A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lane Primo Senac/CE • 15º CIABED • Fortaleza • 2009

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lane Primo Senac/CE • 15º CIABED • Fortaleza • 2009"— Transcrição da apresentação:

1 Lane Primo Senac/CE • 15º CIABED • Fortaleza • 2009
Reflexões sobre a observação da prática da avaliação e sua relação com a tecnologia na educação a distância Lane Primo Senac/CE • 15º CIABED • Fortaleza • 2009

2 Como tudo começou

3 Tanto na modalidade presencial, quanto a distância.
ato de reflexão Tanto na modalidade presencial, quanto a distância. Ao pensar na ... Avaliação Quando comparada com outros meios nas primeiras gerações de EAD (menos dinâmicos). Interatividade proporcionada pela tecnologia pode facilitar o contato com o estudante aumenta a qualidade da Mas que por outro lado exige uma atenção maior do tutor para os mínimos detalhes.

4 É por isso que este trabalho pretende...
Relação da prática Tecnologia nos cursos da pós-graduação a distância do Senac Ceará que aconteceram no período de março/2005 a outubro/ Foram observadas 7 turmas: Educação Ambiental - 3 Educação a Distância - 3 Gestão Educacional - 1 da avaliação Discutir a

5 O estudo foi motivado pela...
Observação das inquietudes do corpo docente O desafio de avaliar a distância de forma justa A insegurança de levantar critérios e indicadores que pudessem ser observados A incerteza de poder promover o desenvolvimento do estudante Quais?

6 Que resultou em... Uma pesquisa aplicada cujos resultados...
pretendem Contribuir para a melhoria da prática docente de todo processo E gerar conhecimento para a EAD

7 Princípios teóricos e questionamentos

8 das Concepções de Avaliação na EAD
As bases conceituais ... que norteiam o trabalho tratam ... das Concepções de Avaliação na EAD da Avaliação Formativa da Comunicação dos Resultados da Avaliação ... e, na observação da prática, provocam as questões para as discussões.

9 Concepções de Avaliação na EAD

10 Concepções da Avaliação na EAD
Para verificar o perfil de entrada do estudante no curso O que ele sabe a partir de conhecimentos ou experiências anteriores Chermann e Bonini A avaliação melhora o processo quando se dá nas três amplitudes Realizada durante o processo. São aplicadas estratégias de recuperação com vistas a evoluir na aprendizagem. Diagnóstica Para aferir tudo o que foi desenvolvido ao longo do curso. No geral expressa através de nota ou conceito. Formativa Somativa

11 Concepções da Avaliação na EAD
Chermann e Bonini O sucesso do projeto de EAD está na previsão, no plano pedagógico, da aplicação de todas as formas de avaliação dentro do processo. Os AVAs evoluíram bastante desde seu surgimento (recursos para ampliar a interatividade, maior capacidade para armazenar os documentos das atividades, informações e o rastreio do percurso do estudante) Mas até que ponto os tutores estão preparados para usar tais registros com vistas a avaliar o estudante nas três amplitudes? ?

12 Concepções da Avaliação na EAD
Palloff e Pratt As formas de avaliação ocorrem ao longo do curso de modo mais amplo, envolvem os desempenhos: Do estudante, inclui a auto- avaliação; Do curso e da qualidade do ensino; Da tecnologia utilizada; Dos aspectos funcionais e amigáveis da interação com o estudante; Da utilidade do programa no âmbito da instituição.

13 Concepções da Avaliação na EAD
Palloff e Pratt No contexto geral, o progresso do estudante e do curso são analisados por meio da: Avaliação formativa Avaliação final ou de reação. “Conhecer alguma coisa de como os estudantes experimentam a aprendizagem ajuda a construir conexões convincentes entre o que queremos que façam e seus interesses e expectativas”. Mas será que os tutores, técnicos especialistas em suas áreas, possuem preparo para verificar nas atividades o processo de raciocínio do estudante? ?

14 Concepções da Avaliação na EAD
Harasim et al Nos cursos online, “a avaliação deve ser parte do processo de ensino- aprendizagem, estar inserida nas atividades de aula e nas interações entre estudantes e destes com os professores” Para isso o processo contínuo de avaliação se constrói no planejamento das aulas e deve ser acompanhado do início ao fim. O que significa acompanhar do início ao fim? ?

15 Concepções da Avaliação na EAD
Hadji O ato de avaliar sempre tem uma dimensão de comunicação. Ao colocar suas expectativas e o modo de julgar, o professor manda um recado para o estudante. Uma comunicação formativa capta as reações dos estudantes por meio das questões sobre o sentido e o alcance do que foi colocado pelo professor, os pedidos de explicação sobre as apreciações e notas também. Como os tutores podem iniciar e manter um diálogo dentro do processo formativo utilizando as ferramentas do ambiente? ?

16 A Avaliação Formativa

17 ? A Avaliação Formativa Pacheco*
A função reguladora faz com que estudantes e professores ajustem suas estratégias e dispositivos. De um lado reforça de modo positivo as competências desenvolvidas De outro, permite ao estudante analisar situações de maneira a identificar e proceder às correções para eventuais erros nas atividades. Pacheco* Este tipo de avaliação enfrenta muitos obstáculos à medida em que exige o reconhecimento das diferenças e o combate às desigualdades. O que mudar na prática docente para lidar com ritmos e tempos individuais de aprendizagem? ? * apud Ribeiro

18 A Avaliação Formativa Perrenoud*
A escola está mudando em favor de uma pedagogia da diferenciação que leva a uma avaliação caracterizada pela observação formativa a serviço da regulação das aprendizagens. Em casos complexos ou situações ambíguas, é conveniente o uso de instrumentos (provas, relatórios, portfólio, diários, projetos, entre outros), para garantir representações mais acuradas e confiáveis. * 1999

19 ? A Avaliação Formativa Perrenoud**
Para acompanhar a progressão das atividades, é preciso fazer balanços periódicos das aquisições dos estudantes. Os balanços orientam as decisões e contribuem para as estratégias de ensino-aprendizagem. É importante que o professor saiba determinar, interpretar e memorizar os momentos significativos que ajudam a montar um quadro do estudante. Um portfólio e um diário facilitam esse registro. De que forma o professor pode usar os registros do ambiente para realizar uma avaliação formativa? ? ** 2000

20 Então, o que observar em uma avaliação formativa?
O processo formativo será facilitado à medida que os professores estabelecerem com sucesso as diretrizes, os critérios de avaliação do desempenho dos estudantes e os resultados da aprendizagem. Então, o que observar em uma avaliação formativa?

21 A Avaliação Formativa Palloff e Pratt As fontes de dados são diversas:
O desempenho nas tarefas e os exercícios A qualidade: das mensagens trocadas da participação na discussão online A busca de comentários espontâneos que: estejam relacionados aos objetivos e às experiências de aprendizagem. Trata-se de uma rica fonte de material de avaliação que poderá ser muito bem explorada de acordo com as características e situação de cada estudante.

22 A Avaliação Formativa Chermann e Bonini
Em um AVA a avaliação de um estudante é feita ao observar: O nível de participação nas discussões do curso O desempenho das tarefas e das avaliações formais A qualidade dos trabalhos A frequência de participação nas equipes As pesquisas sobre a satisfação A condução nas discussões e conferências com os demais colegas O progresso nas tarefas

23 A Avaliação Formativa Diálogo
Dá para avaliar o grau de reflexão dos estudantes sobre o tema proposto, as sugestões de como trabalhar melhor online,... ... o nível de interação do grupo, a geração de novas ideias, as trocas de experiências e o crescimento. A Avaliação Formativa Diálogo Trabalhos Participação Tecnologia Das colocações feitas, pode-se relacionar como aspectos relevantes a serem observados: Dá para avaliar os comentários dos colegas, a auto-avaliação do desempenho, da participação, a relevância do trabalho para o estudante. Dá para avaliar a experiência e o nível de dificuldade encontrada pelo estudante. Dá para avaliar o nível de colaboração, de cooperação, a qualidade e a frequência.

24 Também é possível intervir nas dúvidas ou conflitos dos grupos.
A Avaliação Formativa Também é possível intervir nas dúvidas ou conflitos dos grupos. As discussões compartilham informações e experiências, além de estimular o pensamento e a reflexão. O trabalho em grupo, impulsionado pela interatividade, é um dos grandes avanços para a inteligência coletiva Ao analisar um diálogo coletivo pode-se verificar a compreensão dos materiais, a motivação dos discentes, o envolvimento das equipes e os comportamentos. E como comunicar os resultados da avaliação para promover o desenvolvimento dos estudantes? ?

25 A qualidade do retorno do professor conduz o processo formativo.
Vai além da nota ou do conceito e do certo ou errado. A Comunicação dos Resultados da Avaliação Como orientador, deve ressaltar os aspectos positivos do trabalho e desencadear a reflexão do estudante para os pontos que precisam de melhoria.

26 A Comunicação dos resultados da avaliação
O estudante cria relações com a realidade Para Ribeiro, as provas e situações-problema devem ser formuladas de acordo com alguns critérios: Representatividade Significação Clareza O estudante atribui sentido ao que aprende O estudante compreende o que é proposto Será que estes critérios também se aplicam aos retornos a serem dados aos estudantes? ?

27 Qual a relação entre os conceitos e as questões?

28 Metodologia

29 Sobre o Estudo Como foi a pesquisa A caracterização do público
A tecnologia de apoio A organização dos cursos e o acompanhamento

30 A base da forma científica foi observação e a análise documental
Sobre o estudo A metodologia Uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva que utilizou uma abordagem indutiva como método Os passos da investigação Levantamento dos dados das turmas Análise dos relatórios de final de curso com ênfase nas considerações dos tutores para a avaliação e acompanhamento no tocante aos recursos do ambiente. Levantamento bibliográfico para a fundamentação teórica Análise do material coletado Elaboração das considerações.

31 Considerando que a turma de 2007 apresentou os TCCs em 2008
Sobre o estudo 7 turmas (2005 a 2008) 126 estudantes dos cursos de pós-graduação, sendo: O público observado Curso Turmas Estudantes Gestão Educacional 1 22 Educação a Distância 3 57 Educação Ambiental 47 Total 7 126 Elas foram aprovadas em processo seletivo e passaram por capacitação para atuar no curso e no uso as ferramentas do ambiente. Os cursos foram conduzidos por 4 tutoras, mestres em suas áreas de atuação. Destas, 2 tinham experiência anterior na tutoria, 1 como monitora e 1 só como estudante em cursos a distância.

32 Sobre o estudo A Tecnologia de Apoio
Nas turmas de 2005 (1 de EAD e 1 de EA) foram utilizados: Aulanet MSN Correio eletrônico Devido a ineficiência das ferramentas nativas do AVA foi necessário usar aplicativos externos. Nas turmas a partir de 2006: Moodle (versões vigentes no ano de início dos cursos) Ferramentas de comunicação do próprio ambiente

33 Sobre o estudo A Tecnologia de Apoio
para o acompanhamento Sistema Gerenciador de Notas cuja base de dados encontra-se nos servidores do Senac Nacional, acesso realizado pela internet para registro das notas: dos módulos da avaliação parcial do trabalho de conclusão de curso O tutor possui a senha de acesso do módulo A coordenação possui senha para verificar a situação geral

34 Visão da tutoria por módulo Sobre o estudo

35 Visão da coordenação situação geral
Sobre o estudo

36 Sobre o estudo Aulanet Moodle A Tecnologia de Apoio
para o acompanhamento das tarefas As notas das tarefas foram lançadas pelas tutoras nos próprios ambientes (Aulanet e Moodle) Uso de planilha eletrônica Aulanet Moodle Uso das ferramentas: Nota Relatório de Atividades Planilha eletrônica com algumas informações adicionais Foi necessário Apesar da ferramenta ser eficiente, outras informações ajudavam no acompanhamento.

37 Relatório de Atividades do Moodle
Sobre o estudo

38 Retorno da tutoria (visão do estudante) Sobre o estudo

39 Exportado do Moodle com a inclusão de dados complementares
Sobre o estudo Exportado do Moodle com a inclusão de dados complementares Vantagens: Permitir ao tutor acesso a informação de outros módulos Gerar relatórios individualizados em PDF pelo uso dos filtros

40 Sobre o estudo A organização dos cursos e o acompanhamento
Carga horária – 360 horas/aula Modalidade a distância 3 (três) momentos presenciais: Aula inaugural Avaliação parcial Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso A organização curricular dividida em módulos, unidades temáticas ou blocos temáticos, dependendo do curso. O planejamento prevê atividades semanais disponibilizadas no ambiente virtual, no modelo de competênicas. O estilo de avaliação adotado era o formativo ao longo do processo e somativo para o fechamento dos módulos. A nota mínima de aprovação é 7 (sete) A nota mínima para aprovação é 7 (sete)

41 Sobre o estudo A organização dos cursos e o acompanhamento
Na semana de ambientação foram realizadas sondagens para verificar as experiências dos estudantes quanto: Ao estudo a distância O desenvolvimento de trabalhos acadêmicos O domínio da tecnologia Outras informações No Aulanet foi usado o correio eletrônico e as informações foram tabuladas em uma planilha eletrônica. No Moodle foram utilizadas as ferramentas Questionário e Pesquisa O objetivo era o de ajudar as tutoras no acompanhamento ao longo do curso

42 Análise dos resultados e considerações

43 Análise dos resultados e algumas considerações
A sondagem inicial apontou que a maior parte dos estudantes realizava cursos a distância pela primeira vez. Só os de EAD possuíam mais de uma experiência na modalidade. Esse resultado indicou para a tutoria a necessidade de aumentar a orientação sobre o uso do ambiente à medida que as tarefas eram disponibilizadas

44 Análise dos resultados e algumas considerações
No caso do Aulanet, foram relacionadas as seguintes dificuldades: Ambiente pouco amigável Muitas janelas e links que geravam desorientação, quebra da leitura e do encadeamento das ideias Falhas nas ferramentas de comunicação Diante disso as tutoras pouco utilizaram a avaliação diagnóstica porque a operação do ambiente foi desfavorável. Foi necessário utilizar outros aplicativos para a comunicação com o estudante. Estes fatores determinaram a mudança do AVA para o Moodle

45 Análise dos resultados e algumas considerações
O Moodle apresentou melhorias a cada nova versão no aspecto comunicação o que permitiu desenvolver ao longo das turmas um acompanhamento formativo de maneira mais efetiva. Todavia constatou-se que as tutoras das áreas mais técnicas apresentavam a tendência à avaliação somativa, assim como retornos mais sucintos. Indica a necessidade de re-orientação e acompanhamento mais próximo da coordenação para os devidos alinhamentos

46 Análise dos resultados e algumas considerações
O Moodle também possui várias formas de acompanhamento como relatórios e visualização de notas. Apesar disso, as tutoras mostraram dificuldades na interpretação dos registros do ambiente. Requer a discussão e estudo de metodologias de acompanhamento de maneira que a tutoria possa aprimorar a leitura dos dados para transformá-los em informação. Assim como compreender o processo de raciocínio do estudante a partir da análise das produções.

47 Análise dos resultados e algumas considerações
A atividade comentada agregou valor ao desenvolvimento do estudante. Quanto aos retornos, constatou-se que as tutoras: Tinham dúvidas quanto a melhor maneira de dar o retorno ao estudante; Duas limitaram-se a atribuir a pontuação nos fóruns, sem incluir comentários; Duas enviaram os retornos individuais pela ferramenta Mensagem; Uma criou um espaço com a ferramenta Tarefa para organizar as devoluções. Ao observar o conteúdo dos retornos nas duas últimas opções constatou-se que os aspectos representatividade, significação e clareza consolidaram o processo formativo. Isso fez com que eles mantivessem um diálogo mais ativo com as tutoras. As evidências do progresso foram sentidas nas participações posteriores, nas atividades, no trabalho de conclusão de curso e também nas interações presenciais.

48 À guisa de conclusão

49 À guisa de conclusão Este trabalho visou:
Refletir a avaliação no universo da EAD e sua relação com as ferramentas disponíveis nos ambientes virtuais. Provocar o estudo de novas metodologias e estratégias que favoreçam a formação de tutores e de estudantes para uma educação a distância de qualidade.

50 À guisa de conclusão O estudo permitiu ...
Apesar de não ter respondido a todos os questionamentos, as reflexões e o referencial teórico foram importantes para buscar adaptações de maneira que possam garantir o processo formativo no acompanhamento dos estudantes na entidade. O estudo permitiu ...

51 À guisa de conclusão O estudo permitiu constatar ...
Implica na melhoria dos cursos de capacitação que devem ir além do uso da ferramenta para... ... saber usar os indicadores para análise e tomada de decisão quanto ao que precisa ser modificado O estudo permitiu constatar ... ... a necessidade de desenvolver a tutoria para a leitura e interpretação dos registros do ambiente ... a percepção de como as ferramentas do ambiente podem ajudar no processo formativo e, também, sensibilizar para o papel mais efetivo da mediação... ... por meio das ferramentas de comunicação aliado a estratégias pedagógicas para promover o diálogo.

52 À guisa de conclusão O estudo permitiu constatar ...
... que ainda será necessário usar programas auxiliares como planilhas eletrônicas No entanto, o uso é benéfico porque permite ao educador outros olhares e adaptações para que atendam ao projeto político pedagógico da instituição.

53 À guisa de conclusão Por fim...
... melhorias ainda são necessárias nos ambientes virtuais para que as ferramentas permitam aos tutores o acompanhamento mais qualitativo, que ajudem a avaliar melhor e de maneira mais amigável o desenvolvimento das competências dos estudantes.

54 Referências CHERMANN, Maurício; BONINI, Luci Mendes (colab.). Educação a distância: novas tecnologias em ambientes de aprendizagem pela internet. Universidade Braz Cubas. São Paulo: 2001[?], p EDUWEB – Aulanet Página de Apresentação. (nd). Disp. em: < Acesso em 15/05/09. HADJI, C. (2001). “Avaliação desmistificada”. Trad. Patrícia C. Ramos. Porto Alegre, RS: Artmed Editora. p.109. HARASIM, Linda. TELES, Lúcio. TUROFF, Murray. HILTZ, Starr Roxxanne. Redes de Aprendizagem: um guia para ensino e aprendizagem online. Título original: Learning Networks: a Field Guide to Teaching and Learning Online. Trad. Ibraíma Dafonte Tavares. São Paulo: Editora Senac São Paulo. 2005, p. 167. MOODLE, software livre – Página oficial. Disp. em: < Acesso em 15/05/09. PALLOFF, R. M.; PRATT, K. (2002). “Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço”. Trad. Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, p PERRENOUD, P. (1999). “Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Entre duas lógicas”. Trad. Patrícia Chitoni Barros. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 103. ______, Phillippe. 10 Novas competências para ensinar; trad. Patrícia Chitoni Barros. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000, p RIBEIRO, Victoria Maria Brandt. SENAC. DN. O planejamento e a avaliação. Livro 3. Rio de Janeiro: Senac, 2000, p.15, 38, 54, 122,

55 Não existe nada completamente errado no mundo, mesmo um relógio parado, consegue estar certo duas vezes por dia. Paulo Coelho

56 Obrigada Lane Primo laneprimo@uol. com. br http://www. acprimo
Obrigada Lane Primo


Carregar ppt "Lane Primo Senac/CE • 15º CIABED • Fortaleza • 2009"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google