A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração II Profª Eliete Angela Roman Duarte

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração II Profª Eliete Angela Roman Duarte"— Transcrição da apresentação:

1 Administração II Profª Eliete Angela Roman Duarte
Gestão de Marketing Administração II Profª Eliete Angela Roman Duarte

2

3 Fundamentos do Mix de Marketing
Os 4 Ps. O que é 4 Ps?

4 Composto de Marketing (Marketing Mix)
4 P’s do Marketing Composto de Marketing (Marketing Mix)

5 Marketing Mix Uma empresa interage com o ambiente externo e interno através do que o Profissional de Marketing define no chamado Composto de Marketing.

6 P - Produto É aquilo que sua empresa faz de melhor para oferecer ao mercado consumidor, podendo ser derivado de um processo natural (exemplo: água), ou ainda ser obtido através de uma transformação, seja com máquinas ou com a força humana (exemplo: uma Caneta).

7 P – Preço Qual o preço ideal para o produto que sua empresa oferece ao mercado? São inúmeros os fatores que podem influenciar direta ou indiretamente na política de preços de uma companhia.

8 P - Praça Podemos entender como Praça os locais e/ou meios pelos quais uma empresa escoa sua produção, sejam produtos e/ou serviços, até seu consumidor final. Uma empresa costuma ter certa dificuldade em entregar e gerenciar todo o processo de distribuição, podendo assim criar os chamados Canais de Distribuição:

9 Promoção de Vendas Geralmente são ações de Marketing que incentivam o consumo mais imediato, normalmente através de ferramentas como: bônus, premiações, brindes, cupons, experimentações, degustações, descontos, amostras grátis, liquidações, concursos, patrocínio de eventos, etc. Usualmente envolvem a participação do Fabricante e seus intermediários até o consumidor final, como os varejistas, por exemplo.

10 Mix de Marketing Mix de Marketing Mercado-alvo PRODUTO
Variedade do produto, qualidade, design, diferenciação, características, nome da marca, embalagem, tamanhos, assistência técnica, garantias e devoluções PRODUTO (a oferta tangível da empresa para o mercado) PREÇO (a quantidade dinheiro que os consumidores tem que pagar pelo produto) Política de preços, descontos por quantidades especiais, condições, prazos de pagamento, condições de pagamento Deve ser estabelecido de forma compatível com o valor percebido da oferta Mercado-alvo Mix de Marketing PRAÇA (tornar o produto acessível e disponível aos consumidores alvo) Canais de distribuição, sortimento, locações, estoque e transporte. Devem-se identificar, recrutar e conectar os vários intermediários Para que seus produtos e serviços sejam distribuídos eficientemente ao mercado-alvo. PROMOÇÃO (comunicar e promover os produtos ao mercado-alvo) Promoção de vendas, propaganda, venda pessoal e marketing direto. Devem-se desenvolver programas de comunicação e promoção e contratar, trinar e motivar administradores de vendas.

11 Mix de Marketing Philip Kotler O preço difere dos três outros elementos do mix de marketing no sentido em que gera receita; os demais geram custos.

12 Os 4 Ps e os 4 Cs no MIX de MARKETING

13 Mix de Marketing – 4C’s EMPRESA MERCADO Cliente (valor do) PrPoduto
4P’s EMPRESA Cliente (valor do) Como a oferta agrega ao valor do cliente! Custo Qual é o custo total para o cliente (produto, serviços, durabilidade) Comunicação Como estabelecer uma Comunicação com o cliente. Conveniência Como, onde e quando o cliente quer obter a oferta PrPoduto Praça Promoção Preço

14 Mix de Marketing – 4C’s € € € €
Valor ao Cliente Conveniência Comunição Custo Total O cocktail dos 4 C’s definido estrategicamente significa uma verdadeira Proposta de Valor.

15 Orientação Empresarial por Marketing
Os 4 P´s versus os 4 C´s PRODUTO CONSUMIDOR, SUAS NECESSIDADE E DESEJOS PREÇO O QUANTO CUSTA PARA O CONSUMIDOR PRAÇA (DISTRIBUIÇÃO) CONVENIÊNCIA PROMOÇÃO COMUNICAÇÃO

16 Atividades 1- O que é o 4Ps de marketing? 2- Como podemos definir marketing? 3-Qual seria o preço ideal de um produto no mercado? 4- Defina o 4Cs de marketing. 5- O que é promoção em marketing?


Carregar ppt "Administração II Profª Eliete Angela Roman Duarte"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google