A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Castas, Estamentos E Classes Sociais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Castas, Estamentos E Classes Sociais."— Transcrição da apresentação:

1 Castas, Estamentos E Classes Sociais

2 Publicidade p/ Mulheres

3 Publicidade p/ Homens

4 Por que não? Oliverio Toscani

5 Por que não?

6 Ter e Poder História das Sociedades passa pelo Ter e Poder !
Mundo Capitalista: potencialização desses “valores”! (Publicidade) O que temos determina aquilo que somos ou o que podemos vir a ser? Nome e Fortuna são essenciais para nossas relações sociais?

7 Etnocentrismo e Dominação
Propriedade Privada gerou Exploradores e Explorados Evolução do Trabalho: Trabalho Coletivo Divisão Sexual do trabalho Divisão Social do trabalho Dominação sobre outros Grupos

8 Etnocentrismo Etnocentrismo: Diferenças étnicas
Controle de territórios Dominação de sociedades O grupo étnico ou nação a que se pertence seriam socialmente mais importantes que os demais! Concepção Eurocêntrica: Os europeus imbuíram-se da idéia de missão salvadora da humanidade no processo de dominação dos povos africanos, americanos e asiáticos, buscando desmantelar as culturas desses povos e substituí-las pela visão de mundo cristã dos brancos da Europa.

9 Divisão da Sociedade Organização da humanidade gerou a Estratificação Social Divisão da sociedade em grupos, camadas ou classes em que os indivíduos são hierarquizados segundo categorias ditas superiores e inferiores. Conceito de Classe Social: critérios para a definição das camadas em que se divide a sociedade contemporânea. (geralmente renda)

10 Max Webber Maximillian Karl Emil Weber (1864 – 1920)
Intelectual alemão Um dos fundadores da Sociologia Moderna Objeto: “captação da relação de sentido” da ação humana. O conhecimento de um fenômeno social dependeria do conteúdo simbólico da ação ou das ações que o configuram. Obras: A ética protestante e o espírito do capitalismo Sistema econômico e sociedade

11 Divisão da Sociedade Max Webber: estrutura social com 03 dimensões:
Ordem Econômica Dividida em classes, que seriam identificadas a partir da posse de bens, rendimentos financeiros e capacidade de consumo dos indivíduos. Ordem Social Dividida em status ou estamentos definidos a partir do prestígio social de um grupo e seu poder de influência Ordem Política Dividida em partidos, onde a estratificação estaria condicionada às formas de participação junto ao poder local.

12 Divisão da Sociedade ≠ Consciência de Classe Consciência de Estamento
corporativismo (será tratada em Marx) Consciência de Estamento: (Status) Detentores do prestígio e honra Rituais para reforçar seu status (Ex: militares, religiosos)

13 Divisão da Sociedade Estamentos:
as distinções estamentais incluem convenções, leis e rituais, que podem apontar para o fechamento étnico ou religioso da comunidade. (Cavalaria Medieval, Maçonaria, Monges, Quakers). Castas: grupos de status adotam estilos de vida e convenções coletivas que são impostos a todos os seus membros. (endogamia, poligamia, alimentos de seus membros e com quem se pode falar e rituais de purificação ao contato com outras castas).

14 Racismo A Consciência de Estamento (status) pode conduzir ao ▼
Etnocentrismo: Povo escolhido pelos deuses, para cumprir uma missão na Terra como etnia superior da humanidade RACISMO: Postura da discriminação de Indivíduos ou Grupos considerados “raças” inferiores.

15 Mudanças

16 Mudanças


Carregar ppt "Castas, Estamentos E Classes Sociais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google