A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil"— Transcrição da apresentação:

1 Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
SECA Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil

2 SECA 06 – 13 ANOS Vamos poupar Água ?

3 SECA Vamos poupar água ? Sabias que mais de 70 % do nosso
corpo é constituído por água? Não há vida sem água. Se ela acabar nós não sobreviveremos.

4 SECA Vamos poupar água ? Antes de chegar às torneiras a água é captada, dos rios ou do subsolo, e depois tratada, mas pode haver períodos mais ou menos longos em que ela falta e, então, temos uma seca.

5 SECA Vamos poupar água ? Vários países sofrem com a seca e o nosso
também pode ser afectado.

6 Segue as recomendações
SECA Vamos poupar água ? Sabes como poupar água? Segue as recomendações que te damos e transmite-as aos teus familiares e amigos. Se não a desperdiçares poderás ter mais amanhã.

7 Todos temos o dever de economizar água, e não é só durante uma seca.
Desde já tu podes colaborar. Vamos dizer-te como.

8 TORNEIRAS Não as deixes a pingar. Fecha-as bem.
Se não pararem de pingar devem ser arranjadas.

9 COZINHA Põe uma garrafa de água no frigorífico. Desta maneira evitas gastar água até que saia fresca da torneira.

10 COZINHA Quando ajudares a lavar a loiça, não deixes a água a correr.
Enche o lava-loiça e usa só a que for necessária. As máquinas de lavar roupa ou loiça devem trabalhar só quando estiverem cheias.

11 CASA DE BANHO Evita tomar banho de imersão.
No duche fecha a água enquanto te ensaboas. Não demores muito tempo no chuveiro.

12 CASA DE BANHO Não deixes a água a correr enquanto lavas os dentes ou as mãos. Avisa o teu pai e outros familiares para não deixarem a água a correr quando fazem a barba.

13 CASA DE BANHO Descarrega o autoclismo só quando for necessário. Não uses a sanita como caixote do lixo! Um autoclismo avariado pode desperdiçar muita água. Deve ser arranjado.

14 NO JARDIM Rega as plantas de manhã cedo ou à noite. Se o fizeres à tarde a água evapora-se rapidamente com o calor do sol. Há plantas que precisam de pouca água. Evita regá-las sem necessidade.

15 NO JARDIM Rega com a água de lavagem de legumes e fruta. Se possível usa a água de poços ou ribeiros. Deixa crescer um pouco a relva do jardim. Assim fica mais verde e necessita de menos água.

16 NO JARDIM Deves preferir as plantas típicas da região porque estão adaptadas ao clima. Quando lavares a bicicleta utiliza um balde de água em vez da mangueira. Se tiveres piscina não a enchas em época de seca.

17 NA RUA Se vires alguma rotura de canalização pede a um adulto para avisar os Serviços Municipalizados da Câmara ou outra entidade competente.

18 Contamos contigo. Toda a gotinha que poupares … ajuda!

19

20 Ministério da Administração Interna
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil Avenida do Forte em Carnaxide – 2794 – 112 Carnaxide Tel.: Fax: snbpc.pt Para mais informações consulte a Internet em: PREVENIR ->PLANEAR ->SOCORRER

21 Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
SECA Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil

22 SECA Vamos poupar água?

23 A água é um recurso natural ilimitado e essencial à vida
A água é um recurso natural ilimitado e essencial à vida. A sua distribuição no planeta, e no nosso país, não é uniforme. A sua falta é um problema mundial. Com o crescimento da população, o desenvolvimento agrícola e industrial, é cada vez mais difícil satisfazer as necessidades crescentes de água.

24 Sendo a água património comum a cada um de nós deve sentir-se responsável pelo uso que dela faz.
REDUZA O CONSUMO em casa, no local de trabalho ou na escola. Muita água é gasta desnecessariamente porque se julga inesgotável. Se não a desperdiçar hoje teremos mais amanhã.

25 recomendações seguintes
Siga as recomendações seguintes e divulgue-as.

26 CANALIZAÇÃO Instale um misturador de água quente e fria nas torneiras, de forma a evitar desperdício de água. Não deixe as torneiras a pingar. Se o cano rebentar chame de imediato um canalizador.

27 CANALIZAÇÃO Mantenha em bom estado a canalização de torneiras, autoclismo e máquinas. Mande arranjá-los se perderem água. Se detectar uma fuga de água na via pública (rua ou jardim) avise a Câmara Municipal ou outra entidade competente.

28 CASA DE BANHO Evite os banhos de imersão.
Tome duches rápidos e não deixe á agua a correr enquanto se ensaboa. Feche a torneira enquanto escova os dentes ou se barbeia.

29 CASA DE BANHO Descarregue o autoclismo só quando for necessário, não o utilize como caixote do lixo.

30 CASA DE BANHO Reduza a quantidade de água por cada descarga do autoclismo. Para tal coloque no depósito uma garrafa de plástico cheia de água ou opte por um autoclismo com depósito duplo.

31 COZINHA Na compra de electrodomésticos opte pelos de menor consumo de água e electricidade. Utilize as máquinas de lavar roupa e loiça com a carga completa. Uma máquina cheia consome menos água do que duas com a carga incompleta.

32 JARDIM Nunca regue o jardim nas horas de maior calor. Se regar de manhã cedo ou à noite poupa a água que se perde com o calor do sol. Se possível faça a rega com água de poços e ribeiros, recupere a água da chuva ou reutilize a de uso doméstico (ex.: de lavagem de fruta e legumes).

33 JARDIM Há plantas que necessitam pouca água, evite regá-las sem necessidade. Opte pelo cultivo de plantas típicas da região porque estão melhores adaptadas ao clima.

34 JARDIM Cubra a terra do jardim com casca de pinheiro ou outro material apropriado. Desta forma diminui-se o contacto directo da luz solar com o solo, conservando a humidade da terra. Se tiver piscina cubra-a quando não estiver a ser utilizada e limpe o filtro frequentemente.

35 LAVAGEM DO CARRO Reduza o consumo de água na lavagem do carro. Procure lavá-lo com menos frequência. Opte por baldes de água; evite a utilização da mangueira mas, caso o faça, feche a torneira quando não estiver a utilizar a água.

36 O QUE FAZER DURANTE UMA SECA
Redobre os cuidados com a poupança de água. A seca pode dever-se à ausência ou diminuição de chuva ou, então, à dificuldade ou impossibilidade de fazer chegar a água às nossas casas, campos agrícolas ou indústria.

37 O QUE FAZER DURANTE UMA SECA
Não encha tanques ou piscinas, pode estar a gastar água necessária a outras pessoas. Feche ligeiramente as torneiras de segurança de modo a diminuir o caudal de água.

38 O QUE FAZER DURANTE UMA SECA
Em caso de cortes de fornecimento de água armazene só a quantidade que vai necessitar. Se lhe sobrar água não a deite fora, reutilize-a. Durante uma seca a qualidade da água pode deteriorar-se. Em caso de dúvida ferva-a durante 10 minutos antes de a beber.

39 Controle os gastos através de uma leitura regular do contador e da factura da água.

40 COLABORE … REDUZA O CONSUMO DE ÁGUA.

41 TELEFONES ÚTEIS PSP/GNR BOMBEIROS N.º DE EMERGÊNCIA
SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTECÇÃO CIVIL PSP/GNR BOMBEIROS

42 Ministério da Administração Interna
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil Avenida do Forte em Carnaxide – 2794 – 112 Carnaxide Tel.: Fax: snbpc.pt Para mais informações consulte a internet em: PREVENIR ->PLANEAR ->SOCORRER


Carregar ppt "Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google