A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Secundária Anselmo de Andrade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Secundária Anselmo de Andrade"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Secundária Anselmo de Andrade

2 História da escola A escola
Em 1971, foi fundada a Escola Secundária Anselmo de Andrade devido ao crescimento industrial da cidade de Almada. Inicialmente direccionada para a área administrativa. Após a Revolução de 25 de Abril de 1974, destacou-se na formação da Comunidade Educativa, oferecendo uma maior diversidade de cursos. No ano lectivo de 1986/87 a escola passou a funcionar nas actuais instalações, na rua Ramiro Ferrão. A escola Inicialmente 50 professores 7 funcionário Actualmente Cerca de 160 professores

3 Quem foi Anselmo de Andrade ?
Anselmo José Assis de Andrade ( ) Escritor, economista e político. Formado em Direito na Universidade de Coimbra. Membro da Geração de 70. Em 1908 é convidado para preceptor do jovem rei D. Manuel. A sua obra económica teve enorme influência.

4 Localização da escola - Concelho de Almada
- Freguesia da Cova da Piedade - Rua Ramiro Ferrão

5 Planta da escola A escola possui 6 blocos, campos de jogos, pavilhão e balneários, refeitório, casa rural e auditório.

6 Recursos Salas de Informática; Biblioteca com vídeos; Rádio da escola;
Laboratórios (Física, Química e Biologia) ; Sala de teatro; Sala de têxteis e olaria; Oficina Pedagógica; Reprografia; Papelaria; Bar ; Gabinete SPO.

7 Oferta escolar Ensino Ensino diurno Ensino nocturno

8 Ensino diurno Ensino Básico ( 7.º 8.º e 9.º anos)
Ensino Secundário – 10.º Cursos: Curso Científico – Humanístico Cursos Tecnológicos - Ciências e Tecnologia Administração - Ciências Socioeconómicas Acção social - Ciências Sociais e Humanas - Artes Visuais Ensino Secundário - 11.º e 12.º - Agrupamento 1 – Científico Natural - Agrupamento 2 – Artes Visuais - Agrupamento 3 – Económico-social - Agrupamento 4 – Humanidades - Cursos Tecnológicos - Tecnológico de Comunicação

9 Ensino Nocturno Ensino Básico Ensino Secundário - 10.º por módulos
- Ensino por unidades capitalizáveis (UC) - Ensino por blocos capitalizáveis (BC) Ensino Secundário - 10.º por módulos - Curso Cientifico – Humanístico  Ciências Sociais e Humanas - Curso Tecnológico  Administração Ensino Secundário - 11.º e 12.º por unidades capitalizáveis - Cursos de carácter geral (Ciências, Economia e Humanidades) - Carácter tecnológico (Contabilidade, Informática e Secretariado) Ensino Secundário - por blocos capitalizáveis - Curso de carácter geral (Área Sócio-Humana)

10 Dados estatísticos Dados estatísticos dos alunos da Escola Secundária Anselmo de Andrade relativamente ao Ano Lectivo de 2006/2007: 7º Ano – 147 alunos; 8º Ano – 175 alunos; 9º Ano – 162 alunos; 10º Ano – 206 alunos; 11º Ano – 137 alunos; 12º Ano – 179 alunos; Total de ensino básico – 484 alunos; Total de ensino secundário – 522 alunos; Total no ensino diurno – 1006 alunos.

11 Dados relativos à avaliação

12 Dados relativos à avaliação
Sabe-se que aproximadamente 100% dos alunos que termina o 12º ano nesta escola, ingressa no ensino superior.

13 Estratégias educativas
Colocação dos professores mais experientes no secundário. Cerca de 70% do corpo docente é efectivo e pelo menos 50% há mais de 20 anos. Os 7ºs, 10ºs e 12ºs anos funcionam no turno da manhã por serem anos de adaptação e preparação para a Universidade.

14 Instrumentos de autonomia
Projecto educativo Regulamento interno Plano anual de actividades

15 Projecto educativo O projecto educativo define a política educativa
da escola e dos seus grandes objectivos satisfação das necessidades de educação dos seus alunos mudança social assente em valores sustentados e de natureza eminentemente pedagógica, cívica e cultural No ano lectivo de 1998/99 foi elaborado o primeiro Projecto Educativo da ESAA.

16 Modelo Organizativo do Projecto Educativo “ Do que somos ao que queremos ser…”

17 Regulamento Interno Segundo o DL 115A/98 define:
O regime de funcionamento da escola, Os órgãos de administração e gestão, As estruturas de orientação e apoio educativo, Os direitos e deveres dos membros da comunidade escolar.

18 Plano anual de actividades
O plano anual de actividade é um documento de planeamento Elaborado pelos conselhos pedagógico e executivo Aprovado em assembleia de escola define objectivos formas de organização programação de actividades

19 Objectivos do Plano Anual de Actividades da ESAA:
Transmissão de valores de cidadania; Participação dos vários actores educativos; Participação em projectos inovadores e actividades extracurriculares; Integração de novos alunos e a transição entre ciclos de escolaridade.

20 Projecto Curricular da Escola
Propõe que todos os seus alunos explorem ao máximo as suas potencialidades, facultando a oportunidade de adquirirem o saber, o saber-fazer e o saber ser.

21 Objectivos do Projecto Curricular de Escola:
Tornar o aluno activo, autónomo e responsável; Flexibilizar e diversificar os objectivos os conteúdos e estratégias de trabalho; Avaliar rigorosa e diversificadamente, mobilizando saberes em dimensões diversificadas; Adoptar um modelo organizativo de integração e participação de toda a comunidade escolar de modo a cumprir a função educativa, com a participação de todos.

22 Órgãos de gestão e administração
Estão definidos no Regulamento Interno da Escola, segundo o Decreto Lei nº115A/98 Assembleia Conselho executivo Conselho administrativo Conselho pedagógico

23 Está de acordo com o DL.115-A/98!
Assembleia Presidente (Maria do Rosário Marques) Composição (17 membros): 8 docentes; 2 representantes do Pessoal não docente; 2 representantes dos Pais e Encarregados de Educação; 3 representantes dos alunos do ensino secundário e ensino recorrente; 1 representante da Autarquia local; Presidente do Conselho Executivo (Presidente Conselho Pedagógico). Está de acordo com o DL.115-A/98!

24 Está de acordo com o DL.115-A/98!
Conselho Executivo Composição (6 membros): Presidente (Maria Margarida Lucena) 2 Vice-Presidentes (António Resende e Élia Martins) Apoio: 2 assessores técnico-pedagógicos; 1 assessor ensino recorrente. Está de acordo com o DL.115-A/98!

25 Conselho Administrativo
Composição (3 membros): Presidente do Conselho Executivo; Chefe dos Serviços de Administração Escolar; 1 Vice-Presidente do Conselho Executivo. Está de acordo com o DL.115-A/98!

26 Está de acordo com o DL.115-A/98!
Conselho Pedagógico Composição: Presidente (Presidente Conselho Executivo); 9 Coordenadores dos Departamentos Curriculares; 2 Coordenadores representantes dos Directores de Turma; Representante dos Núcleos de Estágio; Representante dos Professores Cursos Nocturnos; Representante do Serviço Psicologia Orientação Escolar; Representante dos Projectos de Desenvolvimento Educativo; Representante do CRE-Biblioteca; Representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação; Representante do pessoal Não Docente; Representante dos Alunos. Está de acordo com o DL.115-A/98!

27 Autonomia pedagógica Gestão de horários;
Elaboração do Projecto Educativo; Elaboração do Plano Anual de Actividades; Elaboração do Regulamento Interno; Elaboração do Projecto Curricular de Escola; Gestão de disciplinas como o Dança, Teatro e Olaria.

28 Autonomia financeira Bar / Reprografia / Papelaria
A grande parte do financiamento provém do Ministério da Educação. A autarquia subsidia e apoia alguns projectos a que a escola concorre.

29 Autonomia cultural Iniciativa para desenvolver projectos e actividades extra-curriculares em diferentes áreas que permitem ao aluno desenvolver diferentes vocações e capacidades. Oficina de Teatro da Anselmo Rádio Escolar Jornal Já Coro do Anselmo Projecto Tinteiro

30 Participação dos Encarregados de Educação
Existe uma heterogeneidade na participação dos encarregados de educação. Os encarregados de educação dos alunos mais problemáticos não participam convenientemente.

31 Problemas da Escola e da Comunidade Educativa
Más condições das instalações (Laboratórios de Biologia, Química e sanitários) Existe apenas um data show e um retroprojector por departamento o que não é suficiente para responder a todas as necessidades.

32 A escola… …apresenta uma elevada taxa de sucesso escolar.
…pratica uma autonomia adequada às metas que se propôs atingir. …atinge os objectivos estabelecidos no projecto educativo. …rege-se em conformidade com a lei.

33  Ensino Ciências da Natureza 
Análise e Gestão Escolar Cláudia Fernandes Inês Henriques Sandra Mendes  Ensino Ciências da Natureza  Janeiro 2007


Carregar ppt "Escola Secundária Anselmo de Andrade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google