Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
MOTIVAÇÕES E MODOS DE OPERAÇÃO
CAPÍTULO 2 A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA: MOTIVAÇÕES E MODOS DE OPERAÇÃO
2
CAPÍTULO 2.1. INTRODUÇÃO. CORRENTES TEÓRICAS
4
DUAS IDEIAS FEITAS SOBRE INTERNACIONALIZAÇÃO
OPOSIÇÃO INTERNACIONALIZAÇÃO ACTIVA/ INTERNACIONALIZAÇÃO PASSIVA A INTERNACIONALIZAÇÃO COMO PROCESSO RACIONAL E AUTÓNOMO: PRODUTOS MERCADOS-ALVO MODOS ENTRADA SERÁ EFECTIVAMENTE ASSIM?
5
RELAÇÕES INWARD-OUTWARD
* “NASCER INTERNACIONAL”: AS SEMENTES DE UMA LÓGICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO * JOINT-VENTURES: INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM SOBRE SISTEMAS DE GESTÃO INTERNACIONAL * REDES DE RELAÇÕES: DO ÂMBITO DOMÉSTICO AO INTERNACIONAL
6
INTERNACIONALIZAÇÃO Porquê? O Quê? Onde? Como?
7
Principais Dimensões do Processo de Internacionalização
Fonte: Adaptado, com várias alterações, de R. Luostarinen e L. Welch, International Business Operations, Helsínquia, Helsínki School of Economics, 1990
8
INTERNACIONALIZAÇÃO: PRINCIPAIS PERSPECTIVAS
A Perspectiva Tradicional (e ainda actual): Uma Lógica Incremental A Tendência Recente: Internacionalização Rápida. As Born Globals
9
PRINCIPAIS CORRENTES TEÓRICAS
Abordagens Predominantemente Económicas Abordagens Comportamentais
10
J. Cantwell; B. Kogut & U. Zander
ABORDAGENS PREDOMINANTEMENTE ECONÓMICAS Imperfeições do Mercado: Hymer/Kindleberger Ciclo de Vida do Produto: Raymond Vernon Reacção Oligopolística: F. Knickerbocker Internalização: Peter Buckley & Mark Casson Paradigma Ecléctico: John H. Dunning Perspectiva Evolucionista: J. Cantwell; B. Kogut & U. Zander
11
ABORDAGENS COMPORTAMENTALISTAS
A Herança de March, Simon e Aharoni A ESCOLA NÓRDICA Processos de Internacionalização: J. Johanson & J. E.Vahlne (I); R. Luostarinen Internacionalização em Redes: H. Hakanson; U. Anderson & J. Johanson; L. Welch; J. Johanson & J. E. Vahlne (II)
12
O MECANISMO BÁSICO DA INTERNACIONALIZAÇÃO (segundo Johanson & Vahlne)
Conhecimento do mercado empenhamento no Actividades Correntes Decisões de Empenhamento FONTE: JOHANSON & VAHLNE (1977)
13
PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES
CAPÍTULO 2.2 INTERNACIONALIZAÇÃO: PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES
14
MOTIVAÇÕES
17
CAPÍTULO 2.3. MODOS DE OPERAÇÃO INTERNACIONAL
18
Principais Dimensões do Processo de Internacionalização
Fonte: Adaptado, com várias alterações, de R. Luostarinen e L. Welch, International Business Operations, Helsínquia, Helsínki School of Economics, 1990
19
Fonte: Simões (1998)
20
MATRIZ DE ANÁLISE DAS FORMAS DE OPERAÇÃO INTERNACIONAL
B Recursos Envolvidos e Risco Controle EI ED L FV JV FP
25
MODOS DE ENTRADA AQUISIÇÕES VERSUS INVESTIMENTOS DE RAIZ
“ORGULHOSAMENTE SÓS” VERSUS ALIANÇAS AS VANTAGENS DA COOPERAÇÃO MELHOR COMPREENSÃO DO MERCADO LOCAL ADAPTAÇÃO AOS CONDICIONALISMOS ESPECÍFICOS ALAVANCAGEM DE CAPACIDADES APROVEITAMENTO DE SINERGIAS APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL, TECNOLÓGICA, COMERCIAL E CULTURAL
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.