A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Protocolo de Kyoto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Protocolo de Kyoto."— Transcrição da apresentação:

1 Protocolo de Kyoto

2 O que é o Protocolo de Kyoto?
È um dos compromissos mais importante, sobre meio ambiente, acordados no mundo. Protocolo de um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa do aquecimento global. Este pacto foi criado na cidade japonesa de Kyoto em 1997.

3 Em que consiste e qual o objectivo?
Aberto para assinaturas em 16 de março de 1998 e ratificado em 15 de março de 1999. Oficialmente entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, depois de a Rússia assinar o protocolo em Novembro de 2004. Este protocolo propõe um calendário pelo qual os países desenvolvidos têm a obrigação de reduzir a quantidade de gases poluentes em, pelo menos, 5,2% até 2012, em relação aos níveis de 1990.

4 Assim, os países signatários terão que colocar em prática planos para reduzir a emissão desses gases até 2012.

5 O protocolo estimula os países signatários a cooperarem entre si, através de algumas acções básicas:
Reformar os setores de energia e transportes; Promover o uso de fontes energéticas renováveis; Eliminar mecanismos financeiros e de mercado inapropriados aos fins da Convenção; Limitar as emissões de metano no gerenciamento de resíduos e dos sistemas energéticos; Proteger florestas e outros sumidouros de carbono.

6 Sucesso Estima-se que a temperatura global se situe entre 0,02ºC e 0,28ºC até 2050. Dependerá muito das negociações pós período 2008/2012, pois há comunidades científicas que afirmam categoricamente que a meta de redução de 5,2% em relação aos níveis de 1990 é insuficiente para a mitigação do aquecimento global.

7 Estados Unidos e Kyoto Negaram-se a ratificar o Protocolo de Kyoto, de acordo com a alegação do presidente George W. Bush de que os compromissos acarretados pelo mesmo interfeririam negativamente na economia norte-americana.

8 Portugal e kyoto Até 2012, Portugal vai aumentar em 42,2% as suas emissões de gases com efeitos de estufa, passando desta maneira a ser o Estado-membro da União Europeia (UE) que mais polui, revelou um estudo da Comissão Europeia. Portugal vai ter de pagar uma multa pesada por cada ano que passe, pois o aumento dos gases com efeitos de estufa em Portugal está 15,2% acima do objectivo assumido no protocolo.

9 Desertificação

10 O que é a desertificação?
Fenómeno que corresponde à transformação de uma área em um deserto. “degradação do solo, da paisagem e do sistema bio-produtivo terrestre, em áreas áridas, semi-áridas e sub-húmidas, resultante de vários factores, incluíndo as variações climáticas e as actividades humanas…” Definição das Nações Unidas (1994)

11 Desertificação Despovoamento

12 Formação

13 Origem No caso de desertos arenosos, a partir do empobrecimento do solo e consequente morte da vegetação, sendo substituída por terreno arenoso. No caso dos desertos polares, a causa evidente é a temperatura extremamente baixa daquelas regiões. Afecta cerca de 1/6 da população mundial e aproximadamente 30% dos continentes.

14 Causas São vários os factores que contribuem para a desertificação.
Uns são causas naturais (chuvas intensas e ocorrência de secas), outros estão directamente ligados às actividades humanas (agricultura, indústria, etc)

15 É um problema? Sim. Se nada for feito nos próximos 20 anos, cerca de 66 por cento do território pode ficar deserto e seco.

16 Carta de susceptibilidade à desertificação

17 Importância da reflorestação
A plantação de árvores aumenta a biomassa e pode contribuir para atenuar o aquecimento global, ao absorver o dióxido de carbono, que é o principal responsável pelo fenómeno do aquecimento global. É possível proceder a um aumento das áreas arborizadas sem afectar negativamente a economia, o que motiva algum optimismo para o futuro das florestas do Planeta.

18 Degelo

19 O que é o degelo? Fusão da neve e gelo na superfície terrestre, em consequência da elevação da temperatura acima de 0ºC

20 O problema do degelo O aquecimento global nos pólos está a afectar 4 milhões de pessoas. Está a ocorrer em várias partes do mundo. A região em torno do oceano Ártico é a mais afectada. A camada de gelo do oceano tornou-se 40% mais fina e a sua área diminuiu cerca de 14%.

21 De acordo com a NASA o gelo no Ártico vem diminuindo 10% a cada década desde 1980.
A Sibéria e o Alasca já “aqueceram” de 2 a 3ºC desde 1950. O mar gelado no Pólo Norte pode simplesmente desaparecer no final do século e, para já, os cientistas sabem que a massa de gelo já regrediu entre 15 a 20 por cento nos últimos 30 anos.

22 Gigantesco glaciar de 85 km
Em Março de 2002, investigadores do National Ice Center dos Estados Unidos revelaram a existência de um gigantesco glaciar com 85 quilómetros. Identificado como B-22, as fotografias de satélite mostraram que o referido glaciar estava agora à deriva no mar de Amundsen e a este do mar de Ross. B-22

23 Constrói perigo? Pode ameaçar pessoas e espécies animais como os ursos polares. O aquecimento do Ártico está a afectar milhões de pessoas e, em 2100, poderá causar a extinção dos ursos polares, entre outras espécies.

24 Fontes (28 de Novembro de 2006) (28 de Novembro de 2006) (28 de Novembro de 2006)

25 http://www. asbeiras. pt/
(28 de Novembro de 2006) (28 de Novembro de 2006) (28 de Novembro de 2006) (28 de Novembro de 2006) (28 de Novembro de 2006)


Carregar ppt "Protocolo de Kyoto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google