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Distribuição Distribuição.

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Apresentação em tema: "Distribuição Distribuição."— Transcrição da apresentação:

1 Distribuição Distribuição

2 Perspectiva histórica Perspectiva histórica
Anos 50 a inícios dos anos 60 Os sistemas de distribuição não eram planeados Os fabricantes produziam, os retalhistas compravam lotes e vendiam unidades e, de alguma forma, os produtos chegavam ao consumidor final A distribuição era representada pelas frotas dos produtores; não existia uma relação entre as diferentes funções da distribuição

3 Perspectiva histórica Perspectiva histórica
Anos 60 a inícios dos anos 70 O conceito da distribuição física é importado dos EUA, constituindo-se gradualmente como uma área que necessita de cuidados de gestão (conjunto de actividades relacionadas) Inicialmente os produtores são os primeiros a reconhecer os benefícios da distribuição e fazem o seu desenvolvimento para assegurar o fluxo dos seus produtos até aos canais de fornecimento 60s-70s (1)- (distribuição física) devido ao reconhecimento da existência de uma série de actividades físicas relacionadas com a distribuição: - transporte - armazenamento - acondicionamento e embalagem de produtos que podiam ser “ligadas” e geridas mais eficazmente

4 Perspectiva histórica Perspectiva histórica
Anos 70 Desenvolvimento do conceito de distribuição com o reconhecimento da distribuição como área funcional da empresa produtora Mudanças ao nível da estrutura e controlo da cadeia de distribuição - Redefinição dos papeis dos produtores, fornecedores e distribuidores - Preocupação com o elemento armazenamento Declínio do poder dos produtores e fornecedores As maiores redes de retalhistas desenvolvem estruturas de distribuição, baseadas no conceito de depósitos regionais ou locais para fornecimento das suas lojas

5 Perspectiva histórica Perspectiva histórica
Anos 80 Aumento dos custos da distribuição (contribuiu para a profissionalização da distribuição) Aumento do planeamento de novas formas para minimização dos custos Surgimento da distribuição centralizada, reduções drásticas de stocks e forte uso de computadores para melhoria da informação e controlo Assiste-se a um aumento de empresas que prestam serviço de distribuição - distribuidoras - , o conceito e a necessidade de logística integrada é reconhecido pela maioria dos parceiros da cadeia de distribuição

6 Perspectiva histórica Perspectiva histórica
Anos 90 Reforço da importância das novas tecnologias de informação Aumento das pressões para a racionalização de meios utilizados na distribuição Aparecimento cada vez maior de distribuidores independentes Globalização e internacionalização da distribuição Crescente importância dos acordos e disposições internacionais

7 In “Handbook of Logistics and Distribution Management (3rd Edition)”
Definição Definição Sistema que assegura o transporte de bens acabados, do produtor até ao consumidor final, ou o mais próximo possível deste Este diagrama exemplifica “parte” da distribuição na cadeia de logística “depots”, podem ser: Grandes superfícies Lojas ou pontos de Venda Armazéns locais Terminais de comboios ou camiões In “Handbook of Logistics and Distribution Management (3rd Edition)”

8 Elementos chave da distribuição Importância da distribuição
Transformações Tratamento, acondicionamento e embalagem Transporte Tipo de transporte Tipo de operação de entrega Planeamento de rotas Inventário O que armazenar Onde armazenar Quanto armazenar

9 Decomposição dos custos da distribuição Importância da distribuição
Europa * - Transporte 45% - Inventário 23% Transformações 22% Administração 10% Estados Unidos * Transporte 41% Inventário 23% Transformações 21% Administração 15% * Estudo realizado por Herbert W Davis & Company (2005)

10 Importância da distribuição Importância da distribuição
Analise do peso da logística no preço final do produto A figura mostra um caso típico de fluxo de materiais desde as matérias-primas até aos consumidores, ligando-os a um diagrama que reflecte o “valor acrescentado” da natureza da logística associada Verifica-se que, tipicamente, a distribuição representa entre 40 e 55% do valor final do produto Exemplos (que saem fora do típico) O transporte aéreo de um monitor vindo do oriente fica mais caro do que o próprio monitor (mesmo tendo em conta a quantidade) In “Handbook of Logistics and Distribution Management (3rd Edition)”

11 Importância da distribuição Importância da distribuição
Impacto da distribuição na economia Cerca de 30% da população activa no Reino Unido está associada à distribuição e logística * Estima-se que as actividades de distribuição e logística representam entre 10 e 15% do P.I.B. das maiores economias da América do Norte, Europa, Ásia e Pacifico * * In “Handbook of Logistics and Distribution Management (3rd Edition)”

12 Importância da distribuição Importância da distribuição
O conceito de “prateleira” deixava de existir E se não existisse Distribuição? PARAVA TUDO!!! Produtores perto dos consumidores Transporte mais utilizado seria bicicleta

13 Enquadramento da distribuição Enquadramento da distribuição
DISTRIBUIDORES Consumi dores Retalhistas Fornecedores Produtores Distribuição “situa-se” entre o produtor e o consumidor

14 Enquadramento da distribuição Enquadramento da distribuição
PRODUTORES CONSUMIDORES Visão da Distribuição Visão da Distribuição Essencialmente o retalho e o comércio Escolha influenciada pela variedade, qualidade e preço dos produtos/serviços e pela proximidade de pontos de venda Estruturas e meios para atingir o consumidor Adequação desses meios para o espaço e tempo solicitados por uma determinada gama de produtos Distribuidores Assegura a intermediação entre produtores e consumidores

15 Objectivo da distribuição Objectivo da distribuição
Melhorar continuamente o serviço prestado, potenciando o negócio dos clientes Prosperar no negócio de forma a obter o rendimento necessário ao desenvolvimento da empresa e dos seus colaboradores Optimizar a relação cliente - fornecedor a fim de minimizar as reclamações

16 Canais de distribuição Canais de distribuição

17 Canais de distribuição Canais de distribuição
Canais através dos quais a empresa disponibiliza os seus produtos aos clientes Acordo comercial estabelecido para criar um fluxo de produtos entre o ponto de produção e o ponto de venda São compostos por cadeias de instituições ou organizações que estão envolvidas em várias actividades: Compra Transporte Armazenamento Classificação e/ou ordenação

18 Funções dos canais de distribuição Funções dos canais de distribuição
Venda - Os canais de distribuição permitem à empresa vender o produto Disponibilização - Os canais de distribuição permitem fazer a entrega física do produto, ou a prestação do serviço ao cliente Serviços de assistência a clientes - Os canais de distribuição permitem prestar serviços pós venda

19 Funções dos canais de distribuição Funções dos canais de distribuição
Informação Promoção do produto ao cliente/distribuidor Repartição dos riscos - Lançamento de novos produtos

20 Elementos dos canais de distribuição
Produtor • Produz grande quantidade de um produto e/ou serviço • Produz uma gama reduzida de produtos e/ou serviços • Fornece um conjunto de clientes reduzido • Possui uma capacidade de resposta à mudança média a reduzida

21 Elementos dos canais de distribuição
Distribuidor • Possui grande mobilidade na escolha e oferta de serviços • Facilidade na variação da quantidade de produtos e serviços adquiridos/oferecidos • Manipula múltiplos produtos e serviços concorrentes

22 Elementos dos canais de distribuição
Consumidor • Adquire: - pequenas quantidades de produtos e serviços - grande variedade de produtos e serviços - com elevada frequência

23 Tipo de canais de distribuição Tipo de canais de distribuição
Distribuição directa Produtor 1 Cliente 1 Produtor 2 Cliente 2 Produtor 3 Cliente 3 Distribuição indirecta Produtor 1 Cliente 1 Produtor 2 Distribuidor(es) Cliente 2 Produtor 3 Cliente 3

24 Tipo de canais de distribuição Tipo de canais de distribuição
Distribuição directa Produtor Produtor Produtor Encomenda directa Loja própria Consumidor Consumidor Consumidor Nenhum nível de intermediação Um nível de intermediação Um nível de intermediação

25 Tipo de canais de distribuição Tipo de canais de distribuição
Distribuição indirecta Produtor Produtor Produtor Grossista Retalhista Grossista Retalhista Consumidor Consumidor Consumidor Um nível de intermediação Um nível de intermediação Dois nível de intermediação

26 Tipo de canais de distribuição Tipo de canais de distribuição
Distribuição indirecta Produtor Produtor Produtor Agente Agente Agente Grossista Retalhista Grossista Retalhista Consumidor Consumidor Consumidor Dois nível de intermediação Dois nível de intermediação Três nível de intermediação

27 Uso de intermediarios Uso de intermediarios
Vantagens Menores custos em: Mão de obra Edifícios e armazéns Equipamento Redução de stocks Maior eficiência e fiabilidade Menor tempo de entrega Maior dispersão de produtos Redução do risco Desvantagens Menor controlo Pior retorno de informação sobre produtos “Afastamento” dos clientes

28 ? Selecção dos canais de distribuição
Consumidor Canal de distribuição Produtor

29 Estratégias de distribuição Estratégias de distribuição
Sistema push - Decisões de reabastecimento de produtos dos “centros de distribuição” feitas no local de produção - Vantagem: - Maior facilidade em minimizar stocks - Desvantagem: - Falta de flexibilidade na resposta às encomendas dos consumidores locais Vantagem: Uma gestão centralizada, que tem em conta todos os “centros de distribuição” Muito usado em situações que o centro de distribuição e produtor pertencem à mesma empresa

30 Estratégias de distribuição Estratégias de distribuição
Sistema pull - Decisões para reabastecimento de produto são feitas pelos “centros de distribuição” - Vantagem - Maior capacidade na resposta às encomendas esporádicas - Desvantagem - Falta de comunicação entre “centros de distribuição” e produtores - Poderá causar excesso de stocks nos produtores - “centros de distribuição”, pode ser: armazém local loja ponto de venda Vantagem Gestão operacional … equipa que está no “terreno” descentralização das decisões - Desvantagem potencial se existir falta de comunicação entre armazéns

31 Selecção dos canais de distribuição
Para se poder fazer uma selecção do tipo de canal de distribuição é necessário: Analisar as necessidades dos clientes a satisfazer Definir os objectivos dos canais de distribuição Identificação de canais de distribuição alternativos Avaliação da estratégia a seguir

32 Selecção dos canais de distribuição
1. Análise das necessidades dos clientes A empresa deve analisar o nível de serviço que deseja oferecer: Dimensão de lotes vendidos Prazos de entrega Disponibilidade geográfica Variedade de produtos Nível de serviços associados (assistência, garantia…)

33 Selecção dos canais de distribuição
2. Definição de objectivos e restrições Ter em conta o nível de serviço desejado para os diferentes tipos de clientes Flexibilidade Rapidez Redução dos custos

34 Selecção dos canais de distribuição
3. Identificação de canais de distribuição alternativos As diferentes alternativas de distribuição podem ser caracterizadas a três níveis: Tipos de intermediários Número de intermediários Condições dos intermediários

35 Selecção dos canais de distribuição
Tipos de intermediários: Comerciantes Intermediários que compram os produtos para os revender (Ex: grossistas e retalhistas) Agentes Intermediários que promovem e vendem os produtos, mas não os compram (Ex: mediadores imobiliários) Facilitadores - Empresas que apoiam a distribuição dos produtos, mas não promovem a sua venda (Ex: empresas de transporte ou de armazenamento)

36 Selecção dos canais de distribuição
Número de intermediários: Distribuição exclusiva O produtor faz um contrato de exclusividade com um distribuidor, procurando assim obter uma maior dedicação por parte deste, e uma maior informação sobre a distribuição Distribuição selectiva O produtor comercializa os seus produtos através de um conjunto seleccionado de distribuidores ou agentes autorizados Distribuição intensiva O produtor procura colocar os seus produtos no maior número possível de distribuidores. Esta estratégia faz com que o produtor tenha menos informação sob a forma como o seu produto é comercializado

37 Selecção dos canais de distribuição
4. Avaliação da estratégia + Força de vendas Os diferentes canais de distribuição apresentam diferentes custos para a empresa É importante avaliar o valor acrescentado que trazem à oferta e o controlo que a empresa tem sobre eles Canais de venda directa Parceiros Canais indirectos Distribuidores Lojas retalhistas Canais de marketing directo Telemarketing - Internet Custo por transacção

38 Algoritmo de Distribuição

39 Formulação do problema
Veículos - com capacidades conhecidas Clientes - com necessidades e localizações conhecidas Depósito - origem Cada veículo: Parte do depósito Serve um conjunto de clientes (entrega/recolha de produtos) Retorna ao depósito Dois níveis de decisão: Que clientes servir por cada veículo? - definição da “área de influência” de cada veículo (conjunto ou “cluster” de clientes) Que rota deve cada veículo utilizar?

40 Restrições Satisfazer necessidades dos clientes
Respeitar capacidade dos veículos Tempo (ou distância) máximo por circuito completo de cada veículo Horário de funcionamento dos clientes Tipo(s) de veículos que os clientes podem receber Incompatibilidades veículo-produto e/ou produto-produto Recolhas (vasilhame, paletes, sobras, etc.)

41 Objectivo Minimizar custos e distâncias: • Veículos e condutores
• Penalidades pela não satisfação de encomendas de clientes nos prazos especificados • Rotas utilizadas, função das distâncias percorridas (combustível, pneus, manutenção, etc.) e dos tempos (horas extraordinárias de motoristas, etc.)

42 Abordagens possíveis Métodos exactos para o VRP:
VRP - Vehicle Routing Problem Abordagens possíveis Métodos exactos para o VRP: Métodos enumerativos (“Branch-and-Bound”) Programação dinâmica Programação inteira linear Métodos “aproximados” para o VRP: Heurísticas construtivas do tipo “Cluster first-Route second” Heurísticas construtivas (abordagem integrada ou de “Route first-Cluster second”) Metaheurísticas (pesquisa tabu, arrefecimento simulado, algoritmos genéticos, colónias de formigas, etc)

43 Algoritmo de Varrimento (Sweep Method)
Origem: Gilett e L.R. Miller, “A heuristic algorithm for the vehicle dispatch problem” (1974) Tipo: Heurística construtiva “Cluster first-Route second” Principais características: Método suficientemente simples que se presta ao “cálculo” manual Quando se resolve com recurso a um programa de computador, o tempo de processamento é muito reduzido e não requer grande capacidade de memória Os resultados obtido apresentam, em média, um erro de cerca de 10%, que é aceitável quando: A rota tem que ser calculada rapidamente Quando a solução óptima é difícil de determinar

44 Funcionamento do algoritmo
Passos principais: 1. Marcar num mapa ou numa rede, as localizações do depósito e de todos os pontos de distribuição 2. Estender uma linha recta partindo do depósito

45 Funcionamento do algoritmo
3. Rodar a linha no sentido dos ponteiros do relógio, ou no sentido contrário, até encontrar um ponto de distribuição Se o referido ponto for incluído na rota será que a capacidade do veículo é ultrapassada? Não Sim Incluir o ponto na rota e prosseguir a rotação da linha até que o próximo ponto seja intersectado Excluir o último ponto e fechar a rota Continuar a rotação da linha, partindo do último ponto excluído. Continuar o processo até que todos os pontos sejam incluídos numa rota

46 Funcionamento do algoritmo
4. Após a definição das “áreas de influência” , é necessário definir a ordem pela qual os pontos de distribuição devem ser percorridos por forma a minimizar a distância e os custos

47 Exemplo - Método de varrimento
Dados do problema: Capacidade de cada veículo é de unidades Existem 12 pontos de distribuição a serem abastecidos

48 Exemplo - Método de varrimento (fase 1)
Localizar num mapa o depósito e todos os pontos de distribuição  2000     depósito  4000    2500  1500

49 Exemplo - Método de varrimento (fase 1)
Traçar uma recta, partindo do depósito (qualquer direcção)  2000     4000    2500  1500

50 Exemplo - Método de varrimento (fase 1)
Rodar a recta até que um ponto de distribuição seja alcançado  2000     4000    2500  1500

51 Exemplo - Método de varrimento (fase 1)
Rodar a recta até que um ponto de distribuição seja alcançado  2000     4000    2500  1500

52 Exemplo - Método de varrimento (fase 1)
Necessidade do ponto de distribuição = 4.000 Capacidade actual = Nível de decisão: A necessidade do ponto de distribuição excede a capacidade actual do veículo? Incluir o ponto na rota e Concluir a rota e traçar uma prosseguir a rotação até nova recta partindo do último ao novo ponto de distribuição ponto excluído Não Sim Capacidade actual = – = 6.000

53 Exemplo - Método de varrimento (fase 1)
Capacidade actual = 6.000  2000     4000    2500  1500

54 Exemplo - Método de varrimento (fase 1)
Necessidade do ponto de distribuição = 2.000 Capacidade actual = 6.000 Nível de decisão: A necessidade do ponto e distribuição excede a capacidade actual do camião? Incluir o ponto na rota e Concluir a rota e traçar uma prosseguir a rotação até nova recta partindo do último ao novo ponto de distribuição ponto excluído Não Sim Capacidade actual = – = 4.000

55 Exemplo - Método de varrimento (fase 1)
Capacidade actual = 4.000  2000     4000    2500  1500

56 Exemplo - Método de varrimento (fase 1)
Necessidade do ponto de distribuição = 3.000 Capacidade actual = 4.000 Nível de decisão: A necessidade do ponto e distribuição excede a capacidade actual do camião? Incluir o ponto na rota e Concluir a rota e traçar uma prosseguir a rotação até nova recta partindo do último ao novo ponto de distribuição ponto excluído Não Sim Capacidade actual = – = 1.000

57 Exemplo - Método de varrimento (fase 1)
Capacidade actual = 1.000  2000     4000    2500  1500

58 Exemplo - Método de varrimento (fase 1)
Necessidade do ponto de distribuição = 5.000 Capacidade actual = 1.000 Nível de decisão: A necessidade do ponto e distribuição excede a capacidade actual do camião? Incluir o ponto na rota e Concluir a rota e traçar uma prosseguir a rotação até nova recta partindo do último ao novo ponto de distribuição ponto excluído Não Sim Capacidade actual = – =

59 Exemplo - Método de varrimento (fase 1)
Após quatro iterações fica definida a primeira “área de influência” (pétala)!  2000     4000    2500  1500

60 Exemplo - Método de varrimento (fase 1)
Repetindo o mesmo procedimento para os restantes pontos, teremos uma solução para este problema:  2000     4000    2500  1500

61 Exemplo - Método de varrimento (fase 2)
Definidas as “áreas de influência”, é necessário estabelecer as rotas por forma a minimizar os custos e as distancias  2000     4000    2500  1500 2 3 1

62 Exemplo - Método de varrimento (fase 2)
Considerações: Tipicamente uma solução para esta segunda fase passa por calcular a rota analisando para cada ponto de distribuição, qual o ponto mais próximo deste e a menor distância definia o próximo ponto de distribuição a visitar A nossa abordagem para a resolução desta fase do algoritmo passou pelo calculo de um rácio representativo da “importância” de cada ponto de distribuição Este parâmetro de classificação resulta do rácio entre a necessidade de cada ponto e o custo de deslocação (Ex: entrega de materiais perigosos)

63 Exemplo - Método de varrimento (fase 2)
Admitindo a matriz de custos de deslocação entre os pontos de distribuição: Calculando a razão entre as necessidade de um ponto e o custo de deslocação até esse ponto, obtemos uma matriz de “pesos” onde o maior rácio para cada linha indica o próximo ponto de distribuição Rota será: depósito, 1, 3, 2, volta ao depósito  CUSTOS depósito 1 2 3 12 12,5 23 10 = 4000 / 12  ”PESO” depósito 1 2 3 333 160 130 200 240 400 320

64 Exemplo - Método de varrimento Exemplo - Método de varrimento (fase 2)
Rota de distribuição para a primeira “área de influência”  2000     4000    2500  1500 2 3 1

65 Exemplo - Método de varrimento Exemplo - Método de varrimento (fase 2)
Continuar o processo para todas as “áreas de influência”  2000     4000    2500  1500 1 2 3

66 Obrigado Fim Hugo Faria Daniel Luguesi Ivo Dias João Silva
Líder Membros Trabalho Bibliografia Hugo Faria Daniel Luguesi Ivo Dias João Silva Rui Cachorreiro Distribuição Heurísticas GRASP para um Problema de Roteamento Periódico de Veículos (pdf) Distribuição Física, Rui Carvalho Oliveira - IST (pdf) Sistemas Logísticos – Roteamento, Prof. Anderson Ribeiro Correia (pdf) Kotler, Philip. Marketing 5th ed Viale, J. David. Inventory Management : From Warehouse to Distribution Center Rushton, Alan. Handbook of Logistics and Distribution Management (3rd Edition) Rushton, Alan. Handbook of Logistics and Distribution Management (3rd Edition)


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