A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

cenários e perspectivas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "cenários e perspectivas."— Transcrição da apresentação:

1 cenários e perspectivas.
Currículo : cenários e perspectivas.

2 O que é uma teoria do currículo?
Quando se pode dizer que se tem uma “teoria do currículo”? Onde começa e como se desenvolve a história das teorias do currículo? O que distingue uma teoria do currículo? Da teoria educacional mais ampla?

3 Quais são as principais teorias do currículo?
O que distingue as teorias tradicionais das teorias críticas do currículo? O que distingue as teorias críticas do currículo das teorias pós-críticas?

4 “Ao descrever um objeto, a teoria, de certo modo, inventa-o”.
representa, reflete, espelha a realidade; É uma imagem, um reflexo, um signo de uma realidade que, cronologicamente, ontologicamente – a precede “Ao descrever um objeto, a teoria, de certo modo, inventa-o”. T. Tadeu Teoria * Discurso

5 O que eles ou elas devem saber?
“Uma definição não nos revela o que é, essencialmente, o currículo: uma definição nos revela o que uma determinada teoria pensa o que o currículo é.” O quê ? Pergunta chave... As diferentes teorias de currículo recorrem a discussões sobre a natureza humana, sobre a natureza da aprendizagem ou sobre a natureza do conhecimento, da cultura e da sociedade. O que eles ou elas devem saber? Qual conhecimento ou saber é considerado importante ou válido ou essencial para merecer ser considerado parte do currículo?

6 O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai constituir, precisamente, o currículo. O quê? Por quê? O que eles ou elas devem ser? O que eles ou elas devem se tornar? Qual o tipo de ser humano desejável para um determinado tipo de sociedade?

7 Uma teoria define-se pelos conceitos que utiliza para conceber a realidade.
Os conceitos de uma teoria organizam e estruturam nossa forma de ver a realidade.

8 Teorias tradicionais Ensino Aprendizagem Avaliação Metodologia Didática Organização Planejamento Eficiência Objetivos

9 Reprodução cultural e social Poder Classe social capitalismo
Teorias Críticas Ideologia Reprodução cultural e social Poder Classe social capitalismo Relações sociais de produção Conscientização Emancipação e libertação Currículo oculto Resistência

10 Identidade, alteridade, diferença Subjetividade
Teorias pós-críticas Identidade, alteridade, diferença Subjetividade Significação e discurso Saber-poder Representação Cultura Gênero,raça, etnia, sexualidade Multiculturalismo

11 O currículo é lugar, espaço, território.
O currículo é relação de poder. O currículo é trajetória, viagem, percurso. O Currículo é autobiografia, nossa vida, curriculum vitae: no currículo se forja nossa identidade. O currículo é texto, discurso, documento O currículo é documento de identidade.

12 Muitos caminhos existem...
Cabe ao educador, decidir, escolher criticamente e... trilhar com ética e competência...

13 Segundo as imagens... Que diferenças existem entre estas duas práticas pedagógicas?

14

15 Somos todos iguais?

16 Segundo as imagens... Pensem... Que homem queremos formar?

17

18

19


Carregar ppt "cenários e perspectivas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google