A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Energias Alternativas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Energias Alternativas"— Transcrição da apresentação:

1 Energias Alternativas
Inês Fernandes Figueiredo João Guilherme Gomes Maria José Magalhães Sofia Ferreira Alves

2 Energias Alternativas
As Energias Alternativas surgiram como soluções para diminuir o impacto ambiental, e para contornar o uso de matéria-prima que normalmente é não renovável no caso da energia convencional, como o carvão e petróleo por exemplo.

3 A importância das energias alternativas
Existem algumas delas que já alcançaram grandes avanços e estão bastante difundidas. Apesar de existirem mais do que estas, nós decidimos falar de duas que não foram abordadas durante a realização do nosso projecto: a geotérmica e a bioenergia. Seguidamente iremos explicar, de forma simples, no que estas formas de produção de energia renovável consistem.

4 Bioenergia Bioenergia é a energia gerada apartir de material vegetal (biomassa). A Biomassa pode ser transformada em energia através de combustão, gaseificação, fermentação, ou produção de substâncias líquidas.

5 Energia durável e renovável
A energia advinda da biomassa é considerada durável a partir do momento em que se pode, através do manejo correcto, garantir o seu ciclo; é renovável no sentido de que toda a energia obtida na biomassa veio de processos biológicos que aproveitaram a energia solar, cuja energia não é aproveitada pelos humanos acabando desta forma por retornar ao ambiente através da digestão e da putrefação das plantas.

6 A importância da bioenergia
A bioenergia pode contribuir para a redução do CO2 na atmosfera e consequentemente a redução do efeito estufa. O lixo que é inevitável, pode se tornar útil. A bioenergia pode se tornar prática muito rapidamente por poder gerar combustíveis tanto sólidos quanto líquidos, e por poder usar parte da tecnologia criada para os combustíveis fósseis.

7 Energia Geotérmica O Que é a energia geotérmica?
Energia geotérmica é o calor retido debaixo da crosta terrestre. Este calor é trazido a superfície como vapor ou água quente—criada quando a água flúi pelos lençóis subterrâneos próximos a rochas aquecidas—e usadas directamente para aquecimento de casas e prédios ou convertida em electricidade.

8 Energia da terra Energia da terra—Nos lugares onde o calor da terra aparece próximo a superfície—se usa esse calor directamente para aquecer casas e prédios, se chama tecnologia de uso directo.

9 Usinas geotérmicas Usinas geotérmicas usam poços para canalizar o vapor e água quente até a superfície onde é gerada electricidade. Nos EUA as usinas existentes geram electricidade a um custo de 5¢ a 7.5¢ por kilowatt-hora. Hoje a capacidade implantada é superior a 2700 Megawatts.

10 Bombas de calor—Usa-se a propriedade que a terra tem de manter sua temperatura quase constante, assim no Inverno o calor é retirado da terra, e no verão é injectado na terra o calor excedente.

11 Sistemas de aquecimento local—Muitas comunidades encanam a água quente e a transporta através dos prédios e casas, também é uma forma de uso directo.

12

13


Carregar ppt "Energias Alternativas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google