentos
QUESTIONÁRIO 1. Qual é o causador da esquistossomose? ( ) Schistosoma mansoni (verme) ( ) Streptococcus aureus (bactéria) ( ) Influenza (vírus) ( ) Aedes aegypti (mosquito) 2. Qual animal carrega o causador da doença? ( ) Cachorro ( ) Mosquito ( ) Caramujo ( ) Rato 3. Assinale qual (is) situação (ões) apresentam risco de transmissão ( ) ( ) ( )

17 Testes seus conhecimentos
4. Qual (is) hábitos previnem a esquistossomose? ( ) Andar calçado ( ) Lavar bem os alimentos ( ) Lavar as mãos antes das refeições ( ) Nadar somente em locais conhecidos ( ) Não defecar em áreas livres ( ) Usar repelente ( )Não comer carne crua

18 Ascaridíase - Lombriga
A contaminação por ele se dá pela ingestão de seus ovos, geralmente encontrados no solo, água, alimentos e mãos que tiveram um contato anterior com fezes humanas contaminadas.

19 Ciclo Biológico Prevenção: Saneamento básico Higiene
Tratamento da água

20

21 AMEBÍASE- A causa da amebíase se dá pela infecção de protozoário (Entamoeba histolytica), mais conhecida como ameba. A contaminação se dá pela ingestão de ovos presentes nas fezes de pessoas doentes.

22 LEPTOSPIROSE Doença causada pela bactéria Leptospira.
A contaminação do homem ocorre em épocas de enchentes, nesse período ocorre a penetração da bactéria em ferimentos ou quando ingerimos a água contaminada. Os sintomas iniciais são similares aos da gripe. O tratamento é feito a base de antibióticos.

23

24 CÓLERA É uma disenteria (diarréia) causada pela bactéria Vibrião colérico. Sintomas: Fezes esbranquiçadas ( água de arroz). Desidratação. Tratamento: Medicamentos que matam as bactérias. Prevenção: Saneamento básico e higiene.

25 OBRIGADO


Carregar ppt "ÁGUA E SAÚDE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google