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O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como

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Apresentação em tema: "O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como"— Transcrição da apresentação:

1 O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
O quê? Por quê? Para quê? Para quem? Com o quê? Com quem? Onde? Como? Quando? Quanto custa? Quem paga? Quem vai fazer ou ajudar? Vera Andrade, 2014

2 O quê? Escolha do Tema Problema a ser resolvido, uma pergunta, uma indagação (?) Assunto significativo e adequado ao interesse, ao nível de formação Deve ser relevante para a área O tema é uma ideia geral Indústria Especialistas Referências Outras? Registros de arquivos Bases de dados

3 O quê? Escolha do Tema Delimitação do Tema
Nesse item vocês selecionam um tópico para ser estudado e analisado em profundidade Um assunto viável de ser pesquisado Evitem temas amplos que resultem em trabalhos superficiais A delimitação é uma especificação do tema

4 O quê? Escolha do Tema Delimitação do Tema Formulação do Problema
A questão ou dúvida a ser esclarecida. Elaborar em forma de pergunta que contemple a profundidade do tema a ser pesquisado Essa pergunta deverá servir como norteadora das atividades de investigação no decorrer da pesquisa O problema deve ser elaborado de forma que possa ser respondido durante todo o processo de pesquisa

5 Por quê? Justificativa

6 Por quê? Justificativa Mostra a relevância teórico-prática do assunto escolhido e sua importância em face de outros temas Mostra claramente porque o projeto é importante

7 Por quê? Justificativa Para escrever a justificativa
- Apresente os motivos pessoais ou sociais da escolha do tema, que podem ser teóricos ou práticos - Contextualize o problema na realidade atual e localize-o com maior precisão possível na origem - Explique sobre a relevância de sua pesquisa e qual a contribuição que ela dará para a área de conhecimento - Projete a importância do tema

8 Por quê? Justificativa - De onde vem a ideia
- A importância de estudar o tema do ponto de vista geral - A importância do tema para casos particulares - Vantagens e benefícios que a pesquisa irá proporcionar - Descoberta de soluções para casos gerais e/ou particulares - Deve ser convincente

9 Para que e para quem? Objetivos

10 Para que e para quem? Objetivos
- A escolha dos objetivos deve estar coerente com o tema escolhido, o problema de pesquisa e a justificativa - Os objetivos determinam o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa - O "objetivo" diz respeito a um fim que se quer atingir - É o lugar ou objeto que você tanto deseja - Podemos apresentar como exemplo aquele carro que tanto cobiça, um emprego que você batalha para alcançar, um futuro que você planeja, a(o) namorada(o)

11 Atenção! Verbo  Ação  Infinitivo  Inicia a Frase
- Na formulação dos objetivos, utilizar verbos do infinitivo, que indiquem a ação esperada - O verbo é a principal palavra do objetivo, deve ser sempre expresso em verbo de ação - analisar, conhecer, propor, buscar, provar, demonstrar, estabelecer, comparar, avaliar, sugerir, ressaltar, descobrir, identificar, caracterizar, confirmar, argumentar, justificar, enumerar, afirmar

12 Objetivos Desdobrado Objetivo geral - Para que?
Define, de modo geral, o que se pretende alcançar com a execução da pesquisa, uma visão geral, abrangente Objetivos específicos - Para quem? São as situações especificas na aplicação do objetivo geral, ou seja, a aplicação do objetivo geral para situações particulares, especificas

13 Objetivo Geral - É o objetivo "maior" a ser atingido com uma série de estratégias e objetivos específicos - Define o que se deseja alcançar ao final da investigação - Expressa os propósitos mais AMPLOS que se quer conseguir no projeto - Descrição da AÇÃO  VERBO no infinitivo

14 Objetivos Específicos
- Detalham as ações a serem realizadas para alcançar o objetivo geral - Apresentam de maneira detalhada os objetivos a serem atingidos DURANTE a EXECUÇÃO do projeto - Estão relacionados ao objetivo geral do projeto - São desdobramentos do objetivo geral - Representam os objetivos intermediários da pesquisa, as situações mais particulares

15 Um objetivo é considerado bem formulado quando
- É entendido por todos da mesma forma - Prima pela clareza e precisão - Não dá margem a múltiplas interpretações São elementos que identificam de forma clara e precisa o que o investigador pretende alcançar

16 Como elaborar um objetivo
Usar o dicionário Munir-se de uma relação de verbos adequados Formular o objetivo geral e a partir deste elaborar os objetivos específicos Buscar a clareza e a precisão Evitar expressões vagas e ambíguas

17 Objetivo Geral Desenvolver uma formulação XYZ a partir de uma formulação ABC.

18 Objetivos Específicos
- Pesquisar a viabilidade de criar a formulação XYZ; - Organizar o laboratório para executar as fases da formulação; - Criar a formulação XYZ ; - Preparar a formulação XYZ; - Testar a formulação preparada; - Diminuir custos operacionais dessa formulação.

19 Título - Agora, com o problema, o tema e os objetivos vamos construir um título para a pesquisa - Ele deve espelhar o foco de atenção ou o conteúdo essencial da pesquisa - O título deve chamar a atenção - O título deve ser claro e preciso - O título deve traduzir um problema suscetível de solução (tem que ser respondido durante o desenvolvimento da pesquisa)

20 Título - Deve ser motivador e deve dar uma ideia dos objetivos e do conteúdo do trabalho - Ter de 10 a 12 palavras, e traduzir a ideia principal da investigação - O título deve ser formulado de tal maneira que, se for colocado, um ponto final de interrogação (?) não fica estranho - Não devem ser colocados abreviaturas, informações entre parênteses, fórmulas, gráficos, referências bibliográficas

21 Hipótese “Hipótese é uma coisa que não é, mas a gente faz de conta que é, para ver como seria se ela fosse”

22 HIPÓTESE Será mais fácil estabelecer a hipótese, após termos o problema de pesquisa bem claro A hipótese serve para o pesquisador vislumbrar prováveis respostas ao problema proposto É um resultado provável, ainda não provado A hipótese é a resposta antecipada, suposta, provável e provisória que o pesquisador levanta e que funciona como um guia para os passos seguintes do projeto e para o percurso da pesquisa É uma verdade pré-estabelecida, intuída, com o apoio de uma teoria. As investigações poderão comprovar ou não a hipótese Correta ou errada, de acordo ou contrária ao senso comum, a hipótese sempre conduz a uma verificação prática.


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