A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo de Acólitos da Vera-Cruz

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo de Acólitos da Vera-Cruz"— Transcrição da apresentação:

1 Grupo de Acólitos da Vera-Cruz
Falai, Senhor, que o vosso servo escuta! (1 Sam 3, 9-10)

2 Estrututa hierárquica da Assembleia
Manual do Acólito Estrututa hierárquica da Assembleia A assembleia convocada tem a seguinte estrutura: aquele que preside com os que o assistem o povo O edifício (igreja) deve manifestar esta estrutura da Assembleia: O presbitério, destacado da nave da igreja, é o local onde estão os sacerdotes e os acólitos. A nave, espaço onde se situam os restantes fiéis, deve manifestar a unidade do Povo de Deus.

3 No presbitério situa-se:
O Altar, onde são colocados o pão e o vinho durante a oração eucarística, é , simultaneamente, o lugar onde se torna presente o sacrifício da Cruz e a Mesa do Senhor. A credência, que pode servir também para a purificação dos vasos sagrados, deve encontrar-se nas imediações do altar. Nela se encontram as alfaias litúrgias: cálice, píxides, galhetas, etc. Normalmente ao fundo do presbitério e de frente para o povo, encontra-se o lugar do presidente da assembleia. A cadeira deve dignificar o serviço daquele que é a imagem de Cristo entre os seus. Normalmente à entrada do presbitério, situa-se o ambão, donde são proclamadas as leituras, etc. Na igreja encontra-se ainda: O sacrário para guardar a reserva da Santíssima Eucaristia. O baptistério ou fonte baptismal (nas igrejas paroquiais). O confessionário é o lugar próprio para a celebração do sacramento da Reconciliação. Imagens do Senhor, da Virgem Maria e dos Santos, pias da água benta, via-sacra, etc. No exterior, na torre, os sinos.

4 A pessoa mais IMPORTANTE aqui!?
O PADRE ROCHA OU SERÁ O PADRE FRANCISCO!!??

5 EU!!??

6 NÃO!

7 Jesus Cristo!!!

8 Os vasos sagrados: Cálice e Patena: servem para oferecer, consagarar e comungar o pão e o vinho. Merecem-nos a máxima veneração. Píxide: vaso com tampa, destinado a conservar as hóstias consagradas no sacrário. Custódia: destinada à exposição solene do Santíssimo Sacramento. Outros vasos: Âmbulas: para conterem os Santos Óleos. Galhetas: para apresentar no Altar o vinho e a água. Turíbulo e naveta: para as incensações litúrgicas e para guardar o incenso. Lavandas: para purificar as mãos do sacerdote. Caldeira e hissope: para as asperções com água benta. Panos do Altar: Toalhas de Altar. Corporal: pano quadrado sobre o qual são colocados a patena e o cálice. Pala: pequeno pano quadrado que pode colocar-se sobre o cálice. Sanguíneo: pano destinado a enxugar o cálice, e também a boca e os dedos que o Sangue e o Corpo de Cristo tocaram. Manustérgio: toalha apresentada pelo acólito ao sacerdote no momento em que este lava as mãos.

9 As Vestes Sagradas: Alva: veste branca comum a todos os ministros. Cíngulo: cordão que ajusta a alva à cintura. Casula: é por excelência a veste do sacerdote para a celebração da Missa. Pode ser verde (Tempo Comum), branca (Tempo Pascal, Tempo do Natal, Festas do Senhor, Festas da Virgem, etc.), vermelha (Domingo de Ramos, Sexta-feira Santa, Pentecostes, Festas dos Apóstolos, Evangelistas e Martires, etc.) e roxa (Tempo do Advento, Tempo da Quaresma e Exéquias). Estola: coloca-se deixando-se cair sobre o peito. Véu de Ombros: para a procissão e benção do Santíssimo Sacramento. Pluvial: é usado pelo sacerdote nas procissões. Pálio: serve nas procissões para cobrir o Santíssimo Sacramento.

10 Atitudes durante a celebração:
Os acólitos, a menos que estejam no exercício de alguma função que lho impeçam, observam as atitudes comuns à assembleia. Estão de joelhos desde a epiclese até que termine a elevação do cálice. Fazem genuflexão sempre que entram numa igreja cujo sacrário esteja visível e também entre a Consagração e a comunhão, se tiverem de passar diante do Altar (com a cabeça e o tronco bem direitos, leva-se a perna direita um pouco atrás dobra-se o joelho direito até que toque no chão). A inclinação é um sinal de reverência e de honra que se presta às próprias pessoas ou às imagens. Há duas espécies de inclinações: de cabeça (pequena inclinação) e de corpo (inclinação profunda). A inclinação de corpo faz-se quando o sacrário não está no presbitério sempre que se passar diante do altar; e quando, antes de comungar, o sacerdote genuflecte. A inclinação da cabeça faz-se quando, na “confissão”, se diz “minha culpa, minha tão grande culpa”; e sempre que se entrega ou recebe algum objecto das mãos do sacerdote. Bate-se no peito, ao dizer, na “confissão”, “minha culpa ... ”.

11 Outros aspectos: Os acólitos acolhem o sacerdote devidamente revestidos da sua veste litúrgica. Logo que o sacerdote poise a patena, o acólito que tem as galhetas apresenta-as ao sacerdote. Um dos acólitos apresenta o lavabo e o jarro e o outro acólito o manustérgio. Quando o sacerdote diz: “saudai-vos na paz de Cristo” os acólitos saudam-se. Quando o sacerdote genuflete antes da comunhão os acólitos fazem uma inclinação profunda. Os acólitos comungam em primeiro lugar, antes do povo. Com as bandejas, colocam-se do lado direito do ministro que distribui a comunhão. Terminada a comunhão dos fiéis, um dos acólitos pega na galheta da água com a mão direita, aproxima-se do sacerdote e deita água no cálice. Após a comunhão, os acólitos sentam-se se o sacerdote se sentar. Na sacristia, todos fazem reverência à Cruz e respondem à jaculatória dita pelo sacerdote: > “Seja louvado Nosso Senhor Jesus Cristo.” > “Para sempre seja louvado e sua Mãe Maria Santíssima.” No fim, todos ainda paramentados, arrumam aquilo de que estão encarregados e arrumam também as vestes litúrgicas no local determinado.

12 Para a semana há MAIS…

13 Oração do Acólito Senhor Jesus Cristo,
sempre vivo e presente connosco, tornai-me digno de Vos servir no altar da Eucaristia, onde se renova o sacrifício da Cruz e Vos ofereceis por todos os homens. Vós que quereis ser para cada um o amigo e o sustentáculo no caminho da vida, concedei-me uma fé humilde e forte, alegre e generosa, pronta para Vos testemunhar e servir. E porque me chamaste ao Vosso serviço, permiti que Vos procure e Vos encontre, e pelo Sacramento do Vosso Corpo e Sangue, Permaneça unido a Vós para sempre. Amén.


Carregar ppt "Grupo de Acólitos da Vera-Cruz"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google