A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Empreendedorismo na Saúde

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Empreendedorismo na Saúde"— Transcrição da apresentação:

1 Empreendedorismo na Saúde
Qual o valor das tecnologias para o sector?

2 O Progresso tecnológico
Muitas são as vantagens decorrentes das novas tecnologias As novas tecnologias abrem novas possibilidades que podem melhorar a vida das populações em várias áreas… Por exemplo:

3 Saúde: Permite o desenvolvimento de novos medicamentos e de novas vacinas São proporcionados novos meios de diagnóstico, de prevenção e cura de certas doenças, utilizando a nanotecnologia

4 O que é a Nanotecnologia?
É uma aplicação de conceitos científicos a nível de moléculas e partículas que permite o fabrico de materiais com características únicas. Está associada a diversas áreas de investigação e produção à escala nano (atómica), tais como a medicina, electrónica, ciência informática, física, química, biologia e engenharia de materiais.

5 A Nanotecnologia Imagine lentes de contacto para verificar os níveis de açúcar ao espelho ou tintas que mudam de cor em ângulos diferentes. A primeira já é possível com a nanotecnologia, que manipula átomos e moléculas ao nível microscópico. Vantagens: Atmosfera mais limpa Menor gasto de energia Diagnóstico e tratamento de doenças não invasivo.

6 O Mundo das nanopartículas à lupa
O nanómetro é a unidade de medida para o universo microscópico. Um milímetro é igual a um milhão de nanómetros Formiga Fio de cabelo Nanotubo de carbono nanómetro nanómetros 1,3 nanómetros

7 Potencial e Dúvidas da Nanotecnologia
Cosméticos impermeáveis e suplementos alimentares utilizam já nanomateriais, no entanto… …as nanopartículas são imprevisíveis pois podem passar dos materiais para os humanos e chegar a partes inacessíveis do organismo!

8 Alterações e Reacções da Nanotecnologia
À escala da nanotecnologia, os materiais mudam as características e reacções: O carbono torna-se cem vezes mais resistente do que o aço O ouro derrete à temperatura ambiente O alumínio torna-se explosivo

9 Qual o potencial da nanotecnologia na saúde?
Provocará mudanças profundas nos meios de diagnóstico e de terapêutica Transportará os fármacos até aos seus alvos Localizará de forma precisa um tumor Reconhecerá células cancerígenas que poderão ser destruídas.

10 Mil aplicações… A nanotecnologia cria novos materiais: …
Nanofibras; Ossos; próteses à base de nanopartículas; Pode fazê-lo ao reduzir as partículas de um nanómetro, um milhão de vezes mais pequeno do que um milímetro!

11 Empreendedorismo em Portugal

12 A UMIC é a Agência para a Sociedade do Conhecimento, que tem a missão de coordenar as políticas para a sociedade da informação e mobilizá-la através da promoção de actividades de divulgação, qualificação e investigação. Tem como principais objectivos: Convocar Portugal para a sociedade da informação; Imprimir um novo impulso à inovação empresarial; Vencer o atraso científico e tecnológico; Qualificar os recursos humanos.

13 Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia
Sob a organização da UMIC a XXI Cimeira Luso Espanhola decorreu, em Évora, nos dias 18 e 19 de Novembro de 2005 e, foi decidida a criação de um Instituto de I&D Portugal-Espanha, como iniciativa pioneira de parceria institucional internacional em ciência e tecnologia na Europa. O INL é a primeira e até agora a única organização de investigação no mundo na área da nanociência e nanotecnologia com um estatuto jurídico completamente internacional.

14 Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia
Portugal e Espanha têm como grande objectivo reforçar a colaboração científica e tecnológica entre os dois países. Com a criação do INL pretende-se, abrir um novo ciclo nas suas relações e na construção de economias nacionais baseadas no conhecimento.

15 Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia
Com sede em Braga, o Laboratório desenvolverá uma política científica e recrutará os seus investigadores com nível e âmbito mundial, estando aberto, no futuro, à participação de mais países da Europa e de outros continentes. Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia Está previsto que venha a ter cerca de 200 investigadores e envolva um total de 400 pessoas, contando com técnicos, doutorandos e pós-doutorandos.

16 Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia
O edifício, actualmente em construção, deverá ficar concluído em Julho de As instalações, ocupando uma área de aproximadamente m2, incluem laboratórios e gabinetes com m2, salas limpas com 2.400m2, auditório e áreas públicas com 4.800m2, zonas técnicas com m2, áreas administrativas com 700 m2. Pormenor da construção da laje de suporte da sala limpa Ala de laboratórios e gabinetes Edifício de apoio social


Carregar ppt "Empreendedorismo na Saúde"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google