A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciência e Explicações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciência e Explicações."— Transcrição da apresentação:

1 Ciência e Explicações

2 Formular Hipóteses

3 Formular Hipóteses

4 Formular Hipóteses Observação guiada por conhecimento prévio
Começamos pela hipótese mais simples Testar, e reformular a hipótese Escolher a mais simples que explica o observado

5 Formular Hipóteses Testar uma hipótese requer hipóteses auxiliares:
- As cordas não esticam - Ninguém altera a configuração ... Podemos sempre proteger uma hipótese sacrificando as auxiliares.

6 Espiritismo: Ciência? Allan Kardec [...] aplicou o método experimental (indutivo). Não criou nenhuma teoria preconcebida e nem apresentou a priori como hipótese a existência e a intervenção dos espíritos, concluindo pela existência destes

7 Método científico Premissa: Todos os corvos são pretos
Observação: Os 100 pássaros são corvos Conclusão: Os 100 pássaros são pretos Premissa: Os 100 pássaros são corvos Observação: Os 100 pássaros são pretos Conclusão: Todos os corvos são pretos Observação : Os 100 pássaros são pretos Conclusão: Os 100 pássaros são corvos

8 Método científico Dedução Indução Abdução
Premissa: Todos os corvos são pretos Observação: Os 100 pássaros são corvos Conclusão: Os 100 pássaros são pretos Premissa: Os 100 pássaros são corvos Observação: Os 100 pássaros são pretos Conclusão: Todos os corvos são pretos Observação : Os 100 pássaros são pretos Conclusão: Os 100 pássaros são corvos Dedução Indução Abdução

9 Espiritismo: Ciência? Allan Kardec [...] aplicou o método experimental (indutivo). Não criou nenhuma teoria preconcebida e nem apresentou a priori como hipótese a existência e a intervenção dos espíritos, concluindo pela existência destes O método experimental é mais que indutivo A apresentação de hipóteses é essencial.

10 Espiritismo: Ciência? «Ele verificou, através da vidência, que o mundo espiritual, para onde vamos após a morte, se compõe de várias esferas, representando graus de luminosidade e felicidade. Cada um de nós irá para aquela que se adapte à nossa condição espiritual. Somos julgados, automaticamente, por uma lei espiritual de similitudes.» (Caderno1)

11 Espiritismo: Ciência? “Há muitas coisas que não compreendeis, porque tendes limitada a inteligência.[...]. O filho não compreende tudo o que a seu pai é compreensível, nem o ignorante tudo o que o sábio apreende. Dizemos que a existência dos Espíritos não tem fim. É tudo o que podemos, por agora, dizer.” O Livro dos Espíritos, Pag 82 Método científico?

12 Espiritismo: Ciência? Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus? “Num axioma que aplicais às vossas ciências. Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá.” O Livro dos Espíritos, Pag 52

13 Espiritismo: Ciência? O método científico, como é ensinado nas escolas, decompõe-se em várias fases: 1. Observação; 2. Formulação de hipóteses explicativas do fenómeno; 3. Segue-se a fase em que se testa experimentalmente a hipótese tida como reveladora do mecanismo do fenómeno; 4. Enunciação da lei. (Curso Básico de Espiritismo, Caderno 2, p 35)

14 Ciência Explicar o que se observa (abdução).
Hipóteses testáveis, porque têm que ser informativas. Começar pela mais simples e ir complicando (parcimónia) Eliminar o que é desnecessário (Lâmina de Occam, entia non sunt multiplicanda praeter necessitatem) Ser conservador. Mudanças radicais só se a evidência o exigir.

15 Psychology of the Séance
Diferenças Espiritismo e Psychology of the Séance

16 Método Científico Realidade Modelo Dados Previsão Hipótese Observação
Raciocínio Concorda? Dados Previsão

17 Psychology of the Séance
Diferenças Espiritismo e Psychology of the Séance Qual o aspecto da realidade que cada um focou? Qual o modelo? Que previsões fez? Quais as observações? As previsões concordam com o que se observa?

18 Psychology of the Séance
Diferenças Espiritismo e Psychology of the Séance O que é uma observação? Os relatos dos videntes são observações? Os relatos dos participantes na sessão são observações? De quê?


Carregar ppt "Ciência e Explicações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google