A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa: O CAMINHO DA PROFISSÃO Curso: AUXILIAR DE INFORMÁTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa: O CAMINHO DA PROFISSÃO Curso: AUXILIAR DE INFORMÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 Programa: O CAMINHO DA PROFISSÃO Curso: AUXILIAR DE INFORMÁTICA

2 PROFESSORES: PEDRO GROSSKOPF. Fone: Cel Fixo ANDERSON GLATZ FERREIRA Fone: Cel Fixo

3 Curso de auxiliar de Informática.
Aulas: Terça-Feira: Formação cidadã; Segunda-Feira: Aula prática (Pedro) ; Horário: 19:00 ás 22:20; Sábado: Aula prática(Anderson); Horário: 13:00 ás 16:20;

4 Aula de Hoje: Informática; O computador; Hardware; Software;
Software Livre; Software Proprietário; Dispositivos de Entradas; O Teclado; O Mouse;

5 Aula de Hoje; Dispositivos de Saida Dispositivos de Armazenamento;
Monitor; Impressoras; Laser; Matriciais; Jato de Tinta; Dispositivos de Armazenamento;

6 Informática De uma maneira geral, é tudo aquilo que envolve o uso de computadores. Como vocês já devem ter notado, tudo hoje em dia depende da informática: desde a produção de uma apostila, até uma retirada de dinheiro num caixa de banco.

7 O Computador Conceito É uma máquina constituída por componentes e circuitos eletrônicos, capaz de receber, armazenar processar e transmitir informações. Por ser programável, pode realizar uma grande variedade de tarefas..

8 O computador: Possui basicamente em duas partes:
Hardware: São os componentes físicos do Computador, É tudo que podemos tocar. Software: é o nome que se dá a toda parte lógica do computador. São os programas que você vê funcionar na tela do micro e que dão vida ao computador Ex. Sistema operacional;

9 Hardware O hardware, material ou ferramental é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. Possui dispositivos de entrada e saída de dados

10 Software Em contraposição ao hardware, o software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos eletrônicos do hardware. Toda interação dos usuários de computadores atualizados é realizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano.

11 SOFTWARE LIVRE O termo software livre se refere aos softwares que são fornecidos aos seus usuários com a liberdade de executar, estudar, modificar e repassar (com ou sem alterações) sem que, para isso, os usuários tenham que pedir permissão ao autor do programa ou pagar alguma coisa referente ao uso. EX. Linux

12 SOFTWARE PROPRIETÁRIO
O termo "proprietário" significa que o software é controlado privativamente. Ou seja, um software pode continuar sendo proprietário mesmo se o código fonte for disponível publicamente, se o controle sobre uso, distribuição e modificação for mantido.

13 SOFTWARE PROPRIETÁRIO
A cópia, redistribuição e modificação são proibidas ou requerem que seja feita uma permissão, ou, é restrito de tal forma que não se possa efetivamente fazê-los livremente. EX. Windows XP

14 Dispositivos de Entrada
Exemplos dos Principais dispositivos de entrada: O teclado; O mouse;

15 O Teclado. Criado por Christopher Sholes;
Patenteado em 1868 e vendido á Reminton em 1873; Passou a ser utilizada em máquinas de escrever. Pode ser dividido em seções, dependendo do modelo. Teclado principal; Teclado central; Teclado acessório ou numérico; Teclado superior.

16 O Teclado Teclas especiais: Esc; Enter; BackSpace; Delete; Setas;
Caps Lock; Shift, Ctrl, Alt; Ins;

17 Algumas teclas e suas Funções
SHIFT mantida apertada, as letras maiúsculas e os caracteres de cima das teclas serão ativados. CAPS LOCK ou FIXA (Capitals Lock): Esta tecla quando ligada, fixa as letras em maiúsculas, eliminando a necessidade da tecla SHIFT permanecer pressionada.

18 Algumas teclas e suas Funções
Uma luz se acende no teclado indicando o estado de ligado da tecla. As letras serão sempre maiúsculas até que se desligue a tecla. Back Space tem a função de apagar o caractere imediatamente à esquerda do cursor. Utilizada para corrigir erros de digitação.

19 Algumas teclas e suas Funções
ENTER utilizada após digitarmos algo, para dizermos ao computador que a digitação foi concluída. Função F1 até F12 são teclas de uso geral determinado pelo programa que estiver sendo executado no momento. Ins e Del (Insert e Delete) : teclas utilizadas para inserção e deleção de caracteres.

20 Algumas teclas e suas Funções
ALT (ALTERNATE) - Utiliza-se combinada à outra tecla para exercer uma função qualquer definida por programa. Aperta-se a tecla ALT e mantendo-a apertada, um breve toque na outra tecla. CTRL Da mesma forma que ALT, a tecla CONTROL (CTRL) exerce sua função combinada com outra tecla qualquer.

21 Algumas teclas e suas Funções
Teclas de Setas movimentam o cursor no sentido da seta, como já vimos. Também, como qualquer tecla do teclado, podem ser programadas para outros tipos de movimentos.

22 O Teclado Obs. A tecla WinKey(Símbolo do Windows) é pouco utilizada mas é muito útil.

23 O Mouse Usado para mover o cursor da tela por meio dos seus botões;
Para selecionar um item basta levar o cursor no ícone desejado e pressionar o seu botão esquerdo; Os mouses mais recentes possuem o “botão de rolamento”, que serve para rolar páginas quando o usuário está navegando na internet ou está lendo um arquivo em geral.

24 O Mouse O mouse tem funções como selecionar textos, redimensionar figuras, arrastar dependendo do software utilizado

25 O Mouse Há dois modelos do Mouse:
Um que funciona com um sistema de rolamento, utilizando uma bolinha(track ball). Mouse óptico: Realiza o movimento utilizando laser.

26 O Mouse

27 O mouse

28 O Mouse Mouse Especial em Notebooks:
Nos notebooks atuais o mouse é substituído por um dispositivo denominado TOUCHPAD.

29 Dispositivos de Saída Exemplo de dispositivos de saída: Monitor;
Impressoras; Caixas de Som.

30 MONITORES É o componente que mostra o que está sendo feito no microcomputador; É o principal canal de comunicação do computador com o usuário; Atualmente os monitores LCD são os mais utilizados.

31 IMPRESSORAS São dispositivos de saída que passam para o papel o resultado do trabalho desenvolvido no microcomputador, como textos, relatórios, gráficos. Para diferentes tipos de impressão existem diferentes impressoras.

32 Impressoras Matriciais
São ainda bastante comuns no mercado, utilizando um sistema de impressão por impacto de agulhas contra uma fita sobre um papel. São bem rápidas, com qualidade de impressão regular. O preço é baixo, podem ser coloridas ou não. Muito úteis para impressão de formulários em mais de uma via com papel carbono.

33 Jato de Tinta Funciona com borrifamento de jatos de tinta, formando minúsculos pontos sobre o papel. São silenciosas e possuem ótima qualidade de impressão; São relativamente lentas, se comparadas à LaserJet, e geralmente são coloridas. Possuem boa qualidade de impressão, e seu preço é acessível.

34 Laser Produz cópias de alta qualidade com absoluto silêncio, sendo sua velocidade medida em PPM (Páginas Por Minuto). Existem no mercado impressoras de 4 até 16 PPM. São muito difundidas apesar do custo elevado, tanto em equipamento como em seu material de consumo. Podem ser coloridas.

35 Dispositivo de armazenamento
Na informática, chamamos de armazenamento o ato de armazenar informações em algum dispositivo físico. Um dispositivo de armazenamento é um hardware capaz de armazenar informação.

36 Perguntas????? FIM!!!!


Carregar ppt "Programa: O CAMINHO DA PROFISSÃO Curso: AUXILIAR DE INFORMÁTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google