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Investimento em Capital Humano

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Apresentação em tema: "Investimento em Capital Humano"— Transcrição da apresentação:

1 Investimento em Capital Humano
Pedro Telhado Pereira

2 Os trabalhadores portugueses apresentam uma baixa instrução

3 População com o Secundário Completo (1999), por grupos de idade
As populações mais jovens não parecem estar a recuperar a atraso a um bom ritmo População com o Secundário Completo (1999), por grupos de idade País 25-64 25-34 35-44 45-54 55-64 Espanha 35 55 41 25 13 Grécia 50 71 58 42 24 Irlanda 51 67 56 31 Itália 37 21 Portugal 30 15 11

4 Todos os países, com excepção de Portugal, apresentam um crescimento de mais de 30% entre a geração dos e a dos 25-34 Portugal apresenta um crescimento de menos de 20%

5 Justifica-se estudar o investimento em Educação?
A educação como um investimento? Redução do consumo presente Aumento do consumo futuro Risco A educação como capital humano? Aumenta a produtividade

6 Diferença importante do capital humano
O capital humano pertence ao indivíduo que o possui, podendo só ser “alugado” por períodos limitados no tempo. Não existe de compra do capital humano, o que equivaleria à escravatura. Esta diferença faz com que as empresas tenham pequeno incentivo em investir em capital humano.

7 Suponha que uma empresa paga os estudos a um seu funcionário
Ao terminar os seus estudos o funcionário produz mais, mas não pode receber todo o aumento de “produto” porque parte tem que ser retido pela empresa para cobrir os custos de investimento. O funcionário pode mudar-se para outra empresa onde receberá mais…

8 Mas será que a educação leva a maiores salários
Mas será que a educação leva a maiores salários? Vejamos o caso de Portugal

9 Salários em Portugal por graus de Educação e Idade

10 Leitura do gráfico anterior
A educação aumenta os salários As pessoas mais velhas têm salários mais elevados O salário depende do grau de educação e da idade (experiência)

11 Como será o perfil de salários?

12 Estudo da decisão de continuar os estudos – Análise Custo-Benefício
CUSTOS Custos adicionais que irá incorrer por continuar a estudar Livros escolares Propinas Diferencial de custos por se ter que deslocar para o local de estudo Benefícios Diferencial de salários devido ao aumento de capital humano Outros que iremos ver mais tarde

13 Temos 2 perfis

14 Como comparar estes 2 perfis?
Temos que perceber € 1000 hoje não é o mesmo do que € 1000 daqui um ano Se tiver € 1000 hoje posso aplicá-lo e receber juros e daqui a um ano tenho € taxa de juro X € 1000 = = ( 1 + taxa de juro ) X € 1000 Se tiver € 1000 hoje posso gastá-lo já, daqui a um ano posso não estar em condições de o fazer

15 Assim No presente € 1000 daqui a um ano vale € 1000 a dividir por (1+r) onde r é a taxa de desconto. € 1000 daqui a dois anos vale € 1000 a dividir por (1+r) ao quadrado. € 1000 daqui a n anos vale € 1000 a dividir por (1+r) elevado a n.

16 Voltemos aos perfis de salários

17 Façamos a diferença entre os dois perfis e adicionemos os custos adicionais

18 Temos que achar o valor presente
para uma dada taxa de desconto

19 Como tomar a decisão Se a expressão anterior for positiva deve continuar a educação. Se a expressão anterior for negativa não deve continuar a educação.

20 Ou podemos calcular a taxa interna de rendibilidade
ou seja a taxa r que satisfaz a seguinte relação

21 Como tomar a decisão Se a rendibilidade for suficientemente elevada então deve continuar a educação.

22 Que método usar Os métodos dão ordenações diferentes para educações de diferente tempo de estudo. O segundo método aceita a hipótese que se consegue aplicar o dinheiro à taxa de rendibilidade da educação O método do valor presente parece ser o mais adequado, mas…

23 Como calcular a rendibilidade:
Pensemos que a decisão é de estudar mais um ano A pessoa vive um tempo infinito Ganha S1 com mais um ano de educação e S0 no momento actual Não existem custos adicionais

24 Temos dois fluxos de salários
Sem educação

25 Com educação

26 São iguais quando

27 O que os economistas calculam

28 No próximo conjunto de diapositivos vamos “enriquecer” este modelo
Pensando nos custos Pensando nos benefícios Pensando na rendibilidade social ….


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