A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MOTIVAÇÕES E MODOS DE OPERAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MOTIVAÇÕES E MODOS DE OPERAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 MOTIVAÇÕES E MODOS DE OPERAÇÃO
CAPÍTULO 2 A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA: MOTIVAÇÕES E MODOS DE OPERAÇÃO

2 CAPÍTULO 2.1. INTRODUÇÃO. CORRENTES TEÓRICAS

3

4 DUAS IDEIAS FEITAS SOBRE INTERNACIONALIZAÇÃO
OPOSIÇÃO INTERNACIONALIZAÇÃO ACTIVA/ INTERNACIONALIZAÇÃO PASSIVA A INTERNACIONALIZAÇÃO COMO PROCESSO RACIONAL E AUTÓNOMO: PRODUTOS  MERCADOS-ALVO MODOS ENTRADA SERÁ EFECTIVAMENTE ASSIM?

5 RELAÇÕES INWARD-OUTWARD
* “NASCER INTERNACIONAL”: AS SEMENTES DE UMA LÓGICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO * JOINT-VENTURES: INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM SOBRE SISTEMAS DE GESTÃO INTERNACIONAL * REDES DE RELAÇÕES: DO ÂMBITO DOMÉSTICO AO INTERNACIONAL

6 INTERNACIONALIZAÇÃO Porquê? O Quê? Onde? Como?

7 Principais Dimensões do Processo de Internacionalização
Fonte: Adaptado, com várias alterações, de R. Luostarinen e L. Welch, International Business Operations, Helsínquia, Helsínki School of Economics, 1990

8 INTERNACIONALIZAÇÃO: PRINCIPAIS PERSPECTIVAS
A Perspectiva Tradicional (e ainda actual): Uma Lógica Incremental A Tendência Recente: Internacionalização Rápida. As Born Globals

9 PRINCIPAIS CORRENTES TEÓRICAS
Abordagens Predominantemente Económicas Abordagens Comportamentais

10 J. Cantwell; B. Kogut & U. Zander
ABORDAGENS PREDOMINANTEMENTE ECONÓMICAS Imperfeições do Mercado: Hymer/Kindleberger Ciclo de Vida do Produto: Raymond Vernon Reacção Oligopolística: F. Knickerbocker Internalização: Peter Buckley & Mark Casson Paradigma Ecléctico: John H. Dunning Perspectiva Evolucionista: J. Cantwell; B. Kogut & U. Zander

11 ABORDAGENS COMPORTAMENTALISTAS
A Herança de March, Simon e Aharoni A ESCOLA NÓRDICA Processos de Internacionalização: J. Johanson & J. E.Vahlne (I); R. Luostarinen Internacionalização em Redes: H. Hakanson; U. Anderson & J. Johanson; L. Welch; J. Johanson & J. E. Vahlne (II)

12 O MECANISMO BÁSICO DA INTERNACIONALIZAÇÃO (segundo Johanson & Vahlne)
Conhecimento do mercado empenhamento no Actividades Correntes Decisões de Empenhamento FONTE: JOHANSON & VAHLNE (1977)

13 PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES
CAPÍTULO 2.2 INTERNACIONALIZAÇÃO: PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES

14 MOTIVAÇÕES

15

16

17 CAPÍTULO 2.3. MODOS DE OPERAÇÃO INTERNACIONAL

18 Principais Dimensões do Processo de Internacionalização
Fonte: Adaptado, com várias alterações, de R. Luostarinen e L. Welch, International Business Operations, Helsínquia, Helsínki School of Economics, 1990

19 Fonte: Simões (1998)

20 MATRIZ DE ANÁLISE DAS FORMAS DE OPERAÇÃO INTERNACIONAL
B Recursos Envolvidos e Risco Controle EI ED L FV JV FP

21

22

23

24

25 MODOS DE ENTRADA AQUISIÇÕES VERSUS INVESTIMENTOS DE RAIZ
“ORGULHOSAMENTE SÓS” VERSUS ALIANÇAS AS VANTAGENS DA COOPERAÇÃO MELHOR COMPREENSÃO DO MERCADO LOCAL ADAPTAÇÃO AOS CONDICIONALISMOS ESPECÍFICOS ALAVANCAGEM DE CAPACIDADES APROVEITAMENTO DE SINERGIAS APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL, TECNOLÓGICA, COMERCIAL E CULTURAL

26

27

28

29

30


Carregar ppt "MOTIVAÇÕES E MODOS DE OPERAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google