A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural"— Transcrição da apresentação:

1 TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
Manuel Reis Ferreira

2 TURISMO E CULTURA Turismo e cultura constituem um binómio inseparável
no centro das oportunidades de desenvolvimento Valorização dos Recursos Produção de Conteúdos Apresentação e Interpretação Planeamento Regional e Local Gestão Estratégica de Produtos e Destinos Turísticos ACÇÃO Manuel Reis Ferreira

3 POLÍTICAS SECTORIAIS DE TURISMO
OBJECTIVOS GERAIS DAS POLÍTICAS SECTORIAIS DE TURISMO CRESCIMENTO DO P.I.B. CRIAÇÃO DE EMPREGO GERAÇÃO DE RENDIMENTO CAPTAÇÃO DE DIVISAS Manuel Reis Ferreira

4 OBJECTIVOS ESPECÍFICOS/METAS
AUMENTO DO NÚMERO DE TURISTAS AUMENTO DOS GASTOS MÉDIOS/TURISTA REDUÇÃO DA SAZONALIDADE DIVERSIFICAÇÃO DE PRODUTOS DIVERSIFICAÇÃO DE MERCADOS CRITÉRIOS PARA AS OPÇÕES DE MEDIDAS DE POLÍTICA Manuel Reis Ferreira

5 CRESCIMENTO DO TURISMO
MAIS TURISTAS AUMENTO DO P.I.B. AUMENTO DO EMPREGO ENTRADA DE DIVISAS Manuel Reis Ferreira

6 CRESCIMENTO VERSUS DESENVOLVIMENTO
AUMENTO DO PIB AUMENTO DO VOLUME DE EMPREGO AUMENTO DAS ENTRADAS DE DIVISAS AUMENTO DO NÚMERO DE TURISTAS AUMENTO DAS DESPESAS DOS TURISTAS MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA EMPREGOS VALORIZADORES E BEM REMUNERADOS EFEITOS DIRECTOS E INDIRECTOS SOBRE A ECONOMIA REGIONAL EQUILÍBRIO ECONÓMICO SUSTENTABILIDADE E VALORIZAÇÃO DOS RECURSOS Manuel Reis Ferreira

7 COMPETITIVIDADE: UMA PERIGOSA OBSESSÃO
A ideia de que as cidades, as regiões e os países competem entre si tal como as empresas pode ser ilusória e conduzir a interpretações redutoras. As relações de cooperação e “coopetição” em rede não são um jogo de soma nula, são altamente potenciadoras de sinergias. O sucesso nos mercados nem sempre é o melhor indicador de desempenho. O sucesso está em privilegiar valores e objectivos a longo prazo e não lucros imediatos - o horizonte estratégico faz variar a relação entre competitividade e sustentabilidade. Manuel Reis Ferreira

8 FACTORES-CHAVE DO DESTINO TURÍSTICO
ACESSIBILIDADE ATRACTIVIDADE ALOJAMENTO E RESTAURAÇÃO ACTIVIDADES/ANIMAÇÃO APOIOS EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS IMAGEM E NOTORIEDADE DISTRIBUIÇÃO/OPERAÇÃO OS FACTORES ACTUAM EM SINERGIA E REQUEREM MASSA CRÍTICA Manuel Reis Ferreira

9 COMO POTENCIAR A CAPACIDADE INDUTORA DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO ?
VALORES VISÃO POLÍTICAS ESTRATÉGIAS OBJECTIVOS AMBIÇÃO PLANOS Manuel Reis Ferreira

10 O QUE É A ESTRATÉGIA ? VISÃO DE FUTURO MOBILIZADORA
FOCO NAS COMPETÊNCIAS DISTINTIVAS ORIENTAÇÃO PARA OS MERCADOS EXPLORAR OPORTUNIDADES E RESOLVER BLOQUEIOS INOVAR DIFERENCIANDO-SE REFORÇAR IDENTIDADES VALORIZAR O PATRIMÓNIO QUALIFICAR O TERRITÓRIO E AS PESSOAS ADAPTAR-SE A ENVOLVENTES EM MUDANÇA CRIAR UM SISTEMA DE ACTIVIDADES COM SINERGIAS ESTABELECER MATRIZES PARA A ACÇÃO ORGANIZAR A APRENDIZAGEM Manuel Reis Ferreira

11 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESTRATÉGICA DOS DESTINOS TURÍSTICOS
GERIR O DESTINO COMO UM PRODUTO O PRODUTO É UMA EXPERIÊNCIA GLOBAL A ESTRATÉGIA TRATA DA EFICÁCIA FACE AOS OBJECTIVOS A GESTÃO TRATA DA EFICIÊNCIA NO USO DOS MEIOS O PLANO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO FAZ A PONTE ENTRE A ESTRATÉGIA E A GESTÃO GESTÃO ESTRATÉGICA Manuel Reis Ferreira

12 NOVOS CONTEXTOS E MOTIVAÇÕES
Globalização NOVO PARADIGMA TURÍSTICO TURISMO CULTURAL TURISMO URBANO TURISMO ACTIVO ECOTURISMO SAÚDE E BEM-ESTAR RESORTS INTEGRADOS PRODUTOS EM CRESCIMENTO: Maior nível educacional médio Novas Tecnologias de Informação e Comunicação A Geração Net chegou à idade adulta O NEGÓCIO TURÍSTICO ESTÁ EM MUDANÇA Manuel Reis Ferreira

13 ATITUDE DOS TURISTAS IMERSÃO PASSIVIDADE ENVOLVIMENTO ABSORÇÃO
Manuel Reis Ferreira

14 QUANDO TUDO É MAIS COMPLEXO E OS CENÁRIOS PARECEM ADVERSOS
Estimular o capital intelectual - o conhecimento é a principal arma competitiva Orientar as acções por estratégias robustas Ancorar as intenções estratégicas Ter posições de mercado claras e diferenciadas aproveitar o ponto de inflexão estratégica para conquistar posições de mercado e construir posições competitivas duradouras Património e Cultura são os melhores pontos de ancoragem estratégica Manuel Reis Ferreira

15 QUALIFICAÇÃO DOS PRODUTOS TURÍSTICOS DOMÍNIOS-CHAVE:
VISÃO ABRANGENTE DE TURISMO RECREIO E LAZER CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO DIVERSIFICAÇÃO DAS ACTIVIDADES DE ANIMAÇÃO PARTICIPAÇÃO E ENVOLVIMENTO DAS PESSOAS EXPERIÊNCIAS ENRIQUECEDORAS SEGMENTADAS INVESTIMENTO NOS RECURSOS HUMANOS QUALIDADE DOS SERVIÇOS ALARGAMENTO DA CADEIA DE VALOR CONTEÚDOS INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Manuel Reis Ferreira

16 QUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS TURÍSTICOS DOMÍNIOS-CHAVE:
ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO QUALIDADE AMBIENTAL VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO NATURAL VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL HISTÓRICO E ETNOGRÁFICO SEGURANÇA EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS DE APOIO SINALIZAÇÃO E INFORMAÇÃO TURÍSTICA NTIC E CONTEÚDOS Manuel Reis Ferreira

17 REFORÇO DAS IDENTIDADES
PRIORIDADE AO FOCO NOS RECURSOS ENDÓGENOS VALORIZAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DISTINTIVAS ANCORAGEM ESTRATÉGICA NO PATRIMÓNIO LOCAL PROMOÇÃO DA CRIAÇÃO CULTURAL DE BASE ENVOLVIMENTO E BENEFÍCIO PARA AS POPULAÇÕES Manuel Reis Ferreira

18 INSTRUMENTO ESTRATÉGICO DO DESENVOLVIMENTO INTEGRADO
TURISMO CULTURAL EXPERIÊNCIAS CULTURAIS NO NÚCLEO DO PRODUTO CONTEÚDOS INFORMATIVOS E INTERPRETATIVOS CENTRADO NOS ATRACTIVOS DE PATRIMÓNIO CULTURAL HISTÓRICO E ETNOGRÁFICO DESCOBERTA E VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS INSTRUMENTO ESTRATÉGICO DO DESENVOLVIMENTO INTEGRADO Manuel Reis Ferreira

19 NA ERA DA INFORMAÇÃO ... É PRECISO INVESTIR MUITO MAIS EM: WWW
INFORMAÇÃO PRÈ-VIAGEM INFORMAÇÃO NO DESTINO CONTEÚDOS APRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Manuel Reis Ferreira

20 Manuel Reis Ferreira

21 Manuel Reis Ferreira

22 ESTRATÉGIAS DE TURISMO CULTURAL
PARTIR DO LOCAL/REGIONAL NÚCLEO DO PRODUTO CONTEÚDOS APRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO ESTRATÉGIAS DE PRODUTO ESTRATÉGIAS DE MERCADO ALARGAR MERCADOS DIVERSIFICAR SEGMENTAR MARKETING: Criar novos públicos para o turismo e lazer cultural Manuel Reis Ferreira

23 PROMOVER A CULTURA COMO FACTOR DE DESENVOLVIMENTO
EIXOS ESTRATÉGICOS: REFORÇAR AS IDENTIDADES LOCAIS, APOIAR-SE NAS COMPETÊNCIAS DISTINTIVAS VALORIZAR O PATRIMÓNIO LOCAL, DESENVOLVER OS RECURSOS ENDÓGENOS CRIAR EQUIPAMENTOS CULTURAIS E SERVIÇOS DE APOIO ORGANIZAR EVENTOS E ACTIVIDADES DIVERSIFICADAS DE ANIMAÇÃO CULTURAL USAR A CULTURA COMO ALAVANCA PARA O DESENVOLVIMENTO EM POLÍTICAS DE BASE TERRITORIAL Manuel Reis Ferreira

24 <reisferreira@ipt.pt>
AUTOR: Manuel Reis Ferreira Economista Áreas de Especialização: Turismo, Prospectiva e Estratégia Professor do Curso de Gestão Turística e Cultural do IPT: Planeamento Turístico Promoção Turística Projecto Manuel Reis Ferreira


Carregar ppt "TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google