A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCORDÂNCIA NOMINAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCORDÂNCIA NOMINAL."— Transcrição da apresentação:

1 CONCORDÂNCIA NOMINAL

2 CONCEITUAÇÃO Concordância nominal é a concordância de nomes entre si; estudaremos aqui a concordância do adjetivo com o substantivo.

3 PRINCIPAIS CASOS PERGUNTAS E RESPOSTAS 1 – Se eu disser que comprei abacate e melão maduro, estarei certo? Estará absolutamente certo. Quando o adjetivo modifica dois ou mais substantivos do mesmo número (abacate e melão estão no singular), independentemente do gênero de ambos, pode concordar com o substantivo mais próximo.

4 2 – Mas não posso usar o adjetivo no plural ?
Sim. Comprei abacate e melão maduros.

5 OBSERVAÇÃO IMPORTANTE
Quando os substantivos são de gêneros diferentes, o mas- culino prevalece. Comprou no supermercado melão e pêra estragados. Sendo assim, numa turma onde haja cem alunas e apenas um aluno, o professor deverá dizer: “Vocês estão dispen- sados.

6 CUIDADO ! Se o adjetivo só puder referir-se ao último substantivo, porque o sentido assim exige, só com ele se fará a concordância. Comprei livros e pêra madura. (livros jamais amadure- cerão.)

7 3 – E se o adjetivo vem antes dos substantivos ?
Nesse caso a concordância obrigatória é com o substantivo mais próximo. Comprei maduro abacate e melão.

8 4 – E se os substantivos são sinônimos ?
Nesse caso o adjetivo concorda com o mais próximo. Luís tinha idéia e pensamento fixo.

9 5 - E quando os substantivos são antônimos ?
Quando isso acontecer, o adjetivo irá obrigatoriamente para o plural. Essa gente é de extremos: tem sempre amor e ódio eternos.

10 6 – A concordância: “O rapaz e a garota eram argentina”
está correta? Não. Argentina, nesse caso, é um adjetivo predicativo e deve concordar normalmente com o termo a que se refere, no exemplo acima, um sujeito composto. O rapaz e a garota eram argentinos. (Eles eram argentinos). Eram argentinos o rapaz e a garota. Eram argentinos a garota e o rapaz.

11 7 – Uma garota dizer - “Eu mesmo não sei disso” - está
certo ? Não. Mesmo e próprio variam normalmente quando possuem caráter reforçativo. Eu própria não sei disso.

12 PARA NÃO ERRAR MAIS!

13 8 – Posso dizer: “Suas filhas sempre chegam da escola
junto ? NÃO. A palavra junto só não varia quando faz parte de locução prepositiva (junto com, junto de, junto a). Suas filhas sempre chegam da escola juntas. Elisa e Cassilda sempre trabalharam juntas. Essas moças nunca saíram junto com o pai. Havia sempre mulheres junto de mim.

14 9 – Dizer “Já vi bastante novidades, mas essa eu não sabia.”
está correto ? Não, pois nesse caso “bastante” modifica o substantivo “novidades” sendo, portanto, um adjetivo, variando normalmente. “Bastante” só fica invariável quando é um advérbio Conheci bastantes pessoas na festa. Comprei bastantes maçãs na feira. Comemos e dormimos bastante. Ficamos bastante machucados.

15 10 – Posso dizer: “Seguem anexo minhas fotos.” ?
NÃO. A palavra anexo deve concordar com o substantivo a que se refere. As fotos seguem anexas. O mesmo ocorre com o adjetivo “Incluso”. As despesas de registro postal estão inclusas no preço das revistas.

16 11 – É correto dizer: “Hoje ela veio com menas roupa.” ?
De forma alguma. A palavra “menas” não existe. Devemos, então, em todas as situações usar “menos”. Agora eu estou menos preocupada.

17 12 – E como usar as expressões “é preciso”, “é bom” e “é necessário” ?
Tais expressões são sempre invariáveis quando ocultam, após o adjetivo, um verbo. É preciso muita atenção. É preciso (ter) muita atenção Água é bom. É necessário muitos exercícios para aprender isso.

18 CUIDADO! O adjetivo da expressão “é proibido” ou “é permitido” só varia quando o substantivo a ele ligado aparece com o artigo “a”. É proibido entrar. É proibida a entrada. Não é permitida a permanência de pessoas neste local. Não é permitido permanecer no local.

19 OUTROS CASOS DE CONCORDÂNCIA QUE
VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE SABER:

20 OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO!
Saiba que quem diz “obrigado” é homem. A mulher deve dizer: “obrigada”. Se forem dois homens ou mais que agradecem, devem Dizer: “Muito Obrigados”. Se forem mulheres: “Muito Obrigadas”.

21 E o MEIO varia ? “Meio” só varia quando significa “metade de”. Sendo assim diga: gente meio nervosa; gente meio louca; gente meio desconfiada. Comprei meia melancia; meio-dia e meia (hora); meias pala- vras.

22 Isso mesmo! Também não é correto usar “de modos que” e
“de maneiras que”. Devemos usar sempre “de forma que”, “de modo que” e “de maneira que”.

23 FIM COMO VOCÊ PODE VERIFICAR , O ASSUNTO
CONCORDÂNCIA NOMINAL EXIGE, MUITO ALÉM DOS ESTUDOS DAS REGRAS GRAMATICAIS, UMA BOA DOSE DE PRÁTICA TEXTUAL, O QUE FAZ DA LEITURA HABITUAL DE BONS LIVROS E DA ESCRITURAÇÃO CONTINUADA DE TEXTOS DIVERSOS PRÁTICAS EXTREMAMENTE NECESSÁRIAS PARA O SEU CRESCIMENTO COMO USUÁRIO DA LÍNGUA. PORTANTO, MEXA-SE! COMECE JÁ!


Carregar ppt "CONCORDÂNCIA NOMINAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google