A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXTRACÇÃO DE DNA PROBLEMA: Como isolar a molécula de DNA?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXTRACÇÃO DE DNA PROBLEMA: Como isolar a molécula de DNA?"— Transcrição da apresentação:

1 EXTRACÇÃO DE DNA PROBLEMA: Como isolar a molécula de DNA?

2 EXTRACÇÃO DE DNA MATERIAL: Gobelés Funil Kiwi Varinha mágica
 Papel de filtro  Água  Sal  Etanol (96%)  Vareta de vidro Kiwi Varinha mágica Um copo alto Detergente de louça um bisturi

3 EXTRACÇÃO DE DNA PROCEDIMENTO: 1 - Preparar a solução de extracção:
detergente 8%;       sal de cozinha 3%.   2 - Descascar e cortar o kiwi em pedaços. 3 - Triturar o Kiwi com a solução de extracção. (3 segundos, 3 vezes)   4 - Filtrar utilizando um filtro de café.   5 - Com cuidado, adicionar etanol frio, tendo o cuidado de não misturar o etanol com o filtrado.      

4 EXTRACÇÃO DE DNA RESULTADOS: Formação de duas fases distintas.
 O DNA precipita formando filamentos visíveis.

5 EXTRAÇÃO de DNA de CÉLULAS DO EPITÉLIO BUCAL
EXTRACÇÃO DE DNA EXTRAÇÃO de DNA de CÉLULAS DO EPITÉLIO BUCAL

6 EXTRAÇÃO de DNA de CÉLULAS DO EPITÉLIO BUCAL
EXTRACÇÃO DE DNA EXTRAÇÃO de DNA de CÉLULAS DO EPITÉLIO BUCAL PROCEDIMENTO:  Preparar uma solução salina muito concentrada.  Colocar uma porção dessa solução salina na boca e bochechar vigorosamente durante 2 minutos.  Colocar o obtido num gobelé e filtrar em seguida.  Marcar duas linhas num tubo de ensaio, uma ao meio do tubo e outra perto do bordo.  Transferir o filtrado para um tubo de ensaio até à primeira linha.  Adicionar, cuidadosamente, etanol até à segunda linha.  Observar com atenção e registar.

7 EXTRACÇÃO DE DNA CONCLUSÃO RESULTADOS: Isolar ao molécula de DNA
CONCEPTUALIZAÇÃO METODOLOGIA PROBLEMA Isolar ao molécula de DNA TEORIA: Teoria celular – organização celular e função dos organitos CONCEITOS: Membrana plasmática Citoplasma Ribossomas Aparelho de Golgi Retículo Endoplasmático liso Retículo Endoplasmático rugoso Mitocôndria Cloroplasto Núcleo Membrana Nuclear Lisossomas … ACTIVIDADE LABORATORIAL Extracção de DNA das células de kiwi /Clélulas do epitélio bucal  RESULTADOS: Formação de duas fases distintas. O DNA precipita formando filamentos visíveis.  CONCLUSÃO O DNA existe quer em células animais quer em células vegetais

8 EXTRACÇÃO DE DNA Tópicos para discussão
Quais são as estruturas celulares e qual a sua composição?

9 EXTRACÇÃO DE DNA As membranas, celular e nuclear são compostas principalmente por lípidos. As proteínas encontram-se aprisionadas na bicamada lipídica. Os organitos celulares são compostos por proteínas, ácidos nucleicos ( DNA e RNA ), envolvidos por uma membrana.

10 EXTRACÇÃO DE DNA 2. Qual a função do sal?

11 EXTRACÇÃO DE DNA O sal proporciona um ambiente favorável para o processo de extração pois contribui com íons positivos (NA+) que neutralizam a carga negativa do DNA.

12 EXTRACÇÃO DE DNA 3. Porque utilizamos um liquidificador?

13 EXTRACÇÃO DE DNA O liquidificador ajuda a quebrar mecanicamente as membranas da célula

14 EXTRACÇÃO DE DNA 4. Porque utilizamos um liquidificador?

15 EXTRACÇÃO DE DNA O liquidificador ajuda a quebrar mecanicamente as membranas da célula

16 EXTRACÇÃO DE DNA 5. O que acontece quando se adiciona o detergente?

17 EXTRACÇÃO DE DNA As enzimas presentes no detergente desestruturam as moléculas de lipídios presentes nas membranas celulares

18 EXTRACÇÃO DE DNA 6. Qual o papel do álcool?

19 EXTRACÇÃO DE DNA O DNA é insolúvel em álcool e deste modo se separa da solução. O DNA é menos denso que a água e os restantes elementos celulares, por isso surge à superfície da solução

20 EXTRACÇÃO DE DNA 7. Por que não podemos observar a dupla hélice?

21 EXTRACÇÃO DE DNA A estrutura de dupla hélice só pode ser visualizada de modo indireto e através de aparelhos sofisticados. O obsrvamos são milhares de moléculas de DNA.

22 EXTRACÇÃO DE DNA 8. Onde se encontra o DNA?

23 EXTRACÇÃO DE DNA Cerca de 99% do DNA encontra-se no núcleo da célula. O restante DNA encontra-se em locais específicos, como por exemplo organitos ( as mitocôndria e os cloroplastos possuem o seu próprio DNA ). Apesar desses organitos terem o seu próprio cromossoma eles não podem contar com a sua informação. As mitocôndrias e cloroplastos necessitam de genes especiais situados noutros organitos. Para a maioria das funções, estes organitos utilizam os cromossomas nucleares.


Carregar ppt "EXTRACÇÃO DE DNA PROBLEMA: Como isolar a molécula de DNA?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google